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sexta-feira, 7 de maio de 2010

Bolsa Família

Estudo mostra limites do Bolsa-Família

Apesar de ter colaborado para o aumento do número de matrículas em escolas públicas, o programa federal de transferência de renda tem pouca influência nas taxas de evasão e rendimento, segundo pesquisa de universidades brasileira e norte-americana

íntegra: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100502/not_imp545863,0.php

Estudo da ESALQ recebe Prêmio Bolsa Família

Ana Lúcia Kassouf (http://lattes.cnpq.br/8017029874158682 ) , docente do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) e pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da ESALQ, em parceria com o professor da Paul Glewwe ( http://www.apec.umn.edu/faculty/pglewwe/ ), da Universidade de Minnesota ( http://www1.umn.edu/ ), analisaram oito anos do censo escolar brasileiro - de 1998 a 2005 - com o objetivo de mensurar o impacto do Programa Bolsa Família no rendimento escolar de estudantes no País. A comparação foi feita entre escolas públicas de ensino fundamental com alunos recebendo o apoio do Bolsa Família e escolas sem alunos recebendo o benefício, em diferentes períodos.

íntegra: http://www.esalq.usp.br/destaques2.php?id=831

# O trabalho na íntegra está disponível em: http://www.cepea.esalq.usp.br/pdf/Cepea_ImpactoBolsaFamilia_Premio.pdf

outro lado

Bolsa Família tem impacto positivo sobre evasão escolar

Autor(es): Luciano Máximo, de São Paulo
Valor Econômico - 07/05/2010

Alunos cujas famílias recebem dinheiro do Bolsa Família apresentam melhores índices de aprovação e abandono escolar que os estudantes regulares da rede pública brasileira. Esse é o principal resultado do cruzamento de informações entre o Educacenso e o Sistema Presença, ferramenta do Ministério da Educação (MEC) que verifica se os filhos dos beneficiados do principal programa social do governo federal estão indo à escola.

leia na íntegra

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