Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

@ Ensino Médio

O ensino médio e as expectativas de aprendizagem

Autor(es): Wanda Engel (*)
Correio Braziliense - 29/09/2011

Um fato possivelmente desconhecido da maioria dos brasileiros é o de que não existe no Brasil um currículo mínimo em nível nacional. Contamos apenas com "diretrizes curriculares" que, como não poderia deixar de ser, apresentam somente indicativos orientadores da definição dos conteúdos curriculares. Na maioria dos casos, essa definição cabe às escolas e, quando não, ao próprio professor.

[...]

A nova proposta de Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino Médio (DCNEM 2011) é enfática na necessidade urgente da definição de "expectativas mínimas de aprendizagem", em nível nacional, para o final desse ciclo. A mudança de nomenclatura, além de ter a possibilidade de escapar das infindáveis discussões sobre currículo mínimo, ainda carrega a vantagem de inverter o foco. Na questão do currículo, o foco é o ensino, enquanto nas expectativas, o foco é a aprendizagem. Isso corrobora um movimento que evoluiu do "direito à educação" para o "direito de aprender".

(*) Superintendente-executiva do Instituto Unibanco

confira

terça-feira, 27 de setembro de 2011

domingo, 25 de setembro de 2011

@ Daniel

@ Skyline Pigeon

@ Rocket Man

@ Alone Together


A tecnologia está nos aproximando ou nos deixando cada vez mais solitários?

É a esta pergunta que o Espaço Aberto Ciência e Tecnologia de hoje tenta responder junto com a psicóloga americana Sherry Turkle, do Instituto de Tecnologia de Massachussets, o MIT.

Ela é autora do livro Alone Together, e afirma: smartphones, redes sociais e mobilidade estão criando pessoas que não sabem mais como lidar com as complexidades da relação humana.

Afinal, qual o impacto de tanta tecnologia na forma como nos relacionamos?

Assista a entrevista

@ Reajuste de Bolsas Já!

mais informações, clique no cartaz.

@ Rock in Rio 2011

sábado, 24 de setembro de 2011

@ A escola serve para alguma coisa?

Por Hélio Schwartsman

Todo ano é a mesma coisa. O Ministério da Educação divulga os resultados do Enem por escola, os jornais montam os rankings de melhores e piores e diretores de colégios se lançam num recorrente bate-boca em que um acusa os truquezinhos utilizados pelo outro para inflar as notas médias e todos se queixam dos critérios utilizados para estabelecer a pontuação.

São questões legítimas, mas que às vezes me dão a impressão de passar ao largo do ponto central do debate. Pelo menos desde os anos 60, sociólogos, economistas e estatísticos tentam determinar o que chamam de "efeitos da escola". Numa tradução rude, tentam responder se a escola serve para alguma coisa --e a resposta tem sido mais negativa do que positiva.

confira

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

@ Inmetro para menores

Instituto lança desenho animado e site com atividades e texto para crianças entre 6 e 12 anos de idade

O crescimento do poder de influência das crianças na decisão do consumo e a perspectiva de formação de aliados na garantia da qualidade e segurança dos produtos levaram o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) a investir na criação de um desenho animado direcionado à garotada entre 6 e 12 anos de idade. Na animação "O Inmetro - o tempo todo com você", de 3m57s de duração, Metro, Litro e Quilo, os três personagens principais do filme, apresentam de forma bem-humorada a importância das medidas e a forma como instituto está presente nas atividades do dia a dia das crianças, seja na sala de aula, no supermercado e até mesmo nos solos de guitarra.

Resultado de cerca de um ano e meio de trabalho, o desenho animado, coprodução do Inmetro com a Matilde Filmes, será usado para abrir as visitas aos instituto, no projeto "Inmetro de portas abertas" que, em 2010, recebeu 1.500 crianças e adolescentes no campus de laboratórios, em Xerém. Além disso, o filme ficará disponível num site desenvolvido especialmente para crianças ( www.inmetro.gov.br/crianca ), que entra no ar hoje, e no canal do Inmetro no YouTube ( www.youtube.com/tvinmetro ).

confira

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

@ Rede Latino-americana

Declaração Constitutiva da Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação

Movimentos de 13 países da América Latina criaram a Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação. O objetivo é promover a Educação inclusiva e de qualidade como prioridade das agendas públicas nacionais e da região; estabelecer estratégias e metas de colaboração de longo prazo; e promover o intercâmbio e a disseminação de experiências que contribuam para objetivos comuns.

baixar

América Latina lança rede pela educação

@ Jeito de Mato

@ Carta Aberta

CARTA ABERTA DO PROFESSOR LUCIANO MENDES DE FARIA FILHO (*) SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Carta Aberta ao Desembargador Ronei Oliveira

confira

Tribunal de Justiça determina suspensão imediata da paralisação dos professores

clique aqui para ler o despacho do desembargador Roney de Oliveira.

(*) Professor de História da UFMG, coordenador do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 - Lattes.

sábado, 17 de setembro de 2011

@ O Mundo segundo a Monsanto

@ Educação: uma Agenda Urgente

@ Avaliação

Resultados das avaliações oficiais são subutilizados, dizem especialistas

O Brasil já tem muitas avaliações externas de educação, mas agora é necessário aprimorar a utilização dos resultados. A conclusão é do debate “Avaliações externas e seu uso na gestão educacional”, realizado durante o Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”, que aconteceu até esta sexta-feira (16/9), em Brasília (DF).

confira

@ Árvore da Vida

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

@ Matrículas

MPF/PE pede anulação de resoluções do CNE que limitam matrícula de crianças no ensino fundamental

Resoluções do Conselho Nacional de Educação determinam a matrícula no ensino fundamental apenas de crianças com 6 anos completos até 31 de março

O Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) entrou na Justiça com ação civil pública, com pedido de liminar, para que a União, por meio do Ministério da Educação, permita que crianças com 6 anos incompletos possam ser matriculadas na primeira série do ensino fundamental, desde que sua capacidade intelectual seja comprovada através de avaliação psicopedagógica.

O objetivo do MPF/PE é que sejam anuladas as Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 01, de 14 de janeiro de 2010 e nº 6, de 20 de outubro de 2010 e demais atos posteriores semelhantes, os quais determinaram que, a partir do próximo ano, as crianças só poderão ser matriculadas no ensino fundamental com 6 anos completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. De acordo com as referidas resoluções, as crianças que completarem 6 anos após essa data deverão ser matriculadas na pré-escola.

O MPF/PE entende que tais regras afrontam dispositivos constitucionais e legais, uma vez que ferem o princípio constitucional da isonomia, já que não consideram as peculiaridades de cada criança. Em sua argumentação, o MPF/PE reforça que a capacidade de aprendizagem da criança deve ser analisada de forma individual, não genérica, porque tal condição não se estima única e exclusivamente pela idade cronológica.

confira

terça-feira, 13 de setembro de 2011

@ Tecnologias digitais

Unicamp oferece curso de tecnologias digitais a distância

Agência FAPESP – O Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação, da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promoverá, a partir de 10 de outubro, o curso a distância "Utilização de objetos de aprendizagem em sala de aula mediatizado pelas tecnologias digitais".

Serão 200 vagas, destinadas a professores do 1º ao 9º anos do ensino fundamental.

O objetivo do curso, cuja duração será de 66 horas, é disseminar informações sobre os recursos digitais denominados objetos de aprendizagem.

Para a inscrição, os interessados deverão – até 15 de setembro – submeter o formulário disponível no site e em seguida enviar a cópia do RG, CPF, comprovante de escolaridade mínima de segundo grau completo e carta da escola assinada pelo diretor ou coordenador pedagógico comprovando vínculo docente até a 9º série do ensino fundamental para o endereço indicado, clique aqui.

Atenção: Como requisito, o candidato deve ser professor da disciplina de matemática, sendo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola onde leciona menor ou igual a 4. É necessário ter acesso à internet para a realização do curso.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

@ Leitura dinâmica

Agência FAPESP – As pessoas com visão abaixo de 10% ou com visão subnormal – que enxergam em um campo de visão entre 5% a 30% do normal – dispõem agora de um novo dispositivo para lhes auxiliar a ler e a escrever.

confira

@ ProUni

Proposta que tramita na Câmara autoriza financiamento de pós-graduação pelo Prouni

A Câmara analisa proposta que inclui o financiamento de cursos de pós-graduação de faculdades particulares no Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal. Hoje, o programa beneficia apenas estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica. A medida está prevista no Projeto de Lei 1000/11.

A autora da proposta, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), argumenta que a medida deverá garantir um maior alcance social ao Prouni. “O projeto favorecerá a atualização de grande contingente de trabalhadores, inclusive os profissionais do magistério da educação básica”, afirma.

confira

Tramitação - A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

@ Muito Maluquinha!



Uma Professora Muito Maluquinha, o filme é uma produção da Diler & Associados e tem distribuição pela Downtown Filmes.

Paola Oliveira é Catarina Roque, a Cate, personagem título.

No elenco, Suely Franco, Chico Anysio, Joaquim Lopes, Max Fercondini, Ricardo Pereira, Aramis Trindade, entre outros A direção é de César Rodrigues e André Alves Pinto do roteiro adaptado por Ziraldo.

mais informações clique aqui.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

@ Símbolos nacionais

Lei inclui símbolos nacionais nos currículos do ensino fundamental

LEI Nº 12.472, DE 1º DE SETEMBRO DE 2011

Acrescenta § 6o ao art. 32 da Lei no 9.394,
de 20 de dezembro de 1996, que estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional,
incluindo os símbolos nacionais como tema
transversal nos currículos do ensino fundamental.

confira

@ Let It Be



domingo, 4 de setembro de 2011

@ Tablets

Escolas testam formas de usar tablets em sala

Com o lançamento de novos modelos e a queda de preços, os tablets invadiram as escolas. Nos colégios de classe média alta, quase todos os estudantes têm o seu. Mas, passada a curiosidade inicial, o que fazer com ele?

confira

'Educador não é mais um detentor e sim condutor'

Assim como a calculadora sofreu resistência até ser admitida pelos professores de matemática, é compreensível que o tablet também conquiste seu espaço com o tempo, afirma Rosa Maria Farah. Para a psicóloga, no entanto, o uso da ferramenta só será eficaz se houver uma aplicação pedagógica bem estruturada, com a participação ativa dos alunos - uma realidade ainda distante da maior parte das escolas brasileiras. "Acredito que, na grande maioria dos casos, ainda vai ser na base do ensaio e erro", diz ela.

confira

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

@ Bullying

Professor usa blog para combater bullying

O Blog Diga Não ao Bullying é resultado do trabalho de conscientização que o professor Marcos Daniel Libra vem fazendo contra essa modalidade de violência. O site apresenta informações e reflexões sobre o assunto.