Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sábado, 1 de outubro de 2011

@ Letramento digital

Educadora prega letramento digital na EJA

Em geral, maioria dos alunos não tem acesso a computador.

As aulas de informática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) são uma grande oportunidade de acesso ao uso do computador para esse público, formado basicamente por pessoas que voltaram aos bancos escolares para terminar os estudos. “É a ponte de acesso, visto que, fora da escola, esses alunos têm participação reduzida ou nula nas práticas de letramento digital”, defende a educadora Viviane Gonçalves Curto, que apresentou dissertação de mestrado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). No ensino regular, continua, muitas crianças e adolescentes possuem oportunidades de conviverem com o computador na família. Fazem uso recorrente de jogos e redes sociais e dominam o equipamento antes mesmo de frequentarem a escola. “Mas, essa mesma situação não se verifica na EJA. A maioria dos estudantes não tem acesso à tecnologia e nem dispõe de tempo ou condições financeiras para aprender a manejá-la”, ressalta.

Sob orientação da professora Denise Bértoli Braga, a educadora decidiu investigar como se dá o uso do computador por 15 alunos na faixa etária entre 25 e 75 anos e, com isso, oferecer instrumentos que auxiliem os professores interessados na utilização pedagógica deste tipo de tecnologia com um público com características bem diferenciadas. Em sua experiência como professora desta modalidade, vários aspectos a levaram a aprofundar-se em assunto pouco tratado pelos pesquisadores da área. “As discussões buscam sempre abordar a utilização do computador como ferramenta no ensino fundamental e médio e não consideram que a EJA consiste em um ambiente profícuo em que os adultos têm necessidades e precisam de auxílio em situações reais e rotineiras”, destaca.

confira

Dissertação: “O acesso às práticas de letramento digital na Educação de Jovens e Adultos
Autor: Viviane Gonçalves Curto
Orientador: Denise Bértoli Braga
Unidade: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
Financiamento: Capes
Grupo de pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário