Atividades burocráticas consomem 34% das aulas brasileiras
Segundo estudo do Banco Mundial, aproveitamento está aquém do da OCDE
No Brasil, em média, 34% do tempo de aula é utilizado em tarefas burocráticas, como a realização da chamada de presença ou a distribuição de deveres de casa. Ou seja, o aproveitamento da aula para ensino efetivo não ultrapassa os 66%. Segundo estudo do Banco Mundial, essa média fica bastante aquém da dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em que 85% do tempo é usado para o aprendizado
Acesse aqui o sumário executivo do estudo divulgado no site do Todos pela Educação.
leia na íntegra
Metodologia
O estudo, coordenado por Barbara Bruns, economista principal do Banco Mundial para Educação na America Latina, utiliza uma nova metodologia para a observação de sala de aula chamada de "Stallings". "Esse método tem variáveis, como o uso do tempo, o uso de livros, do quadro-negro, de tecnologias da informação, se o professor está fazendo atividades de perguntas e respostas", explica Barbara.
Baixe aqui a apresentação de Barbara Bruns
E você? Quanto tempo de uma aula de 50 minutos você consegue destinar ao processo ensino-aprendizagem? Para você, quais são as principais dificuldades para ampliar esse tempo? A indisciplina dos alunos? Procedimentos burocráticos?
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário