Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sábado, 30 de abril de 2011

@ Sometimes The Stars

@ Bird York - In Deep _ Crash




In The Deep

Bird York

Composição : Bird York

Thought you had all the answers
Rest your heart upon
But something happens
Don't see it coming, now
You can't stop yourself

Now you're out there swimming
In the deep
In the deep

Life keeps tumbling you heart in circles
Till you let go
Till you shed your pride and you climb to heaven
And you throw yourself off

Now you're out there spinning
In the deep
In the deep
In the deep
In the deep

Now you're out there spinning
Now you're out there swimming
In the deep
In the deep
In the deep
In the deep


Nas profundezas

Você pensou que tinha todas as respostas
Que podia descansar seu coração
Mas algo aconteceu
Você não viu, agora
Você não pode se controlar

Agora você está nadando perdido
Nas profundezas
Nas profundezas

A vida mantém seu coração em círculos
Até que você deixou ir
Até que você perceba seu orgulho e suba para o paraíso
E se liberte de você

Agora você está girando perdido
Nas profundezas
Nas profundezas
Nas profundezas
Nas profundezas

Agora você está girando perdido
Agora você está nadando perdido
Nas profundezas
Nas profundezas
Nas profundezas
Nas profundezas

fonte

@ Stereophonics - Maybe Tomorrow

quinta-feira, 28 de abril de 2011

@ Educação para vida

Subordinação ao individualismo e à competitividade esvazia pedagógica e politicamente a educação

A subordinação da educação aos treinamentos de Recursos Humanos e às questões ligadas a qualificação profissional é hoje uma tendência global. A análise, expressa pelo professor da Universidade de Minho, em Portugal, Licínio C. Lima, é fruto de pesquisas realizadas a respeito do papel da União Europeia na formulação de políticas educacionais para os países do bloco. O estudioso participou da mesa de abertura do II Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação, que acontece nesta semana em São Paulo (SP).

leia na íntegra

@ Dinheiro divertido

Desenvolvido com apoio da Fapemig, joguinho online ensina crianças a lidar com finanças

A capacidade de lidar bem com o dinheiro tem relação direta com os ensinamentos que a pessoa recebe na infância. Pensando nisso, os profissionais da Cedro Games - vertente de atuação da Cedro Finances, empresa especializada na concepção de tecnologias para o mercado financeiro – investiram na criação do divertido Goumi, jogo de computador online destinado a crianças de seis a 14 anos. A iniciativa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe).

leia na íntegra

@ Jornada

STF julga improcedente ADI contra piso nacional e jornada de trabalho de professores

Professor fará parte da jornada fora da sala de aula

A partir de hoje, professores de escolas públicas brasileiras, municipais, estaduais e federais, têm o direito de usar um terço da sua carga de trabalho semanal para atividades extraclasse. O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu ontem julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) de 2008 que questionava a lei que estabeleceu o piso salarial nacional e a regulação da carga horária da categoria.

Apesar de considerar a lei constitucional, o Supremo manteve o impasse quanto à interpretação jurídica de sua aplicação. Como a votação sobre a hora-atividade terminou sem maioria, empatada em cinco votos, a corte entendeu que a reserva de um terço da carga horária continua valendo, mas os efeitos não são vinculantes. Ou seja, a decisão pode não ser replicada em outras instâncias judiciais.

"Estamos convidando as prefeituras a não obedecer a lei, ao dizermos que essa face da lei [a questão da carga horária] não vincula", reclamou o relator da matéria, ministro Joaquim Barbosa.

fonte

@ OpenCourseWare Unicamp

Unicamp lança portal de conteúdos educacionais

Agência FAPESP – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou no dia 25 o OpenCourseWare (OCW) Unicamp, portal desenvolvido para hospedar conteúdos das disciplinas dos cursos de graduação em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação da universidade.

O objetivo da iniciativa é disponibilizar para a sociedade, de forma gratuita, materiais como textos, fotos, animações, apostilas e vídeos. O serviço já conta com 12 disciplinas de diferentes áreas do conhecimento.

leia na íntegra

A estrutura do OpenCourseWare Unicamp segue uma tendência mundial que possibilita ampliar a relação institucional com a comunidade, a exemplo do que ocorre no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, por meio do projeto MIT OpenCourseWare.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

@ Livros gratuitos

Unesp lança 50 livros digitais gratuitos

A partir desta quarta-feira (27/4), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibilizará gratuitamente 50 novos livros digitais.

Segundo as responsáveis pela iniciativa, a Editora Unesp e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os títulos integram o selo Cultura Acadêmica (lançado em 1987, o segundo da Fundação Editora da Unesp) e dão continuidade à Coleção Propg Digital, que oferece obras inéditas para download.

leia na íntegra

@ Ecosensor

Eco Instituto é o primeiro a medir CO2 em Uberlândia

O Eco Instituto, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, é o primeiro a trazer para Uberlândia uma maneira de medir a emissão de CO2 de empresas, dos veículos automotores e até de residências, através do Ecosensor.

O Eco Instituto já está com o medidor em funcionamento. De tempo em tempo os valores são atualizados, mantendo qualquer um informado das emissões de CO2 do prédio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, onde estão instalados os sensores. Para conhecer os números, basta acessar o site, clique aqui.

Os empresários e até mesmo a população que tiver interesse em saber mais e implantar o projeto Ecoescolha, devem entrar em contato com o Eco Instituto através do telefone (34) 3230-5232 ou pelo e-mail.

leia na íntegra

Assista matéria exibida na TV Paranaíba em 22/04/11, clique aqui.

terça-feira, 26 de abril de 2011

@ Hipertensão


26 de Abril


Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

website

LEI Nº 10.439, DE 30 DE ABRIL DE 2002.

Institui o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e dá outras providências

@ Justiça nas Escolas

Com o objetivo de aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e na prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) coordena o Justiça na Escola em parceria com as Coordenadorias de Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça de todo o país, associações de magistrados e órgãos ligados à educação.

Entre os trabalhos que foram desenvolvidos, o CNJ lançou cartilha sobre o bullying, que é a violência física ou psicológica contra pessoa capaz de se defender. Trata-se de livreto para ajudar pais e educadores a prevenir o problema do bullying nas suas comunidades e escolas. A autoria da publicação é da médica psiquiatra, Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, que também escreveu o livro “Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas” sobre o mesmo tema, que prejudica a vida social de milhares de crianças e adolescentes no mundo todo.

leia na íntegra

@ Envelhecimento

Brasil está ficando velho antes de ficar rico, diz Bird

O documento "Envelhecendo em um Brasil mais velho" alerta que a população idosa no Brasil atingirá 49% em 2050

Relatório do Banco Mundial (Bird) divulgado nesta quarta-feira mostra que o Brasil envelhece muito mais rápido do que os países desenvolvidos. De acordo com o levantamento, as nações ricas primeiro ficaram ricas; depois, velhas. O Brasil e outros emergentes estão ficando velhos antes de ficar ricos. Enquanto a França levou mais de um século para ter um aumento de 7% para 14% da população acima de 65 anos ou mais, o Brasil passará pelo mesmo processo em duas décadas, de 2011 a 2031.

leia na íntegra

World Development Report 2011

WDR Data Visualizer

@ Código Florestal

Cientistas ligados à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e à Academia Brasileira de Ciências (ABC) apresentaram nessa segunda feira (25/4), em Brasília, a íntegra do documento "O Código Florestal e a Ciência - Contribuições para o Diálogo".

leia na íntegra

sábado, 23 de abril de 2011

@ Livros infantojuvenis

Projeto oferece livros infantojuvenis pela internet

Mais de 30 mil registros, o equivalente a 22 mil títulos, estão disponibilizados no site da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij) para consulta de pesquisadores, estudiosos e educadores, dentro do projeto Biblioteca Fnlij, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Petrobras.

leia na íntegra

@ Engajamento do jovem

Educação ambiental é caminho para engajamento político de jovem

Conhecer a cadeia produtiva dos alimentos, descobrir de onde vem a água do seu bairro e articular pessoas em prol de campanhas pelo meio ambiente. Essas são algumas contribuições da educação ambiental para a formação de jovens, segundo o ex-coordenador do Programa de Juventude e Meio Ambiente do Ministério da Educação, Rangel Mohedano, que esteve no cargo até março deste ano.

Ele concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Aprendiz sobre como a educação ambiental pode enriquecer o currículo das escolas. Confira, clique aqui.

LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999.

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

@ X a d r e z


Enxadrista de Uberlândia, Lesly Viviane Montúfar Berrios, categoria Sub-12, classificou-se em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez - Festival Nacional da Criança de Xadrez (FENAC 2011), realizado em Catanduva-SP, entre os dias 15 e 17 de Abril de 2011.

leia na íntegra

M a i s

Xadrez Real - Clube-Escola de Xadrez de Uberlândia

quarta-feira, 20 de abril de 2011

@ Bullying

Reclusão por bullying vai contra conclusão da Comissão de Direitos Humanos

Enquanto promotores da Infância e Juventude de São Paulo querem que o bullying seja considerado crime, a Comissão de Direitos Humanos do Senado concluiu, nesta segunda-feira (18/4), que a melhor forma de evitar o problema é abrir os portões das escolas para a comunidade. O bullying, comumente associado ao ambiente escolar, é caracterizado por atos de violência física ou psicológica persistentes, praticados para intimidar ou agredir.

leia na íntegra

Ana Flávia Ramos: Nenhuma escola é ilha

@ Radiohead

Fake Plastic Trees

Radiohead

Her green plastic watering can
For her fake Chinese rubber plant
In the fake plastic earth
That she bought from a rubber man
In a town full of rubber plans
To get rid of itself

It wears her out, it wears her out
It wears her out, it wears her out

She lives with a broken man
A cracked polystyrene man
Who just crumbles and burns
He used to do surgery
For girls in the eighties
But gravity always wins

It wears him out, it wears him out
It wears him out, it wears him out

She looks like the real thing
She tastes like the real thing
My fake plastic love
But I can't help the feeling
I could blow through the ceiling
If I just turn and run

It wears me out, it wears me out
It wears me out, it wears me out

If I could be who you wanted
If I could be who you wanted all the time

All the time...


Falsas Árvores de Plástico

O seu regador verde de plástico
Para a sua falsa planta artificial
Na terra artificial de plástico
Que ela comprou a um homem de borracha
Numa cidade cheia de planos de borracha
Para se livrar de si mesma

Isso a desgasta, isso a desgasta
Isso a desgasta, isso a desgasta

Ela mora com um homem quebrado
Um homem de polistireno lascado
Que apenas se destrói e se queimaEle costumava fazer cirurgias
Para garotas nos anos 80
Mas a gravidade sempre vence

Isso o desgasta, isso o desgasta
Isso o desgasta, isso o desgasta

Ela parece a real coisa
Ela tem o gosto realMeu amor artificial de plástico
Mas não posso evitar o sentimento
Eu poderia explodir através do teto
Se eu simplesmente me virar e correr

Isso me desgasta, isso me desgasta
Isso me desgasta, isso me desgasta

Se eu pudesse ser quem você deseja
Se eu pudesse ser quem você deseja o tempo todo

O tempo todo...

Assista o clip

fonte

Propaganda - Síndrome de Down - Carlinhos - Radiohead

@ PNE 2011-2020

Confira os anais da Conae

O volume I reproduz os principais documentos elaborados para subsidiar o debate durante a Conae, tais como: Documento-Referência, Encarte do PNE, Documento-Base e Documento Final. Já o volume II registra o processo de discussão nas etapas municipais, estaduais e nacional da Conae, bem como os resultados alcançados.

O Documento-Final foi encaminhado para todas as escolas públicas e privadas, bem como para diversos órgãos e entidades ligados à educação. O material será útil para o acompanhamento pela sociedade do Projeto de Lei nº. 8035/2010 - Plano Nacional de Educação - PNE, elaborado a partir das deliberações da Conae.

Os volumes I e II dos Anais da Conferência Nacional de Educação - Conae, realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010 estão disponíveis nos endereços abaixo:

Volume I

Volume II

fonte

@ Twitaço


Direitos Humanos participa de twitaço contra a exploração sexual

Cerca de 100 artistas e atletas de destaque na sociedade brasileira participarão de uma das maiores ações públicas já realizadas em redes sociais em defesa de crianças e adolescentes vitimados pela exploração sexual comercial ou em situação de vulnerabilidade social. Twitter, Facebook, Orkut e Flicker serão palco, ao longo de um mês - de 18 de abril a 18 de maio -, da ação “50 mil tweets contra a exploração sexual” que buscará ampliar a adesão da população à campanha Carinho de Verdade – um gesto contra a exploração sexual, fomentar os debates públicos sobre o tema e sensibilizar a sociedade brasileira para estimulá-la a ter um comportamento pró-ativo no que diz respeito ao enfrentamento deste problema social que atinge milhares de crianças e jovens.

Dados do Disque Denúncia Nacional (Disque 100) indicam que, no primeiro semestre de 2010, foram recebidas 3.600 denúncias de violência sexual. De acordo com os organizadores da campanha, entretanto, não há dados oficiais sobre o número exato de crianças e adolescentes que vivem essa realidade no país.

Qualquer pessoa pode participar do ato – pessoas físicas, representantes de organizações da sociedade civil, órgãos públicos e privados podem divulgar a mobilização por meio de suas páginas pessoais ou institucionais, utilizando a hashtag - conjunto de tags aplicado em algum texto enviado ao Twitter, para classificar o assunto da mensagem - (#carinhodeverdade) em suas redes. Os que ainda não têm redes sociais podem acessar o site oficial da campanha e fazer a adesão.

A campanha foi lançada em outubro de 2010 pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Childhood Brasil e outras organizações que integram as redes de enfrentamento à violência sexual no Brasil.

website da campanha

Twitaço - Organizada pelo Conselho Nacional do Sesi, a ação na internet pelos 50 mil tweets irá contar com a participação de atores e atrizes. A iniciativa irá culminar com um grande “twitaço” no dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - quando a organização da campanha espera atingir, pelo menos, os 50 mil tweets que colocaria o tema da exploração sexual infantojuvenil entre os mais “twitados” do dia, integrando a lista do “trend topics” nacional. A atividade integra o calendário oficial das atividades do dia 18 de maio organizado pelo Governo Federal.

Carinho de Verdade - A campanha Carinho de Verdade – um gesto contra a exploração sexual é um desdobramento do Programa ViraVida, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi, desde 2008, junto a jovens e adolescentes de 16 a 21 anos em situação de exploração sexual. O resgate social desses jovens se dá por meio de uma formação socioeducativa e capacitação profissional, com posterior inserção no mercado de trabalho.

terça-feira, 19 de abril de 2011

@ Sometimes the Stars

“here I am confessing
that you’re lost to me now
I’m on the train telling strangers about you
and how you’re still looking fine
how you eased my worried mind
with long summers and wine
yeah you saved me

but sometimes the stars seem closer than they should
like the more I knew the less I understood
and the further that you got from me
the more I felt like I could see
and the more I wondered if I should trust the stars
‘cause sometimes the stars

here I am obsessing
that I lost you somehow
on that train full of strangers and you
every stop looked the same
all those faces without names
they all drifted away
is that when you left me?

‘cause sometimes the stars seem closer than they should
like the more I knew the less I understood
and the further that you got from me
the more I felt like I could see
and the more I wondered if I should trust the stars
‘cause sometimes the stars

sometimes the stars
sometimes the stars”

"Porque às vezes as estrelas parecem mais próximas do que deveriam. Quanto mais eu sabia menos eu entendi. E quanto mais você tem a mim, mais eu me sinto como se pudesse ver..."

O trecho da letra acima faz parte da animação da música Sometimes the Stars da banda The Audreys. O vídeo mostra uma menina perdida em um mundo surreal em busca de algo que a conecte com o seu mundo.

assista o video

fonte

@ Miss Sarajevo

"Há momentos para ficar afastado
Momentos para desviar o olhar
Há momentos para baixar a cabeça
Para ir em frente com seu dia

Há momentos para usar kohl e batom
Momentos para enrolar o cabelo
Momentos para fazer compras na avenida
Para encontrar o vestido certo para se usar

Aí vem ela
Todos se viram para vê-la
Aí vem ela
Para receber sua coroa

Há momentos para fugir
Momentos para beijar e sair comentando
Há momentos para cores diferentes
Nomes diferentes que você acha complicado escrever

Há momentos para a primeira comunhão
Momentos para East 17
Há momentos para voltar-se a Meca
Há momentos para ser miss

Aí vem ela
Beleza atua como palhaço
Aí vem ela
Surreal com sua coroa

Você diz que o rio
Encontra seu caminho para o mar
E assim como o rio
Você virá para mim
Além das fronteiras
E dos desertos
Você diz que, como o rio
Semelhante ao rio
O amor virá
Amor
E eu não consigo mais rezar de forma alguma
E eu não consigo mais ter esperança no amor de forma alguma
E eu não consigo mais esperar pelo amor de forma alguma

Há momentos para amarrar fitas
Há momentos para árvores de Natal
Há momentos para arrumar a mesa
Há momentos quando a noite está congelante..."

[U2]

assista o video

fonte

segunda-feira, 18 de abril de 2011

@ Educação para todos

Por Ana Maria das Dores (*)

No dia 31 de março, alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Uberlândia foram liberados 1 hora e 45 minutos mais cedo, para que os diretores (nesse curto espaço de tempo) pudessem repassar aos professores e à equipe pedagógica das escolas o “Acordo de Resultados 2011″ que os mesmos assinaram na Secretaria Municipal de Educação. O presente documento, intitulado como “Termo de Compromisso”, traz indicadores e resultados alcançados pelos alunos da escola em questão nas avaliações dos governos estadual e federal – Proalfa (alfabetização) e Proeb (ensino básico) referentes a 2009, 2010 e traça a metas para 2011.

Até aí, tudo bem. Embora questiono a forma como é avaliada a educação pelo governo (as provas vêm prontas de cima para baixo, são uniformes, não consideram diferentes realidades!), como professora, concordo plenamente que o ensino público precisa melhorar. Mas um assunto tão importante não pode ser resolvido com um “Acordo de Resultados” simplesmente. E, para mim, todo acordo é “via de mão dupla”, em que todas as partes envolvidas têm tarefas e compromissos a cumprir.

Nessa curta reunião ficou claro qual é o papel da escola, dos professores e da equipe pedagógica, inclusive até já foi elaborado um Plano de Ação por parte da escola, visando alcançar índices melhores e atingir a tal meta, ou seja, melhorar a aprendizagem dos alunos. Esse deve ser e é sempre o nosso compromisso, como escola e como profissionais. Mas, na reunião, não ficou claro qual será a contrapartida do município nesse acordo, pois sabemos que vários fatores internos e externos à escola interferem mais do que desejamos na qualidade da educação.

Para ilustrar, numa das escolas em que trabalho e que fica na zona rural, necessitamos urgente de: sala de vídeo, mais salas de aula, laboratório de Ciências, laboratório de Informática (desativado há quase um ano), cobertura da quadra de esportes, auditório para apresentações culturais e artísticas (hoje as apresentações são feitas no refeitório, espaço que já não comporta os alunos), o retorno dos projetos suspensos pela Secretaria Municipal de Educação, como o Atendimento Educacional Especializado – AEE e o ADA (atendimento ao aluno com dificuldades de aprendizagem).

Outra questão que considero muito importante é a participação da família. Não há transporte para que os pais ou responsáveis venham à escola. Inclusive, esse Acordo também deveria ser discutido com eles. A família também tem seu papel e deve assumir responsabilidades e compromissos com a escola no sentido de somar, visando à aprendizagem de seus filhos.

E, olha que com todas essas carências, ainda conseguimos fazer um bom trabalho, haja vista que, em 2010, tivemos muitos alunos premiados em concursos locais e até em um concurso de nível nacional. Como vemos, o debate sobre a melhoria do ensino público é mesmo urgente e necessário, mas é preciso que o louvável “Acordo de Resultados” seja assinado e cumprido por todas as partes diretamente interessadas em melhores índices: governo, escola, sociedade, pais e alunos.

(*) Professora pública municipal

Publicado no Jornal Correio, Ponto de Vista, p. A2, 18/04/11.

@ Política Educacional

SP vai mudar política de educação e dar reajuste de 36% para professor até 2014

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo vai anunciar uma série de medidas para reorganizar as políticas educacionais do Estado. Nos próximos dias será divulgado um cronograma de reajustes salariais para o magistério, que atingirão 36,74% até 2014. Até o fim do ano, governo e sindicatos trabalharão juntos para definir um novo plano de carreira do setor. Para 2012 estão previstas reduções nos pagamentos de bônus e extras da política de meritocracia, a revisão da progressão continuada e do conteúdo do material didático produzido pela secretaria e a reformulação do currículo do ensino médio. Também está em estudo o uso da nota do Saresp, prova anual de português e matemática feita por alunos para fins de avaliação, para incrementar a pontuação de egressos de escolas estaduais no vestibular das universidades públicas paulistas - USP, Unesp e Unicamp. Diferente do que tem marcado a gestão do ensino no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, a formulação da reforma partiu de intenso diálogo entre o secretário da Educação, Herman Voorwald, e o secretário-adjunto, João Cardoso Palma Filho, e professores, funcionários e diretores de escola e coordenadores de ensino de todo o Estado. Também ocorreram reuniões com as seis representações de trabalhadores. De janeiro até hoje foram organizados 12 encontros, com participação média de mais de mil pessoas. Em cada evento, Voorwald e Palma Filho recebiam diagnósticos da rede e ouviam reivindicações dos profissionais.

leia na íntegra

@ Literatura infantil

sábado, 16 de abril de 2011

@ R e v o l u ç õ e s

Projeto Revoluções debate imaginário, futuro e utopia

Qual o sentido das revoluções sociais no século XXI?

Embora mais presente em algumas épocas do que em outras, a palavra revolução nunca deixou de povoar o imaginário contemporâneo, sendo capaz de provocar e trazer à tona as mais variadas e cruciais questões de uma sociedade. É com essa perspectiva que Revoluções: Educação, História, Direitos Humanos, Cinema e Fotografia se desenvolve. Partindo da constatação de que esta discussão se mantém, mais do que nunca, atual, principalmente após as manifestações populares que eclodiram recentemente.

O projeto aborda as revoluções sociais a partir de dos eixos direitos humanos e o embate entre estética e política e é composto por várias etapas. Até agora, foram realizados o lançamento do site Revoluções, que abriga todo o material relacionado ao evento, e o curso Educação, Revoluções e seus direitos. O curso aconteceu entre 5 e 8 de abril e contou com a presença dos professores Costas Douzinas (Birkbeck College/ Universidade de Londres), Alysson Mascaro (USP), Olgária Matos (USP), José Sérgio Carvalho (USP) e Paulo Teixeira (deputado federal/ PT-SP).

Entre os dias 20 e 21 de maio haverá o seminário: Revoluções - uma política do sensível, que contará com a presença do filósofo esloveno Slavoj Žižek - que lançará os livros Em defesa das causas perdidas e Primeiro como tragédia, segundo como farsa (Boitempo Editorial) - e dos professores Emir Sader (UERJ), Marilena Chauí (USP), Vladimir Safatle (USP) e Eduardo Gunter (Universidade de Buenos Aires).

leia na íntegra

@ Crianças e Adolescentes

Um Brasil para as crianças e os adolescentes

Projeto Presidente Amigo da Criança, da Fundação Abrinq - Save the Children, apresenta o III Relatório Um Brasil para as Crianças e os Adolescentes que traz os avanços e desafios para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes no país

leia na íntegra

Conheça os principais avanços e desafios apontados no III Relatório Um Brasil para as Crianças e os Adolescentes, clique aqui.

Faltam 12 mil creches para atender todas as crianças de 0 a 3 anos, aponta relatório

sexta-feira, 15 de abril de 2011

@ Documentários

Um novo espaço de debate

Com a percepção de que o sistema educacional é estratégico para o país, norte-americanos recorrem aos documentários para defender suas posições

Entre os filmes de maior impacto deste ano está Waiting for Superman (Esperando pelo Super-Homem). Dirigido por David Guggenheim, vencedor do Oscar por Uma verdade inconveniente - com o ex-vice presidente Al Gore, sobre o aquecimento global -, lidera a lista de fitas sobre educação e ganhou o prêmio do público no Festival de Sundance em 2010.

Assim como The Lottery (A loteria), Waiting for Superman obteve classificação para a lista dos finalistas do Oscar, uma etapa anterior à lista dos indicados em cada categoria. Os dois títulos representam, ao dar espaço a entrevistados como John Klein, ex-conselheiro das escolas públicas de Nova York, e Michelle Rhee, superintendente do Distrito de Columbia em Washington, a perspectiva de um movimento pela reforma do sistema escolar público americano. Em entrevistas, Guggenheim diz que, para ele, o projeto não é só um filme, "é uma causa".

leia na íntegra

@ PNE 2011-2020

terça-feira, 12 de abril de 2011

@ Livro de papel

O livro de papel já morreu?

Por Gilberto Dimenstein

Usando as novas ferramentas de comunicação, um grupo de professores da África do Sul está inovando o jeito como se produzem livros didáticos e acabaram se transformando numa experiência acompanhada por diversos centros de tecnologia do mundo.

Espalhados em diversas partes do país, eles escrevem coletivamente, numa página da internet, livros sobre todas as matérias ensinadas nas escolas. Mas cada professor adapta o conteúdo para sua realidade local, a começar do seu bairro. Um mesmo livro, portanto, pode ter centenas de diferentes versões.

Como nem todas as escolas têm acesso à internet (onde os conteúdos estão disponíveis gratuitamente), encontraram uma saída.

Sem cobrar direitos autorais, eles organizam o material e entregam textos para editoras tradicionais. O livro chega às escolas com um preço mais barato. "Em pouco tempo, o papel será dispensável", disse o físico Mark Horner, um dos coordenadores do projeto batizado de Siyavula. (Sobre).

Os livros de papel, os CDs e até as escolas tradicionais podem morrer. Mas o conhecimento está cada vez acessível.

leia na íntegra

O Media Lab, do MIT, desenvolveu uma plataforma (Scratch) em que as próprias crianças fazem seus jogos e trocam suas criações pelo mundo aliás, o MIT desenvolveu conteúdos gratuitos só para o ensino médio.

Professores sul africanos criam links didáticos coletivamente

Programa cria linha do tempo e organiza memórias virtuais

segunda-feira, 11 de abril de 2011

@ Segurança nas Escolas

As escolas são altamente vulneráveis, diz pesquisador

Mesmo sabendo que ataques como o de Realengo são imprevisíveis, filósofo da UFMG defende mais segurança nas escolas

Em um país sem controle sobre o uso e a venda ilegal de armas de fogo, a sociedade está longe de conseguir se prevenir de ataques e atos de violência como o de Realengo, no Rio, semana passada.

Para o filósofo e pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG (Crisp) Robson Sávio Reis Souza, a associação de várias falhas levou ao massacre. Leia trechos da entrevista.

Folha - O que vai mudar nas escolas após esse ataque? Elas estão preparadas para situações de emergência? Robson Sávio Reis Souza - A previsibilidade desse tipo de evento é nula. Porém, nossas escolas são altamente vulneráveis. A maioria não possui medidas de proteção básicas, como a presença de um porteiro para controlar suas entradas. Armas de fogo têm sido apreendidas com frequência dentro das escolas brasileiras.

Dado que os jovens são as principais vítimas e autores dos crimes, é preciso, principalmente no ensino médio, adotar medidas de proteção e mecanismos de vigilância formal e informal, sem transformar as escolas em instituições isoladas da sociedade.

Em que medida isso é um reflexo dos atentados em escolas americanas?
O que há em comum nos dois países é a imensa disponibilidade de armas de fogo e munições disponíveis à sociedade. Nesse sentido, os poderes públicos têm responsabilidade pelo descontrole do armamento em poder das pessoas. Armas disponíveis e sem controle são estopim para violência.

Como a escola reflete a violência em seu entorno?
A escola não está isolada do contexto de violência social. Não podemos defender a ideia segundo a qual as escolas devem se tornar uma ilha, apartada da sociedade.

Quanto mais isoladas da comunidade, dos pais, de seu entorno, mais vulneráveis ficam as escolas. À medida que a comunidade se apropria da escola, há uma relação de reciprocidade, aumentando a coesão social em torno da instituição de ensino, ampliando, inclusive os mecanismos de vigilância informal indispensáveis para um ambiente mais seguro.

É possível acreditar que a escola pode identificar e alertar as famílias casos de alunos propensos a violência?
Não podemos pensar que a escola é a única responsável por todos os males sociais, atribuindo-lhe uma função redentora. Mas, certamente, a comunidade escolar precisa ir além do feijão com arroz que é oferecido aos estudantes, uma educação meramente formal, longe de dialogar e problematizar os grandes dilemas que enfrentam nossas crianças, jovens e famílias no seu cotidiano.

A escola precisa adotar novas e criativas metodologias que possibilitem um diálogo mais intenso e sincero com os estudantes e seus familiares. Esse tipo de prática poderia redundar não somente na proteção e defesa dos alunos e professores, mas fundamentalmente numa educação preocupada não somente com a autonomia dos indivíduos, mas também com as responsabilidades que todos temos na construção de uma sociedade pacífica, onde há espaço para as diferenças e onde a convivência respeitosa seja um valor fundante das relações sociais.

Publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição do dia 11/04/11.

@ Radiation


Japan Evacuation Zone: Government Expected To Extend Evacuations Over 18 Miles

leia na íntegra

''Agora o mundo entendeu: com a energia nuclear, corremos o risco da catástrofe''

Para Günter Grass, intelectual alemão e prêmio Nobel de Literatura de 1999, ocorreu uma reviravolta depois de Fukushima que mudou o mundo.

O meu pior temor é chegar no futuro a uma ditadura ambiental. Isto é, ter que viver com decretos de emergência contínuos para salvar aquilo que restar do meio ambiente. A catástrofe atômica no Japão não pode ser enfrentada como foi com Chernobyl na URSS. É uma amostra do futuro que nos espera.

leia na íntegra

domingo, 10 de abril de 2011

@ Segurança nas escolas

Especialista em segurança nas escolas: É preciso entender melhor o que aconteceu antes de criar qualquer política

Os Estados Unidos têm uma longa lista de massacres e incidentes com armas de fogo em escolas. Columbine, no Colorado, ou a Politécnica, da Virgínia, são alguns dos exemplos mais conhecidos e dramáticos com grande número de mortos. A necessidade de evitar que novas mortes aconteçam no lugar que as crianças têm que frequentar todos os dias, e onde devem estar seguras, provocou uma parceria entre o Serviço Secreto e a Secretaria de Educação. Um estudo aprofundado e feito longe do calor do momento.

William Modzeleski, Sub-Secretário de Educação para a Segurança das Escolas, participou do grupo que elaborou o estudo entitulado “Implicações para a prevenção de ataques em escolas dos Estados Unidos”. Ele é taxativo: não existe um perfil padrão dos atiradores e diz que é fundamental ouvir os jovens e crianças. Ele também afirmou que as primeiras avaliações e os relatos da imprensa, no momento da tragédia, sempre contém muitos erros.

O estudo, do qual ele é coautor, se concentrou em incidentes registrados em escolas do Jardim da Infância, de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Entrevistei William Modzeleski no dia em que aconteceu o massacre na escola de Realengo, no Rio. Um pequeno trecho da entrevista foi ao ar no Jornal da Record, no mesmo dia. Aqui, a entrevista completa para o Viomundo:

leia na íntegra

Ataques a escolas nos EUA e Brasil: diferenças e semelhanças

@ L I V R O S

clique aqui.

sábado, 9 de abril de 2011

@ Educação à Distância

Assembleia lança programa de educação a distância pela TV

No dia 11 de abril, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais lança, por meio da TV Assembleia e da Escola do Legislativo, seu primeiro programa de educação à distância que une internet e televisão. A TV Escola abordará, em seu primeiro programa, o tema "História Política de Minas Gerais: uma introdução crítica". São 25 teleaulas em cinco módulos, que servirão de base para estudos desenvolvidos em uma comunidade virtual. Essa comunidade já está disponível, bastando acessar o endereço ead.almg.gov.br e clicar no link da Comunidade do Programa TV Escola, Curso História Política de Minas Gerais. Trechos do primeiro programa podem ser conferidos no YouTube.

Para acompanhar as discussões ou rever as teleaulas, a qualquer momento, o interessado deve cadastrar-se na comunidade virtual. A participação nos debates e estudos, no entanto, será restrita a 50 alunos matriculados no curso à distância, sobre o mesmo tema. A primeira turma será reservada aos professores de história, que devem informar a instituição pública ou privada em que trabalham, no momento da inscrição. Não há custo para os participantes. As inscrições já podem ser feitas no endereço da comunidade virtual, e prosseguem até se esgotarem as vagas ou até o dia 7 de abril. No ambiente, o telealuno poderá obter mais informações sobre a certificação do curso.

O curso é coordenado pelo historiador Luiz Fernandes de Assis, professor da Escola do Legislativo, que também acompanhou toda a adaptação das aulas para o formato audiovisual, desde a roteirização até a aprovação das teleaulas editadas. A TV Escola começou a ser planejada em agosto de 2010. A produção mobilizou diversos setores da casa e contou com mais de 60 servidores e terceirizados envolvidos com a sua produção, entre atores, repórteres, editores, jornalistas, fotógrafos, produtores, educadores e outros.

leia na íntegra

Acessar EAD/ALMG

link da Comunidade do Programa TV Escola, Curso História Política de Minas Gerais.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

@ Legislação

Legislação Educacional - de 2003 a 2010

Para download, clique aqui.

@ L U T O



Atirador no Rio - Imagens do circuito interno de escola mostram ataque

Realengo: vídeo mostra a fuga dos alunos no ataque à escola Tasso da Silveira

Escolas municipais não têm porteiro

Quantidade de inspetores também seria insuficiente: apenas 550 para 1.063 colégios

Um profissional que deveria estar presente nas escolas como condição básica de segurança simplesmente não existe na rede municipal de ensino. Segundo o gabinete da vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) e o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), a prefeitura não possui em seus quadros porteiros para atuarem no controle de acesso aos colégios. E um ofício da Secretaria de Educação, de julho do ano passado, ao qual o GLOBO teve acesso mostra que a quantidade de inspetores seria insuficiente: à época, eram apenas 550 para um total de 1.063 unidades.

leia na íntegra

Massacre de alunos choca e acirra debate sobre segurança

Em uma das maiores tragédias brasileiras envolvendo assassinato de crianças, Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, entrou na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio, por volta das 8 horas de ontem, dizendo que ia dar uma palestra. Depois de conversar com uma das coordenadoras, foi a uma sala de aula, sacou dois revólveres e abriu fogo. Ao todo, matou 12 crianças e feriu outras 12. No fim, baleado e acuado por um policial, se matou.

Violência desafia governos e educadores

Realengo: ‘Atirador treinou uso das armas’, diz deputado

Autor de ataque em escola de Realengo deixou carta; leia trechos

Pais devem conversar com os filhos sobre atentado mesmo que eles não perguntem, diz Içami Tiba

Secretaria de Educação do Rio deve prestar atendimento integral às vítimas, diz movimento social

quarta-feira, 6 de abril de 2011

@ Rubem Alves

A Escola da Ponte

Por Rubem Alves

Os olhos são órgãos marotos. Mesmo perfeitos, não são dignos de confiança. "Não vemos o que vemos; vemos o que somos", escreveu Bernardo Soares. A gente pensa que os olhos põem dentro o que está longe, lá fora, quando o que os olhos fazem é por lá longe o que está dentro.

É o caso dos olhos do pai e os olhos do apaixonado por sua filha... Olho de pai é olho que se educou com a vida. Conhece a menina, viu-a nascer, crescer, voar, cair... Alegrou-se nos dias de sol, entristeceu-se nos dias de sombras e escuridão.

Os olhos do apaixonado são diferentes. Neles mora uma pitada da loucura que se chama fantasia. O apaixonado vê como realidade aquilo que existe dentro dele como sonho. Versinho enorme de Fernando Pessoa: "Quando te vi, amei-te já muito antes". Traduzindo: vejo no seu rosto o rosto que já morava dentro de mim, adormecido... O apaixonado é um porta-sonhos.

Vocês, meu leitores, não devem estar percebendo a propósito de que é essa meditação sobre os olhares. É que eu escrevo por meio de parábolas, e o que está em jogo é um pai de olhar claro, uma donzela linda, sua filha, e um apaixonado que vê com olhos de poeta. Respectivamente, o professor José Pacheco, a Escola da Ponte e eu, Rubem Alves.

Visitei Portugal, acho que no ano 2000, e lá conheci uma escola diferente: a Escola da Ponte. Para mim, foi um espanto. Fiquei apaixonado e escrevi um livrinho sobre ela: "A Escola com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir". Amei a Escola da Ponte, amor à primeira vista.

Sou um educador. Escrevi muitas coisas sobre a educação no transcorrer da minha vida. Mas, de tudo o que escrevi, acho que minha contribuição mais significativa para a educação foi esse relato espantado e apaixonado.

A Folha publicou uma entrevista com o título "O lado escuro da Escola da Ponte" (7 de março de 2011). Nessa entrevista, o professor José Pacheco manifestou a sua preocupação com esse livro, exatamente por ele ter saído de um olhar apaixonado. A paixão obscurece os olhos que se põem então a construir mitos. E os mitos podem ser enganadores. O meu livrinho poderia levar os leitores a fantasiar coisas maravilhosas sobre a escola que não correspondem à realidade.

