Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sexta-feira, 15 de abril de 2011

@ Documentários

Um novo espaço de debate

Com a percepção de que o sistema educacional é estratégico para o país, norte-americanos recorrem aos documentários para defender suas posições

Entre os filmes de maior impacto deste ano está Waiting for Superman (Esperando pelo Super-Homem). Dirigido por David Guggenheim, vencedor do Oscar por Uma verdade inconveniente - com o ex-vice presidente Al Gore, sobre o aquecimento global -, lidera a lista de fitas sobre educação e ganhou o prêmio do público no Festival de Sundance em 2010.

Assim como The Lottery (A loteria), Waiting for Superman obteve classificação para a lista dos finalistas do Oscar, uma etapa anterior à lista dos indicados em cada categoria. Os dois títulos representam, ao dar espaço a entrevistados como John Klein, ex-conselheiro das escolas públicas de Nova York, e Michelle Rhee, superintendente do Distrito de Columbia em Washington, a perspectiva de um movimento pela reforma do sistema escolar público americano. Em entrevistas, Guggenheim diz que, para ele, o projeto não é só um filme, "é uma causa".

leia na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário