Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

@ Novas Tecnologias

A educação pós-Twitter, artigo de Dilvo Ristoff (*)

"O acesso fácil à informação gerou a era do espanto, da instabilidade de doutores, mestres e pseudoespecialistas"

(*) Dilvo Ristoff é reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul. Artigo publicado em "O Globo"

leia na íntegra


Inovação

Claro que para enfrentar tantos desafios a educação não pode ser reduzida à escolarização. É preciso realmente pensar de forma inovadora. E é a isso que se propõe Sugata Mitra, professor indiano da Universidade Newcastle, no Reino Unido, que inspirou o filme “Quem quer ser um milionário?”. Mitra relatou suas pesquisas dos últimos dez anos intituladas “The Hole in the Wall”. Basicamente tratou-se de instalar um computador em uma parede em favelas na Índia e outros lugares onde ninguém conhecia computadores. Sem qualquer instrução, em poucas horas as crianças, quenão sabiam sequer inglês, aprenderam sozinhas a surfar na Internet. Três meses depois, elas já estavam usando os diversos recursos do computador: processador de texto, jogos, e-mail, músicas e instrumentos de busca.

O mesmo experimento não produz os mesmos resultados em escolas porque ele depende de ambientes onde as crianças estão livres para brincar e interagindo,compartilhando o mesmo equipamento e as suas descobertas. Com os recursos digitais adequados e liberdade para explorar, as crianças atingem os objetivos educacionais esperados sem supervisão. Isto foi comprovado em experimentos do mesmo tipo com inglês, artes e álgebra. A última fase da pesquisa demonstrou que não há limites para o aprendizado neste contexto – as crianças a rendem do básico à biotecnologia.

Em consequência, Mitra passou a se dedicar à criação dos SOLE (Self Organized Learning Environments .Nestes ambientes virtuais, avós americanas voluntárias, por exemplo, ensinam inglês para crianças indianas pelas câmeras e microfones dos computadores. Porque avós? Porque elas admiram o processo de aprendizado e é só disso que asc rianças precisam. Outros projetos incluem a formação de mediadores, que supera a ideia de professores ensinando um conhecimento do qual supostamente seriam depositários. O criador do Twitter, Biz Stone, trocou cartões com Mitra,manifestando seu interesse em utilizar as ferramentas que desenvolve para espalhar SOLES pelo mundo.

fonte


Learning with 'e'sMy thoughts about learning technology and all things digital - I'm interested inhow technology can be made to work for us, particularly in education.

acessar I
acessar II


Soles

Mais
Mais II
Mais III
Mais IV
Mais V
Mais VI

Nenhum comentário:

Postar um comentário