Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

@ Educação do Futuro



Educação do futuro será personalizada e híbrida

Pesquisa da Fundação Catar mostra que até 2030 as escolas vão focar nas demandas dos alunos, e professores se tornarão tutores

Computadores e tablets estarão mais presentes na vida de professores e estudantes do que lousas e apostilas. Até 2030, a maior parte do ensino será personalizada, ou seja, vai acompanhar o ritmo e os interesses de cada aluno. Aulas online serão mais importantes do que as presenciais. Essas são apostas para a educação do futuro de 645 especialistas ouvidos por pesquisa do World Innovation Summit for Education (Wise), da Fundação Catar. Confira. (Jornal Estado de S.Paulo)


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

@ Filosofia

Canal do YouTube explica filosofia com animações inspiradas em games. Confira. Mais.

@ Crise hídrica

Como falar sobre a crise hídrica na sala de aula  

A falta de água pode servir de gancho para discutir sobre gestão de recursos hídricos e consumo consciente

Nos últimos meses, as discussões sobre a água e o consumo consciente ganharam espaço em razão do período de seca nas regiões sudeste e nordeste e com a crise no abastecimento que atinge o estado de São Paulo, maior metrópole do país. Atualmente, o Sistema Cantareira, principal responsável por abastecer a região, opera com apenas 3% do volume dos seus reservatórios. Diante desse cenário, como o professor pode discutir o tema em sala de aula? O Porvir conversou com alguns especialistas e reuniu uma lista com dicas de recursos digitais que podem auxiliar os educadores. Confira. (Porvir)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

@ Cousera

Coursera fala português e terá USP e Unicamp  

Plataforma firma parceria com universidades brasileiras e também oferecerá cursos para professores da educação primária e secundária. Confira.

@ Currículo

Currículo australiano prevê de ciências a criatividade  

Para combater desigualdades educacionais, Austrália criou base curricular objetiva, concisa e incluindo material com exemplos reais

No momento em que o debate sobre a construção de uma base curricular comum no Brasil começa a se fortalecer, torna-se imprescindível um mergulho nos processos e modelos realizados ao redor do mundo. Uma das fontes mais ricas em lições e inspirações é a experiência de construção e implementação do Currículo Nacional Australiano, desenvolvido a partir da inquietação do país com as desigualdades educacionais e a preocupação com o seu papel como nação no cenário global. Confira. (Porvir)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

@ Excelência com Equidade

Estudo Excelência com Equidade é divulgado na íntegra: partes qualitativa e quantitativa  

Oferecer educação de qualidade em condições socioeconômicas desfavoráveis é uma missão na qual tiveram sucesso 215 escolas públicas brasileiras. Estas escolas foram analisadas pelo estudo “Excelência com Qualidade”, da Fundação Lemann em parceria com o Itaú BBA, e agora você também já pode ler o estudo na íntegra.

O documento é separado em duas partes: uma qualitativa, publicada em dezembro de 2012, e uma quantitativa, que é disponibilizada aqui hoje pela primeira vez.  

A parte qualitativa do estudo estudou seis escolas de todas as regiões do país, visitou-as e produziu uma análise detalhada das práticas e estratégias utilizadas por elas na garantia de um aprendizado de qualidade para alunos de baixo nível socioeconômico. Leia na íntegra.

Já a parte quantitativa do estudo, por Ernesto Faria e Raquel Guimarães, analisa quais são os fatores escolares presentes nas 215 escolas do Excelência com Equidade que influenciaram para que elas alcançassem significativos avanços nos indicadores de aprendizado entre 2007 e 2011. Confira. (Fundação Lemann)

terça-feira, 2 de setembro de 2014

@ Currículo

Pesquisas apontam caminhos para currículo no Brasil  

Estudos mostram como outros países construíram e implementaram objetivos de aprendizagem para seus alunos

O Brasil não está sozinho na busca por uma solução para a questão “o que e para que estou ensinando?”, que resume a necessidade de se estabelecer um conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que os estudantes devem adquirir em cada etapa da educação básica. Duas pesquisas, uma do especialista Maximilano Moder, chamada Desenhos Curriculares em 16 países (Pesquisa Benchmark Internacional), e outra da doutora em política educacional Paula Louzano, Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares, avaliaram os processos realizados por diversos países para construir e implementar objetivos de aprendizagem e podem contribuir com lições de inspiração ou alerta para a elaboração de uma base
 nacional no país. Confira. (Porvir)
 
 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

@ Longe da escola

Aos 12 anos, menino realiza sonhos longe da escola  

Conheça a história de Biel Baum, chef de cozinha e unschooler que já escreveu livro e deu palestra no TEDx 

O que você vai ser quando crescer? Assim como Gabriel Baum, provavelmente você já deve ter ouvido essa pergunta quando era criança. No entanto, Biel, como costuma ser chamado, não quis esperar “crescer” para realizar seus sonhos. Aos 12 anos, ele já sabe o quer: levar a alimentação saudável para as crianças. Vegetariano e unschooler, o minichef acumula uma lista extensa de projetos, que vão desde a publicação de um livro, até a elaboração oficinas itinerantes e programas de televisão sobre gastronomia. E apesar da pouca idade, há dois anos, ele já subiu ao palco do TEDxCampos para contar sobre suas experiências. Confira. (Porvir)

@ Personalização do ensino

Personalização do ensino: como colocar o aluno no centro

Porvir lança especial com vídeos, infográficos, reportagens e material de referência sobre uma das principais tendências da educação. Confira. (Porvir)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

@ Quando sinto que já sei

Mudar a escola? Quando sinto que já sei conta como é  

Filme traz exemplos bem-sucedidos de escolas que fugiram do modelo tradicional e apostaram em nova relação entre alunos e professores

Por que toda aula tem de ser assim? Por que não mudar? Diretores, professores, pais e alunos questionam há anos os motivos que levam ao distanciamento entre a sala de aula e o mundo exterior. Diante do medo do vestibular e do mercado de trabalho, a discussão nem sempre avança e o modelo permanece o mesmo, mas, ao redor do país, várias iniciativas começam a mudar este quadro com ousadia resultante do contato entre escola e comunidade. Saem as grades, as paredes e abre-se espaço ao diálogo. Este é o ambiente do documentário Quando sinto que já sei, idealizado pelo empreendedor social Antonio Sagrado Lovato e custeado com ajuda de contribuições por meio do site de crowdfunding Catarse. Confira.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

@ Inovações

Documento ajuda escolas a implementar inovações  

Lançado pelo Movimento Todos Pela Educação e o Inspirare, relatório visa orientar gestores e educadores sobre o uso de tecnologia

O cotidiano dos jovens de hoje é intensamente mediado pela tecnologia, exceto, em grande parte, enquanto estão na escola. Enquanto isso, processos de ensino e aprendizagem tradicionais não respondem mais às demandas do mundo contemporâneo, muito menos ao perfil do aluno do século 21. Para mostrar como as inovações geradas pelo uso de tecnologias digitais podem contribuir nesse contexto, o Movimento Todos Pela Educação e o Inspirare produziram colaborativamente um documento com a participação de organizações governamentais, não governamentais e especialistas intitulado de Inovações Tecnológicas na Educação. Confira. (Porvir)

Se interessou pelo material? Clique aqui e leia o documento completo.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

@ TIC Educação 2013

Pesquisa indica aumento do uso da internet na sala de aula

Agência FAPESP – Professores e alunos brasileiros utilizam cada vez mais computador e internet em suas atividades em sala de aula. Essa é uma das conclusões da pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A coleta de dados para a realização da quarta edição da TIC Educação ocorreu entre os meses de setembro e dezembro de 2013. Foram entrevistados, presencialmente, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos, de 994 escolas públicas e privadas localizadas em áreas urbanas de todas as regiões do território nacional. Confira.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

@ Jornal da UFU - maio 2014

@ Mesadinha

Game ensina educação financeira para adolescentes  

Com ferramentas lúdicas, o jogo Mesadinha ajuda jovens a acompanhar relatórios de suas finanças e poupar dinheiro 

Embora muitas pessoas associem a educação financeira a complexas operações matemáticas, a administração de rendimentos pode se tornar um hábito simples e objetivo. A partir dessa crença, a empresa catarinense Oficina da Inovação desenvolveu o game Mesadinha, que tem o objetivo de despertar o interesse de alunos do ensino fundamental e médio pelo tema. 

Com elementos que se aproximam da realidade do jovem, o programa gratuito permite que os estudantes tenham mais conhecimento sobre o universo financeiro e consigam fazer o controle mensal de suas despesas. Confira. (Porvir)

quarta-feira, 9 de julho de 2014

@ Formação Continuada

Formação de docentes é ineficiente, conclui pesquisa

Cerca de 70% das ações de municípios, Estados e do governo federal voltadas a atividades de qualificação de docentes no exercício da rede pública brasileira no exercício têm baixa eficácia. Essa é a principal conclusão do estudo "Formação Continuada de Professores no Brasil", produzido pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e Boston Consulting Group (BCG), que ouviu cerca de 3 mil professores, diretores de escolas, gestores de secretarias de Educação e acadêmicos. 

A principal mensagem do documento sugere que avançar na formação continuada dos 2 milhões de professores em atuação nas redes municipais e estaduais é a opção "mais acionável", um atalho, para melhorar a qualidade da educação brasileira. Confira.

Viviane Senna: Formação de professores no Brasil (Folha de S.Paulo)

sexta-feira, 20 de junho de 2014

@ Hackschooling

Hackschooling torna a educação mais gratificante  

Adolescente de 13 anos conta em palestra no TEDx como tornou seu aprendizado mais feliz fora da escola

Com apoio da mãe, o adolescente Logan LaPlante, de 13 anos, deixou de frequentar uma escola aos nove anos. Ambos estavam descontentes com os caminhos da educação tradicional, que consideram ineficiente para garantir que crianças sejam felizes e saudáveis. No lugar, eles propõem o hackschooling, isto é, uma educação mais completa, realizada pela experimentação, que mistura a cultura hacker com aprendizagem.
 Confira. (Porvir)

 

@ E se eu fosse o autor?

Recurso digital transforma aluno em autor  

Projeto ‘E se eu fosse o autor’ usa a criatividade e a tecnologia para despertar o interesse de crianças pela leitura

O que é preciso para transformar crianças em verdadeiros autores? O projeto “E se eu fosse o autor”, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore, aposta na imaginação e tecnologia para ampliar o interesse pelo universo da literatura entre os alunos das escolas da rede municipal de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia (GO). A partir da leitura de uma obra, os estudantes são estimulados a criarem suas próprias histórias com o uso de recursos digitais. Confira. (Porvir) 


segunda-feira, 16 de junho de 2014

@ Novas gerações

10 maneiras de preparar novas gerações para a vida  

Psicóloga Fernanda Furia dá dicas de como desenvolver em crianças habilidades para lidar com desafios, dificuldades e conquistas 

O mundo mudou profundamente e uma onda de novas possibilidades já chegou. A maneira de aprender e de ensinar está mudando, o nosso jeito de trabalhar está se transformando e a nossa visão sobre o que é necessário para lidar com a vida está se atualizando. Veja 10 formas de preparar novas gerações para a vida: Confira. (Porvir)



sexta-feira, 13 de junho de 2014

@ Plataforma

Sistema facilita criação e correção de provas  

Plataforma SGP gera relatórios de diagnóstico que permitem avaliar a evolução de cada estudante 

A época de provas é atribulada tanto para os estudantes que vão ter seus conhecimentos avaliados como professores, que passam horas corrigindo prova por prova, questão por questão. Pensando em uma maneira de otimizar esse processo para os docentes, uma empresa mineira de soluções educacionais, a Starline Tecnologia, criou o SGP (Sistema de Gestão de Provas), uma plataforma que permite que o professor gerencie e organize o processo de criação das avaliações, que faz a correção automática de questões objetivas e que disponibiliza relatórios de desempenho tanto da turma quanto de cada estudante individualmente. Confira. (Porvir)

terça-feira, 10 de junho de 2014

@ Analfabetismo

Ler pelo celular ajuda a combater o analfabetismo  

Estudo da Unesco analisa hábito de leitura em dispositivos móveis de pessoas de países em desenvolvimento Confira. (Porvir)

Relatório : Lendo na Era do Celular (Reading in the Mobile Era, em inglês).

