Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

terça-feira, 22 de junho de 2010

@ Gerações interativas

No último dia 20 de maio, o EducaRede lançou a segunda edição da pesquisa Gerações Interativas, que pretende investigar a utilização das chamadas telas digitais (internet, celular, televisão e videogames) por estudantes dos 6 aos 18 anos. As escolas, públicas ou particulares, podem se inscrever para participar por meio do próprio site do EducaRede.

Esse levantamento faz parte do projeto ibero-americano de mesmo nome, idealizado pela Universidade de Navarra (ES) e realizado pelo EducaRede em parceria com a Fundação Telefônica. O objetivo é conhecer em detalhe o quanto essas crianças e adolescentes estão envolvidos com essas mídias digitais, e os respectivos impactos desse hábito nos meios familiar e escolar, bem como alertar pais e educadores para a importância da mediação educativa e do uso responsável das tecnologias de informação.

Para participar, o procedimento é bastante simples. Depois do envio dos dados pelo formulário online, cada escola recebe uma senha geral, que deverá ser repassada aos alunos. Assim, eles poderão responder anonimamente a um questionário online - são diferentes tipos de questionário, de acordo com a idade de cada estudante. A proposta é que a participação ocorra no próprio ambiente escolar, em laboratórios de informática ou em outros espaços da escola destinados ao uso de computadores com conexão de intemet. “As escolas participantes receberão um informe individualizado sobre seus resultados. Com isso, poderão desenvolver ações e iniciativas específicas, de acordo com a situação e o processo pedagógico de cada instituição de ensino”, destaca Adriana Vieira, do EducaRede.

Essa é a segunda edição dessa pesquisa. A primeira foi realizada em 2008 e deu origem à publicação A Geração Interativa na Ibero - América. No Brasil, participaram da primeira edição mais de mais de oito mil estudantes e os resultados apontaram que, segundo os alunos, os docentes brasileiros são os menos ativos no uso e recomendação da Internet. Além disso, o país tem o maior índice de navegação solitária, pois mais de 80% dos jovens navegam sozinhos, sem supervisão. Clique aqui para ver a íntegra da publicação.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário