Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

domingo, 29 de setembro de 2013

@ DIA DO PROFESSOR



  
CONCURSO UNESCO DIA DO PROFESSOR 2013.
Você já abraçou seu professor hoje?

Envie uma foto sua com seu professor ou sua professora, e crie uma legenda para essa imagem, sobre o tema deste ano do Dia Mundial: respeito e valorização dos professores. Faça o upload da foto até o dia 13 de outubro de 2013. Os três conjuntos de foto e legenda mais curtidos e mais criativos serão premiados com 1 (um) TABLET cada.

Para participar, acesse o link: http://bit.ly/prof_2013
Leia atentamente o regulamento antes de participar do concurso: http://bit.ly/reg_prof_2013

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

@ Bolsa Família

O Impacto do Programa Bolsa Família Sobre a Repetência: Resultados a Partir do Cadastro Único, Projeto Frequência e Censo Escolar  

Este trabalho tenciona estimar o impacto do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a repetência escolar usando dados do Cadastro Único (CadÚnico), Projeto Frequência e censos da educação básica. Três abordagens foram utilizadas: i) comparação de crianças com e sem benefício, inscritas no CadÚnico; ii) impacto do valor do benefício estimado mediante análise de regressão; e iii) impacto do percentual de crianças beneficiárias estimado usando escolas como unidade de análise. Os resultados são significativos e o PBF parece contribuir para alguma redução na probabilidade de repetência. Confira.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

@ Valores em Educação

José Pacheco cria dicionário de valores na educação. Educador português, fundador da Escola da Ponte, descreve, de A a Z, conceitos importantes no ensino e na aprendizagem. 

Depois de já ter revolucionado os moldes tradicionais de ensino na Escola da Ponte, o professor português José Pacheco, hoje um estudioso da realidade brasileira, resolveu lançar um dicionário de valores em educação que reúnem conceitos que, segundo ele, precisam ser considerados nos processos de aprendizagem. O documento, que começou a ser produzido em 2012, foi finalizado neste ano e disponibilizado recentemente para download gratuito. Confira.

@ Tendências

O que os jovens querem da educação brasileira?

Porvir compilou pesquisas sobre a juventude e correlaciona dados com as tendências do universo educacional. Confira.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

@ Tecnologia da Informação

Consenso limita debate sobre tecnologia na educação

As representações simbólicas sobre o uso de Tecnologia da Informação (TI) na educação são marcadas pela positividade e pela existência de um consenso em torno das novas tecnologias como a solução para problemas históricos do sistema educacional. Esta é uma das conclusões de um estudo que vem sendo realizado na Faculdade de Educação (FE) da USP pela jornalista Michelle Prazeres, que analisou textos produzidos pelo governo, pela mídia, por uma empresa de tecnologia e artigos acadêmicos. O trabalho verificou que há pouco espaço para críticas ao processo de modernização da educação e um predomínio da mitificação da tecnologia. Confira.

Dissertação de Mestrado : REDES GLOCAIS: Articulação política e mobilização social na civilização mediática contemporânea

@ Imersão pedagógica

A prática em sala de aula desde cedo é suficiente para melhorar a formação do professor? Confira. (Revista Educação)

@ Universidade

O que esperar da universidade até 2020

Katie Blot, CIO da plataforma Blackboard, aponta seis macrotendências para o ensino superior no Brasil e no mundo. Confira.

@ Censo Escolar 2013

MEC divulga resultados preliminares do Censo Escolar de 2013

Ministério da Educação

PORTARIA No- 898, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013

Art.1º Ficam divulgados os resultados preliminares do Censo Escolar de 2013 na forma dos Anexos I e II a esta Portaria.
Anexo I
Anexo II

@ Atari

Criador da Atari fala sobre a moderna indústria de games e educação Assista.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

@ Tempo integral

Nove em dez brasileiros consideram ensino em tempo integral necessário  

Atualmente, 49 mil escolas da rede pública já são de tempo integral  

Nove em cada dez brasileiros consideram escola em período integral necessária para a educação das crianças. É o que apontou a pesquisa nacional do Datafolha, publicada nesta quinta-feira (19), no jornal Folha de S. Paulo. Confira. Mais.

domingo, 15 de setembro de 2013

@ Bullying

3 projetos que tratam do bullying com leveza e humor  

Quem já não se incomodou (ou foi incomodado) por causa de alguma característica que tinha quando era criança ou adolescente? Espinhas salientes, pernas mais finas ou até o uso de óculos ou aparelhos dentários. Se isso vira alvo de chacota ou até algo mais grave, entra em cena o bullying, um termo importado do inglês que pode significar desde uma intimidação verbal até uma agressão física. Buscando trazer o tema à tona, três projetos lançados recentemente propõem, por meio de uma abordagem leve e até com certa dose de humor, discutir a questão com os pais, educadores e, especialmente com os estudantes, principais vítimas do problema que tem reflexo direto na aprendizagem. Confira. (Porvir)

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

@ Pós-graduação

Universidade Federal de Uberlândia
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

EDITAL No- 1, DE 3 DE SETEMBRO DE 2013
SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Curso de Mestrado Acadêmico

EDITAL No- 2, DE 3 DE SETEMBRO DE 2013
SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Curso de Doutorado
DOU, Seção 3, pág. 105, 13/09/13

@ Hashtags

10 #hashtags que todo professor deve acompanhar

Para ajudar os professores interessados em entrar no universo dos tablets e no mundo dos aplicativos educacionais, o Porvir resolveu mapear 10 hashtags que podem ser buscadas tanto no Twitter quanto no Facebook. Elas trazem recomendações que facilitam o uso dos tablets por educadores, com sugestões de como usar aplicativos para tablets e até notícias sobre o uso dessa tecnologia na sala de aula. E o melhor, muitas das indicações são feitas por outros professores, alunos e internautas interessados no uso de aplicativos para o ensino. Confira.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

@ Vocabulário Ambiental

Vocabulário Ambiental Infantojuvenil

  A versão eletrônica do livro já está disponível

 De acordo o autor do livro, Otávio Borges Maia, a temática ambiental vem se tornando cada vez mais presente e essencial no nosso dia a dia e, com ela, novas palavras e conceitos passam a fazer parte das nossas conversas, leituras e das notícias veiculadas. "Na obra Vocabulário Ambiental Infantojuvenil (VAI), a ciência, o lúdico e a arte se juntam para melhor dizer o significado dessas palavras e conceitos e para popularizar o que a ciência define", escreveu Maia.

 Ainda segundo ele, o objetivo do livro é contribuir para que crianças de todas as idades despertem seu interesse pela educação ambiental e pelos debates em torno do maior desafio desse século: harmonizar a conservação da natureza, a justiça social, o crescimento econômico e a paz. Confira.

A versão eletrônica do VAI (ebook) está disponível no Portal Livro Aberto.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

@ Faça você mesmo

Errar, descobrir e reinventar: faça você mesmo

Confira. (PORVIR)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

@ Viviane Mosé

‘Nossa educação hoje é castradora e elimina líderes’, diz filósofa

Para Viviane Mosé, o ensino no Brasil ainda é preso a uma estrutura do passado, que trata o aluno como um decorador de conteúdos. Confira.

sábado, 7 de setembro de 2013

@ Minas Faz Ciência

Revista Minas Faz Ciência

Nº 54 - Junho a Agosto de 2013
Publicação trimestral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)

@ Educação integral

O que é, quem faz e os comos da educação integral. Confira. (PORVIR)

@ Enem 2013

MEC divulga guia da redação do Enem 2013

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, divulgaram nesta quinta-feira, 05, o Guia do Participante Enem 2013
, com as novas regras para a redação do exame. Confira. (Jornal Estado de S.Paulo)

'Sempre li bastante', diz autora de redação incluída no Guia do Enem

Larissa Comazzetto aponta leitura e dedicação como fatores diferenciais.
Texto da gaúcha foi um dos cinco apontados como modelo pelo MEC.

Além das redações de Larissa e Caroline, de Santa Maria (RS), o Guia do Participante <<http://bit.ly/162yUMi>> do Enem destaca os textos de Gabriela Araújo Attie, de Uberlândia (MG); Pedro Igor da Silva Farias, de Teresina (PI); e Danilo Marinho Pereira, de Belém (PA). Confira.(G1)

terça-feira, 3 de setembro de 2013

@ Escrita científica

Veduca lança Mooc de escrita científica

O Veduca, plataforma que oferece cursos gratuitos das melhores universidades do mundo, inaugura hoje, 30, o Mooc de Escrita Científica, em parceria com o professor Valtencir Zucolotto, coordenador do grupo de nanomedicina e nanotoxicologia GNano do Instituto de Física de São Carlos da USP. Confira (Porvir)

@ Programação

Sites para aprender a programar, de graça  

Para quem sequer abriu um editor HTML, desses que estão disponíveis até mesmo em blogs, programar pode ser um verbo distante, que remete a telas pretas, com muitos números e símbolos que a princípio formam sentenças estranhas. A boa notícia aos interessados em aprender a linguagem dos códigos é que os tempos são outros, as telas pretas são apenas uma das muitas interfaces existentes. Opções de plataformas e ambientes amigáveis para quem está disposto a começar a programar não faltam. Confira (Porvir).

domingo, 1 de setembro de 2013

@ Desistência

Por ano, 3 mil professores desistem de dar aula nas escolas estaduais de SP 

Dados obtidos com exclusividade pelo ‘Estado’ revelam migração média de 8 docentes por dia para as redes municipais e particular e também para outras carreiras; salários baixos, pouca perspectiva e más condições de trabalho motivam abandono 

A cada dia, oito professores concursados desistem de dar aula nas escolas estaduais paulistas e se demitem. A média de pedido de exoneração foi de 3 mil por ano, entre 2008 e 2012. Salários baixos, pouca perspectiva e más condições de trabalho estão entre os motivos para o abandono de carreira. Confira (Jornal Estado de S.Paulo)

@ Ser Minas Tão Gerais

@ Blogueiros

Professor blogueiro: confira cinco dicas para tornar sua página ainda mais interessante
 Ritmo de atualização e conteúdo interativo estão entre as sugestões para tornar o blog mais atrativo. Confira.  

Portal na internet reúne blogs de professores da rede pública
 Iniciativa quer ampliar troca de experiências entre docentes e alunos.
Confira (Folha de S.Paulo)