Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

domingo, 11 de abril de 2010

@ Meu bolso

Portal ajuda consumidor a controlar gastos

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) lançou um portal (Meubolsoemdia) de educação finaceira no qual o consumidor terá acesso a planilhas para controle de gastos, dicas para o uso consciente do dinheiro e informações a respeito do uso de serviços bancários. O objetivo também é incluir material em escolas para orientar as pessoas em seus gastos.

A criação do portal foi motivada pelo aumento do consumo, da bancarização e do crédito no país nos últimos anos.

Há indicadores de que o brasileiro emergente de classe C, que começou a ter poder aquisitivo maior nos últimos anos, e também o de classe B, não está lidando de forma adequada com suas dívidas.

Dados de uma pesquisa quantitativa e qualitativa que a Febraban fez em partes do Brasil demonstram que o consumidor não compra um tênis de marca ou um aparelho celular só pela qualidade da marca, mas enxerga no produto algo que vai lhe proporcionar aceitação social.

Ainda, segundo o estudo, os trabalhadores do mercado formal têm menos controle do seu dinheiro do que os que estão na informalidade. Entre os trabalhadores que não têm filhos e são jovens, a situação é pior.

Outra conclusão da pesquisa é de que a maioria dos brasileiros não se sente endividada se está conseguindo pagar suas dívidas. Sem guardar reservas, qualquer sobressalto acaba por levar o consumidor à inadimplência. Pequenas despesas geralmente não são contabilizadas.

Também de acordo com os dados, as pessoas não se consideram responsáveis pela sua inadimplência, acham que são fatores externos ou fatalidades que acabam provocando o descontrole financeiro. Já o banco não tem interesse que a pessoa quebre, tem interesse que ela continue pagando sua dívida.

Por isso, o governo federal vai começar um trabalho de orientação em estados brasileiros para ensinar as pessoas a gastarem melhor e se livrarem de pagar juros para os bancos.

Redes de ensino decidiram usar o material no currículo regular.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário