Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sexta-feira, 20 de junho de 2014

@ Hackschooling

Hackschooling torna a educação mais gratificante  

Adolescente de 13 anos conta em palestra no TEDx como tornou seu aprendizado mais feliz fora da escola

Com apoio da mãe, o adolescente Logan LaPlante, de 13 anos, deixou de frequentar uma escola aos nove anos. Ambos estavam descontentes com os caminhos da educação tradicional, que consideram ineficiente para garantir que crianças sejam felizes e saudáveis. No lugar, eles propõem o hackschooling, isto é, uma educação mais completa, realizada pela experimentação, que mistura a cultura hacker com aprendizagem.
 Confira. (Porvir)

 

@ E se eu fosse o autor?

Recurso digital transforma aluno em autor  

Projeto ‘E se eu fosse o autor’ usa a criatividade e a tecnologia para despertar o interesse de crianças pela leitura

O que é preciso para transformar crianças em verdadeiros autores? O projeto “E se eu fosse o autor”, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore, aposta na imaginação e tecnologia para ampliar o interesse pelo universo da literatura entre os alunos das escolas da rede municipal de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia (GO). A partir da leitura de uma obra, os estudantes são estimulados a criarem suas próprias histórias com o uso de recursos digitais. Confira. (Porvir) 


segunda-feira, 16 de junho de 2014

@ Novas gerações

10 maneiras de preparar novas gerações para a vida  

Psicóloga Fernanda Furia dá dicas de como desenvolver em crianças habilidades para lidar com desafios, dificuldades e conquistas 

O mundo mudou profundamente e uma onda de novas possibilidades já chegou. A maneira de aprender e de ensinar está mudando, o nosso jeito de trabalhar está se transformando e a nossa visão sobre o que é necessário para lidar com a vida está se atualizando. Veja 10 formas de preparar novas gerações para a vida: Confira. (Porvir)



sexta-feira, 13 de junho de 2014

@ Plataforma

Sistema facilita criação e correção de provas  

Plataforma SGP gera relatórios de diagnóstico que permitem avaliar a evolução de cada estudante 

A época de provas é atribulada tanto para os estudantes que vão ter seus conhecimentos avaliados como professores, que passam horas corrigindo prova por prova, questão por questão. Pensando em uma maneira de otimizar esse processo para os docentes, uma empresa mineira de soluções educacionais, a Starline Tecnologia, criou o SGP (Sistema de Gestão de Provas), uma plataforma que permite que o professor gerencie e organize o processo de criação das avaliações, que faz a correção automática de questões objetivas e que disponibiliza relatórios de desempenho tanto da turma quanto de cada estudante individualmente. Confira. (Porvir)

terça-feira, 10 de junho de 2014

@ Analfabetismo

Ler pelo celular ajuda a combater o analfabetismo  

Estudo da Unesco analisa hábito de leitura em dispositivos móveis de pessoas de países em desenvolvimento Confira. (Porvir)

Relatório : Lendo na Era do Celular (Reading in the Mobile Era, em inglês).

@ Games

8 games para aprender sobre sustentabilidade  

Em comemoração ao dia do meio ambiente, o Porvir separou dicas de jogos que ensinam a cuidar do planeta de forma divertida 

Para aprender a cuidar do planeta de forma divertida, o Porvir separou uma lista com dicas de jogos que trazem discussões sobre sustentabilidade e consumo consciente. Os games abordam temas como reciclagem, desenvolvimento sustentável de cidades, reflorestamento, impacto ambiental e lixo eletrônico. Eles estão disponíveis de forma on-line e podem ser usados com alunos do ensino fundamental e médio. Confira.