Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sábado, 30 de julho de 2011

quinta-feira, 28 de julho de 2011

@ Indique

Prefeitura de SP lança indicador e vai pagar bônus a professor

O indicador, batizado de Indique (Índice de Qualidade da Educação) será paralelo à avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do governo federal.

Com o novo indicador, as escolas serão classificadas segundo a evolução de sua nota na prova. O bônus será entregue a todas as escolas, segundo a prefeitura, mas aquelas que tiverem maior crescimento ganharão mais.

Também serão consideradas no indicador as condições socioeconômicas da escola, pois a prefeitura avalia que escolas que evoluíram mesmo partindo de condições piores fizeram um esforço maior.

confira

E se...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

@ Pensamento

O espaço e o tempo do pensamento

Por Rubem Alves

Notei, numa mesa ao lado, uma menina que escrevia e consultava um dicionário. Agachei-me para conversar com ela. “Você está procurando no dicionário uma palavra que você não sabe?”, perguntei.

confira

@ Passeata Nacional


I PASSEATA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR - Sábado, 30 de Julho · 13h

confira

mais

terça-feira, 26 de julho de 2011

@ Poupança Escolar






LEI Nº 10.837, DE 14 DE JULHO DE 2011.

DISPÕE SOBRE O PROGRAMA “POUPANÇA ESCOLAR” DA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DÁ OUTRAS
PROVIDÊNCIAS.

Art. 1º Fica instituído o Programa “Poupança Escolar” no Município de Uberlândia.

confira (pág. 3-7)

@ Memória

A era da memória total e do esquecimento contínuo

Nossos arquivos de memória estão se tornando digitais, constata Erick Felinto. Criatura simbólica, o ser humano tem relações mediadas, e aquelas “face a face” não podem ser consideradas mais autênticas do que as mediadas tecnologicamente

confira

sábado, 23 de julho de 2011

@ Redução de danos

2 mil usuários de droga frequentam a cracolândia

Estimativa é do Denarc, que mantém agentes disfarçados na área, e considera os dependentes que compram crack e vão embora

O psicólogo Thiago Calil, do Centro de Convivência É de Lei * twitter, que desenvolve uma política de redução de danos para usuários de drogas, diz que houve um crescimento da população flutuante da cracolândia. "É comum ver rostos diferentes quando vamos distribuir piteiras de silicone e protetores labiais para os usuários de crack", afirma.

confira

Coletivo Antiproibicionista de São Paulo

Thiago Calil, psicólogo e coordenador do projeto É de Lei, trabalha com a perspectiva da Redução de Danos com usuários de drogas. Ele relata que é comum a visão equivocada por parte da população em geral, de que a redução de danos faz uma apologia ao consumo de drogas.



@ Liderança


Jornal Folha de São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2011

Líder estudantil se converte em musa de protesto no Chile

Piercing de argola no nariz, olhos turquesa de Chico Buarque e charme irresistível, Camila Vallejo, 23, virou musa e uma das principais lideranças da Primavera Árabe dos estudantes chilenos.

veja fotos
Camila Vallejo no Wiki

A beleza da jovem transformou-se em um dos atrativos de eventos e debates do movimento, como a reportagem da Folha Durante discurso de Camila, a sala ficou lotada. Na saída, pedidos de fotos. Na rua, elogios até de senhores admirados com o vigor estudantil.

"É normal esse assédio", comenta à Folha Vallejo, calma e atenciosa –diferente do agito de antes de discursar.

Estudante de geografia da Universidade do Chile, ela preside desde novembro a confederação de estudantes da instituição, um dos colegiados responsáveis por reclamar reformas na educação chilena e ponta de lança dos protestos que estouraram nas ruas do país há dois meses. Nascida em Santiago, Camila é filiada ao Partido Comunista, como os pais, e milita em causas sociais desde os 18 anos. Admiradora do ex-presidente Salvador Allende, afirma venerar o presidente da Bolívia, Evo Morales.

A jovem cruza os dedos para responder que, agora, não tem pretensão política -também falta idade, já que no Chile, para ser deputado, é preciso ter mais de 35 anos.

Sobre ter se tornado musa dos protestos, conta, sem modéstia, que já esperava. "A sociedade chilena é muito machista. Aí surge uma mulher bonita, que vai debater, e ninguém aceita isso muito bem."

Camila admite que sua beleza acaba ajudando na exposição dos reclamos estudantis. Ela só detesta falar que, sim, está namorando.

@ Dicas de português

Aulas de português são disponibilizadas na Internet

Apesar de o canal “Dúvidas Frequentes” estar desativada, o site oferece aulas de gramática e exercícios para treinar o conteúdo aprendido.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

@ B ô n u s

Utilizado em SP, bônus para docente em NY é cancelado

Aplicado pela rede de ensino paulista e de outros estados, o programa de Nova York de pagamento de bônus por desempenho a professores será cancelado. A decisão foi anunciada nesta semana, após estudo indicar que escolas participantes não tiveram desempenhos superiores às que ficaram fora. A pesquisa analisou os dados dos colégios desde o início do projeto (2007-2008).

O modelo de Nova York é semelhante ao da rede estadual de São Paulo, de 2008: são estabelecidas metas para cada escola, em que há grande peso para desempenho dos alunos nas avaliações; os profissionais dos colégios que alcançam o objetivo recebem dinheiro adicional.

confira

New York City Abandons Teacher Bonus Program

quarta-feira, 20 de julho de 2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

@ Caminhos para melhorar o aprenzidado

confira

Estudo inédito com orientações para gestores da Educação está no ar

Custo-Efetividade de Políticas de Redução do Tamanho da Classe e Ampliação da Jornada Escolar: Uma Aplicação de Estimadores de Matching

Clique aqui para acessar a publicação

Eficiência das Escolas Públicas Estaduais de Minas Gerais: Considerações Acerca da Qualidade a partir da Análise dos Dados do SICA e do SIMAVE

Clique aqui para acessar a publicação

@ Conselhos educacionais

Projeto de lei do novo PNE não garante autonomia e participação nos conselhos

O projeto de lei que institui o novo Plano Nacional de Educação (PL 8.035/2010) não prevê em metas ou diretrizes uma regulamentação da composição de conselhos municipais e estaduais de educação que garanta a participação da sociedade civil e autonomia em relação aos poderes executivos, tal como na legislação da saúde. O texto ignora essa temática, e menciona a palavra “conselho” apenas duas vezes, referindo-se aos conselhos escolares.

O atual PNE, com vigência prevista para o decênio 2001-2010, já não regulamentava a questão. “É importante que a nova legislação dê autonomia aos conselhos, mas não há nenhum artigo no PL sobre isso, ele ignora essa natureza dos conselhos”, afirma Artelírio Bolsanello, presidente do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo e vice-presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), da regional Sudeste.

Bolsanello defende que a nova legislação, no que se refere à articulação da União com sistemas estaduais e municipais, atribua aos conselhos “uma característica de mais autonomia, para ser mais órgão de Estado e não de governo”. Hoje, no entanto, “há grande heterogeneidade. Cada estado tem característica diferenciada”, sendo necessário assegurar autonomia administrativa a tais espaços.

confira

@ 1.800 horas

Estudantes correm por 1.800 horas em volta de palácio

Desde o dia 13 de junho, o quarteirão do Palácio La Moneda, a bonita sede do governo chileno no centro de Santiago, se tornou o circuito de uma maratona de 1.800 horas organizada pelos estudantes chilenos.

Batizado de "1.800 horas pela educação", a manifestação já ganhou a adesão de maratonistas profissionais, crianças, idosos e até mesmo de turistas.

A reportagem é de Lucas Ferraz e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 19-07-2011.

confira

@ Mulher e Mãe

A mãe perfeita é um mito

Poucos intelectuais falam sobre os dilemas da maternidade com a coragem da filósofa francesa Elisabeth Badinter, 67 anos. Professora da École Polytechnique, autora de uma dezena de livros, ela sempre causou polêmicas que extrapolaram a academia. Em 1980, lançou um livro em que questionava a noção de instinto materno. A mais recente controvérsia gira em torno de seu novo trabalho, Le Conflit: la Femme et la Mère (O Conflito: a Mulher e a Mãe), best-seller na França, recém-lançado no Brasil. Badinter ataca um grupo de feministas que ajuda a consolidar no pensamento moderno a ideia de que toda mulher deve ser mãe – e perfeita. Herdeira do grupo de publicidade Publicis e mãe de três filhos, ela concedeu a entrevista desde Paris, onde mora com o marido, Robert Badinter, ex-ministro da Justiça da era Mitterrand.

A entrevista é de Monica Weinberg e publicada pela revista Veja, 20-07-2011.

Eis a entrevista.

@ Cinto de segurança

segunda-feira, 18 de julho de 2011

@ Imagens

Site divulga animações para estudar biologia

A página criou um banco de imagens digitais e vídeos que podem ser usadas nas escolas. Em inglês.

@ Coleta Seletiva





mais

@ Ensino

''Há uma grande quantidade de professores ensinando coisas de que não gostam''

Em conversa por telefone com Zero Hora, desde Quito (Equador), a educadora americana Tracey Tokuhama-Espinosa, 47 anos, diz que o professor deve usar técnicas para prolongar o interesse dos alunos. A mais importante, entretanto, é se apaixonar pela disciplina que leciona.

Tracey Tokuhama-Espinosa, educadora, especialista em educação e neurociências da Universidade San Francisco, de Quito, no Equador.

A entrevista é publicada pelo jornal Zero Hora, 18-07-2011.

Eis a entrevista.

@ Documentário

OCDE lança documentário sobre crescimento do Brasil no PISA

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou documentário sobre o expressivo crescimento dos índices brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O vídeo Strong Performers and Successful Reformers in Education – Brazil (Desempenho consistente e reformas bem-sucedidas na educação brasileira) traz entrevistas com o ministro da Educação, Fernando Haddad, com especialistas e secretários de educação do país.

confira

@ Direitos Humanos

Lançada pesquisa do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

Lançada pesquisa do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

O Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares, Gajop, lançou oformulário eletrônico para a captação de informações dos dirigentes municipais de educação na pesquisa Implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos nos municípios brasileiros. A pesquisa visa a implementação do PNEDH na etapa do Ensino Fundamental.

Todos os municípios brasileiros podem participar da pesquisa, realizada em parceria com a Undime. A intenção é identificar o grau de implementação do PNEDH no país. A pesquisa conta com o apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e do Ministério da Educação.

Como está definido constitucionalmente, os Planos Nacionais se realizam por meio de políticas públicas desenvolvidas pelos municípios em regime de colaboração com as demais esferas do poder público e, nesse sentido, os protagonistas devem ser ouvidos para que se possa avaliar políticas dessa natureza. O questionário da pesquisa pode ser encontrado no endereço http://www.suapesquisa.com.br/pnedh

No formulário, há questões sobre as políticas municipais de educação, em sua interface com a temática dos direitos humanos, tal como colocado pelo PNEDH. As orientações para respondê-las encontram-se no próprio questionário, cujo preenchimento leva entre 20 e 30 minutos. As informações fornecidas serão utilizadas exclusivamente para os propósitos da pesquisa, sendo preservados o sigilo das respostas e o anonimato dos/as respondentes.

A previsão é de que os resultados da pesquisa serão amplamente divulgados em 2012 e todas as pessoas entrevistadas serão informadas sobre este processo, recebendo também o relatório final.

Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (81) 3092 5252, com Ana Paula Portella, coordenadora da pesquisa ou pelo e-mail pesquisapnedh@gmail.com . Ainda há a possibilidade de obter informações na página eletrônica http://www.gajop.org.br

fonte: http://www.undime.org.br/htdocs/index.php?id=6770

@ Escrita em cursivo

Ensino americano abandona aos poucos a escrita em cursivo

Educação: Maioria dos Estados já não obriga o aprendizado; especialistas veem tendência

O Estado de Indiana, localizado no Meio-Oeste americano, acabou com a exigência de que as suas escolas ensinem a escrita cursiva, aquele estilo de escrever em que as palavras são formadas com letras emendadas pelas pontas. Com isso, juntou-se a uma onda crescente nos Estados Unidos de privilegiar no currículo outras habilidades hoje consideradas mais úteis, como digitar textos em teclados do computadores.

confira


No Brasil, educadores se dividem sobre benefícios

Pais decepcionados com o aprendizado dos filhos poderiam dizer que tudo não passa de um debate bizantino sobre se é melhor tentar decifrar garranchos escritos com letra de médico ou torpedos criptografados numa novilíngua que aboliu as vogais. De qualquer forma, as opiniões se dividem também entre os educadores brasileiros quando se discute a validade de um abandono do ensino da escrita em cursivo.

Para Telma Weisz, doutora em psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP) e supervisora pedagógica do Programa Ler e Escrever, do governo do Estado de São Paulo, "a escrita manuscrita é um resto da Idade Média". "Do ponto de vista da aprendizagem, não há perda em não usar a manuscrita", afirma. Segundo ela, a escrita cursiva ajuda o aluno a memorizar a forma ortográfica das palavras, mas um programa de computador processador de texto tem a mesma eficiência, "com mais recursos, aliás".

confira

domingo, 17 de julho de 2011

@ Lanches & Brindes

Lei de BH proíbe MC Lanche Feliz

Projeto de lei já foi aprovado pelos vereadores e proíbe venda casada de lanches com brindes

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), avalia nos próximos 15 dias se irá sancionar um projeto de lei aprovado pelos vereadores da capital mineira que proíbe a venda casada de lanches com brindes, o que proibirá a comercialização do famoso MC Lanche Feliz na cidade, já que o produto é composto por bebida, sanduíche e um brinquedo. Caso o prefeito opte pela sanção, a capital mineira será a primeira cidade do Brasil a proibir o MC Lanche Feliz. O produto já foi proibido em cidades como São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. “Estou sabendo por você a respeito a aprovação da lei. Ainda preciso avaliar. Tenho um prazo para isso”, afirmou o prefeito ao iG, no começo da noite desta segunda-feira (06).

O projeto de lei PL 1254/2010, de autoria da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PcdoB) foi aprovado na última sexta-feira (03), em segundo turno. De acordo com a vereadora, “o preço do brinquedo já está embutido no valor cobrado pelo lanche, rico em gorduras trans e sódio”'. A autora do projeto lembra que foi assinado um termo de ajustamento de conduta (TAC) do Ministério Público com cinco redes de fast food da capital, autorizando a venda separada do alimento e do brinquedo.

confira

@ Nutrição e Saúde


Ministro Padilha, “filho feio” não tem pai!

por Conceição Lemes

Em 5 de maio, o ministro Alexandre Padilha recebeu em audiência no seu gabinete, no Ministério da Saúde (MS), Marcelo Rabach, presidente da McDonald’s na América Latina.

Rabach entregou-lhe uma cópia da toalha de papel que cobriu as bandejas da rede nos meses de março e abril. Num dos lados da lâmina, há dicas sobre a prática de atividade física, ingestão de água, sono, proteção contra a exposição excessiva ao sol e alimentação saudável. Junto, o símbolo da McDonald’s, seu slogan amo muito tudo isso. E, nos cantos inferiores, o site e o Disque-Saúde ( 0800 61 1997 ) do Ministério da Saúde e o aviso de que foi a fonte das mensagens.

No verso da toalha, estampado o cardápio da rede de fast food, com informações (em letras miúdas) sobre sua composição nutricional, sob o título Veja aqui os componentes nutricionais da sua refeição. Abaixo do cardápio, num quadro intitulado Veja algumas informações nutricionais interessantes, a composição do que para a McDonald’s, seriam ‘outros alimentos do seu dia a dia’, entre os quais, coxinha, empadinha, pastel, pizza e feijoada tradicional.

Entidades, como a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos, o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (UNB), especialistas em saúde pública e nutrição se indignaram. Teve até abaixo-assinado, dirigido ao ministro, contra a rede McDonalds ser “Amiga da Saúde”.

confira

@ Brasil literário

Autor(es): Frei Betto
Correio Braziliense - 15/07/2011

Aplaudi entusiasmado a dupla Bartolomeu Campos de Queirós e Ana Maria Machado, na mesa do Movimento Brasil Literário. Bartô frisou que a escola não educa, adestra. Cobrativa, impede os alunos de usufruírem da liberdade que a literatura requer. Não há leitura proveitosa se o objetivo do professor é conferir o quanto e o como se leu. Não é por acaso, lembrou ele, que alunos castigados são, às vezes, remetidos à biblioteca...

A biblioteca deve ser o espaço de diálogo e não apenas de consulta, sugeriu Bartô. O livro não é apenas um texto que se lê, é também um texto que lê o leitor, dialoga com ele, muda sua ótica da vida, interpela e faz sonhar. "Não há problemas novos na vida humana. Há, sim, novas maneiras de encarar os mesmos problemas", acentuou o autor do romance Vermelho amargo.

Em 2010, o Brasil contou com 27 milhões de alunos no ensino fundamental. Desses, 15 milhões (39%) frequentavam escolas desprovidas de bibliotecas. Nossas escolas têm, em média, 0,16 computador por aluno (ou um computador para cada 6,25 estudantes). Entre 38 países pesquisados, o Brasil é o último em inclusão digital por intermédio de instituições de ensino. E metade dos estudantes não tem computador em casa.

confira

sábado, 16 de julho de 2011

@ O Grande Ditador


La última bofetada de Chaplin al Führer

La filmoteca de Bolonia descubre un fotograma inédito de 'El gran dictador', su primer filme íntegramente sonoro

confira

Charlie Chaplin Archive

@ Redes sociais

Redes sociais atuam como filtros de informações.

Entrevista especial com Luli Radfahrer e Raquel Recuero

Vivemos uma espécie de caos informacional na contemporaneidade, observa a advogada e jornalista, professora da UCPel. Para o pesquisador da USP é preciso ter senso crítico para avaliar novas tecnologias em todos os seus aspectos.

Confira a entrevista.

@ Acesso à informação

Acesso fácil à informação muda a relação das pessoas com o conhecimento

Estudo publicado, nesta quinta-feira (14/7), no site da revista “Science” prova pelo método científico o que todos já desconfiavam: o acesso fácil à informação – por meio da Internet, celular, tablet e computador – está mudando a capacidade de as pessoas armazenarem dados.

Com o título de “Os efeitos do Google na memória: as consequências cognitivas de ter a informação na ponta dos dedos”, o trabalho concluiu que quando uma pessoa sabe que a informação pode ser facilmente acessada, esquece dela com mais facilidade.

Mas o que surpreendeu os cientistas foi descobrir que a perda da memória tradicional não deixa um vazio, pois as pessoas a estão substituindo pela habilidade de decorar aonde a informação poderá ser encontrada. Um dos experimentos foi realizado com 60 alunos da Universidade Harvard (EUA).

confira

O Futuro da Memória - Jim Gemmell, Gordon Bell

Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips


Is Google Making Us Forgetful? (Not Sure, Let's Look It Up Online)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

@ Vale a pena cursar o ensino técnico?

Por Naercio Menezes Filho (*)

Segundo os últimos dados disponíveis, há mais de 8 milhões de alunos cursando o ensino médio regular no Brasil. Dentre esses alunos, 175 mil (2% do total) estão em escolas em que o ensino profissional (técnico) é integrado ao ensino médio tradicional. Para além deles, há 860 mil alunos que estão tendo algum tipo de educação profissional, que pode ser concomitante ao ensino médio tradicional (35% deles) ou subsequente a ele. Assim, há hoje em dia cerca de 1 milhão de alunos matriculados em cursos de educação profissional no Brasil. As escolas privadas são responsáveis por metade dessas matrículas, as estaduais por 35% e as federais por 15%. A grande maioria das escolas privadas oferece cursos profissionais subsequentes ao ensino médio tradicional, para complementar a formação do aluno.

confira

(*) Naercio Menezes Filho, professor titular - Cátedra IFB e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper, é professor associado da FEA-USP naercioamf@insper.edu.br

@ O exterminador do futuro

Por João Batista Araujo e Oliveira (*)

O ensino médio está em busca de solução. Seu formato atual não é aderente à realidade do país e do mercado de trabalho. Os jovens encontram-se desestimulados e sem opção, e o mercado, desatendido. O ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) falharam na concepção da política de Ensino Médio. E o setor produtivo, que poderia se articular para propor políticas alternativas, não tem enfrentado o desafio à altura das necessidades. Nas nações desenvolvidas a educação acadêmica e a profissional servem à variedade de condições e interesses dos alunos e da economia, e não às ideologias, burocracias e corporações.A gravidade da situação pode ser percebida pela análise das respostas do mercado de trabalho à questão. Hoje, no Brasil, ganha 1,7 salários mínimos quem completou o Ensino Fundamental e 2,2 os formados no Ensino Médio. Os que não concluíram essa segunda etapa ganham menos do que aqueles que terminaram apenas o Fundamental.

confira

João Batista Araujo e Oliveira é presidente do Instituto Alfa e Beto

@ Softwares

Software gera arte com números

O projeto de extensão Matemática e Arte, da Faculdade de Ciências (FC), Câmpus de Bauru, transforma em pintura funções complexas da matemática. As equações são processadas pelo software F(C): funções Complexas, que estabelece as formas e a cor dos desenhos. O programa foi desenvolvido pelo mestrando Edvaldo Lima da Silva, sob a orientação do professor Aguinaldo Robinson de Souza.

Para baixar gratuitamente o programa e criar novas artes, basta acessar o site.

Para fazer o download, é preciso pedir uma senha nos e-mails emiali@fc.unesp.br ou arobinso@fc.unesp.br.


Ludo ganha duas versões para ensino fundamental

O Ludo Educativo para o ensino de química, jogo virtual desenvolvido no Câmpus de Araraquara para pré-vestibulandos, ganha duas versões para o ensino fundamental: Ação, para alunos de 1º a 5º anos; e Radical, para estudantes do 6º ao 9º anos. As novas modalidades já tiveram mais de 380 mil acessos gratuitos, desde agosto de 2010.

O game segue os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC). São cerca de 4 mil questões de múltipla escolha para o ensino médio e mais de 3 mil para o ensino fundamental.

O acesso pode ser feito pelos endereços http://www.ludoeducativo.com.br/ (para vestibular); http://www.ludoradical.com.br/ (ensino fundamental 2º ciclo); http://www.ludoacao.com.br/ (ensino fundamental 1º ciclo).

Mais informações pelo tel. (16) 3351-8214 ou pelo e-mail elson@iq.unesp.br

fonte

@ Em busca de identidade

Apesar da quase universalização da etapa pré-escolar de ensino, países latino-americanos patinam na oferta de educação infantil com programas voltados ao assistencialismo e à administração da pobreza na primeira infância

Nas últimas décadas, a educação infantil foi alçada à posição de "estrela" das etapas de ensino. Os argumentos científicos, que apontam para os efeitos positivos da ação educacional nos primeiros anos de vida, o entendimento de que há retorno social para os investimentos na infância, e mudanças sociais, como a entrada das mulheres no mercado de trabalho, levaram governos ao redor do mundo a reconhecer e priorizar essa etapa de ensino nas políticas públicas. Na América Latina, esse movimento ganhou mais força na última década, impulsionado por acordos internacionais, como o Marco de Ação Regional para as Américas, que tem, entre seus objetivos, assegurar que até 2015 todas as crianças tenham acesso ao ensino primário de boa qualidade.

confira

fonte Revista Educação

quinta-feira, 14 de julho de 2011

@ Distorções

Um em cada cinco estudantes do ensino fundamental está atrasado na escola

No ensino médio, pelo menos três em cada dez alunos também estão nessa situação, segundo o Censo Escolar 2010.

confira


Repetência prejudica e encarece o ensino, diz pesquisa

confira

When students repeat grades or are transferred out of school: What does it mean
for education systems?


Brazil: Encouraging Lessons from a Large Federal System

quarta-feira, 13 de julho de 2011

@ Ideb

Pesquisa analisa motivos de bons resultados no Ideb

Romualdo Luiz Portela de Oliveira

O estudo busca identificar os motivos dos bons resultados de administrações municipais em relação ao Ideb.

confira

Ouça: Romualdo Luiz Portela de Oliveira

@ Qualidade

Ensino privado tem mais alunos que o público

Dados divulgados pela primeira vez na internet pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que muitas escolas particulares já possuem classes mais cheias que as instituições públicas. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, a professora e doutora em Educação pela Unicamp, Maria Aparecida Belintane Fermiano, explicou que “os pais acreditam que há uma qualidade melhor de ensino nas escolas particulares, no entanto, nem sempre isso é verdade. Existem excelentes escolas públicas, melhores ou tão boas, quanto as escolas particulares. E o inverso, também é verdadeiro”.

confira

@ Nem letras nem sílabas…

Por Rubem Alves

Recordando: EU estava visitando um colégio em Portugal chamado Escola da Ponte, uma série de espantos. Para começar, o diretor entregara a uma menina de nove anos a missão de me mostrar e explicar a escola. A menina não se fez de rogada: conduziu-me à porta da escola, onde me informou que, para entender aquela escola, eu deveria me esquecer de tudo o que eu sabia sobre escolas. Para se aprender o novo, é preciso esquecer o velho.

confira

@ Meu filho, você não merece nada

A crença de que a felicidade é um direito tem tornado despreparada a geração mais preparada

Por Eliane Brum

Por que boa parte dessa nova geração é assim? Penso que este é um questionamento importante para quem está educando uma criança ou um adolescente hoje. Nossa época tem sido marcada pela ilusão de que a felicidade é uma espécie de direito. E tenho testemunhado a angústia de muitos pais para garantir que os filhos sejam “felizes”. Pais que fazem malabarismos para dar tudo aos filhos e protegê-los de todos os perrengues – sem esperar nenhuma responsabilização nem reciprocidade.

confira

A vida que ninguém vê

Eliane Brum
208 páginas | ISBN 978-85-60171-00-2

@ M i s s ã o

Missão do professor “é viver a aventura do pensamento junto com os alunos.”

Antonio Candido

@ Ao Mestre com Carinho



Mark Thackeray é um engenheiro desempregado que decide dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. O novo professor tem que enfrentar uma turma cheia de alunos desinteressados e indisciplinados, que fazem de tudo para que ele desista de sua missão de ensinar. Mesmo assim, o professor consegue resultados importantes. Ao receber um convite para voltar para a engenharia, Mark tem de decidir se continua ou não no magistério.

Ficha técnica
Direção: James Clavell
Duração: 105 min
Ano: 1967
País: Inglaterra

@ Pro Dia Nascer Feliz



O trailer acima, do documentário Pro Dia Nascer Feliz, mostra a realidade de estudantes brasileiros de diferentes níveis socioeconômcios. Confira outros filmes que possuem como temática a educação no site do Todos pela Educação. Clique aqui

@ 21 anos do ECA

terça-feira, 12 de julho de 2011

@ Se Lembra Quando




Remember When ( Alan Jackson )

animação "Up, Altas Aventuras"

@ Separe o lixo



Campanha sobre separação do lixo ganha hotsite

confira

Está no ar, desde a última sexta-feira (8), o hotsite, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa faz parte de uma série de medidas que visam sensibilizar a sociedade para o grave problema da destinação do lixo no Brasil. No hotsite, as pessoas poderão acompanhar de perto a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), um conjunto de metas que vai contribuir para a eliminação dos lixões (até 2014), e instituir instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual e municipal.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

@ Guias das escolas

Consulte dados sobre todas as escolas de ensino fundamental e médio do país.

@ Creches

Conselho autoriza creche a fechar nas férias

O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou dia 07/07, por unanimidade, um parecer considerando que creches e pré-escolas não devem funcionar no período de recesso ou de férias. A consulta foi feita pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

confira

Parecer CNE/CEB nº 7/2011, aprovado em 2 de junho de 2011 - Profissionais da Educação Infantil: possibilidades de sua inclusão na carreira do magistério da Educação Básica e consequente remuneração com recursos do FUNDEB.

@ A Total Lunar Eclipse Over Tajikistan

Total Lunar Eclipse In Tajikistan from Jean-Luc Dauvergne on Vimeo.

@ Docentes Innovadores

Bienvenido al Banco de Experiencias Docentes en el Uso de TICs más grande de Latinoamérica

confira

sexta-feira, 8 de julho de 2011

@ Língua Portuguesa

Site conta história da língua portuguesa

A página apresenta a história da língua portuguesa. Onde ela nasceu e como se transformou no que conhecemos hoje são temas abordados.

fonte

@ Colégios militares

Editorial da ANPUH: o ensino de História nos colégios militares

Em 13 de junho de 2010, a jornalista Ana Pinho trouxe à tona, em reportagem da Folha de São Paulo, mais um problema envolvendo política, memória e ensino de História: o livro didático adotado pelos Colégios Militares traz uma versão antidemocrática sobre a ditadura militar brasileira. O material que orienta o ensino de história de filhos de militares do exército e outros alunos admitidos por concurso é produzido pela Bibliex - Biblioteca do Exército - e vendido aos estudantes. Trata-se da obra "História do Brasil: Império e República", de Aldo Fernandes, Maurício Soares e Neide Annarumma, que integra a Coleção Marechal Trompowsky. [1] A primeira edição é de 2001 e a que temos em mãos é a quarta, revisada, de 2005. Na obra, afirma-se que o 31 de Março de 1964 foi uma revolução democrática, reagindo às orquestrações do Partido Comunista, e também para moralizar a administração pública, e, portanto não se configuraria como um golpe contra um governo democraticamente eleito. O fechamento do regime é explicado como intransigência da oposição emedebista. As torturas e assassinatos cometidos por setores das Forças Armadas no período não são mencionados.

confira

mais

@ Crianças pouco ativas

Agência FAPESP – Quando a criança cresce e passa para o ensino médio, o nível de atividade aumenta. Alunos do ensino médio estão, em média, 20% mais ativos que estudantes do ensino fundamental, indica levantamento feito pelas secretarias da Saúde e da Educação, realizado em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

A tendência sempre foi o inverso. Quanto mais velha a pessoa fica, menos pratica exercício físico. Essa mudança de comportamento acende um alerta. Indica que, a cada geração, o problema da falta de atividade física se agrava.

confira

quinta-feira, 7 de julho de 2011

@ Autismo

Morre especialista em autismo

Marcos Mercadante tinha 51 anos e organizou instituição para financiar estudos sobre o distúrbio

O psiquiatra Marcos Tomanik Mercadante, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), morreu sábado passado, dia 2 de julho. Tinha 51 anos e era um dos principais especialistas em autismo no país.

confira

Ante a carência de estudos nacionais sobre o transtorno, inspirou-se em uma experiência da ONG norte-americana Autism Speaks e reuniu pesquisadores e pais de autistas na Autismo & Realidade, que tem como objetivo divulgar informações sobre o distúrbio e arrecadar fundos para financiar pesquisas na área.

@ Brasil Literário

Cobertura da imprensa sobre a leitura de crianças e adolescentes ainda é tímida

ANDI – Comunicação e Direitos, Movimento Brasil Literário e Instituto C&A lançam a pesquisa “Mídia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes” sobre o papel da imprensa brasileira na cobertura do tema.

Os dados presentes na pesquisa promovida pela ANDI indicam que a cobertura sobre o tema da leitura literária entre crianças e adolescentes ganha importância, mas ainda é pequena.

O texto integral da pesquisa está disponível para download no site da ANDI. Também é possível acessar um resumo executivo com os principais dados do levantamento.


confira

A divulgação coincide com o lançamento da Campanha por um Brasil Literário, a ser realizada ao longo da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), entre os dias 6 e 10 de julho.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

@ Amanda Gurgel

Professora do RN que criticou a educação recusa prêmio de empresários

Porque não aceitei o prêmio do PNBE

Oi,

Nesta segunda, o Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE) vai entregar o prêmio "Brasileiros de Valor 2011". O júri me escolheu, mas, depois de analisar um pouco, decidi recusar o prêmio.

Mandei essa carta aí embaixo para a organização, agradecendo e expondo os motivos pelos quais não iria receber a premiação. Minha luta é outra.
Espero que a carta sirva para debatermos a privatização do ensino e o papel de organizações e campanhas que se dizem "amigas da escola".

Amanda

confira

terça-feira, 5 de julho de 2011

@ Educ@

Site reúne periódicos científicos sobre educação

Está disponível para consulta na internet o site Educ@. Fruto de uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o SciELO (Scientific Electronic Library Online), o Educ@ é voltado exclusivamente para a disseminação de periódicos científicos na área de Educação.

fonte

segunda-feira, 4 de julho de 2011

@ Pautada na realidade

A história de uma educadora e de uma escola pautada na realidade

Professora desde criança, quando seus irmãos e primos eram os alunos e a profissão apenas uma brincadeira, Êda Luiz é a atual coordenadora pedagógica do Centro de Integração de Jovens e Adultos (Cieja) do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo (SP). Aos 63 anos ela é protagonista de uma história de dedicação à educação.

confira

Êda defende que a escola seja aberta para todos e alerta “quanto mais fechada, mais os problemas ficam presos dentro dela”. Como em um apelo ela afirma, “depois da família, somente a escola pode acompanhar o desenvolvimento das pessoas. Se a família não tem condições de fazê-lo e a escola fechar suas portas, elas estarão abandonadas”.

Ao comparar o Cieja com outras escolas, Êda avalia que estas “não acreditam que seja possível fazer uma educação diferente”. E afirma que “esse é o meu maior desafio, fazer com que as pessoas acreditem em outras possibilidades”.

@ Calendário

Datas da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Fatos e episódios da trajetória da população negra - brasileira e internacional
- podem ser conferidos, mês a mês, confira aqui.

Portal da SEPPIR disponibiliza calendário da história e cultura afro-brasileira e africana

No dia 17 de julho de 1978, Grande Otelo, um dos maiores atores negros do Brasil, recebe o título de “Cidadão Paulistano. Em 18 do mesmo mês, no ano de 1918, nasce o líder sul-africano Nelson Mandela, exatamente 10 anos após o nascimento, em 24 de julho, em Pernambuco, do poeta Solano Trindade. Todos os episódios, assim como o Dia da mulher negra, latino-americana e caribenha (25), constam no calendário da história e cultura afro-brasileira e africana, que a SEPPIR disponibilizou hoje (04), no seu portal.

@ Revista Museu

cultura levada a sério

Site disponibiliza informações sobre exposições em museus brasileiros.

domingo, 3 de julho de 2011

@ Vamos contar!

Censo 2010 nas escolas

Como parte dos trabalhos do Censo 2010, o projeto Vamos Contar! se destina às escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de todo o Brasil. Elaborado pelo IBGE, com a indispensável colaboração do Ministério da Educação, busca divulgar a importância das informações obtidas pelo Censo como instrumentos para o exercício da cidadania, por meio da distribuição de materiais didáticos, mapas e peças de divulgação.

confira

sábado, 2 de julho de 2011

@ Thank You

@ Inclusão Já!

Em defesa do direito à educação inclusiva

Carta enviada a milhares de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para reforçar o movimento Inclusão Já! em defesa da Educação Inclusiva no país.

confira

@ F u t e b o l

sexta-feira, 1 de julho de 2011

@ Inclusão digital

Brasil é o último em inclusão digital nas escolas

A inclusão digital ainda não avançou nas escolas brasileiras, mostra uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Com base em números do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil ficou em último numa lista de 38 países avaliados em relação ao número de computadores por aluno. As escolas brasileiras oferecem, em média, um computador para cada 6,25 estudantes - ou 0,16 computador por aluno.

Ratio of computers to the number of students in the modal grade of 15-year-olds (pág. 306)

A Austrália é o mais bem colocado, com 1,03 aluno por computador. Na China, a média é de 1,75, enquanto a média dos países da OCDE (composta por 34 nações desenvolvidas) é 1,69. Na Colômbia, o mais bem colocado da América Latina, a média é de 2,85 alunos por máquina.

confira

mais