‘O abraço também é uma forma de tecnologia’
De olhos vendados e em uma palestra de não mais do que cinco minutos, o brasileiro Tiago Mattos, 32, causou comoção em um grupo de empreendedores do mundo inteiro ao propor que a busca por um mundo melhor se apoiasse em uma tecnologia simples, gratuita e escalável, mas que as pessoas não têm dado muito importância: o abraço.
“Para resolver problemas globais, o abraço é uma tecnologia única e poderosa porque nos faz entender a realidade dos outros”, afirmou Tiago, diante de uma plateia formada por alunos e professores da Singularity University, a chamada “universidade do futuro”. A apresentação do brasileiro fez parte de um exercício proposto aos 80 estudantes participantes do curso de verão da instituição, que ocorre na Nasa. Eles deveriam falar sobre um tema pelo qual fossem pessoalmente apaixonados e fazerem uma relação com as tecnologias exponenciais de hoje.
Em entrevista ao Porvir, o jovem defendeu que as tecnologias emocionais e a empatia devem ser usados para facilitar o processo educativo. “Tanto pais quanto professores não devem se colocar sempre num patamar diferente, distante. Às vezes, temos que nos colocar no mesmo nível para criar uma conexão verdadeira.”
Tiago é cofundador da Perestroika, uma escola de cursos livres que oferece aulas em diversas áreas, desde comunicação e futebol, até gastronomia, moda e pôquer. Com comunidades em Porto Alegre, Rio e São Paulo, a Perestroika, nas palavras de Tiago, ensina criatividade, propõe um modelo de educação mais livre e líquido e prova que todo mundo gosta de estudar. “A maioria das escolas têm bons professores e conteúdo, mas não sabe como engajar o aluno. As aulas ficam chatas. Nossa metodologia transforma a aula numa experiência”, diz.
terça-feira, 31 de julho de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário