Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

@ Longe da escola

Aos 12 anos, menino realiza sonhos longe da escola  

Conheça a história de Biel Baum, chef de cozinha e unschooler que já escreveu livro e deu palestra no TEDx 

O que você vai ser quando crescer? Assim como Gabriel Baum, provavelmente você já deve ter ouvido essa pergunta quando era criança. No entanto, Biel, como costuma ser chamado, não quis esperar “crescer” para realizar seus sonhos. Aos 12 anos, ele já sabe o quer: levar a alimentação saudável para as crianças. Vegetariano e unschooler, o minichef acumula uma lista extensa de projetos, que vão desde a publicação de um livro, até a elaboração oficinas itinerantes e programas de televisão sobre gastronomia. E apesar da pouca idade, há dois anos, ele já subiu ao palco do TEDxCampos para contar sobre suas experiências. Confira. (Porvir)

@ Personalização do ensino

Personalização do ensino: como colocar o aluno no centro

Porvir lança especial com vídeos, infográficos, reportagens e material de referência sobre uma das principais tendências da educação. Confira. (Porvir)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

@ Quando sinto que já sei

Mudar a escola? Quando sinto que já sei conta como é  

Filme traz exemplos bem-sucedidos de escolas que fugiram do modelo tradicional e apostaram em nova relação entre alunos e professores

Por que toda aula tem de ser assim? Por que não mudar? Diretores, professores, pais e alunos questionam há anos os motivos que levam ao distanciamento entre a sala de aula e o mundo exterior. Diante do medo do vestibular e do mercado de trabalho, a discussão nem sempre avança e o modelo permanece o mesmo, mas, ao redor do país, várias iniciativas começam a mudar este quadro com ousadia resultante do contato entre escola e comunidade. Saem as grades, as paredes e abre-se espaço ao diálogo. Este é o ambiente do documentário Quando sinto que já sei, idealizado pelo empreendedor social Antonio Sagrado Lovato e custeado com ajuda de contribuições por meio do site de crowdfunding Catarse. Confira.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

@ Inovações

Documento ajuda escolas a implementar inovações  

Lançado pelo Movimento Todos Pela Educação e o Inspirare, relatório visa orientar gestores e educadores sobre o uso de tecnologia

O cotidiano dos jovens de hoje é intensamente mediado pela tecnologia, exceto, em grande parte, enquanto estão na escola. Enquanto isso, processos de ensino e aprendizagem tradicionais não respondem mais às demandas do mundo contemporâneo, muito menos ao perfil do aluno do século 21. Para mostrar como as inovações geradas pelo uso de tecnologias digitais podem contribuir nesse contexto, o Movimento Todos Pela Educação e o Inspirare produziram colaborativamente um documento com a participação de organizações governamentais, não governamentais e especialistas intitulado de Inovações Tecnológicas na Educação. Confira. (Porvir)

Se interessou pelo material? Clique aqui e leia o documento completo.