Hot-air balloon festivals

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segunda-feira, 22 de setembro de 2014

@ Cousera

Coursera fala português e terá USP e Unicamp  

Plataforma firma parceria com universidades brasileiras e também oferecerá cursos para professores da educação primária e secundária. Confira.

@ Currículo

Currículo australiano prevê de ciências a criatividade  

Para combater desigualdades educacionais, Austrália criou base curricular objetiva, concisa e incluindo material com exemplos reais

No momento em que o debate sobre a construção de uma base curricular comum no Brasil começa a se fortalecer, torna-se imprescindível um mergulho nos processos e modelos realizados ao redor do mundo. Uma das fontes mais ricas em lições e inspirações é a experiência de construção e implementação do Currículo Nacional Australiano, desenvolvido a partir da inquietação do país com as desigualdades educacionais e a preocupação com o seu papel como nação no cenário global. Confira. (Porvir)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

@ Excelência com Equidade

Estudo Excelência com Equidade é divulgado na íntegra: partes qualitativa e quantitativa  

Oferecer educação de qualidade em condições socioeconômicas desfavoráveis é uma missão na qual tiveram sucesso 215 escolas públicas brasileiras. Estas escolas foram analisadas pelo estudo “Excelência com Qualidade”, da Fundação Lemann em parceria com o Itaú BBA, e agora você também já pode ler o estudo na íntegra.

O documento é separado em duas partes: uma qualitativa, publicada em dezembro de 2012, e uma quantitativa, que é disponibilizada aqui hoje pela primeira vez.  

A parte qualitativa do estudo estudou seis escolas de todas as regiões do país, visitou-as e produziu uma análise detalhada das práticas e estratégias utilizadas por elas na garantia de um aprendizado de qualidade para alunos de baixo nível socioeconômico. Leia na íntegra.

Já a parte quantitativa do estudo, por Ernesto Faria e Raquel Guimarães, analisa quais são os fatores escolares presentes nas 215 escolas do Excelência com Equidade que influenciaram para que elas alcançassem significativos avanços nos indicadores de aprendizado entre 2007 e 2011. Confira. (Fundação Lemann)

terça-feira, 2 de setembro de 2014

@ Currículo

Pesquisas apontam caminhos para currículo no Brasil  

Estudos mostram como outros países construíram e implementaram objetivos de aprendizagem para seus alunos

O Brasil não está sozinho na busca por uma solução para a questão “o que e para que estou ensinando?”, que resume a necessidade de se estabelecer um conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que os estudantes devem adquirir em cada etapa da educação básica. Duas pesquisas, uma do especialista Maximilano Moder, chamada Desenhos Curriculares em 16 países (Pesquisa Benchmark Internacional), e outra da doutora em política educacional Paula Louzano, Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares, avaliaram os processos realizados por diversos países para construir e implementar objetivos de aprendizagem e podem contribuir com lições de inspiração ou alerta para a elaboração de uma base
 nacional no país. Confira. (Porvir)