Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sexta-feira, 23 de abril de 2010

@ Internet e Dengue

Internet entra no combate à dengue

Orkut e Twitter são os novos aliados na luta contra a mosquito Aedes aegypti

A rede de relacionamento mais famosa do Brasil, o Orkut, se tornou o mais novo aliado no combate à dengue. Agora, usuários da rede podem participar do jogo Dengue Ville, em que são ensinadas maneiras de combate ao mosquito.

A intenção, além de brincar e interagir, é colocar em prática as ações de extermínio ao Aedes aegipty. O DengueVille segue o modelo do Farme Ville, que conta com milhões de usuários conectados ao Facebook. O público-alvo do aplicativo são as pessoas que embora gastem horas nos games sociais e no Orkut, não se envolvem muito com o assunto e os perigos da dengue.

"Tivemos um baixo custo para desenvolver o aplicativo, cerca de R$ 80 mil e a repercussão está sendo muito grande, comprovando o caráter inovador do jogo. Há muitos anos, temos combatido o mosquito usando as mesmas ferramentas. Percebemos que era necessário usar um novo meio e Minas dá sua contribuição ao País, disponibilizando o jogo na internet", explica o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

No dia em que foi lançado, só nas duas primeiras horas de funcionamento, o joguinho recebeu quase 600 acessos. Hoje, o game conta com quase 500 mil pessoas jogando e tem uma média de visitas diárias de 80 mil usuários, além disso, já está na lista dos aplicativos mais populares do site.

Como instalar

Acesse http://dengue.nu/orkut ou então siga os seguintes passos:

1. No menu do seu usuário, clique em Mais, ao lado de Vídeos.
2. Em seguida, selecione Adicionar apps.
3. Agora, basta escrever DengueVille no campo de busca.
4. Ao encontrar, clique em Add Aplication para adicionar o jogo ao perfil.

Como jogar

1. Selecione um avatar.
2. Para jogar, passe o mouse sobre os objetos e clique em todos que ficarem em destaque. Ali estão os focos da dengue.
Os objetos vão de plantas (com os pratinhos cheios de água parada), passando por bromélias e até piscinas abandonadas.
3. Depois de clicar, você vai receber uma confirmação de que realizou a ação e vai ganhar pontos.

O objeto clicado tem um tempo de manutenção. Esse tempo varia de acordo com a pontuação da ação, podendo ser minutos ou até dias.

140 caracteres contra o mosquito

Para quem não é fã dos joguinhos online, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais também desenvolveu estratégias para ajudar no combate à dengue no microblog Twitter. Dois perfis foram criados: @denguemosquito e @matadordadengue. A brincadeira funciona assim; o perfil@denguemosquito adiciona perfis relacionados às cidades mineiras com maior número de casos. Depois, o pessoal seguido pelo mosquito receberá uma mensagem informando que a dengue está lhe seguindo e que, para se proteger, deverá clicar no link enviado na mensagem. Ao clicar no link, o usuário deixará de ser seguido pelo @denguemosquito e poderá seguir o perfil do @matadordadengue. Ao seguir o @matadordadengue, você poderá ficar por dentro das informações sobre o combate à doença, tão séria que pode até matar.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário