Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sábado, 30 de junho de 2012

@ Pé de Vento

Rio de Janeiro usa plataforma on-line na alfabetização

A plataforma de aprendizado on-line Pé de Vento, que une jogos, música, contação de histórias e conteúdo e se dirige a alunos em fase de alfabetização. Depois de um ano de testes, a ferramenta está sendo usada por 70 mil crianças de 6 anos das escolas municipais do Rio de Janeiro.

A plataforma faz parte de um programa maior da Secretaria Municipal de Educação, a Educopédia, que propõe atividades on-line para alunos de todas as séries do ensino fundamental. O Pé de Vento é a ferramenta específica para o primeiro ano, com atividades planejadas para durar 32 semanas, acompanhando as crianças que estão no início dos processos de letramento e numeramento durante todo o ano letivo. “O objetivo do Pé de Vento é que a gente consiga fazer esse começo do aprendizado de português e matemática muito bem”, diz Rafael Parente, subsecretário de Educação do Rio. Confira.

@ UFU Sem Fronteiras



clique aqui para a UFU continuar mudando!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

@ A experiência do pensamento



mais
mais 2
Download dos ensaios

@ Mídias

Comparativo de Mídias em Sala de Aula

Utilizando jornais, revistas, noticiários de rádio e televisão, podcasts e páginas da web para gerar criticidade e argumentação entre os alunos

Temos hoje a possibilidade de acesso a notícias a partir de diferentes mídias. Lemos nos jornais, em revistas, na internet ou ainda podemos ver na televisão, em vídeos postados no YouTube, em podcasts também na web ou em rádios (ao vivo e em gravações que ficam armazenadas nos sites e portais das próprias emissoras).

Todo este acesso, rápido e eficiente, de qualidade variável de acordo com a mídia e o canal de comunicação, mais ou menos atraente aos nossos sentidos se temos maior ou menor empatia com os apresentadores (sejam eles os autores da notícia escrita, os apresentadores de telejornais, os responsáveis pela veiculação na web, os narradores das rádios...) é hoje realidade constituída e ao alcance de todos. Confira.

@ Lidera

Cidade virtual para gestores de escolas públicas

A Fundação Lemann lançou a Lidera, uma cidade virtual para gestores de educação que vai oferecer treinamento, informação e troca de experiência a mais de 2.500 líderes, especialmente diretores de escolas públicas, que já passaram pelos cursos de formação da fundação.

A plataforma funciona como uma espécie de Second Life – jogo ambientado em uma cidade virtual que simula a vida real. Ao adentrar uma escola, por exemplo, o usuário vai encontrar informações sobre como capacitar os professores da sua escola “real”. Já dentro de uma das salas de aula, terá acesso a vídeos que podem ser utilizados no dia a dia escolar. Nos cinemas, ele vai se deparar com documentários sobre gestão de educação. Enquanto isso, dentro das universidades da cidade, os gestores podem continuar seus estudos de formação da Fundação Lemann e conhecer outros cursos disponíveis. Confira.

@ Office 365

Microsoft libera pacote Office 365 para Educação a escolas

A Microsoft anunciou que, a partir de hoje, vai disponibilizar o Office 365 para Educação gratuitamente para as instituições de ensino. O que, segundo eles, significa oferecer a professores e estudantes a oportunidade de aprender por meio de diferentes ferramentas em qualquer lugar, já que o pacote está baseado na nuvem. Lançado há sete meses no Brasil, o 365 Office já vinha sendo usado em empresas de todo o mundo, mas em versões pagas. Agora, escolas e universidades vão poder usar os serviços básicos livremente e terão subsídio na compra de serviços avançados. Confira.

As escolas que tiverem interesse em adotar a ferramenta podem solicitar uma versão teste por 30 dias no site da Microsoft.

terça-feira, 26 de junho de 2012

@ Inspire

Aplicativo mapeia soluções para problemas públicos

O Instituto Tellus apresenta hoje o Inspire, um aplicativo gratuito para celulares e tablets que permite o mapeamento de soluções encontradas para problemas públicos nas cidades. Vale um projeto que ajude na mobilidade urbana, um sistema de compartilhamento de carona, um site que mostre horários de funcionamento dos postos de saúde ou qualquer iniciativa que seja capaz de inspirar ações de gestores públicos para criar novos serviços para os cidadãos ou melhorar os que já existem. Confira.

Uberlândia Acessível : Transporte público 100% acessível é parte de uma transformação social.



sexta-feira, 22 de junho de 2012

@ Ludo Educa Jogos

Centro de pesquisa lança jogo educativo “Pesque & Salve”

Agência FAPESP – Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, lançou o jogo educativo “Pesque & Salve”.

O objetivo do jogo é estimular a conservação da água e a pesca esportiva. O jogador tem como meta pescar o maior número de peixes de modo esportivo e como recompensa poderá despoluir os rios, riachos e lagos, criando um ambiente saudável a cada meta vencida. Mais.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

@ Satélites

J-Track 3D Satellite Tracking

We hope you enjoy J-Track 3-D. It should appear in its own window and begin loading a database of hundreds of satellites. What you will see is a plot in 3-dimensions showing the position of these satellites. If you are unable to view then a JAVA updagrade could be necessary. Be sure to try the "Satellite" pull-down menu to choose which satellite you wish to view. Confira.

@ A Existência como Doença

@ Apresentações

I Seminário Internacional da Undime-MG

sábado, 16 de junho de 2012

@ Por um mundo sustentável

Carta de Princípios Escolares por um Mundo Sustentável

Publicação traz documento elaborado por escolas públicas municipais do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de criar novos hábitos nos alunos, tornando-os cidadãos conscientes e preocupados com a questão da sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro lança a "Carta de Princípios Escolares por um Mundo Sustentável", que contou com a participação de 1.069 escolas da rede municipal. O documento lista 20 princípios que devem ser incorporados às práticas escolares executadas pela rede nos próximos anos. Fonte.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

@ Materiais didáticos

Unesp lança portal de materiais didáticos

Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista lançou no dia 14 de junho o Projeto Unesp Aberta, que disponibiliza pela internet disciplinas livres como oportunidade de aperfeiçoamento de professores nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.

A iniciativa oferece gratuitamente materiais didáticos digitais dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Unesp elaborados em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da universidade.

Entre os materiais disponíveis na Unesp Aberta estão mais de 17 mil itens educacionais, como mapas, imagens, softwares e animações, 300 videoaulas, 300 textos e 138 livros digitais do selo Cultura Acadêmica, além do acervo da Biblioteca Digital – que reúne material pertencente ao sistema de bibliotecas da Unesp e de seus centros de documentação.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

@ Conselho Nacional de Educação

Parecer CNE/CP nº 8/2012, aprovado em 6 de março de 2012 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Parecer CNE/CP nº 14/2012, aprovado em 6 de junho de 2012 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

Parecer CNE/CEB nº 12/2012, aprovado em 10 de maio de 2012 - Diretrizes Operacionais para a oferta de Educação a Distância (EAD), em regime de colaboração entre os sistemas de ensino.

Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012 - Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Resolução CNE/CEB nº 4, de 6 de junho de 2012 - Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.

Resolução CNE/CEB nº 3, de 16 de maio de 2012 - Define diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância.

Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

mais

terça-feira, 12 de junho de 2012

@ Vanguarda

Escola da Sustentabilidade venceu drogas e violência

Ele já escalou as montanhas da Guatemala. Surfou nas praias de El Salvador, México, Canadá e Havaí. Também pedalou nas trilhas das costas do Pacífico Norte. Não estamos falando de um atleta profissional. Na verdade, esses são alguns hobbies de Tom Horn, norte-americano de 44 anos, que coleciona vitórias não na prática de esportes, mas na educação. Atualmente, ele é diretor da The Kennedy High School, no estado do Oregon, nos Estados Unidos, instituição de ensino médio que, por anos, foi famosa por acolher os alunos mais problemáticos, tornando-se um ambiente marcado pela violência e pelas drogas. Hoje, sob o comando de

Tom, a “escola da sustentabilidade” desenvolve um modelo inovador de ensino, com foco em um currículo totalmente sustentável e integrado à comunidade. Tom assumiu, em 1998, uma desafio tão grande quanto as montanhas já escaladas por ele: administrar um colégio cujos alunos com baixo rendimento que não haviam sido bem-sucedidos em outras escolas. Sua receita foi unir educação e sustentabilidade. Na Kennedy High, os alunos passaram a dividir seu tempo entre a sala de aula e atividades de campo, como o cultivo de hortas, a criação de abelhas, a avaliação da qualidade das águas dos rios, o plantio de árvores, entre outras práticas. O resultado: médias de avaliação, que ultrapassaram a maioria das escolas da região, e um profundo engajamento entre escola e comunidade. A escola, com um currículo que prepara jovens para se tornarem líderes na área da sustentabilidade, tem hoje uma fila de espera de cerca de 200 interessados. Confira.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

@ Anuário 2012

Anuário Brasileiro da Educação Básica

Excelente material para consulta e também para analise dos indicadores de nossa educação, em todos os níveis de ensino. A rapidez com que os dados foram disponibilizados e a qualidade das informações constantes neste Anuário demonstra o compromisso desse movimento suprapartidário em torno de uma educação para todos em nosso país. Precisamos também nos mobilizarmos para promover mudanças efetivas no espaço da sala de aula, dando melhores condições de trabalho e de valorização para os profissionais da educação, seja da educação básica, seja tecnológica, seja na educação superior, juntamente com o atendimento aos direitos fundamentais que a maioria do povo brasileiro necessita. Clique a aqui para download. fonte.

domingo, 10 de junho de 2012

@ Conteúdo

Conteúdo do ano não é cumprido por professores

Nas escolas brasileiras, o aluno é promovido de série sem que tenha tido acesso a todo o conteúdo previsto. Dados da Prova Brasil mostram que 75% dos professores desenvolvem menos de 80% do que deveria ser trabalhado no ano. Confira.

@ Conflito e violência

Conflito e violência na escola

Por Wanda Engel

Em primeiro lugar, é importante destacar que o conflito é fenômeno inerente às próprias relações interpessoais. Basta uma relação entre duas pessoas para que surjam ocasiões em que desejos e interesses se contrapõem, desencadeando situação de conflito. Eles não devem e não podem ser evitados, podendo ser resolvidos de forma construtiva por meio do diálogo ou negativa quando se usam as diferentes formas de violência. Confira.

"O uso da violência numa situação de conflito pode também estar ligado à incapacidade de resolvê-lo por meio do diálogo. É através do diálogo e da argumentação que se consegue mediar conflitos e encaminhá-los para uma resolução satisfatória para todos. Assim é que o mais importante antídoto contra o uso da violência, em situações de conflito, parece ser um trabalho efetivo das escolas no desenvolvimento de habilidades dialogais. Uma sociedade democrática prescinde da prática argumentativa."

quarta-feira, 6 de junho de 2012

@ Ludo Primeiros Passos

Jogo on-line grátis ensina o bê-a-bá a crianças

Lápis, borracha, cartilha e… jogo on-line. Além dos instrumentos tradicionais usados na alfabetização, crianças cada vez mais estão contando com as novas tecnologias para auxiliar nessa fase de aprendizagem. Uma dessas alternativas é o Ludo Primeiros Passos, um game virtual e gratuito, que foi desenvolvido por dois centros de pesquisa em alta tecnologia, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia, do CNPq, e o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, da Fapesp. Confira.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

@ De mão em mão

Projeto incentiva leitura com distribuição de livros grátis

Agência FAPESP – O projeto “De mão em mão”, parceria entre a Editora Unesp, a Prefeitura de São Paulo e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, entrou no dia 28 em sua segunda etapa com a distribuição gratuita de dois títulos: Contos paulistanos, de Antônio de Alcântara Machado, e A nova Califórnia e outros contos, de Lima Barreto.

O projeto foi lançado em dezembro de 2011 e já distribuiu à população paulistana cerca de 11 mil exemplares de Missa do Galo, de Machado de Assis.

O leitor poderá levar uma publicação, sem necessidade de cadastro ou registro de retirada, com o compromisso de passá-la de mão em mão. Após a leitura, as obras podem também ser entregues nas bancas, a qualquer tempo, possibilitando o compartilhamento com outros leitores. Cada pessoa pode retirar um único exemplar.

As obras também estão disponíveis em versão digital e podem ser baixadas gratuitamente pela internet em Confira.

domingo, 3 de junho de 2012

@ Centro Cultural UFU

Milton Nascimento declarando o seu apoio ao Centro Cultural, momentos antes da apresentação em Uberlândia, MG, durante a Audiência Pública realizada pela Universidade Federal de Uberlândia, em 29/05/12.

@ Melhores jovens universidades

Ranking traz Unesp e Unicamp entre as melhores 'jovens'

Lista de instituto que avalia qualidade do ensino superior inclui apenas universidades criadas há menos de 50 anos.

Demorou, mas enfim a Unicamp e a Unesp aparecem em um ranking das cem melhores universidades do mundo divulgado pelo Times Higher Education (THE) um dos mais importantes institutos de avaliação do ensino superior no mundo.

Mas é um ranking expurgado, que inclui apenas universidades fundadas há menos de 50 anos. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 46 anos, é a 44ª melhor. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), com 36, quase fica de fora. É a 99ª.

Na última segunda-feira (28), outra instituição, a britânica QS (Quacquarelli Symonds), divulgou seu ranking das 50 melhores universidades jovens. A Unicamp ficou em 22ª lugar. Nesse estudo, a reputação da universidade conta mais. Fonte.

@ Babá eletrônica

A babá eletrônica está a um passo da aposentadoria

Com cada vez menos programas voltados ao público infantil, a TV aberta deixa no passado a tradição de entreter crianças. Essa tarefa agora está com os canais pagos

Nos últimos anos, a TV aberta brasileira vem mostrando sinais de cansaço numa das funções mais significativas de sua história recente: o entretenimento voltado ao público infantil. Com cada vez menos horas dedicadas às crianças, a televisão, no papel de babá eletrônica, está a um passo de se aposentar. Atualmente, as emissoras exibem cerca de 22 horas diárias de conteúdo infantil, de segunda a sexta. Nos anos 80 e 90, auge da produção televisiva para crianças, a programação tinha até 30 horas diárias reservadas a esse público. E esse tempo tende a diminuir ainda mais em breve. No início do ano, o diretor-geral da Globo Octávio Florisbal anunciou a extinção do TV Globinho. Um dos únicos remanescentes da tradição de reservar as manhãs para as crianças vai ser substituído pelo novo programa de Fátima Bernardes, com estreia prevista para agosto. “A babá eletrônica teve um curto-circuito”, diz José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, o ex-todo-poderoso da Globo. Confira o espaço dedicado à programação infantil pelas emissoras.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

@ e-Escola

Portugal e a conquista de um computador por aluno

Como Portugal, país de pouco mais de 10 milhões de habitantes, conseguiu levar um computador a cada estudante, conectá-los à internet banda larga e treinar professores para usarem conteúdos educacionais gratuitos? A receita tem nome, o Programa e-Escola, projeto desenvolvido nos últimos seis anos pelo governo português, que parece oferecer lições para outros países quanto ao uso das tecnologias na educação. Confira.

@ Técnicas de animação

Técnicas de animação ajudam a fixar conteúdo

Como a animação pode melhorar o ensino em sala de aula? A resposta vem por meio da pesquisa Animation as an Aid to Multimedia Learning (A Animação como Apoio à Aprendizagem Multimídia), publicada pela revista americana Educational Review Psychology. Segundo o estudo, apostar nas técnicas como as que os produtores de desenhos animados usam – sobrepondo uma série de imagens para dar movimento e produzir filmes – pode melhorar a capacidade dos alunos de memorização, aprendizagem e fixação dos conteúdos. Confira a demonstração do teorema de Pitágoras através de origami ou a animação que ensina o ciclo de vida da lagarta até virar borboleta..