Crianças Obesas: Maior Risco de Bullying
Casa Branca lança plano para reduzir obesidade infantil
Uma em cada seis crianças americanas é gorda demais; aqui, problema atinge 9%, mas já preocupaAcabar com a obesidade infantil em uma geração. Esse é o objetivo de um plano de ação apresentado ontem pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, em uma cerimônia na Casa Branca.
A estratégia reúne 70 propostas para reduzir a 5% o índice de obesidade infantil em 2030. Hoje, uma em cada seis crianças nos EUA é obesa. Uma em cada três tem sobrepeso.
Entre as medidas propostas estão o aumento do consumo de frutas e verduras e a redução da ingestão de açúcar. Outras sugestões visam promover uma alimentação mais saudável nas escolas e estimular a prática de atividade física.A iniciativa também aposta na prevenção da obesidade por meio do aleitamento e da educação de gestantes para manutenção de dieta equilibrada.
Vários estudos mostram que bebês amamentados no peito durante os nove primeiros meses e filhos de mães que não ganharam peso excessivo na gravidez têm menos chance de se tornarem adultos obesos.
O plano inclui recomendações para os restaurantes, sugerindo que eles reduzam os tamanho das porções e melhorem os cardápios infantis.
No Brasil, 13% das crianças e adolescentes entre sete e 17 anos têm sobrepeso e 9% são obesas. "Também temos essa preocupação. É nessa idade que se pode prevenir a obesidade na vida adulta", diz Cláudia Cozer, diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.
Publicado no jornal Folha de S.Paulo, Saúde, 12/05/10
Childhood Obesity Task Force Unveils Action Plan: Solving the Problem of Childhood Obesity Within a Generation
White House Task Force on Childhood Obesity Report to the President
download
Nenhum comentário:
Postar um comentário