domingo, 29 de abril de 2012
@ Novas concepções
(NOVA ESCOLA) A internet, a televisão e os outros meios de comunicação bombardeiam os alunos com informações de todo tipo. Hoje, mais do que nunca, eles chegam à escola com uma grande carga de informações. Qual o impacto dessa mudança comportamental na prática pedagógica?
REIMERS Essa é uma das mais maravilhosas transformações vindas da onipresença do conhecimento e da informação. Ela liberta os melhores professores para assumirem as funções que muitos deles sempre quiseram: a de envolver as mentes de seus alunos para trabalhar em parceria com eles, discutindo ideias complexas e desafios e encontrando maneiras de resolvê-los. Faria pouco sentido em um mundo no qual os estudantes podem ter acesso instantâneo a informações sobre fatos e dados no telefone celular ou na internet, os professores passarem a maior parte do tempo transmitindo isso a eles. Com essa mudança, eles podem liderar poderosas experiências educacionais que ajudam no desenvolvimento da capacidade de julgamento de seus alunos, estimulam o pensamento independente e a disposição para olhar e lidar com os problemas de maneira nova e inventar soluções para eles.
Qual o papel das universidades nessa transformação da Educação?
REIMERS Elas devem promover o desenvolvimento das comunidades das quais fazem parte. Uma das melhores formas é ajudar a melhorar a qualidade e a relevância dos sistemas de Ensino Fundamental e Médio. Como fazer isso? Formando excelentes professores que irão atuar nas salas de aula. Outra forma é favorecer o desenvolvimento profissional de alta qualidade ao longo da carreira, com programas de formação continuada. Além disso, elas podem oferecer diretamente materiais para alunos, diretores de escola e pais e ajudar na concepção de currículos e pensar em mecanismos eficazes para avaliar competências. Enfim, a universidade deveria gerar conhecimento sobre como melhorar o ensino público. Na prática, porém, elas ignoram a Educação Básica.
Leia a entrevista de Fernando Reimers na íntegra, clique aqui.
MAIS ‘Educar é empoderar indivíduos para expandir suas liberdades’
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário