Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

@ Novas tecnologias

Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia – RTU

EM PAUTA : Novas tecnologias na Educação


@ Didática

Didática inclusiva no ensino de Física  

Pesquisador da Unesp aborda a docência da disciplina em turmas formadas por alunos com e sem deficiência visual em livro disponível para download gratuito 

Agência FAPESP – Muitas das estratégias comunicativas utilizadas em sala de aula são, em geral, baseadas em linguagens audiovisuais. Ou seja, para ter acesso às informações, construir conhecimentos e levantar questões, os alunos precisam escutar instruções ditas pelo professor e, simultaneamente, enxergar imagens e materiais variados – característica particularmente marcante no ensino das ciências exatas.Confira.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

@ Emergência

Uberaba decreta emergência por falta de professores

Correio Braziliense - 22/08/2013

A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, decretou situação de emergência na área da educação porque não consegue preencher vagas de professores em praticamente todas as escolas do município. A prefeitura tenta contratar cerca de 400 profissionais para dar aulas de português, matemática, biologia, história, geografia, artes e educação física. O concurso público previsto para o início deste ano teve que ser adiado por determinação do Tribunal de Contas. Somente em junho o processo foi liberado. As provas estão marcadas para outubro, mas os aprovados só poderão tomar posse em janeiro do ano que vem. Interessados poderão enviar currículos para o setor de recursos humanos da Secretaria de Educação de Uberaba. Doutores, mestres e professores com cursos de especialização terão prioridade. Confira.

@ Biblioteca da Escola

Ministério da Educação  

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA  

PORTARIA Nº 42, DE 21 DE AGOSTO DE 2013

Art. 1º Divulgar o resultado da avaliação das obras de apoio pedagógico de natureza teórico-metodológica realizada conforme Edital de Convocação para Inscrição no Processo de Avaliação e Seleção de Obras de Apoio Pedagógico para o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE DO PROFESSOR 2013. Art. 2º As obras selecionadas constantes do Anexo serão distribuídas às instituições de educação infantil, às escolas públicas de ensino fundamental e de ensino médio, nas modalidades regular e de educação de jovens e adultos, das redes municipal, estadual, federal e do Distrito Federal. Confira a relação das obras aprovadas (DOU, Seção 1, 22/08/13)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

@ Steve Jobs School

Holanda inaugura 1ª escola 'Steve Jobs' que ensina os alunos em iPads

Metodologia da Steve Jobs School desenvolve criatividade das crianças.
Ao todo serão inauguradas 12 unidades para atender mil alunos. Confira.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

@ Aurora


@ Calendário Escolar

Secretaria de Estado de Educação (MG)

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.368, DE 09 DE AGOSTO DE 2013.
Estabelece, para a Rede Pública Estadual de Educação Básica, o Calendário Escolar para o ano de 2014.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

@ Amorim Lima

Sem provas e com autonomia, Amorim Lima faz 10 anos 

A história da escola municipal de educação fundamental Desembargador Amorim Lima, localizada na zona oeste de São Paulo, possui um marco bem definido: o ano de 2003. Mesmo tendo sido fundada no final da década de 50, foi no início dos anos 2000 que ela iniciou o maior processo de transformação da sua história. A unidade deixou de ser mais uma escola a compor a rede de educação do município, para ganhar uma identidade própria. Passou a não mais separar os alunos por série, não aplicar mais provas e ter um currículo extremamente flexível. Confira.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

@ Quem educa os educadores?

Formação do professor brasileiro tem muita carga teórica e pouca preparação prática
 Confira. (Folha de S.Paulo)



sábado, 3 de agosto de 2013

@ Novas tecnologias

A proibição do celular nas escolas faz sentido?

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” A frase, de Jean Piaget, não poderia ser mais atual, mas precisa encontrar eco nos novos desafios agora impostos aos educadores na formação de uma geração de estudantes que são nativos digitais. Confira.

@ Aplicativos

Aplicativos infantis devem ser usados por pais e filhos 

Crianças aprendem muito cedo – e quase sozinhas – a interagir com telas sensíveis ao toque. Mas essa habilidade motora tão natural não é suficiente para que elas também se apropriem individualmente de tudo o que celulares, tablets e seus aplicativos têm capacidade de ensinar. Segundo Daniel Danahoo, um pesquisador sobre o aprendizado infantil e de tecnologias aplicadas à educação australiano, elas precisam do apoio de pais ou professores para se engajarem nas atividades e tirarem o melhor proveito dessas experiências. Confira.

@ Jornais escolares

Plataforma une jornais feitos por alunos portugueses 

Para os estudantes que têm afinidade com alguma das áreas da comunicação (texto, fotografia, design ou boas histórias), ter a oportunidade de criar notícias dentro da própria escola pode ser algo bem divertido e engajador. Pensando nisso, a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência de Portugal resolveu desenvolver o Jornais Escolares, iniciativa que organiza, numa plataforma online e gratuita, os jornais produzidos por escolas públicas do país e oferece recursos que vão auxiliar no desenvolvimento de novas publicações. Confira.