Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

@ Punição corporal

Palmadas fazem mal à saúde

Autor(es): Evelyn Eisenstein (*)
Correio Braziliense - 12/10/2011

Crianças e adolescentes estão em fase de crescimento e desenvolvimento corporal, mental, emocional, social e necessitam de apoio e proteção social, uma simples questão de direitos à saúde e à vida, mas que se tornou bastante complexa no Brasil de hoje.

A violência diária, estrutural e cultural vai sendo banalizada e se tornando um ciclo vicioso entre gerações. O que desejamos? Saúde ou doença? Quais escolhas faremos em matéria de investimento para nossos filhos? Castigar e maltratar? Ou proteger e prevenir todos os tipos de violência e de abusos?

A punição corporal, justificada como disciplina familiar, é um abuso silencioso que humilha e traumatiza a criança. Isso terá consequências no aprendizado e no rendimento escolar, na (des)integração social e no uso de drogas, aumentando os dados estatísticos de mortes por causa externa ou "fatalidades" (homicídios, suicídios e acidentes), perigos que poderiam ter sido prevenidos se a atitude de construção para a vida fosse outra.

(*) Médica pediatra, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas, coordenadora da Telemedicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro da International Society for Prevention of Child Abuse.

confira

Nenhum comentário:

Postar um comentário