Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

quinta-feira, 30 de junho de 2011

@ Avaliações

Atraso do Inep prejudica avaliação do ensino

Educação: Governo aplica Prova Brasil 2011 em novembro, mas microdados de 2009 ainda não foram divulgados

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), vai aplicar a Prova Brasil 2011 em novembro, mas os resultados detalhados da edição anterior - Prova Brasil 2009 - ainda não são de conhecimento público. Na opinião de especialistas ouvidos pelo Valor, a falta de transparência e o atraso na divulgação dos microdados e dos questionários da avaliação colocam em questão a credibilidade do principal instrumento de medição da qualidade do ensino básico no país, impedem a implementação de políticas de correção de problemas nas redes escolares de Estados e municípios e marcam mais um capítulo de más notícias envolvendo o Inep, que colecionou recentemente sucessivas falhas na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

confira

@ Educação x Mercado

Educação não deve se subordinar às exigências do mercado, diz presidente do Ipea

“Não devemos subordinar a educação às exigências do mercado de trabalho”, diz o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, em entrevista ao Portal Aprendiz. Para o economista, apenas o nível educacional não é fator determinante para a garantia de um bom emprego.

confira

@ História do Brasil II

Site em inglês traz relatos históricos

Página oferece documentos sobre a história brasileira de 1821 a 1993, digitalizados pelo Center for Research Libraries. Em inglês.

confira

quarta-feira, 29 de junho de 2011

@ História do Brasil

Olimpíada Nacional em História do Brasil recebe inscrições

Agência FAPESP – O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (MC-Unicamp) está com inscrições abertas até 9 de agosto para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

Composta por cinco fases on-line e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo. A primeira fase da olimpíada começa em 15 de agosto. A fase presencial ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, na Unicamp.

Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

confira

segunda-feira, 27 de junho de 2011

@ Quebrando o tabu





mais

@ Prevenção

Programa de prevenção às drogas do governo federal treina os professores de apenas 22% dos municípios

Preocupação nas escolas, o consumo de drogas por estudantes é um desafio para educadores em todo o país. Especialistas recomendam abertura para o diálogo em vez de punição ou posturas moralistas. Mas admitem que é difícil lidar com o problema e que as redes de ensino não estão preparadas para isso.

O programa de prevenção dos ministérios da Educação e da Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e a Universidade de Brasília (UnB), está presente em apenas 1.255 municípios - 22% do total. Uma das principais ações é oferecer formação específica a professores de escolas públicas.

confira

domingo, 26 de junho de 2011

@ Mario Sergio Cortella



Mario Sergio Cortella no Festival de Política

O filósofo e professor da PUC-SP declarou que acredita sim, que pode haver mudanças, e nos conta como.

@ Diversidade sexual

ONU aprova resolução sobre direito à diversidade sexual

"Dia 17 de junho ficará registrado na história dos movimentos de minorias sexuais, pois a ONU deu seu sinal mais potente contra a homofobia e a transfobia”, comemora o Movimento de Integração e Liberação Homossexual (Movilh), do Chile. O Movimento festeja a aprovação da primeira resolução das Nações Unidas (ONU), através do Conselho de Direitos Humanos, sobre os direitos à diversidade sexual.

Intitulada "Direitos Humanos, Orientação Sexual e Identidade de Gênero”, a resolução foi aprovada durante a 17ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra (Suíça), com uma votação acirrada de 23 votos a favor, 19 contra e 3 abstenções. No documento, apresentado pela África do Sul, recordou-se "a universalidade, interdependência, indivisibilidade e inter-relação dos direitos humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

confira

@ Orbit the Moon!



The WAC 100 m/pixel global mosaic is comprised of over 15,000 images acquired between November 2009 and February 2011. The WAC 100 m/pixel global DTM was derived from over 44,000 WAC stereo models from primary phase. The highest elevation (white) is 10,760 meters, and the lowest elevation (purple) is -9150 meters. Visit our website for the full resolution video and images. Mais.

sábado, 25 de junho de 2011

@ Sonho Brasileiro II

Projeto Sonho Brasileiro

Um estudo sobre o Brasil e o futuro a partir da perspectiva do jovem de 18 a 24 anos

Manifesto

Quase 60% dos jovens brasileiros não se identificam com partidos

Pesquisa indica preocupação com causas coletivas, independentemente da política partidária

Download estudo

@ Changing Education Paradigms



mais

@ Crises of Capitalism



In this RSA Animate, renowned academic David Harvey asks if it is time to look beyond capitalism towards a new social order that would allow us to live within a system that really could be responsible, just, and humane?

«Será que chegou a hora de olhar para além do capitalismo, em direção a uma nova ordem social que nos permita viver num sistema responsável, justo e humano?»

Resenha do livro de David Harvey “Condição Pós-Moderna”

RSA Animate

@ World Drug Day 2011

@ Passa Palavra

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão."

Eça de Queirós, escritor português (1845-1900).

fonte


Pontos de Partida

sexta-feira, 24 de junho de 2011

@ ConDigitais



Este vídeo foi produzido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e apresenta os produtos desenvolvidos entre 2007 e 2011 no contexto do Projeto ConDigitais. O projeto foi financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC) com base em Chamada Pública para Apoio Financeiro à Produção de Conteúdos Educacionais Digitais Multimídia.

Tal chamada pública teve como objetivo geral selecionar projetos para apoio financeiro que envolvessem a produção de conteúdos educacionais digitais multimídia nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Física, Química e Biologia do Ensino Médio, destinados a constituir parte de um amplo portal educacional para os professores, além de serem utilizados nas diversas plataformas, de modo a subsidiar a prática docente no Ensino Médio e contribuir para a melhoria e a modernização dos processos de ensino e de aprendizagem na rede pública.

Fóruns Permanentes - Ciência e Tecnologia - Unicamp

trabalhos desenvolvidos nessa universidade:

- Matemática
- Língua Portuguesa
- Biologia

fonte

Unicamp apresenta o projeto ConDigitais em fórum sobre uso de multimídia no ensino

Multimídia no Ensino

@ Pública



Vídeo de lançamento da semana Wikileaks, promovido pela Agencia Pública.

Nos dias 10, 11 e 12 de junho, a Pública juntou um time de jornalistas independentes na Casa de Cultura Digital para realizar uma missão: ler todos os documentos diplomáticos ainda inéditos relativos ao Brasil.

Os jornalistas trabalharam voluntariamente, por todo o fim-de-semana, para descobrir histórias que ainda precisam ser trazidas ao público.

O resultado: cerca de 50 matérias, 15 jornalistas felizes com seu trabalho e a certeza de que fazer jornalismo independente é bom demais!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

@ Educação no Campo

Pesquisas apontam limites da educação do campo

A Pesquisa de Avaliação da Qualidade dos Assentamentos de Reforma Agrária no Brasil – PQRA, realizada pelo Incra em 2010, no que se refere à educação, aponta os seguintes indicadores:

confira

Fechar escola é crime!

A atual conjuntura da luta pela Reforma Agrária passa pela necessidade da defesa da educação pública brasileira. Dessa forma, este debate emerge dos desafios que temos em relação ao acesso e à organização da educação nos acampamentos e assentamentos das áreas de Reforma Agrária, agricultura familiar e camponesa, neste momento de disputa de projeto de sociedade.

@ Arquivos Abertos

quarta-feira, 22 de junho de 2011

@ Reformulação curricular

A REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE FLEXIBILIZAÇÃO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO

Por RENATA APARECIDA ALVES LANDIM

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-
Graduação em Educação da Faculdade de
Educação, Universidade Federal Fluminense,
campo de confluência Trabalho e Educação,
como requisito parcial à obtenção do título de
Mestre em Educação.

confira

terça-feira, 21 de junho de 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

@ Educação no Brasil

Quantidade de notícias sobre educação na Internet duplica a cada ano, revela estudo

A quantidade de notícias sobre educação na Internet duplicou a cada ano entre 2007 e 2010 no Brasil, passando de 16.466 publicações no primeiro ano, para 118 mil. A constatação é de uma pesquisa feita em mídias online e redes sociais, pelo grupo de monitoramento Miti Inteligência, divulgada em junho de 2011. O estudo observou aumento da repercussão de debates sobre ensino tanto por parte da imprensa, quanto dos usuários.

Os dados da pesquisa, intitulada A Educação no Brasil, mostram ainda que o ensino médio é o maior foco das notícias, aparecendo em 58% das matérias analisadas. A maioria das informações evidenciava a necessidade de qualificação mínima para conquistas no mercado de trabalho, revelou a Miti, em nota.

confira

MITI produz análise inédita sobre educação no Brasil

Outros estudos, análises e infográficos

@ Two dogs dining

domingo, 19 de junho de 2011

@ Geração Y

Ser Potencial ou Ser Talento? Faça por merecer

Impacientes, conectados, inovadores. Segundo pesquisas, os jovens da Geração Y, nascidos entre 1980 e 1999, já dominam 30% do mercado de trabalho no Brasil e iniciam uma silenciosa transformação no mundo corporativo. Contudo, nem todos estão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho ou conquistar cargos de liderança. Em Geração Y– Ser Potencial ou ser Talento? Faça por merecer, novo livro da Integrare Editora, o consultor em gestão empresarial e desenvolvimento humano, Sidnei Oliveira, estuda o perfil desta geração e reúne orientações sobre como se diferenciar para alcançar objetivos, entre eles, se posicionar no mercado de trabalho, administrar o foco nas atividades, superar a ansiedade e investir na carreira.

Sidnei Oliveira
ISBN: 9788599362662
Ano: 2011
Edição: 1ª
136 páginas

confira

Leia um dos capítulos da obra

@ Içami Tiba

Dr. Içami Tiba dá dicas de como ser um bom educador

O Jornal de Serviço, exibido Rádio Jovem Pan, recebeu o psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba, que lança nesta semana seu novo livro “Pais e Educadores de Alta Performance”. Durante o bate-papo, educador deu dicas valiosas de como impor limites aos seus filhos nos tempos atuais. Veja os melhores momentos da entrevista no vídeo. por Oliveira Andrade

confira

O que é ser um pai de alta performance?

sábado, 18 de junho de 2011

@ Desmatamento

Desmatamento da Amazônia aumentou 72% em maio de 2011

O desmatamento da floresta Amazônica em maio desse ano foi de 165 quilômetros quadrados. Se comparado com os 96 quilômetros quadrados desmatados no mesmo mês do ano passado, o dado representa um aumento de 72%. As informações são do Boletim Transparência Florestal, divulgado hoje (17) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O Estado que mais desmatou foi o Pará, responsável por 39% do desmatamento total, seguido por Mato Grosso (25%) e Rondônia (21%). O restante ocorreu no Amazonas (12%), Tocantins (2,5%) e Acre (0,1%).

confira

Veja na íntegra o Boletim Transparência Florestal

@ Amanda Gurgel

“Não sou uma heroína”, diz Amanda Gurgel

Professora do Rio Grande do Norte, que virou celebridade instantânea no Youtube, ainda se surpreende com a repercussão do depoimento em audiência pública em seu estado, em que fala sobre a situação dos professores brasileiros

Na manhã da última quarta-feira (15), a sessão ordinária da Comissão de Educação foi aberta com o anúncio da presença de integrantes da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), órgão representativo de entidades sindicais brasileiras. Entre eles, estava a professora potiguar Amanda Gurgel, que alcançou o status de celebridade instantânea na internet por conta de um depoimento dado em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em 10 de maio.

Leia a íntegra da entrevista

quinta-feira, 16 de junho de 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

@ Quero ser solteira!



QUERO SER SOLTEIRA é uma websérie de 10 episódios.

"Quero ser solteira" é uma websérie de humor que, inicialmente, foi feita para ser um projeto de conclusão do curso de Cinema da faculdade Puc-rio. Hoje a história da Nina, protagonista da série, ganhou um espaço " ponto com" e poderá ser vista gratuitamente por todos os internautas que visitarem o site.

A série é embalada pela trilha sonora da banda Ganeshas.

Saiba mais

terça-feira, 14 de junho de 2011

@ Consumo

Brasileiros estão menos conscientes no consumo

Pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos revela que idosos se preocupam mais com o meio ambiente que os jovens

confira

mais

Sustentabilidade: adjetivo ou substantivo?

@ Sonho brasileiro

Sonho Brasileiro from box1824 on Vimeo.


Pesquisa indica perfil do jovem brasileiro

Projeto "Sonho Brasileiro"

Pesquisa da Box1824

Twitter

mais

@ Caderno de reflexões

Redes de ensino recebem documento que analisa desempenho escolar

O Ministério da Educação lançou nesta segunda-feira, 13, a publicação Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental – caderno de reflexões. O documento é dirigido aos sistemas públicos de ensino que têm matrículas de alunos nessa faixa etária. O caderno aborda as causas desfavoráveis para um bom desempenho escolar e os desafios das redes de ensino e da comunidade na busca de condições adequadas ao aprendizado desses jovens.

confira

segunda-feira, 13 de junho de 2011

@ Views from Cassini at Saturn

CASSINI MISSION from Chris Abbas on Vimeo.

@ Eduardo Galeano



mais

@ Clima escolar

Preconceito, discriminação e clima escolar

Por Miriam Abramovay

Socióloga, pesquisadora, coordenadora da área de juventude e políticas públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso)

Os Três Poderes da República colocam a questão dos direitos homossexuais na ordem do dia no Brasil. Com amplo apoio da sociedade civil organizada, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário brasileiros debatem o tema e empreendem ações. O Executivo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e do Ministério da Educação, enfrenta a homofobia mediante campanhas de conscientização. O Legislativo discute a formulação de leis que não só coíbam a discriminação da população homossexual como também lhe garantam igualdade de direitos em relação à população heterossexual. O Supremo Tribunal Federal, por sua vez, acaba de aprovar a união civil homoafetiva.

confira

@ Multiuso

A filosofia dos professores multiuso no país

Déficit de profissionais no ensino médio é agravado pela inclusão de novas disciplinas, como sociologia e música

confira

sábado, 11 de junho de 2011

@ Crise



“Nunca houve um sistema de produção na história da terra que possa remotamente ser comparado ao desperdício da economia capitalista. Não há futuro nisso, que só pode durar por um curto período”.

István Mészáros

sexta-feira, 10 de junho de 2011

@ Alice's Bucket List


Uma adolescente britânica de 15 anos em estado terminal de câncer atraiu mais de 230 mil visitantes para o seu blog no qual relata sua busca em conseguir completar uma lista de 17 coisas que pretende fazer antes de morrer.

Alice Pyne lançou seu blog na última segunda-feira, após seus médicos terem considerado que não há mais tratamentos possíveis para o linfoma descoberto há quatro anos.

confira

@ Redes educativas

Seminário Redes Educativas e as Tecnologias

Para o professor Wallet (Jacques Wallet, da Universidade de Rouen, França), inovação pedagógica e inovação tecnológica não são sinônimos.

confira

@ S o l

@ Smart boy


Jovem londrino pode ficar rico por inventar campainha que liga para morador

Um garoto de 13 anos, Laurence Rook, que mora no sul de Londres, inventou uma campainha de casa que quando é acionada faz uma ligação para o seu celular. O que é curioso é que ele fez essa invenção como trabalho escolar, e conseguiu entusiasmar a indústria.

O garoto, que se chama Laurence Rook, já recebeu 20 mil pedidos de compras desse software e calcula que vai receber, nos próximos meses, cerca de R$650 mil reais, o que deve equivaler a mais ou menos mil vezes a mesada que ele ganha.

A invenção já está em processo de negociação para chegar às lojas britânicas em setembro e, em janeiro, deve estar no Brasil.

fonte

mais

@ Acesso à Internet

ONU declara acesso à Internet como direito humano

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou, na última semana, um novo relatório sobre promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão. No documento, a instituição ressalta que desconectar as pessoas da Internet é um crime e uma violação dos direitos humanos.

A produção do relatório, feita pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU e o site Mashable, foi motivada por novas leis aprovadas na França e na Inglaterra que excluem da Internet pessoas consideradas como infratoras de direitos autorais.

confira

@ Revista Faac

Unesp de Bauru lança revista

Agência FAPESP – A Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, lançou a primeira edição da revista Faac. A publicação está disponível para ser baixada pela internet.

Com periodicidade semestral, a publicação é voltada para a comunidade acadêmica e abrange diversas áreas do conhecimento, com resultados de pesquisas, artigos, ensaios e resenhas sobre arquitetura e urbanismo, artes e representação gráfica, desenho industrial, ciências humanas e comunicação social.

A primeira edição apresenta seis artigos sobre o tema “Dilemas e desafios da educação no século 21”, além de dois artigos e duas resenhas sobre diversos assuntos.

A edição de estreia faz uma chamada de artigos para o segundo número, convidando pesquisadores de todas as áreas para submeterem seus textos.

confira

quinta-feira, 9 de junho de 2011

@ Alberto Caeiro



Alberto Caeiro é um dos mais famosos heterônimos de Fernando Pessoa. A atriz Patrícia Rizzo, apresentadora da Rádio Jovem Pan, interpreta o poema de "O Guardador de Rebanhos", com apresentação do poeta Álvaro Alves de Faria. A direção é assinada por Nilton Travesso, com edição e arte de Zhé Sousa.

@ Eduardo e Mônica

@ Educação antirracista

Parecer CNE/CEB nº 6/2011, aprovado em 1º de junho de 2011 - Reexame do Parecer CNE/CEB nº 15/2010, com orientações para que material utilizado na Educação Básica se coadune com as políticas públicas para uma educação antirracista.

@ Ensino Médio

Parecer CNE/CEB nº 5/2011, aprovado em 5 de maio de 2011 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.


@ CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (D.O.U. 09/06/11)

SECRETARIA EXECUTIVA
SÚMULA DE PARECERES
REUNIÃO ORDINÁRIA DE 3, 4 E 5 DE MAIO/2011
CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Processo: 23001.000189/2009-72 Parecer: CNE/CEB 5/2011
Relator: José Fernandes de Lima Interessado: Conselho Nacional de
Educação/Câmara de Educação Básica - Brasília/DF Assunto: Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Voto do relator:
À vista do exposto, propõe-se à Câmara de Educação Básica a aprovação
das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, na
forma deste Parecer e do Projeto de Resolução em anexo, do qual é
parte integrante Decisão da Câmara: APROVADO por unanimidade.
CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

fonte

@ Trabalho Infantil

Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador

* Segunda Edição (2011‐2015)

* Abril de 2011

leia na íntegra

@ Álvaro de Campos II



A atriz Patrícia Rizzo, apresentadora da Rádio Jovem Pan de São Paulo, volta a interpretar um poema de Fernando Pessoa, do heterônimo Álvaro de Campos. O poema, "Tabacaria", é um dos mais importantes da Língua Portuguesa e da poesia pessoana, no qual Álvaro de Campos entra na fase intimista, num mergulho existencial em busca do indecifrável. Comentário do poeta Álvaro Alves de Faria, direção de Nilton Travesso, edição e arte Zhé Souza.

@ Álvaro de Campos



Álvaro de Campos é um dos mais famosos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa, ao lado de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares. O poeta intimista, da angústia existencial. A atriz Patrícia Rizzo, apresentadora da Rádio Jovem Pan de São Paulo, interpreta um poema de Álvaro de Campo, "Em linha reta", que revela a dimensão unversal da poesia de Fernando Pessoa. Comentário do poeta Álvaro Alves de Faria, direção de Nilton Travesso, edição e arte de Zhé Souza.

fonte

@ O poder das palavras



fonte

terça-feira, 7 de junho de 2011

@ Olhares para a pobreza

Em um país com 26,8 milhões de crianças e jovens que vivem em lares com renda de até meio salário mínimo, a oferta de ensino de qualidade exige políticas públicas que os enxerguem de fato.

leia na íntegra

@ Avaliação e PNE





@ Livros de Ciência

Mais de 4 mil livros de ciência de graça

Agência FAPESP – A National Academies Press (NAP), editora das academias nacionais de ciência dos Estados Unidos, anunciou no dia 2 de junho que passou a oferecer seu catálogo completo para ser baixado e lido de graça pela internet.

confira

segunda-feira, 6 de junho de 2011

@ Para melhorar o aprendizado

Como investir para melhorar o aprendizado

Por Viviane Senna (*)

A educação brasileira fez progressos importantes em termos de resultados alcançados e políticas implementadas. Segundo o Banco Mundial, somos o país que mais rapidamente aumentou a escolaridade média da população entre 1990 e 2010 (de 5,6 para 7,2 anos), tomando o recorde que era da China.

Somos também um dos países com o maior avanço no aprendizado dos alunos, medido pelo Pisa, no período de 2000 a 2009. Implementamos e institucionalizamos instrumentos e processos de avaliação de resultados. Mas, como todos sabemos, ainda há um longo percurso pela frente, com desafios fundamentais a nos exigir ações mais objetivas e precisas.

Acabamos de dar um passo importante: o movimento Todos pela Educação e o Instituto Ayrton Senna lançaram um mapeamento da produção científica mundial sobre os fatores que impactam a aprendizagem dos alunos.

O trabalho organiza de forma inédita os resultados de 165 estudos acadêmicos brasileiros e estrangeiros, selecionados por critérios técnicos rigorosos entre cerca de 600 inicialmente consultados.

Conduzido por Ricardo Paes de Barros e mais de 20 pesquisadores de renomadas universidades brasileiras, "Caminhos para Melhorar o Aprendizado" analisa políticas que possam contribuir para o alcance da Meta 3 do movimento, a de ter todo aluno com aprendizado adequado à sua série.

Indo além do senso comum e dos achismos, quebrando alguns mitos, o trabalho aponta, por exemplo, que os alunos dos melhores professores aprendem até 70% mais em cada ano.

É óbvio que o bom professor ensina mais e melhor, mas agora podemos saber a magnitude dessa desigualdade, que prejudica exatamente as crianças e os adolescentes menos favorecidos.

O trabalho quantifica o alto impacto e ressalta a importância de políticas que aumentam a exposição do estudante ao conhecimento: cumprimento do calendário escolar, aumento da jornada, reforço escolar, redução do absenteísmo de professores e alunos e redução do número de alunos por turma.

"Caminhos" tem o refinamento de indicar, por exemplo, que o impacto da redução do tamanho das turmas é maior nas séries iniciais do que nas finais, dando ao gestor a opção de focalizar melhor os investimentos. Se o gestor tem o desafio de recuperar alunos muito defasados, aumentando a proficiência para reduzir rapidamente as desigualdades educacionais, saberá que uma estratégia de baixo custo e alto impacto é a formação de turmas mais homogêneas.

Do ponto de vista cognitivo, essa política pode elevar em até 35% o aprendizado do aluno ao longo do ano, mas o gestor deve também levar em conta equilíbrio entre o aumento da proficiência e os objetivos sociais mais amplos da educação.

O trabalho aumenta a gama de informações à disposição do decisor e dá subsídios para nova geração de politicas públicas, baseadas em evidências, mais focalizadas e comprometidas com resultados.

Também oferece base para a produção de novos e necessários estudos acadêmicos, que possam contribuir com a constante melhoria dessas políticas, conforme apontou James Heckman, Nobel de Economia, ao conhecer o trabalho.

Os aprendizados e as ressalvas necessárias para seu bom uso estão disponíveis no site "Para melhorar o aprendizado", apresentados de modo prático para quem está envolvido na construção de uma educação pública em que os alunos possam efetivamente aprender.

VIVIANE SENNA, 52, é presidente do Instituto Ayrton Senna e coordenadora da equipe técnica do movimento Todos pela Educação.

Artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, 06/06/11.

@ Avaliação Educacional

Estudos em Avaliação Educacional

Número atual

Cadernos de Pesquisa

Tema em destaque: Estudos Sociais sobre a Infância e Direitos da Criança

fonte

domingo, 5 de junho de 2011

@ Pale Blue Dot

@ Parangolixoluxo


Sete voluntários juntaram por uma semana todo o lixo seco produzido por eles. O material foi armazenado em capas plásticas transparentes com bolsos gigantes, o Parangolixoluxo.

O trabalho, que faz referência à obra Parangolé, do artista Hélio Oiticica.

"Fomos educados a pensar que o lixo é algo que se joga fora e fica esquecido. A ação Refluxo estimula a reflexão sobre como diminuir esse resíduo e como encaminhá-lo", diz Peri Pane, artista multimídia e coordenador do Homem Refluxo.

@ Ser professor



Profissão docente: quem quer ser professor hoje?

Responder esta questão é simples: reúna dez jovens que cursam ensino médio e pergunte: quem quer ser professor? Sem sombra de dúvida a resposta será um profundo silêncio e rapidamente surgirão muitas negativas…

confira

@ Revisores

A língua politicamente correta

Por Rubem Alves

Revisores são seres invisíveis que se valem de jornais e editoras para corrigir os deslizes dos escritores. Porque os escritores, frequentemente, desrespeitam as leis fundamentais da gramática. Eu mesmo, por muito tempo, tive como revisor voluntário dos meus textos um erudito da língua que me enviava periodicamente, por puro amor à língua, relatórios detalhados dos meus erros.

leia na íntegra

sábado, 4 de junho de 2011

@ Lançamento



@ Biblioteca Digital

Biblioteca Digital garante acesso gratuito a acervos

Cerca de 20 mil documentos digitalizados e disponíveis para consulta online.

Entre teses, dissertações, relatórios e fontes documentais de caráter técnico-científico de instituições públicas estaduais, este é o acervo, até o momento, da Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais. O acesso é universal, gratuito e o usuário pode fazer downloads das obras.

fonte

@ Vaticano em 3D

Capela Sistina

Sm Maggiore

San Paolo

San Giovani

San Pietro

fonte

sexta-feira, 3 de junho de 2011

@ Biotecnologia

A Sociedade Brasileira de Genética (SBG) lançou o site Saiba mais sobre biotecnologia. Destinado ao público geral, tem conteúdo educativo e gratuito com explicação de aplicações possíveis da manipulação genética.

A iniciativa tem por objetivo demonstrar que a biotecnologia não se detém aos laboratórios de institutos de pesquisa, mas que também está presente no dia a dia das pessoas. Além de promover o estudo da genética, o portal visa à popularização da ciência.

leia na íntegra

quinta-feira, 2 de junho de 2011

@ If I Rise

@ Quero educação!


Protesto online pela educação atrai mais de 170 mil adeptos

Marcado para 12 de junho, o “Protesto no Facebook a favor da educação no Brasil” já possui 175 mil confirmações. Segundo o texto do evento, nessa data, os usuários são convidados a usar a imagem do movimento e a postar “#QueroEducação” no perfil de suas redes sociais.

Inspirado pelo vídeo da professora Amanda Gurgel, visto por mais de um milhão de pessoas pelo YouTube, o organizador do evento e diretor de marketing, Rodrigo Gabriel Pires (ou só RG, como ele se apresenta na internet), afirma que o objetivo do movimento é “unir as pessoas que valorizam a educação”. De acordo com ele, grande parte dos problemas enfrentados hoje no Brasil poderia ser solucionada através da educação, “por isso, é preciso chamar a atenção para a causa”.

Desde que foi criado, no início de maio, o protesto virtual tem recebido diversos pedidos para que aconteça também nas ruas das principais cidades do país. Em resposta a essa demanda, Rodrigo tem articulado com pessoas e organizações uma ação que deve acontecer em 31 de julho. “Ainda estamos conversando sobre essa possibilidade, mas a tendência é que o protesto saia do virtual e se torne real”, declarou ele.

confira

@ Como se escreve?

@ Brinquedotecas



XII Congresso Internacional de Brinquedotecas
11 a 15 de outubro
Memorial da América Latina
São Paulo/SP - Brasil


Associação Internacional das Bibliotecas de Brinquedos

quarta-feira, 1 de junho de 2011

@ Cinco frases

Cinco frases que os pais nunca devem falar para seus filhos

Apesar de serem mais conhecidos e combatidos de uma forma geral, estes tipos de agressão contra crianças e adolescentes não são os únicos. De acordo com a escritora de livros infantis e editora executiva do site 5 Minutes for Faith, Genny Heikka, outras formas de violência acontecem diariamente em muitas casas, impactando para sempre as vidas de muitas crianças sem que os pais nem mesmo percebam o que estão fazendo.

Pensando nisso, ela fez uma lista com cinco frases que as crianças nunca deveriam escutar de seus pais:

1. “Tenha vergonha!”

2. “Estou desapontado com você.”

3. “Qual é o seu problema?”

4. “Como você pode fazer uma coisa dessas?”

5. “Seu irmão (irmã) não faz isso, por que você faz?”

leia na íntegra

mais

@ Basta!


fonte

A cada dia, 129 casos de violência psicológica e física, incluindo sexual, e negligência contra crianças e adolescentes são reportados, em média, ao Disque Denúncia 100. Isso quer dizer que, a cada hora, cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no país. Esse quadro pode ser ainda mais grave se levarmos em consideração que muitos desses crimes nunca chegam a ser denunciados.

confira

@ Ler e Escrever é Preciso

Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso

INSCRIÇÃO

De 1º de março a 30 de junho de 2011. Os textos devem ser enviados somente pelo formulário de inscrição (acesse o formulário). Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail concursocultural@ecofuturo.org.br

Além das categorias Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Professores, teremos, nesta edição, a participação de profissionais de biblioteca (bibliotecários, auxiliares de biblioteca e promotores de leitura) e educadores sociais (educadores de projetos sociais, educacionais). Todos podem entrar nesta roda, trazendo os mais variados tipos de textos (poesias, memórias, cartas, diálogos, páginas de diário, narrativas, artigos de opinião e outros).

confira

@ Earth Rotating



fonte