Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

@ Podemos errar?

‘Escola deve preparar alunos para errar’

 Ao se jogar a palavra empreendedorismo no Google, em um quinto de segundo são levantadas mais de 10 milhões de páginas relacionadas ao tema. O termo e outros correlatos, como criação, inovação e ousadia estão entre as chamadas “habilidades do século 21”. Nesse contexto de crescente importância, será que os sistemas de ensino estão preparando seus alunos para serem empreendedores? A resposta dada a essa questão por Michell Zappa, futurologista da área de tecnologia e que, mais recentemente, tem se dedicado a análises educacionais, é que não. E isso pelo simples fato de ainda sermos muito resistentes a uma coisinha fundamental no ato de empreender: o erro.

“Não vejo aqui no Brasil uma cultura que aceite os fracassos como parte do aprendizado”, comenta Zappa, que traduz suas previsões em infográficos que têm rodado o mundo. No Vale do Silício, exemplifica ele, é muito mais comum que as pessoas lidem com o erro de maneira mais positiva e produtiva. “As crianças precisarão ser capazes de resolver problemas que ainda não existem. E, para isso, precisarão ser estimuladas a inovar, criar, acertar e errar também”, diz ele. Confira

Zappa vai dar palestra em São Paulo entre 19 e 21 janeiro, compartilhando suas ideias no evento Innovate 2013 – Reimagining School, promovido pela Graded, escola americana de São Paulo. Segundo a organização, a intenção do encontro, que vai reunir profissionais do Brasil e dos EUA, é debater sobre a escola que mais bem serve e inspira os estudantes de hoje. As inscrições estão abertas e os valores já podem ser consultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário