Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

terça-feira, 5 de outubro de 2010

@ Waiting for "Superman"

A burisse americana

Os americanos não eram burros. A burrice começou na década de 70, culpa de políticos oportunistas e, maior ainda, dos sindicatos dos professores de escolas publicas que conseguiram proteções e vantagens extraordinárias como a estabilidade, uma espécie de cátedra. Depois de três anos de trabalho, é quase impossível demitir um professor de uma escola pública.

leia na íntegra

''Esperando pelo Super-Homem'': o filme que divide os EUA

O filme dirigido por Davis Guggenheim sobre o sistema educacional dos EUA causa polêmica. No centro, a implacável e absurda loteria para ter acesso à educação de qualidade. Só os extrarricos podem se permitir boas escolas. Uma acusação contra as escolas elementares, médias e superiores, nos últimos lugares nas classificações dos países industrializados.

A reportagem é de Federico Rampini, publicada no jornal La Repubblica, 04-10-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

leia na íntegra

Schools: The Disaster Movie

Estes são alguns dos fatos que você aprende num devastador documentário sobre a educação nos Estados Unidos dirigido por Davis Guggenheim. Seu filme anterior, Uma Verdade Inconveniente, sobre o envenenamento do planeta - ganhou o Oscar e seu inspirador, Al Gore, ganhou o Prêmio Nobel.

Depois do Oscar, ele recusou dezenas de propostas para focalizar outros problemas, mas, todas as manhãs, quando levava suas filhas para uma escola particular cara, em Venice, na Califórnia, passava na frente de três escolas públicas americanas e se sentia culpado.

Um dos principais personagens do filme e que deu origem ao título do documentário "Waiting for "Superman" é Geoffrey Canada, um líder comunitário que ficou conhecido no país pelo seu ambicioso projeto social “Harlem Children Zone”, que engloba 97 quarteirões decadentes do Harlem, inclusive suas escolas “charter”.

assista o trailer do documentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário