Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 1 de abril de 2010

@ Perfil dos dirigentes

Inep lança pesquisa sobre perfil dos dirigentes municipais de educação

Começou nesta terça-feira, 30/04, a coleta de dados para a pesquisa sobre o perfil dos dirigentes municipais de educação. O levantamento, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), busca informações sobre todos os 5.564 secretários municipais de educação do Brasil.

O dirigente deverá informar dados pessoais, profissionais e de participação política. Deverá responder, ainda, sobre seus conhecimentos acerca dos programas educacionais realizados a nível nacional, como Ideb e Plano de Ações Articuladas (PAR) e dizer se tem necessidade de capacitação e de assessoramento. Todas as informações serão tratadas em conjunto e será guardado absoluto sigilo dos dados individuais.

É a segunda vez que se realiza essa pesquisa no Brasil. A primeira foi feita pela Unesco em 1999 e publicada em 2000. O Inep já fazia levantamento de dados de alunos e professores, no Censo Escolar, e de diretores, no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Mas não fazia coleta de dados dos secretários de educação, deficiência que esta pesquisa veio sanar.

Seu sucesso, no entanto, depende do grau de adesão dos gestores municipais. Para estimular o máximo de participação, os técnicos do Inep procuraram elaborar um questionário de fácil e rápido preenchimento. Nos pré-testes aplicados, a média de tempo gasto para conclusão do questionário foi de 20 minutos. Para sensibilizar os gestores a responder a pesquisa, o Inep enviou mensagem eletrônica e carta para todas as secretarias municipais de educação do país.

A coleta de dados acontecerá até 30 de abril, na página do Inep. O gestor deverá acessá-lo, realizar o cadastro e só depois do recebimento de confirmação é que poderá dar início ao preenchimento, informando o número de seu CPF e a senha já cadastrados.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário