quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
@ Adaptação
Antes do início do ano letivo, colégios tentam minimizar o impacto das mudanças
Saber o rosto da futura professora, descobrir o espaço da sala de aula e já se enturmar com os novos colegas - tudo isso antes de as aulas começarem. Com festinhas, gincanas, atividades didáticas e reuniões pedagógicas, algumas escolas particulares de São Paulo oferecem a oportunidade para o aluno que está mudando de ciclo ou chegando a um novo colégio começar a adaptação antes do início das aulas.
leia na íntegra
Para especialistas, atividades beneficiam crianças e famílias
sábado, 25 de dezembro de 2010
@ Educação financeira
Redes pública e particular instruirão seus alunos a lidarem com dinheiro. Em 2011, o nível fundamental inicia a experiência
O presidente Lula, às vésperas do Natal, deu um presente ao consumidor brasileiro. Assinou o Decreto nº 7.397, que cria a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), uma política pública cujo objetivo prático é ensinar adultos e alunos da rede pública e privada a lidar com o dinheiro, no momento em que o Brasil vive o pleno emprego, com aumento da renda e crédito fácil para as classes C, D e E. A expectativa das entidades envolvidas na Enef é de que a sociedade desenvolva habilidades financeiras que ajudem a identificar as oportunidades e também os riscos nas decisões de compra ou de investimento no mercado financeiro.
leia na íntegra
website ENEF
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
domingo, 19 de dezembro de 2010
@ Transformação da qualidade
Melhorar a qualidade do ensino público no país. Com este objetivo, 12 especialistas apontaram propostas para diminuir, até o ano de 2022, a distância educacional avaliada entre o Brasil e os países mais desenvolvidos. As sugestões resultaram no projeto “A Transformação da Qualidade da Educação Básica Pública no Brasil”. O documento foi divulgado, nesta quinta-feira (16/12), em São Paulo (SP).
leia na íntegra
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
@ Drogas entre estudantes
O VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada nas Capitais Brasileiras, concluído em 2010, mostrou diminuição de 49,5% no uso de drogas ilícitas entre estudantes da rede pública do país, na comparação com a última pesquisa, realizada em 2004. Esse cálculo levou em consideração o uso, continuado ou não, no ano, de solventes/inalantes, ansiolíticos, anfetamínicos, cocaína, maconha, crack e anticolinérgicos. Somente no caso da cocaína não foi observada redução do consumo.
leia na íntegra
Apresentação - Resultados do Estudo
Clique aqui e veja o Levantamento de 2004
NAS ESCOLAS PRIVADAS, 55% DOS ALUNOS JÁ USARAM DROGA
@ Congressistas x Professores
Quando o Senado ratificou em menos de cinco minutos a decisão da Câmara em reajustar os vencimentos dos parlamentares em mais de 60%, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS) não estavam em plenário para contestar a votação. Nessa quinta-feira (16), eles decidiram protestar contra o aumento de maneira inusitada: protocolaram um projeto de lei que, caso vingue, estenderá o percentual de reajuste (61,78%) dos congressistas para o piso salarial dos professores do ensino básico público.
leia na íntegra
PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 325 de 2010
texto inicial
avulso da matéria
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
@ PNE 2011-2020
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, encaminharam ao Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira, 15, o projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para período 2011-2020. A solenidade, no Palácio do Planalto, teve a presença de representantes da Conferência Nacional de Educação (Conae).
leia na íntegra
Confira a íntegra do projeto de lei
Ministro institui entidade para acompanhar política de educação
PORTARIA Nº 1.407, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010
Institui o Fórum Nacional de Educação - FNE.
CNE fixa as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos
RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010
Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
@ Wise Awards
A Qatar Foundation - braço educacional e científico do governo do Qatar - vai conceder a partir de 2011 o "Nobel" da educação, um prêmio de US$ 500 mil para o responsável por projetos ou políticas que sirvam de modelo em escala mundial. O anúncio da premiação, batizada de Wise International Award on Education, marcou o encerramento de um encontro sobre educação que reuniu 1,2 mil pessoas de mais de cem países em Doha, capital do Qatar, na semana passada.
leia na íntegra
The WISE Awards 2010
Greetings to the 2010 Laureates!
@ A próxima agenda
Key Questions
Brazil has made impressive progress in basic education over the past 15 years, but the country still has far to go to attain its goal of OECD-level educational quality by 2021. The education agenda of the new federal administration will be crucial.
The report addresses two main questions:
What has driven Brazil’s advances in education over the past 15 years?
What are the priorities for the next decade?
leia na íntegra
"Growing Older, Smarter and More Productive" - based on the following Country Studies: Achieving World Class Education in Brazil; Becoming Old in an Older Brazil; and Early Childhood Development.
Brazilian Knowledge Day
Banco Mundial analisa a evolução e os desafios da educação brasileira
Ouça a entrevista do ministro Fernando Haddad
4 ideias para tirar o atraso na educação
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
@ Prêmio Alexandrino Garcia
Primeira edição do prêmio Alexandrino Garcia
Categoria educação, do Instituto Algar, teve 73 relatos de aulas inscritos e 9 finalistas
Os educadores que produziram os três relatos de aulas mais bem-sucedidas dadas em escolas públicas do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) de fevereiro do ano passado a junho deste ano sobre o tema “Meio Ambiente” foram agraciados nesta quarta-feira (8) com o Prêmio Alexandrino Garcia - Categoria Educação. A primeira edição do prêmio de iniciativa do Instituto Algar (IAR) teve a participação de dez cidades, com 73 relatos inscritos, 30 classificados para a etapa regional e 9 finalistas. O objetivo da premiação foi valorizar o papel dos professores como agentes transformadores da realidade do país.
@ Partículas elementares
Agência FAPESP – O DVD O discreto charme das partículas elementares, baseado no livro de mesmo nome da física Maria Cristina Abdalla, está disponível para aquisição por professores da rede pública de ensino.
A autora é professora do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou na Organização Europeia para Investigação Nuclear (Cern), em Genebra, na Suíça.
O DVD desvenda as partículas elementares da física desde as primeiras descobertas que levaram à teoria quântica até as novas manifestações da matéria. A obra refaz a trajetória da mudança de modelos que levou ao modelo padrão da física de partículas.
Transformado em programa de televisão pela TV Cultura, o vídeo traz a edição do programa, que foi exibido em cinco capítulos. Por meio de recursos dramatúrgicos, os conceitos são simplificados e se tornam mais atrativos aos jovens, que são o público-alvo.
leia na íntegra
Para solicitar o DVD, os interessados professores da rede pública devem enviar um e-mail para a autora, pelo endereço mabdalla@ift.unesp.br.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
@ Pisa 2009
O Brasil aparece entre os três países que mais evoluíram na educação básica nesta década. A informação consta do relatório preliminar do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2009, divulgado nesta terça-feira, 7, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris.
leia na íntegra
Confira a integra das tabelas
Estudantes do Distrito Federal têm a melhor média do Pisa
Korea and Finland top OECD’s latest PISA survey of education performance
Full results
PISA 2009 Results
Database - PISA 2009
Executive Summary
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
@ Expulsão
O juiz da 9ª Vara Cível de Belo Horizonte, Haroldo André Toscano de Oliveira, determinou que a associação mantenedora do Colégio Loyola, situado na região centro-sul da capital, indenizasse três alunos que foram expulsos da escola por terem participado de uma comemoração conhecida como “Dia D”. Cada um dos estudantes deverá receber, pelos danos morais sofridos, R$ 25 mil.
leia na íntegra
Processo nº: 0024.08.177566-0
@ Investimento social
A educação é a área social em que os empresários mais investiram em 2010. Dos 102 associados do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife), 82% têm o ensino como foco principal de suas ações. O dado faz parte do Censo 2009-2010, mapeamento bienal sobre o investimento social privado dos associados do grupo. O documento foi divulgado pela instituição na última semana.
“A questão temática da educação é histórica. Além de ser efetivamente uma área fundamental para a sociedade, a escolha pelo setor se deve, em parte, pela predominância de investidores empresariais em um campo que já está consolidado. É mais difícil empresas investirem em temas controversos”, explica o gerente de conhecimento do Gife, André Degenszajn.
Além da educação, juventude (60%) e cultura (60%) também recebem o maior número de investidores. Os dados não são por valor investido, mas por investidor.
leia na íntegra
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
@ Todos pela Educação
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
@ Planos Decenais
Apenas dez Estados já adotaram planos estaduais de educação (PEE), apesar de terem se tornado obrigatórios por lei federal desde 2002. Os PEEs são considerados o principal conjunto de diretrizes para orientar políticas públicas educacionais. Levantamento do Observatório da Educação, que será divulgado hoje, mostra que 16 governos estaduais e o Distrito Federal não têm planos ou esperam que sejam aprovados pelo Legislativo.
leia na íntegra
Acompanhe a situação do plano de educação de cada estado
em Minas Gerais
País não tem tradição de planejamento efetivo”, diz pesquisador
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
@ OBMEP 2010
Os alunos de Minas Gerais venceram pela quarta vez consecutiva a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), superando São Paulo e Rio de Janeiro. O Estado é o campeão de medalhas no país, com 780 estudantes premiados. São 113 medalhas de Ouro, 231 de Prata e 436 de Bronze. Os alunos da rede estadual se destacam entre os premiados mineiros.
leia na íntegra
Veja os resultados
@ Apagão
leia na íntegra
A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho
fonte
@ Fluxo escolar
Apenas 47% dos jovens das seis principais regiões metropolitanas no país terminam o ensino médio na idade adequada, prevista entre 17 e 18 anos. O diagnóstico é de um estudo encomendado pelo Instituto Unibanco à Fundação Getúlio Vargas (FGV), que foi divulgado na última quinta-feira (25/11), em São Paulo (SP).
O abandono ou a repetência dos jovens começa antes do ensino médio: apenas 50% dos alunos do ensino fundamental concluem essa etapa na idade correta, segundo o levantamento, chamado “Os Determinantes do Fluxo Escolar entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Brasil”.
leia na íntegra
mais
download do estudo
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
@ Situação da Educação
A UNESCO apresentou nesta quinta-feira (25/11), no Rio, dados inéditos do relatório “Situação da Educação na América Latina e Caribe: Garantindo a Educação de Qualidade para Todos” a ministros de Educação e representantes dos países participantes da Segunda Reunião da Mesa do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe.
O relatório será oficialmente lançado no início de 2011.
Mais informações
Situação da Educação no Brasil
fonte
matéria no jornal "O Globo"
@ Consumo de álcool
O Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo, estudou o consumo de álcool por estudantes dos ensinos fundamental e médio. A pesquisa revelou que 32% dos jovens, em pelo menos um dia do mês, estão bebendo mais de cinco doses.
O fato é alarmante, pois a quantidade é suficiente para deixar o jovem mais eufórico ou bêbado. Como consequência, aumenta a probabilidade de cometerem atos violentos, dirigirem alcoolizados ou praticarem sexo desprotegido.
O estudo completo do Cebrid será divulgado em breve.
Para ouvir o Capital Humano, clique aqui.
fonte
@ Crise de Audiência
Estudar com mais idade que a esperada para a série escolar, devido à repetência ou abandono, aumenta as chances do aluno de São Paulo não se matricular no ensino médio. O quadro é mais crítico para os estudantes com notas baixas em avaliações oficiais do ensino fundamental, aponta um estudo do Instituto Unibanco, apresentado nessa quinta-feira (25/11), na capital paulista.
leia na íntegra
Seminário “A Crise de Audiência no Ensino Médio”
terça-feira, 23 de novembro de 2010
@ Desigualdade
Estudo do Ipea mostra diferenças no acesso à educação para ricos e pobres, brancos e negros e população urbana e rural
A desigualdade ainda é um dos grandes desafios do Brasil quando se trata de melhorar a educação. Essa é uma das conclusões do Comunicado do Ipea n° 66: PNAD 2009 - Primeiras Análises: Situação da educação brasileira - avanços e problemas. O estudo, lançado nesta quinta-feira, 18, traz uma análise da educação no período de 1992 a 2009 e traça um quadro detalhado da atual situação da escolarização da população brasileira com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE).
leia na íntegra
Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 66
Veja os gráficos da apresentação
sábado, 20 de novembro de 2010
@ Turma 1901
Programa seguiu estudantes do Rio de Janeiro durante dez meses
Iniciativa partiu de Zeca Camargo, inspirado pela produção francesa "Entre os Muros da Escola", de 2008
O formato de quadros sem roteiro, que acompanham os personagens com um mínimo de interferência, tem sido bem visto pela direção do "Fantástico" desde "Manda Quem Pode, Obedece Quem Tem Juízo" (2009).
A série mostrou os desajustes financeiros da família Amorim, da classe média baixa carioca. Depois dele, o programa já exibiu outras três iniciativas e amanhã estreia a de maior fôlego.
O quadro "Turma 1901" acompanhou por dez meses as aulas de português de alunos do ensino fundamental numa escola pública do Rio. O objetivo é mostrar os desafios da educação e questões que sejam cruciais para adolescentes de 15 e 16 anos -fase de definição do futuro.
Os produtores do "Fantástico" levaram um ano para escolher a escola ideal junto à Secretaria Municipal de Educação do Rio. A opção foi pelo colégio General Euclydes de Figueiredo, na Tijuca, que não é um exemplo de excelência nem de abandono. A escola não fica na zona de tiro dos traficantes, mas é cercada por favelas, onde mora a maioria dos pouco mais de 30 alunos da classe.
A equipe da Globo produziu cem horas de gravação, que devem ser reduzidas a cinco episódios de 15 minutos. Além das aulas, o quadro acompanhou de perto a vida pessoal de quatro alunos. A ideia do quadro partiu do apresentador Zeca Camargo, que se inspirou no filme francês "Entre os Muros da Escola", de Laurent Cantet, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2008. O filme mostra o abismo que existe entre professores e alunos nos subúrbios de Paris, o que gera incompreensão e atritos na sala de aula. O quadro do "Fantástico", no entanto, é mais otimista.
Segundo Zeca Camargo, a ideia não foi maquiar as mazelas da educação brasileira, mas também não apresenta um cenário de final dos tempos. "Mesmo com todas as dificuldades do sistema, o espectador vai perceber que a responsabilidade da educação acaba sendo individual."
Neste caso, o que faz a diferença é a professora da turma. Mirza Christine Leal da Silva parece ter traçado como meta dar um rumo na vida destes jovens. "O quadro acabou tendo um toque daquele filme "Ao Mestre, com Carinho'", diz Camargo.
NA TV
Turma 1901
QUANDO estreia amanhã (21/11), no "Fantástico" (20h45)
CLASSIFICAÇÃO livre
Publicado no jornal Folha de S.Paulo, Ilustrada, 20/11/10.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
@ PEP 2011
Os cerca de 238 mil candidatos a uma vaga no programa de Educação profissional (PEP) já podem consultar a lista dos aprovados na edição PEP 2011 no site http://wrk.educacao.mg.gov.br/pep2011/cand/link3.htm . A consulta pode ser feita de forma individual ou por município, em ordem de classificação por curso e turno. O classificado terá apenas dois dias para comparecer à instituição e realizar a matrícula. Para os classificados em primeira chamada, o período de matrícula vai do dia 22 a 26 de novembro. A segunda chamada será do dia 29 de novembro a 3 de dezembro.
leia na íntegra
@ Consciência Negra
@ Enem 2010
O Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Des. Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu, no início da noite desta quinta-feira, a decisão da Juíza Federal da 7ª Vara/CE que assegurava a realização de uma nova prova a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelos erros de impressão do caderno amarelo ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões de resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O magistrado atendeu a pedido formulado pelo INEP (organizador do ENEM) na Suspensão de Antecipação de Tutela nº 4210-CE. Na decisão, o Presidente do TRF5 ressaltou a iminência do dano à ordem pública na possibilidade de submissão a novo certame, sem o controle objetivo por parte da Administração Federal do efetivo prejuízo sofrido pelos candidatos, à mercê, portanto, da vontade dos mesmos. Ponderou, ainda, que a alteração do cronograma fixado pelo MEC implica atraso na conclusão do ENEM 2010, circunstância por demais relevante, considerando que diversas instituições de ensino superior utilizarão as notas do ENEM na seleção de ingresso dos novos alunos. Por fim, realçou ser inadmissível que paixões a teses jurídicas venham aflorar e contaminar o Judiciário, a ponto de se pretender a reforma da decisão anteriormente proferida por quem não possui competência para tanto, trazendo insegurança jurídica para milhões de jovens atônitos (e suas famílias) à espera da definição das respectivas situações escolares.
acessar decisão
@ Distantes
Agência FAPESP – As principais fontes de informação para professores do ensino básico que trabalham com educação ambiental são revistas e livros didáticos e o conhecimento produzido nas universidades não atinge diretamente esses profissionais. A constatação é de uma pesquisa feita na Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O estudo avaliou as fontes de informação sobre educação ambiental dos professores de educação básica em 14 municípios de São Paulo que pertencem à bacia hidrográfica do médio Tietê, tendo como polo regional a cidade de Bauru.
