Hot-air balloon festivals

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sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

@ Acordo Ortográfico

DECRETO No 7.875, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012

Altera o Decreto no 6.583, de 29 de setembro de 2008, que promulga o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Art. 1o O Decreto no 6.583, de 29 de setembro de 2008, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 2o ......................................................................

Parágrafo único. A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1o de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida." (NR)

Art. 2o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Confira.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

@ Excelência com Equidade

Em julho de 2012, com auxílio da Fundação Lemann, o jornal O Globo publicou a série de reportagens “Aula de Excelência na Pobreza”, que foi contemplada com o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Educação. Nessa série, foram selecionadas 82 escolas públicas brasileiras que, em 2009, estavam entre as 25% que atendem alunos com menor nível socioeconômico no país e, ao mesmo tempo, atingiam um Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) igual ou superior a 6 (meta do governo brasileiro para todas as escolas em 2022). A visita dos jornalistas a algumas dessas escolas apontou indícios de quais foram as características e ações que ajudaram essas escolas a ter êxito. A série de reportagens, com seus achados e repercussão positiva, motivou a Fundação Lemann e o Itaú BBA a estudarem o tema em maior profundidade e com o rigor metodológico de uma pesquisa.

Investigar as características comuns e as lições que podemos aprender com escolas que, mesmo em condições adversas, conseguem garantir o aprendizado de todos os alunos é o objetivo principal deste estudo. Queremos jogar luz sobre aquilo quefunciona, na expectativa de que gestores, pesquisadores e formuladores de políticas, dentro de suas realidades e com as devidas adaptações, usem estes exemplos como referência, inspiração e motivação.

Ao longo de 2013, serão divulgados textos mais aprofundados sobre cada uma das escolas analisadas e artigos mais detalhados sobre alguns dos temas que se mostraram essenciais para a garantia do aprendizado dos alunos.

Download : Excelência com Equidade

domingo, 23 de dezembro de 2012

@ Retrospectiva 2012

Tendências, tecnologias, revoluções: confira tudo o que marcou o ano de 2012

O universo educacional viveu meses intensos em 2012. As tecnologias vieram para ficar, muitas inovações nasceram e deram frutos, pessoas, sistemas e projetos estão revolucionando o jeito antigo de educar. Para que você não perca nenhum dos grandes movimentos que marcaram o ano, fizemos uma retrospectiva dos temas mais pulsantes que passaram pelo Porvir. Confira.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

@ Khan Academy Lite

Khan Academy pode chegar aos outros 65%

Salman Khan começou, sem querer, uma metodologia que muitos hoje dizem estar liderando a revolução on-line da educação. Com vídeos curtos, majoritariamente sobre assuntos de matemática e ciências, agregados em uma plataforma, ele conseguiu levar conteúdo do ensino básico para todo o mundo. De 2004 para cá, suas aulas já foram assistidas mais de 200 milhões de vezes. Mas no meio desse caminho de sucesso, um de seus estagiários se incomodou com uma conta que não fechava: como revolucionar a educação no mundo se apenas 35% das pessoas têm acesso à internet? Como resposta, Jamie Alexandre lançou, na semana passada, a Khan Academy Lite, uma versão offline da plataforma que reúne vídeos e exercícios e funciona sem a necessidade de conexão constante. Confira.

sábado, 15 de dezembro de 2012

@ Inovação

Nova York reinventa escolas públicas pela inovação

Alunos desmotivados, escolas sem as mínimas condições de segurança, professores mal pagos. Essa realidade, que traduz o cotidiano de boa parte das escolas públicas brasileiras, não é privilégio nosso: também era o que se via em Nova York há menos de dez anos. Mas uma série de reformas educacionais vem mudando a cara da rede pública da cidade. A mais recente delas, o iZone, estimula a adoção de modelos inovadores desenhados a partir das necessidades de cada escola. Deu tão certo que a iniciativa vive um momento de franca expansão – passou das 80 instituições participantes em 2011 para 160 em 2012 e a previsão é que chegue a 400 até 2014.

Para tanto, uma das estratégias mais importantes nas escolas iZone foi trazer a tecnologia para dentro das salas de aula com o uso de plataformas virtuais de aprendizado, numa iniciativa chamada iLearnNYC. Com elas, os professores puderam começar a usar o aprendizado híbrido (ou blended learning), que reformula a maneira da entrega do conhecimento, uma vez que mescla aulas e exercícios on-line e presenciais em várias possibilidades de arranjos entre estudantes dentro e fora de sala. Para ver como o recurso é útil não é preciso ir longe. Depois do furacão Sandy, que devastou a cidade em outubro, os alunos puderam continuar os estudos virtualmente enquanto as escolas se recuperavam para abrir as portas.  Confira.

@ Ter mais ou viver melhor?

Publicação dá dicas de como viver sustentavelmente

Você sabia que somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo e que, segundo cálculos, em 2050 haverá mais 3 bilhões de seres humanos dividindo nosso pouco espaço? Sabia também que, todos os anos, as cidades geram 1,3 bilhão de resíduos sólidos? Mas calma. Isso não é um manual para compreender o suposto fim do mundo no próximo dia 21. Ao contrário, a publicação Ter mais ou viver melhor?, lançada pelo Instituto Akatu e a Unescocat (Unesco – Catalunha), ensina como viver de maneira mais sustentável e, assim, preservar nosso querido planeta. Confira.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

@ Calendário Escolar 2013

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.233, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012.  

Estabelece, para a Rede Pública Estadual de Educação Básica, o Calendário Escolar para o ano de 2013.

Art. 1º O Calendário Escolar, respeitadas as normas legais, deve ser elaborado pela escola, discutido e aprovado pelo Colegiado e amplamente divulgado, cabendo ao Serviço de Inspeção Escolar supervisionar o cumprimento das atividades nele previstas, de acordo com as normas da Secretaria de Estado de Educação. Confira.

domingo, 9 de dezembro de 2012

@ Nível socioeconômico

O nível socioeconômico das escolas de Educação Básica brasileiras

Relatório do Projeto de Pesquisa apoiado pelo Instituto Unibanco, realizado pelo Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) da UFMG, com intermediação da Fundação de Amparo a Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais.

Autores: Maria Teresa Gonzaga Alves e José Francisco Soares

Clique aqui para baixar. Fonte.

Pesquisa mostra que nível socioeconômico deve ser considerado nos resultados das avaliações Estudo da UFMG construiu um indicador para cada escola de Educação Básica do País. Confira.

Escola no interior do Piauí desbanca 5 mil instituições do País
Alunos de colégio estadual de Cocal dos Alves têm renda familiar de até 1 salário mínimo. Confira.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

@ A+ Learning

Prêmio elege espaços de aprendizagem mais inovadores

A Archtizer, um dos maiores sites do mundo voltado para arquitetura, lançou neste ano o A+ Award, um concurso em que vai reunir 200 jurados para escolher os melhores projetos arquitetônicos em mais de 50 categorias. Uma delas, a A+ Learning, vai premiar o espaço de aprendizado mais inovador, construído ou ainda em projeto, dos últimos três anos. Confira.