Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

@ Currículo

Tamanho único? No currículo, não

No fundo da sala de aula, um menino, aqui genericamente chamado pelo nome de João, pode não estar ouvindo direito o que a professora diz porque tem algum problema auditivo. Ou porque sofre de um distúrbio de atenção que ainda nem foi identificado. Ou apenas porque não está achando o assunto interessante. São vários os motivos que fazem com muitos que joões aqui e em todo o mundo não recebam adequadamente a mensagem de uma aula e não se engajem em seu próprio aprendizado. Contra essa situação, um grupo de especialistas norte-americanos vem desenvolvendo o UDL (Universal Design for Learning), uma série de princípios a serem considerados no momento do desenvolvimento do currículo e que permitem que todos os alunos, com necessidades especiais ou não, sejam capazes de participar ativamente de seu processo de ensino-aprendizagem.

 A iniciativa, que chega neste ano ao Brasil pelas mãos do iABCD, organização especializada na educação de crianças com transtorno de aprendizagem, defende que os currículos sejam pensados a partir de três parâmetros: várias formas de apresentação do conteúdo, múltiplas possibilidades de envolvimento e formas variadas de ação e expressão. Para cada um desses três princípios, os especialistas norte-americanos do Cast (Center for Applied Special Technology) elaboraram um passo a passo, disponível em português, para ajudar professores de todas as séries e disciplinas a implementarem as orientações. Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário