Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

segunda-feira, 29 de abril de 2013

@ Clarice Lispector

@ António Nóvoa


@ Exemplo


@ Horizon Report 2013

Dissecando o ensino superior até 2018  

Acaba de sair do forno o Horizon Report 2013 voltado ao ensino superior. Já tradicional e esperado, o documento anual identifica seis tecnologias emergentes que deverão se tornar populares até 2018, seis tendências e seis desafios que as universidades devem ter no seu dia a dia para um período de até cinco anos. O grupo que ajudou a elaborar o relatório foi composto por 51 especialistas em educação, tecnologia e futuro, além de escritores e pensadores. Eles foram reunidos pelo NMC (New Media Consortium) e pela Educase Learning Initiave, ambas organizações localizadas nos EUA e dedicadas ao estudo das tendências na educação. Confira, a seguir, as três listas. Confira.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

@ Escola que Queremos

Projeto “Escola que Queremos” é o vencedor da 1ª edição do Hackathon 

O projeto "Escola que Queremos" foi o vencedor da 1ª edição do Hackathon Dados da Educação Básica. A maratona de hackers, programadores, desenvolvedores e inventores durou mais de 30 horas, da noite do dia 12 até a manhã de 14 de abril, e reuniu oito equipes em Brasília com o objetivo de desenvolver programas e aplicativos em plataformas fixas e dispositivos móveis que pudessem disseminar informações educacionais, ajudando a mobilizar a sociedade por uma educação pública de qualidade. Confira.

@ Projeto Minerva

Projeto Minerva une ensino on-line e interação social 

Aprendizagem on-line tem sido vista por todos como forma de melhorar o acesso à educação. Mas agora um novo conceito surge a partir de um grupo de pessoas que apoiam a e projeto Minerva é uma mistura do velho e do novo em que não há campus e os alunos fazem todos os seus cursos on-line, mas convivem em dormitórios universitários tradicionais. A ideia vem de um ex-executivo da Internet que acredita que a interação social é tão importante quanto o tipo de aprendizagem personalizado que a tecnologia promete.


@ Every Day

@ ExploreCarlotas

Projeto usa arte para falar sobre respeito 

Ela começou a empilhar no quarto inúmeros cadernos de desenhos com ilustrações de personagens nada perfeitos: olhos desproporcionais, cabelos e pele coloridos, nenhuma estatura física pré-estabelecida. Passou a grafitar os muros de sua casa, até que migrou para as ruas, pintando paredes alheias. Interrompeu a arte urbana quando se viu correndo da polícia ao ser flagrada com um spray na mão. Decidiu se acolher na calmaria de seus cadernos, até perceber que poderia usar de sua arte para trabalhar a imperfeição, tema que, intrinsicamente, envolvia todos os seus desenhos. Hoje aos 30, Carla Douglass, artista plástica paulistana, partiu de suas experiências pessoais para criar o projeto ExploreCarlotas, que trabalha com crianças e jovens temas como tolerância, aceitação, respeito e a utopia da imperfeição. Para levar os conceitos a 580 estudantes, de cinco a 15 anos, entre os dias 29 de abril e 10 de maio, Carla visitará dez instituições de ensino – como ONGs, escolas públicas e privadas – da Grande São Paulo. A experiência, inclusive, pretende virar um livro, que irá mostrar o desdobramento desses encontros, para que também sirva como um viral. Confira.


sábado, 20 de abril de 2013

@ Uso de TI

Brasil tem três computadores para cada cinco habitantes, diz pesquisa da FGV
Pesquisa Anual do Uso de TI > Sumário de Resultados da última Pesquisa
mais http://bit.ly/YxtNNu

@ Sailing

@ Escola que Queremos

Portal permite avaliar situação do ensino nas escolas públicas de todo país 

Acaba de ser lançado o portal Escola que Queremos, que une informações de diversas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para trazer um panorama detalhado de cada uma das escolas públicas do país. O projeto é resultado da primeira Hackaton de dados educacionais, uma maratona hacker organizada pelo Inep para que fossem produzidos aplicativos, softwares e análises sobre a situação da educação no país a partir da base de dados do instituto. O Escola que Queremos ficou com o primeiro lugar da disputa, realizada no último final de semana. Fonte.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

@ Vida e Universo

 Menino de 9 anos falando sobre a vida e o universo


@ Sistema de Gestão de Provas

Fim da caneta vermelha  

Sistema digitaliza prova e produz relatório específico sobre alunos 

Uma empresa de Belo Horizonte quer mudar a forma como os professores corrigem provas, sem a tradicional caneta vermelha. A ideia é tornar o processo mais tecnológico, gerando dados úteis para docentes e alunos. Confira.
O sistema criado pela Starline Tecnologia, chamado SGP (Sistema de Gestão de Provas), permite digitalizar as avaliações e criar um banco de dados que mostra se cada estudante está indo bem ou mal em assuntos específicos de cada disciplina.

@ Atomistica

Jogo 'Atomística' facilita aprendizado de estudantes em São Carlos, SP

Alunos do ensino médio aprendem química com game de computador. Idéia é aplicar uma maneira mais divertida de repassar conhecimentos. Assista, clicando aqui.

@ Concursos

Estado de SP vai mudar lei de concursos para professores

Novos docentes vão assumir as aulas logo após o concurso e passarão por um curso de formação ao longo dos primeiros três anos. Confira.

@ HP Catalyst Academy

HP lança site para capacitar professor em Stem 

Professor, essa é para você. Já pensou em ensinar seus alunos a criar aplicativos que resolvam problemas da vida real? Já quis saber melhor como funcionam avaliações formativas via portfólios digitais? E desenvolver games relacionados ao currículo? Esses e outra dezena de cursos (confira a lista) estarão disponíveis gratuitamente na HP Catalyst Academy, voltada para a capacitação de professores na área de Stem – sigla que, em inglês, significa ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O site foi lançado hoje durante o Sinted, evento internacional que ocorre em São Paulo e reúne o setor de tecnologias educacionais. Confira.

@ Moms Demand Action



@ Ave Cantadeira


terça-feira, 16 de abril de 2013

@ Aprendizagem

As 5 ações e os donos do próprio aprendizado. Confira.

 

@ Excelência com Equidade


As lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico. Confira.

sábado, 13 de abril de 2013

@ Plataforma adaptativa

Knewton chegará a 10 milhões de alunos até 2014 

Entender que um aluno não está conseguindo absorver um conteúdo de ciência porque não compreendeu direito um conceito de matemática. Prever que determinada turma terá dificuldades em uma disciplina na terceira semana de curso. Avisar para sua filha que ela sabe muito mais matemática do que ela acha que sabe e que a maior fraqueza dela é a insegurança e não o aprendizado. Com números, feitos e promessas grandiosas, a Knewton, maior plataforma de ensino adaptativo do mundo, tem lidado com um volume de dados inimaginável – mais do que o que está no Facebook, garante José Ferreira, seu fundador – para dar a alunos, professores, pais e gestores públicos um diagnóstico preciso do aprendizado de cada aluno que usar a ferramenta. Confira.

@ Memória de Elefante

Um banco de dados educacionais por bairro de BH 

Ao notar que os livros dos estudantes mineiros no lugar de abordar o acervo rupestre da região metropolitana de Belo Horizonte – um dos mais importantes do país – tratavam das cavernas de Lascaux, na França, o publicitário mineiro Ismael Libanio resolveu interferir. E tentou encontrar uma forma de ajudar os estudantes a descobrirem o que estava a sua volta. O desejo deu origem ao Memória de Elefante, projeto que ensina e estimula estudantes e educadores de escolas públicas de BH a trabalharem na produção de conteúdos sobre a realidade dos bairros em que estão inseridas as instituições. Em seguida, tudo é hospedado em uma plataforma on-line, que funciona como uma espécie de banco de dados onde outros usuários podem conhecer aspectos de regiões diferentes e, inclusive, montar sua playlist de pesquisa a partir dos vídeos, imagens e textos disponíveis na plataforma. “Ao distribuir livros didáticos para todo o país, o governo federal cria conteúdos genéricos para todos os alunos. Pensamos em mudar essa lógica e ajudar a valorizar a memória local”, afirma Libanio. Confira. Assista o video, clicando aqui.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

@ CONAE 2014

Conferência Nacional da Educação (Conae) 2014 

A plenária do Fórum Nacional de Educação (FNE) reuniu-se nesta quarta-feira, 10, na sede do Ministério da Educação, em Brasília, para discutir a organização da Conferência Nacional de Educação (Conae). O encontro aprovou a publicação do documento Cenário da Educação Nacional, que servirá de apoio aos debates em todas as conferências preparatórias, municipais e intermunicipais. Confira.
Conheça o documento-referência O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação http://bit.ly/Zj4E9i

terça-feira, 9 de abril de 2013

@ Lição de casa !?

Professores devem repensar lição de casa

As atividades tradicionalmente repassadas a estudantes como tarefa extraclasse podem estar acabando com a função do dever em casa em si. A pesquisa publicada em novembro de 2012 pelo professor Adam Maltese, da Universidade de Indiana, que concluiu que o tempo dispensado com deveres de casa não influencia de forma substancial as notas dos alunos em matemática e ciências, chama professores e escolas dos Estados Unidos a repensarem a forma como usam a tarefa, mesmo sem apresentar conclusões definitivas. Confira.


sábado, 6 de abril de 2013

@ Credenciamento


AVISO : CREDENCIAMENTO Nº 179/2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA –
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO, através da DIRETORIA DE COMPRAS – Torna Público para conhecimento dos interessados que entre os dias 08 e 22/04/2013 estarão abertas as inscrições com aquisição do Edital, para o Credenciamento de profissionais, pessoas físicas das áreas de dança, artes marciais e esportivas, informática, inglês básico, artesanato, terapias, artes cênicas, música, recreação, xadrez e cursos profissionalizantes, para integrarem o Banco de Instrutores Facilitadores nas oficinas dos Projetos, Programas e Serviços Sociais e Cursos Profissionalizantes desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho. O Edital encontra-se à disposição na Diretoria de Compras, na Av. Anselmo Alves dos Santos, nº 600, prédio II, 2º pavimento, telefone 0xx 34-3239-2488, das 12 às 17 horas. Abertura da Sessão Pública será no dia 23/04/2013 às 13:00 horas, na Diretoria de
Compras. Confira.

@ Sherlock Dengue

Estudantes da Udesc criam jogo online de investigação da dengue

'Sherlock Dengue' tem 7 versões; apenas 4 estão disponíveis gratuitamente. Através das oito fases, jogadores aprendem tudo que envolve a dengue. Confira.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

segunda-feira, 1 de abril de 2013

@ Crescer é esquecer


@ Cursos digitais

‘Online pode ser melhor que curso presencial’

Professor do MIT que virá ao Brasil fala sobre a onda dos cursos digitais de acesso gratuito. Confira.

@ Linguagem Computacional


clique na imagem

@ Centro de Treinamento

Seleção da Espanha escolhe Uberlândia, Minas Gerais, como Centro de Treinamento durante a sua participação na Copa das Confederações 2013 (Agência Associated Press/AP). Confira.