Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sábado, 29 de junho de 2013

@ Ensino Médio

O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola

Pesquisa desenvolvida pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) revela as expectativas e os conflitos dos estudantes no Ensino Médio. Confira.

@ Atlas

Atlas do Censo Demográfico do IBGE mapeia mudanças na sociedade brasileira 

Em termos de distribuição regional da população, Sudeste, Nordeste e Sul continuam a apresentar os maiores percentuais com 42,13%, 27,83% e 14,36% do total, respectivamente, mas o Norte e o Centro-Oeste detêm as maiores taxas de crescimento populacional. Os padrões históricos de desigualdades regionais permanecem, entretanto, percebe-se, pelos indicadores socioeconômicos, a emergência da região Centro-Oeste. Acesse o Atlas do Censo Demográfico.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

@ Educação integral

Guia dá os caminhos das pedras da educação integral  

Vamos supor que você seja um prefeito ou um secretário de Educação de um município pequeno. Suponhamos ainda que esteja interessado em adotar uma política de educação integral nas suas escolas. Por onde você começaria? Na construção de parcerias, na definição de uma proposta curricular ou no investimento em desenvolvimento de sua equipe? Como você levaria cada uma dessas etapas? A resposta, dada pelo guia Políticas de Educação Integral: orientações para implementação no município é: depende. O documento, lançado nesta semana pela Fundação Itaú Social e pelo Cenpec, busca mostrar “os caminhos das pedras” – no plural mesmo, já que vários são possíveis – a gestores interessados em adotar a política em seus municípios. Confira.

terça-feira, 25 de junho de 2013

@ Contraponto

Ensino público  

EUA: no berço das reformas empresariais da educação, surge um contraponto

Nova agenda estadunidense sugere foco em políticas públicas de educação que solucionem a questão do acesso escolar com qualidade para todos, em oposição às políticas orientadas pelos resultados dos testes de alto impacto, promovidas e estimuladas pelos reformadores empresariais. Confira.  

Reformas educacionais e suas filosofias

sábado, 22 de junho de 2013

@ Lucidez

Manifestações contra partidos revelam rejeição à toda política praticada no Brasil
Entrevista com Milton Lahuerta, cientista político e professor da Universidade de Araraquara.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

@ Alimentação escolar

Novas regras para alimentação escolar limitam uso de sódio e oferta de doces a alunos de escolas públicas 

As refeições servidas em escolas públicas deverão ter, a partir de agora, quantidades limitadas de sódio e de oferta de doces. As novas normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) visam garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos e prevenir doenças como hipertensão e obesidade. Confira.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

@ Storm


@ All of Mercury


@ Dispositivos móveis

“É preciso ‘desescolarizar’ dispositivos móveis” 

As escolas públicas brasileiras estão cada vez mais tendo que lidar com tecnologias em sala de aula. A bola da vez é a entrega de tablets a professores. A previsão, segundo o MEC, é que a maior parte dos aparelhos produzidos após a licitação, cerca de 650 mil, seja direcionada a professores ainda neste ano. Somente no fim do mês passado, foram entregues aos educadores do Paraná 32 mil aparelhos; no Distrito Federal foram distribuídas três mil unidades. Com mais esta tecnologia no contexto da escola, que chega depois dos laptops do programa UCA (Um Computador por Aluno), uma das perguntas que se faz é: o que a escola, os alunos e a sociedade podem ganhar com isso? Confira.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

@ Saberes para a vida

‘Saber mais é mudar relações de força’  

A escola pretende preparar as pessoas para a vida, mas acaba, muitas vezes, preparando os alunos para as avaliações. A linha que separa os saberes para a vida e dos saberes para os estudos é, para Philippe Perrenoud, o ponto de partida para se discutir o currículo do século 21. “A vida tem que estar no centro da discussão do currículo. O quanto a escola está nos preparando para viver nesse mundo?”, pergunta o sociólogo suíço que é especialista em currículo, práticas pedagógicas e formação de professores. Confira.

terça-feira, 11 de junho de 2013

@ Escolas experimentais

Arte e música personalizam ensino público argentino 

Rede com 38 escolas experimentais não separa alunos por séries e aulas acontecem em rodas de discussão. Confira.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

@ Pós-graduação

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.326, DE 04 DE JUNHO DE 2013. (MG) 

Regulamenta a participação de diretores de escolas estaduais em cursos de pós-graduação e dá outras providências. 

Art. 1º A participação de servidores desta Secretaria de Estado em cursos de pós-graduação enquanto ocupantes do cargo de direção de escola somente poderá ocorrer mediante autorização do Secretário de Estado de Educação ou de servidor a quem esta competência seja delegada. Confira.

@ Astronomia


terça-feira, 4 de junho de 2013

@ Ensino Médio

edições UNESCO

Protótipos curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio integrado: resumo executivo.

É preciso que a escola de ensino médio desenvolva um modelo educacional adequado às características e à heterogeneidade dos novos grupos e setores sociais que a frequentam. Download gratuito, clique aqui.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

@ Infância

Veja a criança, antes de a deficiência, diz UNICEF

A inclusão de crianças com deficiência beneficia a sociedade como um todo, afirma relatório Situação Mundial da Infância 2013. Confira.

Leia o relatório Situação Mundial da Infância 2013: Crianças com Deficiência.

domingo, 2 de junho de 2013

@ Escola que Queremos

Plataforma criada por hackers avalia gestão democrática nas escolas 

Com o objetivo de contribuir para a transparência de informações públicas usando as tecnologias digitais, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Fundação Lemann, realizou no mês de abril o 1º Hackaton Dados da Educação Básica, uma maratona de 36 horas que envolveu oito equipes de programadores, hackers, desenvolvedores, inventores e pesquisadores. 

A partir de dados extraídos das avaliações do Inep, os grupos criaram plataformas de acesso capazes de transformar índices em informações acessíveis. A convocação foi realizada por meio de edital público. Uma vez avaliados, os aplicativos mais interessantes receberam recursos para serem implementados. 

A equipe campeã, formada pelos desenvolvedores Vítor Baptista, Adriano Bonat Alves e Pedro Guimarães, além de Luís Serrão, da ONG Ação Educativa, e Fernanda Campagnucci, editora do site Observatório da Educação, desenvolveu o aplicativo “Escola que Queremos”. Confira.

sábado, 1 de junho de 2013

@ Nowhere Man

tradução


@ Currículo

‘Currículo deve desafiar os talentos dos alunos’

Celebridade entre os amantes de educação e orador mais assistido do TED – suas três palestras já foram vistas mais de 21,5 milhões de vezes –, Sir Ken Robinson está, mais uma vez, tendo um vídeo seu viralizado na web. Ele foi uma das estrelas do TED Talks Education, série promovida neste mês pela famosa marca de minipalestras on-line e retransmitidas pela rede PBS, com a intenção de inspirar estudantes e professores a buscar melhorias na educação do país. Confira.