Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

@ Agressividade

A agressividade nas escolas brasileiras

O problema da agressividade nas escolas brasileira é preocupante, dramático e aterrador. Perplexa, a sociedade questiona as causas. Culpa dos pais? Do modelo atual de educação? Vejamos a opinião de eméritos pesquisadores sobre comportamento humano. Viviane Feldens, doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil, defende a tese de que “o comportamento dos pais vai de acordo com a personalidade que a criança já tem de nascença”.

Ou seja, o temperamento que a criança trás de nascença determinou como ela foi educada. Para justificar sua tese, Viviane Fildens tomou como exemplo duas crianças: uma retraída e outra impetuosa. Segundo a pesquisadora, o filho retraído recebeu incentivos para se tornar extrovertido, diferentemente do irmão impetuoso, impedido pela mãe de realizar as coisas.

Foram educadores de maneiras opostas, embora filhos dos mesmos pais. Na opinião da psicóloga americana Judith Harris, “o grupo é mais importante na formação dos filhos”. Na visão de Judith, os amigos são tudo. Os pais têm pouca ou quase nenhuma influência no desenvolvimento dos filhos, porque no grupo as crianças se relacionam com companheiros da mesma idade.

leia na íntegra

Robert Mc Crae e Paul T. Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário