Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sexta-feira, 19 de março de 2010

@ Wikimapps

Mapa localiza problemas em cidades de maneira colaborativa

A Universidade de Fortaleza (UniFor) criou uma ferramenta gratuita que gera mapas colaborativos online. A ideia é que a população aponte onde estão os problemas e que os governos identifiquem as demandas mais urgentes. Os mapas podem ser usados para apontar onde estão as ruas mais esburacadas, quais as zonas mais barulhentas ou até lugares legais para conhecer ou onde estão torcedores do seu time de futebol.

Os Wikimapps (*) começaram em janeiro de 2008, quando oprofessor de ciências da computação da UniFor, Vasco Furtado, teve a ideia decriar um mapa onde os internautas postassem regiões de Fortaleza com problemasde violência, o WikiCrimes. “No Brasil os dados sobre segurança pública são pouco transparentes e muitos crimes nem são registrados. A informação pode ser útil para prevenção”. O mapa tem 11 mil locais georreferenciados por mais de 5mil usuários.

A partir daí, ele reuniu um grupo de alunos da universidade e adaptaram a ferramenta para que qualquer internauta pudesse criar seu mapa, sobre o que desejar. Em menos de um ano, já foram criados mais de 300 mapas. “O mapa é um espaço de interação para as pessoas fazerem denúncias e para os governos verem as demandas. As redes sociais podem ajudar a formular políticas públicas”, avalia Furtado.

Entre os projetos criados estão: o DisasterMap, mapa criado por um pesquisador brasileiro que marca desastres naturais em qualquer parte do mundo; o Eleições 2010, que mapeia as intenções de voto no país; o WikiBarulho, para denúncias de poluição sonora; o WikiWaves, que mostra onde estão as melhores ondas para surf; o WikiCidades, que aponta problemas de infraestrutura em São Paulo e o Viva de Carona, que mostra percursos comuns entre os usuários.

fonte

(*) Wikimapps

Wikimapps é um site que permite a criação de mapas colaborativos para registro e consulta de eventos ocorridos em uma certa região geográfica. Trata-se de um neologismo que vem do inglês (Wiki Map Applications). Em um WikiMapp, o mapa digital trabalha como um quadro negro para receber descrições de eventos a serem compartilhados, tipicamente com membros de uma mesma rede social. Exemplos de WikiMapps são WikiCrimes e Barulho. Registre-se no site, crie seu próprio WikiMapp, publique-o e pronto. Basta então divulgar e criar mecanismos para que as pessoas usem e tornem seu WikiMapp um sucesso. Depende só de você !

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário