Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

@ Excelência com Equidade

Em julho de 2012, com auxílio da Fundação Lemann, o jornal O Globo publicou a série de reportagens “Aula de Excelência na Pobreza”, que foi contemplada com o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Educação. Nessa série, foram selecionadas 82 escolas públicas brasileiras que, em 2009, estavam entre as 25% que atendem alunos com menor nível socioeconômico no país e, ao mesmo tempo, atingiam um Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) igual ou superior a 6 (meta do governo brasileiro para todas as escolas em 2022). A visita dos jornalistas a algumas dessas escolas apontou indícios de quais foram as características e ações que ajudaram essas escolas a ter êxito. A série de reportagens, com seus achados e repercussão positiva, motivou a Fundação Lemann e o Itaú BBA a estudarem o tema em maior profundidade e com o rigor metodológico de uma pesquisa.

Investigar as características comuns e as lições que podemos aprender com escolas que, mesmo em condições adversas, conseguem garantir o aprendizado de todos os alunos é o objetivo principal deste estudo. Queremos jogar luz sobre aquilo quefunciona, na expectativa de que gestores, pesquisadores e formuladores de políticas, dentro de suas realidades e com as devidas adaptações, usem estes exemplos como referência, inspiração e motivação.

Ao longo de 2013, serão divulgados textos mais aprofundados sobre cada uma das escolas analisadas e artigos mais detalhados sobre alguns dos temas que se mostraram essenciais para a garantia do aprendizado dos alunos.

Download : Excelência com Equidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário