Pesquisa inédita sobre trabalho docente apresenta dados da educação infantil
Diferentemente de outras investigações sobre educação básica, a pesquisa Trabalho docente na educação básica no Brasil, cujos resultados são divulgados esta semana na UFMG, inclui dados sobre educação infantil, e não apenas sobre o ensino fundamental e médio.
“Esta é uma novidade que merece ser ressaltada, pois em geral as creches e pré-escolas não são consideradas quando se investiga trabalho docente na educação básica”, comenta a professora Lívia Fraga Vieira, uma das coordenadoras do levantamento, realizado em sete estados brasileiros, em 2009 e 2010, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
“A pesquisa procurou conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica nas duas últimas décadas no que se refere à organização e gestão escolar e suas consequências para a formação e a carreira docente”, comenta Lívia Vieira.
O estudo foi realizado em sete estados brasileiros: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo. Em cada estado foram pesquisadas escolas de educação básica das redes estadual e municipais de ensino e instituições privadas de educação infantil (comunitárias e filantrópicas conveniadas com o poder público).
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