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domingo, 8 de maio de 2011

@ Gênero e Educação

Feminização da carreira docente é reflexo de educação sexista

“A educação sexista define que as mulheres são boas para determinadas atividades, e não são boas para outras”. A afirmação é da pesquisadora da ONG Ação Educativa e coordenadora do estudo “Gênero e Educação no Brasil”, Denise Carreira, durante audiência pública sobre preconceitos e discriminações na educação brasileira, realizada na quarta-feira (4/5), na Câmara dos Deputados, segundo informações do Portal R7.

Na ocasião, foi apresentada versão parcial do estudo desenvolvido pela Ação Educativa, que mapeou o papel da mulher na educação do país. Segundo a pesquisa, 97% dos educadores infantis são mulheres. O estudo aponta que ainda predomina a ideia que profissões como professoras e assistentes sociais são mais adequadas às mulheres por vocação.

leia na íntegra

A “Campanha Educação Não sexista e Anti-Discriminatória”, coordenada pelo Comitê da América Latina e Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), produziu uma pesquisa sobre as relações entre gênero e educação no Brasil e em outros 13 países da América Latina.

Gênero e Educação no Brasil” analisa a situação das meninas e mulheres sob vários pontos de vista, entre eles, educação para a sexualidade, abuso sexual no âmbito escolar, gravidez na adolescência, trabalho infantil, analfabetismo, estado laico e influência da religiosidade nas decisões de políticas de educação etc.

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