O que são mitos? Mitos são sonhos transformados em poesia. E a poesia tem poderes mágicos de transformar e dar vida. Quem explica o mito é Fernando Pessoa:

"O mytho é o nada que é tudo;/ Sem existir, bastou./ Por não ter vindo foi vindo e nos creou./ Assim a lenda se escorre a entrar na realidade/ E a fecundá-la decorre".

A visão mítica, que não é intencional, acendeu sonhos que dormiam em mim. Aí me vieram ao pensamento estes três textos que dizem o que penso.

Primeiro, Miguel de Unamuno: "Recuerda, pues, o sueña tú, alma mia -la fantasia es tu sustancia eterna lo que no fué; com tus figuraciones hazte fuerte, que eso es vivir, y lo demás es muerte".

Depois, as palavras de Tolstói, que Guimarães Rosa cita com aprovação: "Se descreves o mundo tal como é, não haverá em tuas palavras senão muitas mentiras e nenhuma verdade".

Finalmente, esse delicioso poeminha de Mário Quintana sobre as utopias: "Se as coisas são inatingíveis, ora... não é motivo para não querê-las. Que tristes os caminhos se não fora a presença distantes das estrelas".

Continuarei a apontar para as estrelas...

fonte

@ Jovens

Mulheres são maioria entre jovens que não trabalham nem estudam

As mulheres são a maioria entre os jovens de 18 a 24 anos que concluíram o ensino médio, mas não trabalham nem continuam estudando. Elas representam 74,7% desse total, de acordo com dados do boletim “Na Medida”, publicado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Educacionais (Inep).

leia na íntegra

Quem são os jovens que não frequentam a escola e que não estão no mercado de trabalho?

ANO 3 Nº 6 - 2011 - Boletim de Estudos Educacionais do Inep

@ Porquê Pensar?

"Às vezes penso e às vezes existo" (Paul Valéry)

Por Boaventura de Sousa Santos

leia na íntegra

O que significa Pensar Vivo?

mais

A invenção das crenças

Entrevista//Adauto Novaes: Um mundo mutante

@ Rato [!?]

O professor não é um rato

Por Gabriel Perissé

Certa vez, um professor cismou que era um rato. Passou a comer restos de comida todos os dias. Trazia lixo para dentro de casa. Rastejava. Deixou os fios de seu bigode crescerem. Acreditava que eram uma antena que o ajudava a se locomover em ambientes sem luz.

leia na íntegra

@ Sebastião Rocha

Cansado de ver cadeiras vazias fundou uma escola debaixo do pé de manga

Esse texto faz parte da coleção “Histórias que mudam o mundo”, criada e mantida pelo Museu da Pessoa. Nela, encontram-se grandes e pequenas histórias de mudanças que acontecem todos os dias ao nosso redor, transformando vidas e fazendo do mundo um lugar mais justo, mais bonito e mais feliz.

leia na íntegra

@ Colégios de Aplicação

Minuta do MEC causa apreensão entre docentes do CAp-UFRJ, que receiam perda de autonomia

A direção do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) suspendeu as aulas ontem para a realização de uma plenária com professores, a fim de discutir a minuta de uma portaria do Ministério da Educação (MEC) que pode mudar as atuais regras da instituição. Há um temor por parte da Associação de Docentes da UFRJ (Adufrj) de que, se aprovado, o texto interfira na autonomia da universidade, subordinando a escola às regras do estado ou do município. Amanhã a direção da unidade irá a Brasília se reunir com outros diretores de colégios de aplicação federais.

leia na íntegra

Proposta de regulamentação dos CAp: uma afronta à autonomia universitária

sábado, 2 de abril de 2011

@ Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef incentiva ações socioeducativas com crianças e adolescentes

Prêmio reconhece o trabalho de ONGs com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade

A 9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef foi lançada nessa terça-feira (29/03), durante o primeiro dia do Seminário Internacional de Educação Integral, no Espaço Apas, em São Paulo (SP). O Prêmio existe há 16 anos e reconhece o trabalho de ONGs que desenvolvem ações socioeducativas com crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos em situação de vulnerabilidade por todo o País.

O tema deste ano, “Educação Integral: Experiências que transformam”, dialoga com uma das metas previstas no Plano Nacional de Educação, que prevê a implantação da Educação Integral em 50% das escolas públicas brasileiras. “O Prêmio é importante nesse sentido. Queremos trabalhar com o conceito de indivíduo de forma mais ampla, articulando os saberes de dentro e de fora da escola. O Prêmio mobiliza atores que podem possibilitar esse desenvolvimento mais amplo", afirma Riccomini.

leia na íntegra

As ONGs têm até 31 de maio para se inscrever. As fichas de inscrição e o regulamento estão disponíveis nos escritórios do Unicef, nas agências do Banco Itaú e no site ( clique aqui )

@ Educação Integral

Publicação analisa 16 experiências brasileiras de educação integral

Pesquisa realizada pela Fundação Itaú Social, Unicef e Cenpec, com iniciativas de governos municipais, estaduais e de organizações da sociedade civil, estimula reflexão sobre o desafio de educar para o desenvolvimento pleno do ser humano

A Fundação Itaú Social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) lançam hoje, em São Paulo, a publicação Tendências para a Educação Integral, fruto da pesquisa Perspectivas da educação integral, realizada junto a 16 iniciativas protagonizadas por governos municipais, estaduais e organizações da sociedade civil.

leia na íntegra

Leia a publicação Tendências para a Educação Integral aqui.

fonte