De acordo com Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, professora do Instituto de Biociências de Botucatu e docente credenciada na Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, o estudo procurou entender por que o conhecimento produzido nas universidades nessa área não atinge diretamente os profissionais na educação básica.
leia na íntegra
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
@ Índice de Confiança
Instituição passou de 7º para 2º lugar, diz levantamento da FGV; para pesquisadora, polêmica do aborto na campanha eleitoral impulsionou índice
leia na íntegra
Índice de Confiança na Justiça Brasileira - ICJBrasil
O Índice de Confiança na Justiça brasileira – ICJBrasil – é um levantamento estatístico de natureza qualitativa, realizado em sete estados brasileiros, com base em amostra representativa da população. O seu objetivo é acompanhar de forma sistemática o sentimento da população em relação ao Judiciário brasileiro.
ICJ Brasil - 3º trimestre 2010 (download)
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
@ Descol@dos
Adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal lançam revista de direitos humanos e orçamento público
Adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal lançaram, no último dia 09 de novembro, a revista Descol@dos – uma publicação produzida pelos jovens desde a linha editorial até o projeto gráfico. O lançamento aconteceu no Plenário 7, da Câmara dos Deputados. O maior objetivo da publicação é disseminar o debate acerca de Direitos Humanos e Orçamento Público a adolescentes de todo o Distrito Federal
A iniciativa é fruto do projeto “Onda: adolescente em movimento pelos direitos”*, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e tendo como apoiadores a KinderNotHilfe (KNH), uma organização alemã dedicada aos direitos da criança e do adolescente, e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
* O que é o projeto “Onda”? é um trabalho realizado pelo Inesc com apoio da Kindernothilfe. O projeto visa introduzir o tema dos direitos humanos e do orçamento público em escolas do Distrito Federal. O objetivo do projeto é assegurar o envolvimento de crianças e adolescentes na discussão sobre direitos e cidadania, observando como se relacionam com o orçamento público. A idéia é fortalecer a capacidade de atuação dos(as) jovens na conquista de seus direitos e no monitoramento das políticas públicas a eles(as) destinados. As oficinas nas escolas partem de um momento estético onde aos poucos são introduzidos conceitos e debates mais aprofundados sobre direitos humanos, orçamento público e caminhos para monitorá-los.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
@ Brincadeiras
Por Rosely Sayão (*)
A expressão "brincadeira de mau gosto", agora, virou moda entre crianças, adolescentes e até adultos.E pior: ela tem sido usada, principalmente pelos mais novos, para explicar as situações mais absurdas e até tragédias que acontecem em nosso mundo.
Você se lembra, caro leitor, do garoto de nove anos que morreu na escola que ele frequentava, vítima de um tiro?Pois em uma reportagem que abordava o assunto, colegas do menino chegaram a enunciar a hipótese de a tragédia ter ocorrido pelo descontrole do que seria, inicialmente, uma "brincadeira de mau gosto" entre colegas.
E o tal "rodeio de gordas", uma espécie de jogo universitário em que alunos da Unesp do campus de Assis demonstravam interesse em paquerar alunas com sobrepeso e, depois de conquistar a atenção delas, agarravam as garotas por trás e tentavam se manter nessa posição o maior tempo possível, simulando um rodeio? Da mesma maneira, o evento foi descrito por alguns alunos como uma "brincadeira de mau gosto".
Em escolas, é comum crianças serem humilhadas com apelidos, por colegas, ou serem excluídas e isoladas pelos mais diversos motivos e, da mesma maneira, as crianças nomeiam tais situações com a mesma expressão.
Até programas de televisão, agora, exploram o tema com as já conhecidas "pegadinhas" que, invariavelmente, colocam pessoas em situação de vexame, humilhação etc. Pois não é que as pegadinhas são chamadas de brincadeiras? De mau gosto, é claro. Que pena que juntamos nessa expressão conceitos tão antagônicos.
Brincadeira supõe, acima de qualquer coisa, diversão das pessoas envolvidas. Brincar é um ato lúdico muito próprio da infância, e que acaba por se estender pela vida toda. O que seria da nossa vida sem as brincadeiras e o prazer que elas proporcionam?
Por isso, fica difícil de entender a popularização da expressão em questão. Sabemos que o tempo que vivemos não ajuda os mais novos a construírem um sentido para a vida. Ao contrário: vivemos uma época dominada pela cultura do tédio, situação muito bem abordada e explanada por Yves de La Taille em seu último livro, "Formação Ética do Tédio ao Respeito de Si" (Editora Artmed). Concomitantemente, a importância do poder de um sobre o(s) outro(s) e o valor do individualismo também colaboram para esse clima de vazio da existência que começa a ser sentido por muitos, já na infância.
Em conjunto, talvez essas características do mundo contemporâneo, combinadas com algumas outras, tenham favorecido o surgimento e o crescimento das tais "brincadeiras de mau gosto", cada vez mais frequentes e presentes na vida dos mais novos. E é bom lembrar que o lugar de vítima e de agente, nesses casos, podem se alternar na vida de qualquer um deles.Precisamos intervir nessa história para que crianças, adolescentes e jovens entendam que a vida social sustenta a vida pessoal e, portanto, quando não colaboramos para que os relacionamentos sociais sejam respeitosos, comprometemos nossa própria vida pessoal.