@ Games

8 games para aprender sobre sustentabilidade  

Em comemoração ao dia do meio ambiente, o Porvir separou dicas de jogos que ensinam a cuidar do planeta de forma divertida 

Para aprender a cuidar do planeta de forma divertida, o Porvir separou uma lista com dicas de jogos que trazem discussões sobre sustentabilidade e consumo consciente. Os games abordam temas como reciclagem, desenvolvimento sustentável de cidades, reflorestamento, impacto ambiental e lixo eletrônico. Eles estão disponíveis de forma on-line e podem ser usados com alunos do ensino fundamental e médio. Confira.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

@ Lynda

O canal de videoaulas criado antes do Youtube

Lynda.com, escola que se transformou em plataforma on-line, tem biblioteca de mais de 114 mil vídeos.

Atualmente, o Lynda.com reúne aulas de tecnologia, design e negócios. Os alunos podem aprender desde elementos básicos de editores de imagem, como Photoshop, até animação em 3D. Há também cursos que ensinam linguagem de programação e como usar softwares que criam apresentações de negócios.

Confira > http://bit.ly/1njRPNA (Porvir)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

@ Howard Gardner

Steve Jobs parou de estudar aos 18 anos; Bill Gates não foi muito além: parou aos 20 anos

Você conhece Howard Gardner? Ele é o autor da teoria conhecida no Brasil como Inteligências Múltiplas e que sustenta o seguinte: a inteligência do ser humano não pode ser mensurada apenas pelo raciocínio lógico-matemático que é cobrado nos vestibulares e nas faculdades. Esse tipo de inteligência pressupõe que o sujeito que estuda para apertar determinado botão (decorar) e se sai bem, consegue o título de 'inteligente'. Para Gardner, há outros tipos de inteligência: musical, espacial, linguística, interpessoal, naturalista.... Confira. (Porvir)

Mais 1 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

@ Classroom

Google lança app grátis que otimiza tempo do professor  

Classroom promete melhorar a comunicação entre alunos e professores, criando e organizando tarefas escolares de forma rápida

Só quem é professor sabe o como é trabalhoso preparar tarefas escolares para os alunos. Além de gastar muito tempo criando e recolhendo as atividades, o educador ainda precisa carregar uma pilha pesada de trabalhos para serem corrigidos. Pensando nisso, o Google anunciou nesta semana uma nova ferramenta que pretende poupar o tempo dos educadores. Trata-se do Classroom, um aplicativo gratuito que permite organizar a distribuição de atividades e ainda facilita a comunicação com os estudantes.

O Classroom será gratuito e terá versão disponível em 40 idiomas. O aplicativo fará parte do pacote Google Apps for Education, um conjunto de ferramentas oferecidas às escolas que permitem armazenar dados, hospedar e-mails, agendas e bate-papos. Entre os recursos disponíveis nesse pacote, estão o YouTube para escolas, Google Docs, Chrome, Goggle Acadêmico e Google Calendar para educação. Confira. (Porvir)

@ Illustris Simulation of the Universe


@ Curva do Aprendizado

Estudo rankeia educação no mundo e sugere melhorias  

The Learning Curve, feita por Pearson e The Economist, aponta que engajamento de diversos atores na educação influencia o aprendizado

A segunda edição do estudo realizado em parceria entre a Pearson Internacional e a divisão de pesquisas da The Economist, divulgado nesta semana, mostra que o envolvimento dos pais e familiares na vida escolar impacta consideravelmente a motivação dos estudantes, assim como o trabalho conjunto interno, entre professores e direção.

A Curva do Aprendizado (The Learning Curve, em inglês) é uma pesquisa abrangente que considera uma série de dados internacionais, como os resultados de avaliações de desempenho, para criar um ranking próprio e trazer proposições sobre aspectos que podem ajudar a melhor as realidades educacionais em diferentes contextos. Confira.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

@ Objetos VIrtuais

Estudo mapeia uso de objetos virtuais por docentes

Iniciativa do QMágico reunirá informações sobre adoção e uso de tecnologias educacionais em escolas públicas e privadas. ConfiraIniciativa do QMágico reunirá informações sobre adoção e uso de tecnologias educacionais em escolas públicas e privadas.
http://porvir.org/porfazer/estudo-mapeia-uso-de-objetos-virtuais-por-docentes/20140502

segunda-feira, 28 de abril de 2014

@ Aprendizagem

‘Todas as etapas do aprendizado deveriam ser como o jardim de infância’

Mitchel Resnick (*) acredita tanto que todas as fases do aprendizado deveriam ser como o jardim de infância que tudo o que faz como professor do MIT Media Lab aponta para isso. Fundador do Scratch **, linguagem de programação que já introduziu dezenas de milhares de crianças ao universo dos códigos, Resnick é diretor no MIT de um grupo chamado Lifelong Kindergarten *** (jardim de infância ao longo da vida, em livre tradução), no qual desenvolve tecnologias para promover a criatividade entre os alunos.

http://tinyurl.com/mqk8e53 (Porvir)

(*) http://web.media.mit.edu/~mres/
(**) http://scratch.mit.edu/
(***) http://llk.media.mit.edu/

sexta-feira, 25 de abril de 2014

@ Internet Segura

7 dicas para falar de internet segura na escola

No auge das discussões sobre o Marco Civil, Porvir apresenta 7 dicas para os educadores falarem de segurança na internet com os alunos. Confira.

Marco civil da internet é sancionado

LEI Nº 12.965, de 23 de Abril de 2014

Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

(DOU, Seção 1, pp. 2-3, 24/04/14)

segunda-feira, 14 de abril de 2014

@ Indisciplina

Pesquisa mostra prejuízo ao ensino causado pela indisciplina no país

  Segundo números do Pisa, problemas como interrupções de aulas, atrasos e ausência de professor são mais frequentes no Brasil

Uma pesquisa com diretores de escolas que participaram da última edição do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012 sugere explicações para o mau desempenho do Brasil, que ficou entre as 10 últimas posições na lista de 65 países pesquisados. Dados tabulados com exclusividade pela Fundação Lemann para O GLOBO mostram até que ponto 19 fatores sobre clima escolar atrapalham o aprendizado de matemática, leitura e ciências, disciplinas avaliadas na prova, aplicada a alunos de 15 anos. Entre esses fatores estão evasão, atraso e falta a aulas por alunos e professores, uso de álcool e drogas por estudantes, bullying e falta de respeito com os docentes. Confira. (Jornal O Globo)

sexta-feira, 11 de abril de 2014

@ Licenciatura

Maioria dos professores no país não têm licenciatura na sua área 

No final do ensino fundamental, 67,2% dos docentes não têm formação adequada, enquanto no ensino médio, são 51,7%

Pesquisa foi feita por Todos Pela Educação com base no censo. Confira.(O Globo)

segunda-feira, 24 de março de 2014

@ Biblioteca básica

Livros para uma vida

Dezoito educadores selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio Confira.

quarta-feira, 19 de março de 2014

@ Videogame

‘Videogame é viciante, a educação também deve ser’  

Na década de 70, Nolan Bushnell se tornou o pai da indústria do videogame e criou a Atari ­– empresa que popularizou os jogos eletrônicos no mundo. Agora, decidiu que seu maior sucesso também transformará a educação. Como CEO da BrainRush, desenvolveu uma plataforma que investe no ensino adaptativo, em que aprendizado, exercícios e testes são condensados no único ato de jogar. Na prática, são lições comuns de matemática, química ou geografia formatadas como joguinhos que não duram mais que 10 minutos. Confira. (Porvir)

Entrevista com Nolan Bushnell, fundador da Atari (Globo News) 




quinta-feira, 13 de março de 2014

@ Sol

The Sun Rotating

)


@ Educação infantil

Jardim de infância é fácil demais, aponta estudo  

Qual será a medida certa de cobrança na educação infantil? Estudo recente da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, provocou um intenso debate entre especialistas ao apontar que os professores vêm transformando o jardim de infância na nova 1a série, uma vez que eles têm adiantado os conteúdos tradicionalmente ensinados no ano seguinte. Para engrossar o coro de que as crianças têm sido pouco estimuladas na educação infantil, pesquisadores das universidades de Chicago e Vanderbilt afirmam também em estudo recente que o jardim de infância é normalmente muito fácil para os pequenos. Confira.

domingo, 9 de março de 2014

@ PROALFA 2013

Governo do Estado de Minas Gerais
Secretaria de Estado de Educação

  PROALFA 2013 (*) - Resultados

 *) O que é o PROALFA O Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa, cuja primeira avaliação ocorreu em 2005, verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública, sendo censitária no 3º ano. Os resultados dessa avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

@ Geração tédio


Pesquisa realizada pela psicóloga e pedagoga Clarice Kunsch mostra que as crianças podem ficar apáticas se forem excessivamente controladas pelos pais (e professores) e enfrentarem uma agenda cheia de atividades. Confira.  (Revista Educação, Edição 202).

As relações entre padrões de consumo e a vivência do tédio em crianças. Dissertação de Mestrado (USP).

sábado, 8 de fevereiro de 2014

@ Agite(-se)

Agite(-se) antes de beber

 Se você também ficou ingidnad@ com os sucos e néctares industrializados que estamos dando às nossas crianças, saiba que você pode fazer algo para mudar isso!
Acesse e agite(-se) antes de beber: http://www.idec.org.br/agitese


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

@ Bullying

Peso corporal é fator predominante em casos de bullying

Pesquisa do Ipea indica que o percentual de estudantes que se acham “muito gordos” vítimas de bullying é maior nas escolas particulares (63%).  Confira.

Leia o Texto para Discussão nº 1928 - Discriminação contra os estudantes obesos e os muito magros nas Escolas Brasileiras

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

@ Pré-escola

LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.


Escolas de todo o país vão exigir 60% de presença na pré-escola

As famílias das quase 5 milhões de crianças na pré-escola de todo o país terão uma preocupação a mais neste ano. Uma lei federal (*) passou a exigir que os alunos nessa etapa tenham ao menos 60% de presença. Vale para crianças na faixa de quatro e cinco anos, da rede pública e particular.  

Confira. (Folha de S.Paulo)


@ Modelo de escola

‘Modelo de escola é autoritário’, diz professor da Universidade de Columbia 

RIO - Professor da Universidade de Columbia, Brian Perkins é autor de estudos que mostram como o clima em sala de aula influencia o aprendizado. O especialista, que esteve no Rio no fim de 2013 para um evento na Escola Sesc, está hoje em conversas com a Secretaria municipal de Educação para fazer uma pesquisa semelhante na rede carioca. Confira. (O Globo)  

Boa percepção escolar melhora o desempenho 

DIRETOR DE ESCOLA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NOS EUA DEFENDE COMUNICAÇÃO E CONFIANÇA COMO PILARES DO APRENDIZADO. Confira. (Folha de S.Paulo)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

@ Monitoramento Global

Relatório Mundial de Monitoramento Global de Educação para Todos 2013/2014 (download)



@ Internet

97% das crianças brasileiras usam internet, diz estudo

Cerca de 54% de crianças entre 6 e 9 anos têm Facebook no Brasil, mais que o triplo da média mundial, diz AVG. Confira.

Livro "Proteja Nossas Crianças e Jovens" (download)

Cartilha explica as diferenças entre os tipos de vírus na internet (download)

sábado, 25 de janeiro de 2014

@ Currículo

Você sabe o que quer dizer ‘currículo’?

Currículo, base curricular, expectativas de aprendizagem. Existem algumas maneiras diferentes para se referir àquilo que os estudantes devem aprender. No momento em que vários países do mundo se organizam para criar ou rever currículos nacionais e especialistas brasileiros se lançam na discussão sobre os parâmetros curriculares do país, o Porvir inaugura uma série de matérias que trará o tema à tona. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro sobre o que estamos falando. Confira. (Porvir)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

@ Literatura

Problemas no ensino de literatura já duram quatro décadas 

 Agência FAPESP – Por meio da análise de trabalhos acadêmicos realizados entre 1975 e 2004 e de estudos quantitativos e qualitativos com professores de português que lecionam no Ensino Médio da rede pública da cidade de São Paulo, a pesquisadora Gabriella Rodella de Oliveira, mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), constatou que os principais entraves para a formação de alunos leitores já duram pelo menos quatro décadas. 

 A pesquisa, orientada por Neide Luzia Rezende, professora da FE/USP, e relatada no livro O Professor de Português e a Literatura, publicado com apoio da FAPESP, revela a persistência de um ensino calcado em períodos históricos literários e em características de época, resultando na homogeneização das obras literárias e das construções de cada autor – e em tédio e desinteresse por parte dos alunos. Confira.


O Professor de Português e a Literatura
Autora: Gabriela Rodella de Oliveira 
Preço: R$ 42,00 
Páginas: 296

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

@ Design

Design thinking chega às salas de aula  

Esta metodologia é a especialidade da IDEO – empresa de consultoria global de design, que ajuda organizações a desenvolver projetos por meio desta metodologia –, que resolveu expandir suas ideias para além do mundo business e está apostando no impacto do design thinking na escola. Para tanto, a empresa desenvolveu um material para ajudar professores e educadores a usar essa metodologia na sala de aula: o Design Thinking para Educadores (Design Thinking for Educators, em inglês), disponível por ora apenas em inglês, mas com previsão para ter uma versão brasileira ainda este ano. Confira (Porvir).

sábado, 11 de janeiro de 2014

@ Ensino religioso

Governo do Estado de Minas Gerais

LEI Nº 21.133, de 10 DE JANEIRO de 2014.

Altera a Lei nº 15.434, de 5 de janeiro de 2005, que dispõe sobre o ensino religioso na rede pública estadual de ensino.


Confira: DOMG, pág. 1, 11/01/14.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

@ Educação Profissional

Governo do Estado de Minas Gerais
Conselho Estadual de Educação

Relator: Cons. José Januzzi de Souza Reis
Parecer nº 733/13
Aprovado em 31.10.13

Estabelece normas complementares e operacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais.

(DOMG, pág. 17, 08/01/14)

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

@ Guia

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)  
Sistema de Bibliotecas  
 Comunicado

Encontra-se disponível para consulta (somente leitura) o guia para normalização de trabalhos técnico-científicos, completo, edição 2013, autoria das bibliotecárias Angela Silva, Maira Nani e Salete Pinheiro.

Acesso em:   Sistema de Bibliotecas
Portal da pesquisa
Livros eletrônicos
Acesso público
Guia para normalização de publicações técnico-científicas


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

@ Caminhos

Caminhos para a educação em 2014  

Anotem três palavras: personalização, experimentação e tecnologia. Agora, assumam uma compreensão ampla de cada um desses termos. É mais ou menos orbitando em torno desses três conceitos que as inovações educacionais de 2014 devem aparecer. Para chegar a essa conclusão, perguntamos a especialistas em educação de diversas áreas: o que devemos esperar da educação em 2014? Não servia dizer o que cada um gostaria que acontecesse ou o que há de mais vanguardista na educação. Nossa proposta era que, a partir do que se tem visto como tendência no mundo, cada um apontasse o que deve se tornar viável no Brasil, com todas as nossas limitações e desafios, em um prazo de 12 meses. Confira.