Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quarta-feira, 20 de abril de 2011

@ Twitaço


Direitos Humanos participa de twitaço contra a exploração sexual

Cerca de 100 artistas e atletas de destaque na sociedade brasileira participarão de uma das maiores ações públicas já realizadas em redes sociais em defesa de crianças e adolescentes vitimados pela exploração sexual comercial ou em situação de vulnerabilidade social. Twitter, Facebook, Orkut e Flicker serão palco, ao longo de um mês - de 18 de abril a 18 de maio -, da ação “50 mil tweets contra a exploração sexual” que buscará ampliar a adesão da população à campanha Carinho de Verdade – um gesto contra a exploração sexual, fomentar os debates públicos sobre o tema e sensibilizar a sociedade brasileira para estimulá-la a ter um comportamento pró-ativo no que diz respeito ao enfrentamento deste problema social que atinge milhares de crianças e jovens.

Dados do Disque Denúncia Nacional (Disque 100) indicam que, no primeiro semestre de 2010, foram recebidas 3.600 denúncias de violência sexual. De acordo com os organizadores da campanha, entretanto, não há dados oficiais sobre o número exato de crianças e adolescentes que vivem essa realidade no país.

Qualquer pessoa pode participar do ato – pessoas físicas, representantes de organizações da sociedade civil, órgãos públicos e privados podem divulgar a mobilização por meio de suas páginas pessoais ou institucionais, utilizando a hashtag - conjunto de tags aplicado em algum texto enviado ao Twitter, para classificar o assunto da mensagem - (#carinhodeverdade) em suas redes. Os que ainda não têm redes sociais podem acessar o site oficial da campanha e fazer a adesão.

A campanha foi lançada em outubro de 2010 pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Childhood Brasil e outras organizações que integram as redes de enfrentamento à violência sexual no Brasil.

website da campanha

Twitaço - Organizada pelo Conselho Nacional do Sesi, a ação na internet pelos 50 mil tweets irá contar com a participação de atores e atrizes. A iniciativa irá culminar com um grande “twitaço” no dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - quando a organização da campanha espera atingir, pelo menos, os 50 mil tweets que colocaria o tema da exploração sexual infantojuvenil entre os mais “twitados” do dia, integrando a lista do “trend topics” nacional. A atividade integra o calendário oficial das atividades do dia 18 de maio organizado pelo Governo Federal.

Carinho de Verdade - A campanha Carinho de Verdade – um gesto contra a exploração sexual é um desdobramento do Programa ViraVida, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi, desde 2008, junto a jovens e adolescentes de 16 a 21 anos em situação de exploração sexual. O resgate social desses jovens se dá por meio de uma formação socioeducativa e capacitação profissional, com posterior inserção no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário