Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

@ Conviva Educação

Site ajuda a desburocratizar secretarias de Educação

 Em tempos de começo de mandato nas prefeituras do país, troca de secretarias e rearranjo para os próximos quatro anos, as novas administrações podem até se sentir perdidas diante do volume de dados que devem manejar. Pelo menos os secretários e técnicos das pastas de Educação vão ganhar uma mãozinha. A plataforma Conviva Educação, que está sendo lançada hoje, reúne dados demográficos do IBGE, indicadores educacionais disponíveis no MEC, os apresenta de forma amigável e ajuda os gestores a cruzarem seus dados com os atuais, identificarem problemas e tomarem decisões. Confira.

@ Salas de aula

Arquiteto propõe opções à sala de aula tradicional 

 As salas de aula, formatadas no século 18 e replicadas até hoje, vêm sendo sistematicamente condenadas por especialistas, que as consideram um ambiente impróprio para as novas formas de aprendizado que se aprensentam hoje. Que elas não são os ambientes mais adequados, já se sabe, mas o que se pode construir no lugar delas? O arquiteto espanhol radicado nos EUA Tomas Eliaeson, do escritório Little Online, propõe uma divisão da escola em que, no lugar das grandes vilãs, as salas de aula tradicionais, os espaços sejam divididos a partir de cinco novas tipologias, cada uma delas com funções, mobília e atividades específicas para proporcionar momentos de aprendizagem efetiva. Nessa nova configuração, o espaço de divide em descoberta, transmissão, troca, criação e reflexão. Confira.







@ Apollo 16: Driving on the Moon

@ Full Moon Silhouettes

fonte

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

@ Project-based learning

Desafiar, pesquisar, descobrir, produzir e apresentar

Bastam dois dedos de conversa com pessoas interessadas em inovações educacionais ou poucas horas em um evento que reúna professores interessados em tendências e lá vai estar ele. Pode ser que seja entre professores de educação infantil discutindo as descobertas das crianças em seu último trabalho ou entre docentes da área médica mostrando os resultados dos seus alunos. De uma ponta à outra, ele tem aparecido cada vez com mais frequência e em mais formas diferentes. Adivinhou? Sim, é o aprendizado baseado em projetos – o project-based learning, ou simplesmente PBL. Confira.

Mais, clique aqui.

domingo, 20 de janeiro de 2013

@ Manuel Castells



“A cooperação é superior à competição”

@ Se o dinheiro não existisse?

@ Consciente Coletivo



Episódio 2
Episódio 3
Episódio 4
Episódio 5
Episódio 6
Episódio 7
Episódio 8
Episódio 9
Episódio 10


A série Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental. 

O projeto Consciente Coletivo é uma parceria do Instituto Akatu, Canal Futura e HP do Brasil.

@ Malèna




Ennio Morricone

01. Inchini Ipocriti E Disperazione
02. Malèna
03. Passeggiata In Paese
04. Visioni
05. Nella Casa
06. Malèna (Titon Di Coda)
07. Linciaggio
08. Orgia
09. Il Ritorno
10. Bisbigli Della Gente
11. Ma L'amore No
12. Casino - Bolero
13. Altro Casino
14. Visioni (Fantasie D'amore)
15. Cinema D'altri Tempi
16. Ipocrisie
17. Pensieri Di Sesso
18. Momenti Difficili


sábado, 19 de janeiro de 2013

@ Abolicionismo escolar

Estrutura escolar provoca adoecimento de professores 

As escolas de educação básica, sejam públicas ou privadas, enfrentam desde sempre uma série de problemas para garantir sua efetividade, e mais do que isso, sua própria existência. Uma das dificuldades mais recentes, e de difícil solução, tem sido o problema do adoecimento e da deserção dos professores da escola pública brasileira. Para o historiador Danilo Alexandre Ferreira de Camargo, tal fenômeno acontece em função do cotidiano escolar ser insuportável para a maioria dos profissionais da educação. 

Em sua dissertação de mestrado, O abolicionismo escolar: reflexões a partir do adoecimento e da deserção dos professores, desenvolvida na Faculdade de Educação, e orientada pelo professor Julio Roberto Groppa Aquino, o historiador procura fugir do lugar comum, e apresenta uma reflexão alternativa sobre a problemática relação dos professores com a escola: o abolicionismo escolar. Confira.

@ Tablets

Tablet é aposta de sistema de ensino que chega ao país

A partir do próximo mês, cerca de 75.000 estudantes de 150 escolas privadas do país passarão a adotar um sistema de ensino com foco no uso de tablets. O Uno Internacional, do grupo Santillana, prevê a substituição de projetores por lousas digitais, o uso obrigatório de iPads pelos professores e a possibilidade de levá-los também a todos os alunos. Como parte do projeto pedagógico, docentes, diretores e profissionais de TI participam de oficinas e passam por acompanhamentos periódicos durante o ano letivo. No Brasil, a primeira etapa de formação dos professores acontece no I Evento de Capacitação no Brasil: Transformação XXUNO, quem levanta a mão?, nos dias 19 e 20 de janeiro, no Centro Educacional da Universidade de Brasília, para 5 mil educadores. Confira.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

@ Acordo Ortográfico

Somos um país sério?

Por Arnaldo Niskier

Quase 200 milhões de brasileiros aderiram ao Acordo Ortográfico e o governo adia sua entrada em vigor para nada.

A história do marechal Charles De Gaulle tornou-se clássica. Num dado momento, lançou a dúvida: "O Brasil é um país sério?". Muitos de nós ficamos chocados. Isso feriu o orgulho nacional. Agora, a frase voltou à tona, a propósito da decisão do governo de adiar para 2016 a entrada em vigor do decreto assinado em agosto de 2008, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a propósito do Acordo Ortográfico de Unificação da Língua Portuguesa. Mais três anos, para nada. Confira.

domingo, 13 de janeiro de 2013

@ Mapa biogeográfico

Mapa biogeográfico mundial é atualizado após 136 anos 

 Criado pelo naturalista Alfred Russel Wallace há mais de 100 anos, o estudo que dividia o planeta em seis regiões de biodiversidade ganhou mais cinco áreas graças aos avanços em pesquisas genéticas; cerca de 20 mil espécies estão catalogadas. 

 O mapa de Wallace, criado em 1876, foi uma tentativa de dividir e definir o mundo de acordo com suas espécies, e é usado até hoje em diversos tipos de pesquisa. Só no final do último ano, no entanto, o trabalho ganhou uma versão atualizada desenvolvida por cientistas da Universidade de Copenhague e da Universidade McGill (Canadá), que redividiram as seis regiões biogeográficas de Wallace em 11 e agregaram mais dados sobre as espécies. 

 A reportagem é de Jéssica Lipinski e publicada pelo Instituto CarbonoBrasil, 11-01-2012. Confira.

@ Leitura

33% dos brasileiros leram algum livro nos últimos 30 dias

Dados do Target Group Index revelam o perfil do leitor de livros no País

 Como bem escreveu o poeta Mário Quintana ao descrever os benefícios da leitura, “o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. Compartilhando ou não da afirmação do escritor, dados do Target Group Index, do IBOPE Media, apontam que a parcela dos brasileiros que leram algum um livro nos últimos 30 dias é de 33%, sendo que 53% declaram ler com frequência e 47% dizem que só o fazem às vezes. Confira.

@ Gerações interativas

Pesquisa revela dados sobre a relação de crianças e adolescentes com a tecnologia 

Que a tecnologia está intimamente ligada à vida das crianças e adolescentes em todo o mundo a gente já sabe. Mas como os mais jovens se relacionam com a internet, o celular, a TV e os videogames? A pesquisa Gerações Interativas Brasil – Crianças e Adolescentes Diante das Telas dá algumas pistas sobre o tema. O estudo foi lançado no fim de 2012 pela Fundação Telefônica, em parceria com o Ibope, a Escola do Futuro/USP e a Universidade de Navarra. Foram analisadas as respostas de mais de 4 mil entrevistados entre 6 e 18 anos, tanto do ensino público de ensino quanto da rede particular, vindos da zona urbana e rural de todas as regiões do país.

Download pesquisa: clique aqui.

 A reportagam é de Luanda Lima, da EBC e reproduzida por EcoDebate, 09-01-2013. Confira.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

@ Currículo

Tamanho único? No currículo, não

No fundo da sala de aula, um menino, aqui genericamente chamado pelo nome de João, pode não estar ouvindo direito o que a professora diz porque tem algum problema auditivo. Ou porque sofre de um distúrbio de atenção que ainda nem foi identificado. Ou apenas porque não está achando o assunto interessante. São vários os motivos que fazem com muitos que joões aqui e em todo o mundo não recebam adequadamente a mensagem de uma aula e não se engajem em seu próprio aprendizado. Contra essa situação, um grupo de especialistas norte-americanos vem desenvolvendo o UDL (Universal Design for Learning), uma série de princípios a serem considerados no momento do desenvolvimento do currículo e que permitem que todos os alunos, com necessidades especiais ou não, sejam capazes de participar ativamente de seu processo de ensino-aprendizagem.

 A iniciativa, que chega neste ano ao Brasil pelas mãos do iABCD, organização especializada na educação de crianças com transtorno de aprendizagem, defende que os currículos sejam pensados a partir de três parâmetros: várias formas de apresentação do conteúdo, múltiplas possibilidades de envolvimento e formas variadas de ação e expressão. Para cada um desses três princípios, os especialistas norte-americanos do Cast (Center for Applied Special Technology) elaboraram um passo a passo, disponível em português, para ajudar professores de todas as séries e disciplinas a implementarem as orientações. Confira.

@ Historypin

Plataforma cria linha do tempo mundial e interativa

Você sabe como seus avós brincavam? Como era o local de trabalho deles? Quais fatos históricos aconteceram na sua cidade? Para resgatar memórias das gerações anteriores e contar a história coletivamente, escolas estão usando uma plataforma na internet que cria uma grande linha do tempo. O site Historypin (algo como “fixe a história”) utiliza ferramentas do Google para criar um gigantesco mural da história da humanidade. Confira.

@ Com tablets, mas sem professores


Com mais de 100 milhões de crianças sem acesso à escola, a One Laptop per Child, organização voltada à educação que leva laptops e tablets para países em desenvolvimento, executou um experimento polêmico na Etiópia. A iniciativa, que contou com o uso de tablets movidos a energia solar, foi implantada com o objetivo de observar se crianças analfabetas, sem exposição prévia a palavras, são capazes de aprender a ler sozinhas experimentando os aplicativos, jogos, e-books e desenhos animados. Mas como sozinhas? Exatamente isso. O material foi entregue sem nenhuma instrução ou auxílio de professores. Confira.

sábado, 5 de janeiro de 2013

@ Jornada extraclasse

LEI Nº 20.592, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012.

Altera as Leis n°s 15.293, de 5 de agosto de 2004, que institui as carreiras dos Profissionais de Educação Básica do Estado, e 15.301, de 10 de agosto de 2004, que institui as carreiras do Grupo de Atividades de Defesa Social do Poder Executivo, e dá outras providências. Confira.


DECRETO Nº 46.125, DE 4 DE JANEIRO DE 2013.

Regulamenta dispositivos da Lei nº 15.293, de 5 de agosto de 2004.

Art. 1º A carga horária semanal de trabalho correspondente a um cargo de Professor de Educação Básica com jornada de vinte e quatro horas compreende:

I – dezesseis horas semanais destinadas à docência;
II – oito horas semanais destinadas a atividades extraclasse, observada a seguinte distribuição:

a) quatro horas semanais em local de livre escolha do professor;
b) quatro horas semanais na própria escola ou em local definido pela direção da escola, sendo até duas horas semanais dedicadas a reuniões.

Confira.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

@ Educação Continuada

RESOLUÇÃO SEE/MG N.º 2250 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012

Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nos Centros Estaduais de Educação Continuada ( CESEC) de Minas Gerais. Confira.

Relação de CESEC credenciados para funcionamento da Banca Permanente de Avaliação - Anexo.

@ Reinventando o Ensino Médio

RESOLUÇÃO SEE Nº 2251 DE 2 DE JANEIRO DE 2013

Dispõe sobre a implantação do projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Confira.

ANEXO I – ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO REINVENTANDO ENSINO MÉDIO 2013

ANEXO II - ESTRUTURA CURRICULAR DO PROJETO REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO


REPUBLICA os anexos III e IV da RESOLUÇÃO SEE Nº 2.251, DE 02 DE JANEIRO DE
2013, publicada no diário oficial “Minas Gerais” de 03 de janeiro de 2013, em função da retificação dos conteúdos práticos da área de estudos avançados: linguagens. Confira.