Da forma que temos permitido e inclusive participado de várias maneiras da criação dessas chamadas "brincadeiras de mau gosto", desconstruímos o conceito tão caro do ato de brincar, principalmente na infância e, mais ainda, contribuímos decisivamente para uma cultura de desrespeito, de si e do outro. É um futuro com tais características que desejamos aos nossos filhos?
(*) Rosely Sayão é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)
Publicado no jornal Folha de S.Paulo, Equilíbrio, 09/11/10
Yves de La Taille: "Nossos alunos precisam de princípios, e não só de regras"
@ Trabalho docente
Pesquisa inédita sobre trabalho docente apresenta dados da educação infantil
terça-feira, 9 de novembro de 2010
@ Portinari
Portinari na internet e para todos
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
MENSURAÇÃO DA INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE
ASSUNTO: Ciências Sociais
AUTOR(ES): SANT'ANA, RICARDO CÉSAR GONÇALVES
ISBN: 9788579830105
PÁGINAS: 181
ANO: 2010
Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública. Com isso se abre a possibilidade de acompanhar e cobrar maior esforço dos gestores públicos para ampliar a disponibilidade de opções de acesso aos dados e serviços públicos. Governos realmente transparentes podem estimular a participação popular, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada.
Clique aqui e ouça entrevista com o Autor
Clique aqui e leia release desta obra
download gratuito
domingo, 7 de novembro de 2010
@ "Caçadas de Pedrinho"
CNE mantém decisão de notificação sobre preconceito em obra de Lobato
Racismo e censura. Os dois temas mais do que polêmicos envolveram, na última semana, os debates acerca da obra Caçadas de Pedrinho, do escritor Monteiro Lobato. Afinal, há racismo na obra? Se existe, o que fazer em relação a isso? Sugerir a exclusão da utilização oficial do livro ou a inclusão de uma nota explicativa seria um ato de censura? Os questionamentos foram feitos a partir de posicionamento do Conselho Nacional de Educação (CNE) a respeito da obra — na qual o órgão identificou a presença de “estereótipos raciais”. A posição recebeu críticas de estudiosos e não foi respaldada pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, a discussão a respeito do clássico infantil, publicado em 1933, parece longe do fim: a despeito da posição contrária do MEC, o CNE — que tem a atribuição de assessorar a pasta — informou que o argumento em relação à obra não irá mudar: a defesa de, pelo menos, incluir uma nota sobre a existência de racismo — já defendida em parecer não homologado — está mantida. E o Ministério da Educação está convidado a novo debate.
ABL se pronuncia contra censura à obra de Monteiro Lobato
Nota ABL
Por que não reescrevem tudo?
Por João Ubaldo Ribeiro
Autores da literatura infantil repudiam veto a livro de Monteiro Lobato
Uma das maiores especialistas em Monteiro Lobato explica do que trata Caçadas de Pedrinho e opina sobre o parecer do CNE
sábado, 6 de novembro de 2010
@ Pronera
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (4) o Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, que institui a responsabilidade compartilhada quanto à oferta de educação em áreas rurais, da creche à universidade, entre municípios, estados e o governo federal. As medidas previstas no decreto regulamentam o Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera), que tem a finalidade de ampliar o nível de escolarização dos trabalhadores rurais assentados.
De acordo com o documento, caberá ao Executivo a responsabilidade de criar e implementar mecanismos que assegurem o desenvolvimento do ensino no campo.O objetivo é reduzir o analfabetismo de jovens e adultos e compensar a defasagem de acesso dos moradores de áreas rurais à educação. Entre as medidas previstas de serem implementadas pelo governo federal está integrar a qualificação educacional e profissional da população do campo, além de garantir energia elétrica, água potável e saneamento básico para as escolas.
Também estão previstas iniciativas de inclusão digital, com acesso a computadores e conexão à internet nas redes de ensino que funcionam em áreas rurais. O decreto prevê ainda a exigência de adequar o calendário escolar com as particularidades das atividades regionais e dos ciclos produtivos. Foi instituída ainda, por meio do decreto, a chamada “pedagogia da alternância”, que combina atividades intensivas na sala de aula com práticas na propriedade.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), para que estados e municípios recebam assistência técnica e as transferências voluntárias de recursos do governo federal, os dirigentes locais deverão incluir ações de educação no campo em seus planos estaduais e municipais de educação. Ainda de acordo com o MEC, todos os planos educacionais devem ser feitos com base no Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE será encaminhado ao Congresso Nacional pelo governo federal com as metas educacionais brasileiras para o período de 2011 a 2020.
fonte
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
@ IDH
Brasil avança no novo IDH
Reformulado, Índice de Desenvolvimento Humano usa Renda Nacional Bruta em vez de PIB e apresenta novos indicadores sobre educação
Brasil é o país que mais avança em índice de desenvolvimento da ONU
@ Memória da Educação
Acesse documentos sobre a história da educação paulista nos séculos XIX e XX que integram o acervo da Instituição. São disponibilizados relatórios, dados estatísticos, instruções pedagógicas, revistas, trabalhos escolares, galeria de imagens entre outros documentos que permitem uma aproximação do pesquisador com a complexidade dessa temática.
@ Orçamento e Educação
Projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do município de Uberlândia para o exercício financeiro de 2011, também conhecido como Lei Orçamentária Anual (LOA), foi enviado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal no início do mês de outubro. A receita total da Administração Direta e Indireta é estimada em R$ 1.322.684.000,00 e decorrerá da arrecadação de tributos, de transferências constitucionais, de renda e de outras receitas correntes e de capital.
As despesas serão realizadas e discriminadas por órgãos de governo da administração direta: Câmara Municipal, dezessete secretarias e Procuradoria Geral, e da administração indireta: Futel, Ferub, Ipremu, Dmae e Emam.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) absorverá R$ 255.700.000,00, tendo uma participação relativa de 23,23%, sendo superada somente pela área de saúde, R$ 319.341.000,00 (29,01%).
Segundo o Censo Escolar 2010, dados preliminares, a rede municipal de ensino contém 52.948 alunos, sendo 13.712 (25,90%) na Educação Infantil (zero a cinco anos), 36.813 no Ensino Fundamental (seis a catorze anos, 69,53%) e 2.423 na Educação de Jovens e Adultos (4,58%).
Através de uma análise preliminar, destacam-se alguns pontos do orçamento na área educacional: 1) as despesas correspondem a 71,92% (pessoal e encargos sociais), 24,37% (outras despesas correntes) e 3,71% (investimentos).
As fatias em “outras despesas correntes” são assim denominadas: funcionamento escolar (39,68%), transporte escolar (27,69%), alimentação escolar (9,84%), repasses para creches conveniadas (7,46%), uniformes (3,61%), aperfeiçoamento de docentes (0,44%) e outros (11,28%).
Em “investimentos”: ampliação e reformas (42,89%), construção de novas unidades (38,31%), funcionamento escolar (12,65%) e manutenção e conservação (6,15%).
Algumas conclusões: apesar do número total de alunos na rede municipal de ensino ter permanecido estável nos últimos oito anos, as despesas com pessoal e corrente, em 2011, consumirão 96,29% do orçamento. No item “transporte escolar”, chama a atenção o custo anual R$ 17.255.000,00, correspondendo a 27,69% em “outras despesas correntes”. O transporte de alunos do ensino médio, profissional e superior, totalizará R$ 3.891.000,00 (22,55%), contra R$ 13.364.000,00 (77,45%) nos demais níveis de ensino.
No item “aperfeiçoamento de docentes” (capacitação) destaca-se o valor destinado para tal fim: R$ 277.000,00, ou seja, 0,44% dentro das “despesas correntes” e 0,11% do orçamento total.
No item “funcionamento escolar” destaca-se o custo da Educação Infantil, R$ 11.380.000,00 (46,03%), contra R$ 10.034.000,00 (40,58%) do Ensino Fundamental.
Algumas indagações: é plausível investir somente 0,1% na capacitação dos docentes? É aceitável investir quase quatro milhões de reais em transporte de alunos que não são de competência do município, conforme previsto no artigo 11, item V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)? Com este montante dobraríamos os recursos destinados à construção de novas unidades de ensino, por exemplo, creches.
Se nos últimos oito anos, o número total de alunos permaneceu estável, é justificável o percentual de 96,29% destinados para despesas correntes e de pessoal?
Desde a audiência pública, tornou-se indispensável traduzirmos o orçamento municipal para superarmos o seu dogmatismo técnico. Antes de tudo, é uma discussão e decisão política.
@ Doing Business 2011
O Brasil aparece em 127º lugar em um ranking que avalia a facilidade de se fazer negócios em 183 países, elaborado pelo Banco Mundial.
O estudo, intitulado Fazendo Negócios 2011 (Doing Business 2011), considera os fatores que afetam uma empresa durante seu "ciclo de vida", incluindo abertura, comércio exterior, contratação de funcionários, aquisição de sede, pagamento de impostos e fechamento, entre outros.
leia na íntegra
Veja o ranking
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
@ Apoio para incluir
Professora da rede municipal de ensino - Uberlândia - MG
Falar de inclusão nos sistemas de ensino é, hoje, uma realidade instaurada por leis e declarações internacionais, onde o papel de cada Estado deve ser de estruturar o acesso ao ensino regular e a disponibilizar apoios especializados para atender às necessidades educacionais especiais. Essa realidade merece ser comemorada, pois o aumento da matrícula para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades nas escolas provoca um avanço no processo de acolher todos os alunos, indistintamente, mas que me parece ensejar muitos desafios: como garantir que, além de frequentar as aulas, os alunos aprendam?
leia na íntegra
Artigo publicado no jornal Correio, edição do dia 29/10/10, p. A2.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
@ Desafio
A afirmação é da vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wrana Panizzi, em entrevista concedida ao Portal Aprendiz.
leia na íntegra
@ Ensino da música
Faltando pouco mais de dois meses para o ensino de música se tornar obrigatório na educação básica, preparar escolas e professores para trabalharem o conteúdo ainda é um desafio. A avaliação é do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Senado e de representantes de artistas e professores, ouvidos pelo Portal Aprendiz.
“A licenciatura em artes é voltada para artistas que já têm uma área definida. Quando eles vão dar aulas, a tendência é trabalharem mais a questão plástica”, avalia a presidente do Consed, Yvelise Freitas. “As secretarias devem buscar formas de superar a defasagem com formação e material. Alguns estados podem ter dificuldade, como aconteceu com a inclusão de Espanhol, Sociologia e Filosofia”.
A Lei 11.769, aprovada em agosto de 2008, torna obrigatória a inclusão de música nas aulas de educação artística de ensinos fundamental e médio, da rede pública e particular, a partir de janeiro de 2011. O Artigo 2º, que determinava que a música deveria ser lecionada por professores com formação especifica, foi vetado.
leia na íntegra
@ Cadernos do professor
Kit Cadernos do professor
Estimule seus alunos a pesquisar sobre Energia e Meio Ambiente
Para baixar os capítulos em PDF, basta clicar nos links abaixo. As Escolas Técnicas e de Ensino Médio também podem solicitar o kit impresso por email: jovemcientista@frm.org.br O material é gratuito.CADERNOS DO PROFESSOR
Capítulo 1 (1.1 MB): Intro + A Energia Move o Universo.pdf
Capítulo 2 (820 KB): Energia e História.pdf
Capítulo 3 (493 KB): Energia e Desenvolvimento.pdf
Capítulo 4 (1.1 MB): A Geração de Energia Hoje.pdf
Capítulo 5 (944 KB): A Energia e Seus Impactos.pdf
Capítulo 6 (2.1MB): A Energia do Futuro.pdf
Capítulo 7 (1.4MB): Aumentando a Eficiência Energética.pdf
FICHAS DE ATIVIDADES (2.6MB): Energia e Cidadania.pdf
ROTEIROS DE AULA (958KB): Sugestões de Planos de Aula.pdf
fonte
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
@ Prosperidade
A falta de segurança, a qualidade da educação e a percepção de debilidade institucional impediram que o Brasil melhorasse em um ranking internacional de prosperidade elaborado pelo Instituto Legatum, que promove o desenvolvimento sustentável.
leia na íntegra
Para tanto, o cálculo condensa informações em oito subíndices: economia, empreendedorismo, governança, saúde, educação, segurança, liberdade e capital social.
O Brasil aparece como país "mediano" na maioria deles, à exceção do índice de liberdade, onde está no terço superior do grupo de 110 países.
Mas nas áreas de segurança o país fica na posição 76, em educação, 75, e governança, 60.
Apenas dois em cada cinco brasileiros se sentem seguros ao caminhar para casa, colocando o país no número 96 entre os 110 países pesquisados, e mesmo na questão da violência política a colocação brasileira é a 90ª.
Na questão do ensino, o relatório aponta uma "insatisfação com um sistema educacional percebido como baixo em qualidade e escasso em oferta".
Além disso, a percepção de governança no país permanece "medíocre" e a confiança nas instituições democráticas, "baixa", nas palavras do relatório. Os níveis de confiança da sociedade em seus próprios cidadãos é uma das mais baixas entre os países analisados.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
@ Bonecos gigantes
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
@ Ingresso em 2011
A decisão foi publicada no último dia 18, no Diário Oficial da União, por meio da homologação do Parecer nº 12/2010, que estabelece as Diretrizes Operacionais para a matrícula no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
O Parecer prorroga o prazo estabelecido na Resolução nº 1/ 2010. De acordo com esta Resolução, as crianças que freqüentaram dois anos ou mais a pré-escola (e somente estas), poderiam ser matriculadas, no ano letivo de 2010, no Ensino Fundamental. Porém, devido à grande demanda e à preocupação de educadores e entidades, a mesma situação poderá ser aplicada para as matrículas também do ano letivo de 2011.
leia na íntegra
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010
Define Diretrizes Operacionais para a matrícula no Ensino Fundamental e na Educação Infantil
leia na íntegra
@ Plano Decenal
Já está disponível online a versão preliminar dos princípios, das diretrizes e dos eixos da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, bem como as bases – objetivos estratégicos e metas – do Plano Decenal.
leia na íntegra
Clique aqui para ver a íntegra do material.
@ Justiça nas Escolas
Haverá debates sobre temas como combate às drogas, bullying, violência nas escolas, evasão escolar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cidadania, com a participação de juízes, professores, educadores, técnicos em psicologia e serviço social, alunos e pais, entre outros. Busca-se estimular o trabalho articulado entre as instituições de Justiça Educação.
leia na íntegra
Cartilha Justiças nas Escolas - Bullying (download)
@ Ideb
Quase a metade (47%) da coordenação pedagógica da rede pública brasileira não sabe dizer o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de sua escola. A informação foi revelada por uma pesquisa que busca traçar o perfil de coordenadores pedagógicos brasileiros e suas relações com a educação, encomendada ao Ibope Inteligência pela Fundação Victor Civita.
leia na íntegra
@ Ministro no Salão PROEX
Apresentações culturais, recreativas e palestras estão na programação do evento
Começa hoje, no campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, o Salão Proex, promovido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex). A abertura será às 8h com apresentações culturais, recreativas e palestras. Com o tema “Universidade e Sociedade – Múltiplos Olhares”, o evento terá desde desfiles de bonecos à conferência do ministro Eloi Ferreira de Araújo, da Secretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.
leia na íntegra
publicado no jornal Correio, edição do dia 20/10/10
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
@ Ler faz crescer
Ler um livro para uma criança é um gesto simples que ajuda a despertar, desde cedo, o gosto pela leitura. Um prazer que ensina a sonhar, pensar e ser capaz de escrever a sua própria história.
O Itaú acredita que o hábito da leitura é um bom caminho para o desenvolvimento pleno da criança. E convida você para fazer parte dessa aventura com a Coleção Itaú de Livros Infantis.
São quatro livros para você ler e reler com as crianças.
Clique aqui e peça a sua coleção. A distribuição será feita enquanto durar o estoque.
@ Doodle4Google
Pela primeirva vez, o Google terá seu logo desenhado por um estudante brasileiro. O Google promove uma competição chamada Doodle4Google, que convida estudantes de 6 a 15 anos a desenhar o logo do Google sobre um tema específico. Nesta primeira edição no Brasil, o tema será "O Brasil do Futuro".
saiba mais, clique aqui.
A História dos doodles
@ Boas práticas
Cartazes e cartilhas para a sua escola
O site Educar para Crescer disponibilizou 14 cartazes, com dicas simples e práticas para pais, professores e alunos.
acessar
sábado, 16 de outubro de 2010
@ José Angelo Gaiarsa
O velório está ocorrendo desde as 14h no cemitério São Paulo. O corpo será enterrado no cemitério da Assunção, em Santo André, onde o psiquiatra nasceu, neste domingo (17) às 8h. Gaiarsa era divorciado e deixa três filhos e oito netos.
leia na íntegra
Seu último prêmio foi do International Academy of Child Brain Development, do Institute for the Achievent of Human Potential, decorrente de um trabalho recém concluído sobre o desenvolvimento físico, cerebral e emocional das crianças.
download do seu livro "Amores Perfeitos", clique aqui.
mais obras de Gaiarsa
@ Seminário Internacional
Estão abertas as inscrições para o I Seminário Internacional: Criança, Formação Docente, Cotidiano Escolar e Família. Para professores, psicólogos da rede municipal, estadual e federal de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos de áreas afins, pais e demais interessados. A inscrição será a doação de um brinquedo novo (ou em bom estado) ou um livro, entregue no credenciamento. Inscrições pelo site até 22 de outubro de 2010.
Local : Uberlândia - Minas Gerais - Brasil
Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Data : 09 a 13 de novembro de 2010.
mais informações
inscrições, clique aqui.
download folder do evento
@ The Education Project 2010
No ultimo final de semana, de 8 a 10 de outubro, aconteceu no Bahrain, país localizado no Golfo Pérsico, Oriente Médio, a segunda edição do congresso “The Education Project”. Mais de 600 pessoas, vindas de aproximadamente 50 países, participaram do encontro.
leia na íntegra
@ Education at a Glance 2010
@ Carta-compromisso
Documento assinado por 27 entidades apresenta propostas à Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB)
Nesta sexta-feira, 15, Dia do Professor, 27 entidades planejam entregar aos candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), uma carta-compromisso "pela garantia do direito à educação de qualidade". Segundo as organizações, o objetivo da iniciativa é assegurar o compromisso de ambas as candidaturas com políticas educacionais capazes de consagrar o direito à educação de qualidade para todos os brasileiros.
leia na íntegra
Carta-compromisso por Educação de qualidade é lançada
download carta-compromisso
Professores avaliam como genéricas as propostas dos presidenciáveis para educação
Salão PROEX 2010
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
@ Investimento
A proposta do professor é da criação de programas de educação precoce pelo governo nas suas mais diversas esferas - federal, estadual e municipal - capazes de propiciar às crianças mais pobres um acompanhamento de qualidade, reduzindo o fosso que separa os estudantes brasileiros ao ingressarem no ensino básico. "Isso vai garantir maior retorno para o crescimento econômico sustentado, com maior distribuição de renda, nos próximos 20 anos", disse Araújo ao Valor.
leia na íntegra
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
@ Piso salarial
Após dois anos e três meses da sanção da Lei nº 11.738, que regulamentou o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica, os professores ainda encontram resistência para o cumprimento da legislação em sua totalidade. De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, nenhum estado brasileiro cumpre a lei exatamente como foi aprovada.
leia na íntegra
Após mobilização organizada pelos educadores em favor da implementação do piso, em 16 de setembro, o ministro do STF, Joaquim Barbosa, liberou o relatório para que a ADI 4.167 seja incluída na pauta de julgamento do Supremo.
@ Demografia
Comunicado nº 64 também aponta que a população diminuirá a partir de 2030 após pico de 206,8 milhões de pessoas
leia na íntegra
PNAD 2009 – Primeiras Análises: Tendências Demográficas
download
A reinvenção da transição demográfica: envelhecer antes de enriquecer?
@ Novo governo
Jorge Abrahão insiste que para “quebrar o ciclo da pobreza, ampliar a renda e diminuir a desigualdade” é preciso melhorar a qualidade do ensino ampliar o acesso e a permanência das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na escola. Atualmente, só o acesso ao ensino fundamental (1º ao 9º ano, dos 6 aos 14 anos) está universalizado (98%).
leia na íntegra
@ Seletivo
O Estado de S. Paulo - 14/10/2010
"É educando a população, principalmente a mais jovem", que o Brasil conseguirá enfrentar esse problema, diz o economista José Márcio Camargo, da PUC do Rio de Janeiro. Para isso, o País precisa melhorar a qualidade das escolas públicas, principalmente a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio, reduzindo também as diferenças de qualidade do ensino.
Foi isso que fez a maioria dos países que conseguiram reduzir as desigualdades de renda e crescer com regularidade. "Mas o governo brasileiro gasta sete vezes mais por aluno do ensino superior do que por aluno do ensino fundamental e da pré-escola", observa Camargo."
leia na íntegra
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
@ Não-sexista
Um conjunto de organizações está produzindo um documento sobre a eqüidade de gênero na educação do Brasil
Um conjunto de organizações formado pelo Cladem (Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher), pela ONG Ação Educativa, pelo Instituto Ecos e pelo Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae/SP está produzindo um documento sobre a eqüidade de gênero na educação do Brasil. O informe brasileiro sobre ‘Educação Não Sexista e Anti-Discriminatória’ deverá estar pronto até o fim de novembro e trará um diagnóstico regional a respeito da educação e das relações de gênero.
leia na íntegra
As ações serão focadas em pontos específicos como a implementação das leis 10.639/2003 (ensino da história e da cultura afro-brasileira) e 11.738/2008 (piso salarial para profissionais do magistério público), a ampliação do acesso à educação infantil e a tramitação do novo PNE (Plano Nacional de Educação 2011-2020). Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site Educación No Sexista