Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

segunda-feira, 11 de abril de 2011

@ Segurança nas Escolas

As escolas são altamente vulneráveis, diz pesquisador

Mesmo sabendo que ataques como o de Realengo são imprevisíveis, filósofo da UFMG defende mais segurança nas escolas

Em um país sem controle sobre o uso e a venda ilegal de armas de fogo, a sociedade está longe de conseguir se prevenir de ataques e atos de violência como o de Realengo, no Rio, semana passada.

Para o filósofo e pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG (Crisp) Robson Sávio Reis Souza, a associação de várias falhas levou ao massacre. Leia trechos da entrevista.

Folha - O que vai mudar nas escolas após esse ataque? Elas estão preparadas para situações de emergência? Robson Sávio Reis Souza - A previsibilidade desse tipo de evento é nula. Porém, nossas escolas são altamente vulneráveis. A maioria não possui medidas de proteção básicas, como a presença de um porteiro para controlar suas entradas. Armas de fogo têm sido apreendidas com frequência dentro das escolas brasileiras.

Dado que os jovens são as principais vítimas e autores dos crimes, é preciso, principalmente no ensino médio, adotar medidas de proteção e mecanismos de vigilância formal e informal, sem transformar as escolas em instituições isoladas da sociedade.

Em que medida isso é um reflexo dos atentados em escolas americanas?
O que há em comum nos dois países é a imensa disponibilidade de armas de fogo e munições disponíveis à sociedade. Nesse sentido, os poderes públicos têm responsabilidade pelo descontrole do armamento em poder das pessoas. Armas disponíveis e sem controle são estopim para violência.

Como a escola reflete a violência em seu entorno?
A escola não está isolada do contexto de violência social. Não podemos defender a ideia segundo a qual as escolas devem se tornar uma ilha, apartada da sociedade.

Quanto mais isoladas da comunidade, dos pais, de seu entorno, mais vulneráveis ficam as escolas. À medida que a comunidade se apropria da escola, há uma relação de reciprocidade, aumentando a coesão social em torno da instituição de ensino, ampliando, inclusive os mecanismos de vigilância informal indispensáveis para um ambiente mais seguro.

É possível acreditar que a escola pode identificar e alertar as famílias casos de alunos propensos a violência?
Não podemos pensar que a escola é a única responsável por todos os males sociais, atribuindo-lhe uma função redentora. Mas, certamente, a comunidade escolar precisa ir além do feijão com arroz que é oferecido aos estudantes, uma educação meramente formal, longe de dialogar e problematizar os grandes dilemas que enfrentam nossas crianças, jovens e famílias no seu cotidiano.

A escola precisa adotar novas e criativas metodologias que possibilitem um diálogo mais intenso e sincero com os estudantes e seus familiares. Esse tipo de prática poderia redundar não somente na proteção e defesa dos alunos e professores, mas fundamentalmente numa educação preocupada não somente com a autonomia dos indivíduos, mas também com as responsabilidades que todos temos na construção de uma sociedade pacífica, onde há espaço para as diferenças e onde a convivência respeitosa seja um valor fundante das relações sociais.

Publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição do dia 11/04/11.

Um comentário:

  1. Hey, eu procurei por este blog sobre Bing e só queria dizer obrigado pela excelente leitura. Eu teria que concordar com ele, obrigado novamente!

    ResponderExcluir