
Sucesso nos EUA, documentário faz crítica à cultura da alta performance nas escolas
"Sê plural como o universo!" - Fernando Pessoa
Enxugando gelo
Autor(es): Agência O Globo : Alex Trentino
O Globo - 24/01/2011
A educação pública no Estado do Rio vai mal. Essa não é nenhuma novidade. O penúltimo lugar no Ideb entre todos os estados brasileiros é apenas a expressão daquilo que professores e funcionários da rede estadual dizem há anos: com salários aviltantes e condições de trabalho degradantes, não há educação de qualidade que se sustente.
[...]
A grande lacuna do programa da Secretaria de Educação é não atacar o principal problema que leva ao abandono de profissionais da rede estadual de ensino: o salário. A promessa de que em 2012 o profissional poderá receber até três salários a mais por ano (caso cumpra as metas estabelecidas) é insuficiente para tornar a carreira na rede estadual atrativa. Vejamos um exemplo: um professor da rede estadual com graduação, no início de carreira, ganha R$765,66. Comparando com outras redes com reconhecida qualidade no ensino, a situação é ainda mais dramática: um professor do Cap Uerj (mantido pelo mesmo governo estadual) ganha um salário equivalente a 4,3 professores da rede estadual. No Colégio Pedro II, o salário de um professor é 300% maior, sem contar a dedicação exclusiva. Essa disparidade leva à saída de mais de dez professores por dia útil das escolas estaduais. Enquanto o governo Cabral não modificar decisivamente esse quadro, estaremos apenas "enxugando gelo" com bonificações e auxílios.
Livro e circulação do saber
Autor(es): Jaime Pinsky
Correio Braziliense - 16/01/2011
Um projeto de lei (7913/10) do ex-deputado Bonifácio de Andrade, de Minas Gerais, tramita atualmente no Congresso Nacional. Sua intenção é das melhores: permitir que os clientes de livrarias tenham acesso a todos os livros produzidos no Brasil. O projeto alega, e não sem razão, não ser a livraria um centro comercial comum, já que tem obrigações de caráter cultural. O ex-deputado, no arrazoado, afirma que a Lei 10.753/03, que instituiu a política nacional do livro, fala em "assegurar ao cidadão brasileiro o direito de produção, edição, difusão e comercialização do livro", mas "não criou mecanismos práticos" para que os autores consigam a circulação das obras. Para o deputado, obrigar as livrarias a ter todos os livros editados no Brasil seria uma forma de promover, da melhor forma, a circulação do saber e da imaginação.
(*) Historiador, professor titular da Unicamp e editor
UFU tem 935 vagas para formação de professores da Educação Básica
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem 935 vagas (1ª e 2ª licenciatura) para o primeiro semestre de 2011 em dois processos seletivos simplificados do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (PARFOR). O PARFOR destina-se a docentes em exercício na educação básica e é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento e Nível de Pessoal (CAPES) em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, Municípios e Distrito Federal e realizado por Instituições Públicas de Educação Superior. Em um desses processos seletivos são oferecidas 700 vagas na modalidade a distância, em três cursos de licenciatura: Letras/Inglês (200), Letras/Espanhol (200) e Pedagogia (300).