Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

@ Impacto

O Impacto do Desempenho da Educação Básica no Ensino Superior

Este artigo busca identificar os níveis do ensino básico onde mais esforços devem ser alocados para que a eficiência das instituições de ensino do estado possa ser melhorada. Essa eficiência é medida considerando as 27 unidades federativas do Brasil, três insumos representados pelos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) para os anos iniciais, finais e ensino médio, e um produto representado pela média do índice geral de cursos (IGC) para cada estado. Como resultados, foram obtidas as regiões do Brasil mais eficientes, além das referências e metas para as regiões ineficientes. Com relação aos insumos, em geral, os anos iniciais (de 1ª a 4ª séries) revelaram um maior potencial para melhorias, ou seja, este é o nível do ensino básico que merece mais atenção por parte dos gestores ou governo.

leia na íntegra

download

Primeiros quatro anos do fundamental ditam aproveitamento no superior

Pesquisa do Insper indica que nos estados onde as primeiras sérios do fundamental são mais bem avaliadas apresentam instituições de ensino superior com maior qualidadeAs quatro primeiras séries do ensino fundamental são as mais decisivas para que os estudantes do ensino superior de um Estado demonstrem melhor aproveitamento. Segundo pesquisa realizada pelo Insper (ex-Ibmec-SP), por apresentar maior potencial de melhorias, é o primeiro ciclo que deve merecer mais atenção por parte dos gestores ou do governo.

leia na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário