Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

@ Ensino Médio

É preciso mais que um ensino médio

Artigo de Jorge Werthein (*)


(*) Jorge Werthein, doutor em Educação pela Stanford University, vice-presidente da Sangari Brasil, foi representante da Unesco no Brasil. Artigo publicado em "O Estado de SP":

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, recentemente divulgados, acendem o sinal amarelo para essa etapa da formação escolar no Brasil. Quase metade dos 2,6 milhões de estudantes que fizeram a prova em 2009 obteve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame.

[...]

Mas como chegar lá? Alguns estudos e pesquisas oferecem sugestões bastante razoáveis. Nos EUA acaba de sair um livro intitulado Organizing Schools for Improvement: Lessons from Chicago (algo como Preparando Escolas para o Aperfeiçoamento: Lições de Chicago, em tradução livre).

Lançamento da Universidade de Chicago (ver abaixo), a obra aponta cinco ingredientes principais para o êxito da educação em escolas urbanas: liderança forte (diretores com estratégia, focados no ensino e abertos à participação de outros membros da comunidade escolar); relações abertas com os pais e a comunidade em geral; capacitação de professores, que precisam acreditar na mudança e nela envolver-se; ambiente seguro, acolhedor e estimulante para o aprendizado; e orientações e materiais didáticos de qualidade.

leia na íntegra


Organizing Schools for Improvement: Lessons from Chicago (livro)

Symposium on Organizing Schools for Improvement: Lessons from Chicago (120 minutes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário