Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

@ Ensino Médio

Ainda dá tempo de tirar o ensino médio da UTI
ISAAC ROITMAN

ESPECIAL PARA A FOLHA

Na maioria dos países os sistemas educacionais estão passando por uma revisão.

Espera-se que ele prepare os jovens para o trabalho, para a independência econômica, para que possam viver no ambiente familiar e comunitário respeitando a diversidade cultural de uma sociedade em constante transformação.

No Brasil, os governos proclamam que a educação é prioritária. Proclamação demagógica e enganosa. Os índices e pesquisas revelam a baixa qualidade na área.

Foquemos o ensino médio. Os jovens nessa fase vivem um dilema: Conquistar vaga na universidade ou lugar no mercado de trabalho?

O ensino médio é constituído por uma overdose de disciplinas e tem alta taxa de evasão, talvez por não ser atrativo. Mas o ponto central é a figura do professor.

Um relatório recente do Conselho Nacional de Educação alerta para uma ameaça que paira sobre o ensino médio: a possibilidade de um "apagão" de professores, com um deficit de 245 mil profissionais, especialmente das disciplinas de química, física, matemática e biologia.

Para complicar o quadro, dados do Censo Escolar mostram que dos 461.542 professores do ensino médio brasileiro apenas 228.625 (49,5%) ministram uma só disciplina.

Talvez seja a hora de repensar o ensino médio não com um foco na informação mais sim na sistematização e utilização do conhecimento em um cenário de exercício permanente do pensamento.

A articulação entre o ensino médio e a formação técnica certamente deve fazer parte da revisão. Nenhum sucesso será alcançado se não valorizarmos o professor, o que implica em uma formação inicial de qualidade, uma formação continuada, salário digno, valorização da carreira e condições de trabalho.Ainda há tempo, adotando as medidas corretas, de tirar o ensino médio da UTI.

ISAAC ROITMAN é coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Publicado no jornal Folha de S.Paulo, 05/09/2010.

Apresentação: “Ensino Médio Inovador – Secretaria de Educação Básica/MEC”

Apresentação: “Ensino Médio Inovador – Câmara de Educação Básica/CNE”

Desinteresse dos alunos do ensino médio é 2º principal motivo de faltas

18% dos jovens estão fora da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário