Problemas no ensino de literatura já duram quatro décadas
Agência FAPESP – Por meio da análise de trabalhos acadêmicos realizados entre 1975 e 2004 e de estudos quantitativos e qualitativos com professores de português que lecionam no Ensino Médio da rede pública da cidade de São Paulo, a pesquisadora Gabriella Rodella de Oliveira, mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), constatou que os principais entraves para a formação de alunos leitores já duram pelo menos quatro décadas.
A pesquisa, orientada por Neide Luzia Rezende, professora da FE/USP, e relatada no livro O Professor de Português e a Literatura, publicado com apoio da FAPESP, revela a persistência de um ensino calcado em períodos históricos literários e em características de época, resultando na homogeneização das obras literárias e das construções de cada autor – e em tédio e desinteresse por parte dos alunos. Confira.
O Professor de Português e a Literatura
Autora: Gabriela Rodella de Oliveira
Preço: R$ 42,00
Páginas: 296
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