Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

@ Dicionários

Crepúsculo dos dicionários

Se você aprendeu a amar os dicionários, não se assuste com o título acima. Não é o fim; há de ser apenas a espera de um novo amanhecer.

http://bit.ly/JeV4TZ (Estado de S.Paulo)


@ Sem formação

55% dos professores dão aula sem ter formação na disciplina

Pouco mais da metade (55%) dos professores do ensino médio da rede pública do país não tem formação específica na área em que atua.

Em números absolutos, o percentual equivale a quase 280 mil docentes do país. http://bit.ly/JtkInk (Folha de S.Paulo)


terça-feira, 24 de dezembro de 2013

@ Ensino Médio

Governo do Estado de Minas Gerais  

Secretaria de Estado de Educação

RESOLUÇÃO SEE Nº 2486, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013

Dispõe sobre a universalização do Reinventando o Ensino Médio nas Escolas da rede pública estadual de Minas Gerais.

Art. 1º - A presente Resolução estabelece as diretrizes para a organização curricular e o funcionamento do Reinventando o Ensino Médio nas Escolas da rede pública estadual de Minas Gerais.

Art. 2º - O Ensino Médio, etapa conclusiva da Educação Básica, possui duração de 3 (três) anos e tem por finalidade:

 I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática;
III – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou de aperfeiçoamento posteriores;
IV- o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
V – a geração de competências e habilidades nas áreas de empregabilidade, tendo em vista a inserção do aluno no mundo do trabalho.

domingo, 22 de dezembro de 2013

@ Curtas

Superprofessor Wilson e o calor humano na escola

No Recife, educador de história defende a criação de curtas-metragens como maneira de aproximar alunos e professores. Confira.

Depois de ser citado na Folha de S.Paulo pelo jornalista Sérgio Rizzo (Academia Internacional de Cinema) por "Ninguém Estudou", o professor Wilson Falcão está de volta com seus alunos num vídeo surpreendente.


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

@ PNE

Plano Nacional de Educação (PNE) é aprovado no Senado sob críticas da sociedade. Confira.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

@ Ensino Médio

Governo do Estado de Minas Gerais 
Secretaria de Estado de Educação

Secretaria anuncia para 2014 a universalização da proposta do Ensino Médio. Confira.
(DOMG, Noticiário, pág. 5, 16/12/13)

Especial: Ensino Médio

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

@ Escola Digital

Plataforma facilita a busca por recursos digitais  

Professores e alunos interessados em tecnologias inovadoras úteis no processo de ensino e aprendizagem já têm uma aliada. Lançada nesta terça-feira (10), a plataforma Escola Digital é um portal gratuito e aberto que já conta com mais de 1,5 mil recursos digitais mapeados. São vídeos, áudios, games, livros digitais, aplicativos e outras ferramentas que podem ser utilizadas dentro ou fora do ambiente escolar. No Escola Digital, o usuário pode fazer buscas genéricas, apenas colocando a disciplina ou o tipo de mídia que está interessado, ou mais específicas, que vão da seleção de conteúdos envolvendo temas transversais ou recursos multidisciplinares. Todo o material disponibilizado na plataforma foi garimpado na web e categorizados por professores da rede estadual de São Paulo, pelo Instituto EducaDigital e pela TIC Educa. A iniciativa do Escola Digital é do Inspirare e do Instituto Natura. Confira. (Porvir)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

@ Observatório do PNE

ONGs lançam plataforma para acompanhar metas do PNE

Para facilitar o acompanhamento das 20 metas previstas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) – que prevê, entre outros pontos, a erradicação do analfabetismo no país e a universalização do acesso à escola até 2023 –, um grupo de 19 organizações sociais lançaram nesta quarta-feira (4), em Brasília, o portal Observatório do PNE.

A plataforma aberta e gratuita tem como principal objetivo, além do acompanhamento das metas, oferecer análises sobre o impacto das políticas educacionais atuais e futuras que serão implementadas durante a vigência do plano. Mesmo ainda em tramitação no congresso, a expectativa é que o PNE seja aprovado ainda neste ano e passe a vigorar, a partir de 2014, pelos 10 anos seguintes, segundo a Campanha Nacional pelo Direito a Educação, que acompanha a votação. Confira. (Porvir)

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

@ Pisa 2012

Mercadante destaca vitórias da educação, apesar de colocação ruim em ranking

Brasília – Ao analisar hoje (3) os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2012, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a fotografia da educação no Brasil ainda não é boa, mas destacou que os avanços podem ser considerados uma “grande vitória”. Os dados do Pisa mostram que, desde 2003, o Brasil conseguiu os maiores ganhos na performance em matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando aos 391 pontos em 2012. Entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar.  

 OCDE - Brazil Country Note

@ Tablets

8 dicas para saber se a escola já pode usar tablets  

Segundo a Apple, as vendas de iPads para as escolas estão superando as vendas dos notebooks da marca por uma margem muito grande. Entretanto, como já está sendo discutido há um bom tempo, a tecnologia sozinha não é a resposta para um bom aprendizado. Esses dispositivos precisam estar integrados a um planejamento cuidadoso para a educação do século 21, que é aquela que agrupa as habilidades e competências necessárias em nossa sociedade e ajuda os alunos a desenvolvê-las. Confira. (Porvir)

@ Mapa Político

IBGE lança Mapa Político do Brasil

O IBGE lança hoje, 03 de dezembro de 2013, o Mapa Político do Brasil na escala 1:5.000.000 (1cm = 50km). Representação cartográfica de todo o território brasileiro, o mapa é composto por limites estaduais e internacionais, feições hidrográficas, pontos extremos, principais localidades, e, nesta edição de 2013, destacam-se as atualizações no sistema viário e ferroviário e principais obras e edificações, dentre outras. A última versão, divulgada em 2004, tinha como base o ano de 2000; a versão divulgada hoje pelo IBGE retrata o território com referência ao ano de 2010, embora algumas obras concluídas posteriormente já tenham sido incorporadas. Confira.