Zygmunt Bauman derruba utopias e diagnostica o nosso tempo
"Onde está a força educacional capaz de corrigir e redesenhar nossa visão de mundo, para que possamos viver e conviver melhor num ameaçador estado de coisas? Essa força encontra-se na escola? Na mídia? Na universidade? Nas ruas? Nas empresas?" (Revista Educação, Resenha, edição 193, Maio 2013).
Sobre educação e juventude
Zygmunt Bauman
Nesse livro contundente, o sociólogo Zygmunt Bauman reflete sobre o destino dos jovens e o papel da educação e do educador na era da modernidade líquida, indicando alguns caminhos. Segundo ele, cabe ao educador fomentar o espírito crítico dos estudantes, fornecendo as condições para viverem em um mundo cada vez mais multifacetado.
sábado, 25 de maio de 2013
sexta-feira, 24 de maio de 2013
@ TIC Educação 2012
Cresce a presença de computadores portáteis nas escolas públicas
Agência FAPESP – Os computadores portáteis estão mais presentes nas escolas públicas brasileiras, mas a velocidade de conexão limita o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nessas instituições. Setenta e quatro por cento das escolas públicas possuíam computador portátil em 2012, em comparação com os 67% de 2011 e 49% de 2010. Confira.
Clique aqui para acessar os resultados da pesquisa TIC Educação 2012.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
@ Papel da educação
“O papel da educação é subverter as regras”
O professor da Universidade de Barcelona e doutor em Filosofia da Educação, Jorge Larrosa Bondía, acredita que a educação é um lugar de recomeço do mundo e de refúgio da infância, um momento de acolher as crianças e iniciá-las na relação com o mundo. “A educação tem a ver com amor e responsabilidade. É o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumir a responsabilidade por ele e o renovamos com a chegada dos mais novos.” Confira.
domingo, 19 de maio de 2013
@ Google Play for Education
Google lança loja de aplicativos para educação
O Google anunciou nesta semana, durante sua conferência anual para programadores em San Francisco (EUA), uma ferramenta desenvolvida para ajudar professores do ensino básico a encontrar conteúdo educativo para usar em tablets. O Google Play for Education é uma loja de aplicativos testados e recomendado por educadores, que tem um sistema de busca que permite que os professores escolham os apps segundo disciplina e série. “Ouvimos muitos professores e eles nos disseram que havia uma lacuna entre o que é tecnologicamente possível em educação e o que é prático. E disseram que a responsabilidade de consertar isso era do Google. Nós concordamos”, afirmou Chris Yerga, diretor de engenharia do Android. Confira. Mais.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
@ TIC Kids Online Brasil 2012
Pesquisa mapeia uso da internet por crianças e adolescentes
Agência FAPESP – O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da
Comunicação (Cetic.br) lançou o livro TIC Kids Online Brasil 2012, resultado de
uma pesquisa que mapeou oportunidades e riscos associados ao uso da internet por
crianças e adolescentes brasileiros. Confira.
quarta-feira, 15 de maio de 2013
@ Tecnologias digitais
Roger Chartier: "Os livros resistirão às tecnologias digitais"
Especialista em história da leitura afirma que a Internet pode se transformar em aliada dos textos por permitir sua divulgação em grande escala. Confira.
Especialista em história da leitura afirma que a Internet pode se transformar em aliada dos textos por permitir sua divulgação em grande escala. Confira.
segunda-feira, 13 de maio de 2013
@ Inovações
"Escolas são pessoas, que se dão e se comovem"
Por José Pacheco
Fui ao Rio, para conhecer in loco o projeto Gente (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais). Fi-lo com a mesma intenção (a de querer aprender e partilhar) que me conduz, quando visito escolas brasileiras, que, cada qual do seu modo, produzem inovações. Confira.
sábado, 11 de maio de 2013
@ Mães
Mães......nascem de si mesmas........
minha homenagem......
Muliere
Nascem de si mesmas,
minas femininas,
minas precisas,
preciosas.
Seus olhares ternos,
eternos,
maternos,
colam a ternura
em nossos corações.
Sua força move o mundo,
sua coragem traduz o amor
nas páginas de nossas vidas.
Dedicadas,
delicadas,
ensinam a leveza
com destreza
e sua beleza.
Como Coralina,
cristalinas,
continuam escalando montanhas,
removendo pedras e
plantando flores.
prof. eduardo macedo de oliveira
verão / 2012
mais > http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookId=26873
minha homenagem......
Muliere
Nascem de si mesmas,
minas femininas,
minas precisas,
preciosas.
Seus olhares ternos,
eternos,
maternos,
colam a ternura
em nossos corações.
Sua força move o mundo,
sua coragem traduz o amor
nas páginas de nossas vidas.
Dedicadas,
delicadas,
ensinam a leveza
com destreza
e sua beleza.
Como Coralina,
cristalinas,
continuam escalando montanhas,
removendo pedras e
plantando flores.
prof. eduardo macedo de oliveira
verão / 2012
mais > http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookId=26873
sexta-feira, 10 de maio de 2013
@ Quando Sinto Que Já Sei
Documentário retrata autonomia na educação
Experiências educativas nacionais estão buscando em elementos como autonomia, liberdade, afetividade, felicidade, artes, diversão e bons educadores o segredo para mudar o modelo tradicional de ensino no país. Com a proposta de ajudar professores, especialmente de escolas mais conservadoras, a pensarem em alternativas e novas maneiras de ensinar, três jovens decidiram pesquisar e registrar iniciativas educacionais que seguem essas ideias. O mapeamento deu origem ao documentário independente Quando Sinto Que Já Sei, que será lançado no segundo semestre deste ano. O filme conta com cerca de 50 entrevistas com crianças e jovens que estudam em escolas com modelos inovadores, e também com conversas entre pais, educadores, professores, diretores e especialistas de sete projetos educativos que estão apontando novos caminhos para a educação brasileira. Confira.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
@ Violência Escolar
APEOESP apresenta dados de nova pesquisa sobre violência nas escolas
CADERNO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: O OLHAR DOS PROFESSORES (em .pdf) download
Pesquisa aponta que 44% dos professores de SP já sofreram agressão nas escolas
CADERNO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: O OLHAR DOS PROFESSORES (em .pdf) download
Pesquisa aponta que 44% dos professores de SP já sofreram agressão nas escolas
quarta-feira, 8 de maio de 2013
terça-feira, 7 de maio de 2013
@ Edutainment
Edutainment, a união entre educação e entretenimento
Acredito que você já tenha ouvido falar em educomunicação, termo criado por meio da união entre educação e comunicação. Ou então em edtech, sigla, em inglês, que se refere à junção de educação e tecnologia. Conceitos como esses, que unem educação com alguma outra área, já vêm se tornando bastante populares, enquanto outros, ainda timidamente, tentam marcar presença. É o caso do edutainment, metodologia criada a partir da junção das palavras education (educação) + entertainment (entretenimento), que usa elementos divertidos, como games, filmes, seriados de TV, aparelhos móveis e até robôs inteligentes, desenhados para se tornarem educativos. “Muitas pessoas associam o edutainment a uma ferramenta tecnológica, quando na verdade o que deve estar por trás de qualquer robô ou jogo carismático é a metodologia que ele desenvolve, que precisa ajudar o professor a melhorar a curva de aprendizado de seus alunos”, afirma Antônio Valério Netto, cofundador e diretor de educação e tecnologia da XBot, uma das primeiras empresas brasileiras criadas para fabricação e comercialização de robôs móveis inteligentes para a área de edutainment. Confira.
@ Pedagogia Poética
Como não perder os Guimarães Rosa da infância
Um dia, o neto do educador Severino Antonio o puxou para fora de casa. Queria se deitar no chão de braços abertos para ver o céu estrelado. Intrigado com o que via, virou-se para o avô e perguntou: “Quem é a peixa mãe de todas as estrelas?”. Se o céu é um mar, o menino estava mais do que certo de ter essa dúvida. “Isso é Guimarães Rosa puro”, emociona-se o avô. “Nas minhas aulas, pego frases ditas por crianças e atribuo a um grande autor. Ninguém duvida que eu esteja falando a verdade”, diz ele, que é professor de redação e leitura, literatura, poesia e lança amanhã o livro Uma Pedagogia Poética para as Crianças, uma publicação escrita em parceria com a também educadora Katia Tavares, que tenta trazer ao debate a necessidade de se adotar uma abordagem de educação que preserve a natureza das crianças e as prepare para o que vão encontrar na vida real. Confira.
Para o professor, essa nova abordagem não é fácil nem existe uma receita de bolo para ela. Mas cita exemplos de formas de estabelecer conexões com os pequenos que podem fazer com que a criatividade não se perca. Confira, a seguir, algumas sugestões de práticas.
1. Conversar com crianças, desdobrar as metáforas que elas criam;
2. Motivar que elas façam descobertas no mundo; curiosidade é algo muito natural aos pequenos;
3. Permitir que as crianças pensem por imagem, em vez de obrigá-las a absorver modelos prontos e definições descontextualizadas;
4. Estimulá-las a partir de exercícios de comparação, para desenvolver sua capacidade analógica;
5. Fazer o exercício criativo do estranhamento, em que se descreve uma coisa sem dizer o que é nem para que serve.
domingo, 5 de maio de 2013
sexta-feira, 3 de maio de 2013
@ Ferramenta educacional
Unicamp lança ferramenta educacional na internet
Agência FAPESP – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou uma nova ferramenta educacional, o portal e-Unicamp, que já está operando experimentalmente.
O novo portal foi criado pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e de Pós-Graduação. A proposta é estimular o uso de tecnologias na área de educação e incentivar o relacionamento entre docentes, alunos e a comunidade em geral. Confira.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
@ Peso Saudável
Ministério
da Saúde lança software de controle de peso
Programa Peso Saudável terá aplicativo gratuito disponível para
instituições públicas e privadas estimularem hábitos saudáveis no ambiente
corporativo http://bit.ly/ZQp6Du
Para ter
acesso à tecnologia, as empresas devem
aderir ao programa, se cadastrando por meio do link ( http://bit.ly/ZRbdF6 ), que estará disponível para download
a partir de 1º de maio. A partir daí, periodicamente será enviada mensagem ao
e-mail de cada trabalhador, com um link de acesso rápido para registro de peso
no software, onde ele registrará seu peso e ganhará, de volta, avaliação em
forma de evolução gráfica, acompanhado de dicas de alimentação saudável e
atividade física.
Assinar:
Postagens (Atom)