Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

@ Ensino Médio

O ensino médio e as expectativas de aprendizagem

Autor(es): Wanda Engel (*)
Correio Braziliense - 29/09/2011

Um fato possivelmente desconhecido da maioria dos brasileiros é o de que não existe no Brasil um currículo mínimo em nível nacional. Contamos apenas com "diretrizes curriculares" que, como não poderia deixar de ser, apresentam somente indicativos orientadores da definição dos conteúdos curriculares. Na maioria dos casos, essa definição cabe às escolas e, quando não, ao próprio professor.

[...]

A nova proposta de Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino Médio (DCNEM 2011) é enfática na necessidade urgente da definição de "expectativas mínimas de aprendizagem", em nível nacional, para o final desse ciclo. A mudança de nomenclatura, além de ter a possibilidade de escapar das infindáveis discussões sobre currículo mínimo, ainda carrega a vantagem de inverter o foco. Na questão do currículo, o foco é o ensino, enquanto nas expectativas, o foco é a aprendizagem. Isso corrobora um movimento que evoluiu do "direito à educação" para o "direito de aprender".

(*) Superintendente-executiva do Instituto Unibanco

confira

Nenhum comentário:

Postar um comentário