Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sábado, 15 de dezembro de 2012

@ Inovação

Nova York reinventa escolas públicas pela inovação

Alunos desmotivados, escolas sem as mínimas condições de segurança, professores mal pagos. Essa realidade, que traduz o cotidiano de boa parte das escolas públicas brasileiras, não é privilégio nosso: também era o que se via em Nova York há menos de dez anos. Mas uma série de reformas educacionais vem mudando a cara da rede pública da cidade. A mais recente delas, o iZone, estimula a adoção de modelos inovadores desenhados a partir das necessidades de cada escola. Deu tão certo que a iniciativa vive um momento de franca expansão – passou das 80 instituições participantes em 2011 para 160 em 2012 e a previsão é que chegue a 400 até 2014.

Para tanto, uma das estratégias mais importantes nas escolas iZone foi trazer a tecnologia para dentro das salas de aula com o uso de plataformas virtuais de aprendizado, numa iniciativa chamada iLearnNYC. Com elas, os professores puderam começar a usar o aprendizado híbrido (ou blended learning), que reformula a maneira da entrega do conhecimento, uma vez que mescla aulas e exercícios on-line e presenciais em várias possibilidades de arranjos entre estudantes dentro e fora de sala. Para ver como o recurso é útil não é preciso ir longe. Depois do furacão Sandy, que devastou a cidade em outubro, os alunos puderam continuar os estudos virtualmente enquanto as escolas se recuperavam para abrir as portas.  Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário