Hot-air balloon festivals

Hot-air balloon festivals

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

@ Apoio para incluir

Por Junia Alba Gonçalves

Professora da rede municipal de ensino - Uberlândia - MG

Falar de inclusão nos sistemas de ensino é, hoje, uma realidade instaurada por leis e declarações internacionais, onde o papel de cada Estado deve ser de estruturar o acesso ao ensino regular e a disponibilizar apoios especializados para atender às necessidades educacionais especiais. Essa realidade merece ser comemorada, pois o aumento da matrícula para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades nas escolas provoca um avanço no processo de acolher todos os alunos, indistintamente, mas que me parece ensejar muitos desafios: como garantir que, além de frequentar as aulas, os alunos aprendam?

leia na íntegra

Artigo publicado no jornal Correio, edição do dia 29/10/10, p. A2.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

@ Desafio

''Desenvolver educação científica é o desafio do tempo presente'', diz vice-diretora do CNPq

A afirmação é da vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wrana Panizzi, em entrevista concedida ao Portal Aprendiz.

leia na íntegra

@ Ensino da música

Professor e estrutura ainda são desafios para ensino de música

Faltando pouco mais de dois meses para o ensino de música se tornar obrigatório na educação básica, preparar escolas e professores para trabalharem o conteúdo ainda é um desafio. A avaliação é do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Senado e de representantes de artistas e professores, ouvidos pelo Portal Aprendiz.

“A licenciatura em artes é voltada para artistas que já têm uma área definida. Quando eles vão dar aulas, a tendência é trabalharem mais a questão plástica”, avalia a presidente do Consed, Yvelise Freitas. “As secretarias devem buscar formas de superar a defasagem com formação e material. Alguns estados podem ter dificuldade, como aconteceu com a inclusão de Espanhol, Sociologia e Filosofia”.

A Lei 11.769, aprovada em agosto de 2008, torna obrigatória a inclusão de música nas aulas de educação artística de ensinos fundamental e médio, da rede pública e particular, a partir de janeiro de 2011. O Artigo 2º, que determinava que a música deveria ser lecionada por professores com formação especifica, foi vetado.

leia na íntegra

@ Cadernos do professor

Kit Cadernos do professor

Estimule seus alunos a pesquisar sobre Energia e Meio Ambiente

Para baixar os capítulos em PDF, basta clicar nos links abaixo. As Escolas Técnicas e de Ensino Médio também podem solicitar o kit impresso por email: jovemcientista@frm.org.br O material é gratuito.

CADERNOS DO PROFESSOR

Capítulo 1 (1.1 MB): Intro + A Energia Move o Universo.pdf
Capítulo 2 (820 KB): Energia e História.pdf
Capítulo 3 (493 KB): Energia e Desenvolvimento.pdf
Capítulo 4 (1.1 MB): A Geração de Energia Hoje.pdf
Capítulo 5 (944 KB): A Energia e Seus Impactos.pdf
Capítulo 6 (2.1MB): A Energia do Futuro.pdf
Capítulo 7 (1.4MB): Aumentando a Eficiência Energética.pdf

FICHAS DE ATIVIDADES (2.6MB): Energia e Cidadania.pdf

ROTEIROS DE AULA (958KB): Sugestões de Planos de Aula.pdf

fonte

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

@ Prosperidade

Insegurança e baixa educação seguram Brasil em ranking de prosperidade

A falta de segurança, a qualidade da educação e a percepção de debilidade institucional impediram que o Brasil melhorasse em um ranking internacional de prosperidade elaborado pelo Instituto Legatum, que promove o desenvolvimento sustentável.

leia na íntegra

Para tanto, o cálculo condensa informações em oito subíndices: economia, empreendedorismo, governança, saúde, educação, segurança, liberdade e capital social.

O Brasil aparece como país "mediano" na maioria deles, à exceção do índice de liberdade, onde está no terço superior do grupo de 110 países.

Mas nas áreas de segurança o país fica na posição 76, em educação, 75, e governança, 60.

Apenas dois em cada cinco brasileiros se sentem seguros ao caminhar para casa, colocando o país no número 96 entre os 110 países pesquisados, e mesmo na questão da violência política a colocação brasileira é a 90ª.

Na questão do ensino, o relatório aponta uma "insatisfação com um sistema educacional percebido como baixo em qualidade e escasso em oferta".

Além disso, a percepção de governança no país permanece "medíocre" e a confiança nas instituições democráticas, "baixa", nas palavras do relatório. Os níveis de confiança da sociedade em seus próprios cidadãos é uma das mais baixas entre os países analisados.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

@ Bonecos gigantes


Bonecos gigantes desfilam na UFU

Trabalho é resultado de oficinas realizadas em Uberlândia desde o início do mês de setembro

Ao som de Chico Buarque, nas vozes dos integrantes do coral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), seis bonecos gigantes conduzidos por cerca de 30 crianças e adolescentes desfilarão pelas ruas do campus Santa Mônica da UFU no início da noite de hoje, a partir das 18h. A ação é da companhia gaúcha Molhados na Chuva e faz parte da abertura do Salão Proex, evento da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

@ Ingresso em 2011

Crianças que frequentaram dois anos ou mais a pré-escola poderão ingressar no Fundamental em 2011

A decisão foi publicada no último dia 18, no Diário Oficial da União, por meio da homologação do Parecer nº 12/2010, que estabelece as Diretrizes Operacionais para a matrícula no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

O Parecer prorroga o prazo estabelecido na Resolução nº 1/ 2010. De acordo com esta Resolução, as crianças que freqüentaram dois anos ou mais a pré-escola (e somente estas), poderiam ser matriculadas, no ano letivo de 2010, no Ensino Fundamental. Porém, devido à grande demanda e à preocupação de educadores e entidades, a mesma situação poderá ser aplicada para as matrículas também do ano letivo de 2011.

leia na íntegra


CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010


Define Diretrizes Operacionais para a matrícula no Ensino Fundamental e na Educação Infantil

leia na íntegra

@ Plano Decenal

Diretrizes do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente estão em consulta pública

Já está disponível online a versão preliminar dos princípios, das diretrizes e dos eixos da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, bem como as bases – objetivos estratégicos e metas – do Plano Decenal.

leia na íntegra

Clique aqui para ver a íntegra do material.

@ Justiça nas Escolas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove o projeto Justiça na Escola, com o objetivo de aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes.

Haverá debates sobre temas como combate às drogas, bullying, violência nas escolas, evasão escolar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cidadania, com a participação de juízes, professores, educadores, técnicos em psicologia e serviço social, alunos e pais, entre outros. Busca-se estimular o trabalho articulado entre as instituições de Justiça Educação.

leia na íntegra

Cartilha Justiças nas Escolas - Bullying (download)

@ Abertura Salão PROEX

Campus Pontal (20/10/10) - Iutiutaba - MG

@ Ideb

Quase metade dos coordenadores pedagógicos não conhece o Ideb de suas escolas

Quase a metade (47%) da coordenação pedagógica da rede pública brasileira não sabe dizer o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de sua escola. A informação foi revelada por uma pesquisa que busca traçar o perfil de coordenadores pedagógicos brasileiros e suas relações com a educação, encomendada ao Ibope Inteligência pela Fundação Victor Civita.

leia na íntegra

@ Agenda Salão PROEX

Confira a agenda com os locais e horários das atividades do Salão PROEX

@ Ministro no Salão PROEX

Salão Proex terá presença de ministro

Apresentações culturais, recreativas e palestras estão na programação do evento

Começa hoje, no campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, o Salão Proex, promovido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex). A abertura será às 8h com apresentações culturais, recreativas e palestras. Com o tema “Universidade e Sociedade – Múltiplos Olhares”, o evento terá desde desfiles de bonecos à conferência do ministro Eloi Ferreira de Araújo, da Secretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.

leia na íntegra

publicado no jornal Correio, edição do dia 20/10/10

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

@ Ler faz crescer

Histórias podem mudar a história de uma criança.

Ler um livro para uma criança é um gesto simples que ajuda a despertar, desde cedo, o gosto pela leitura. Um prazer que ensina a sonhar, pensar e ser capaz de escrever a sua própria história.

O Itaú acredita que o hábito da leitura é um bom caminho para o desenvolvimento pleno da criança. E convida você para fazer parte dessa aventura com a Coleção Itaú de Livros Infantis.

São quatro livros para você ler e reler com as crianças.

Clique aqui e peça a sua coleção. A distribuição será feita enquanto durar o estoque.

@ Doodle4Google

Da sala de aula para a página inicial do Google

Pela primeirva vez, o Google terá seu logo desenhado por um estudante brasileiro. O Google promove uma competição chamada Doodle4Google, que convida estudantes de 6 a 15 anos a desenhar o logo do Google sobre um tema específico. Nesta primeira edição no Brasil, o tema será "O Brasil do Futuro".

saiba mais, clique aqui.

A História dos doodles

@ Boas práticas

Educador, divulgue boas práticas

Cartazes e cartilhas para a sua escola

O site Educar para Crescer disponibilizou 14 cartazes, com dicas simples e práticas para pais, professores e alunos.

acessar

sábado, 16 de outubro de 2010

@ José Angelo Gaiarsa

Morreu neste sábado (16) aos 90 anos o médico psiquiatra José Angelo Gaiarsa. Segundo sua neta Laura, Gaiarsa morreu por volta das 5h enquanto dormia. A família ainda não sabe a causa da morte.

O velório está ocorrendo desde as 14h no cemitério São Paulo. O corpo será enterrado no cemitério da Assunção, em Santo André, onde o psiquiatra nasceu, neste domingo (17) às 8h. Gaiarsa era divorciado e deixa três filhos e oito netos.

leia na íntegra

Seu último prêmio foi do International Academy of Child Brain Development, do Institute for the Achievent of Human Potential, decorrente de um trabalho recém concluído sobre o desenvolvimento físico, cerebral e emocional das crianças.

download do seu livro "Amores Perfeitos", clique aqui.

mais obras de Gaiarsa

@ Seminário Internacional

I Seminário Internacional: Criança, Formação Docente, Cotidiano Escolar e Família

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Internacional: Criança, Formação Docente, Cotidiano Escolar e Família. Para professores, psicólogos da rede municipal, estadual e federal de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos de áreas afins, pais e demais interessados. A inscrição será a doação de um brinquedo novo (ou em bom estado) ou um livro, entregue no credenciamento. Inscrições pelo site até 22 de outubro de 2010.

Local : Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Data : 09 a 13 de novembro de 2010.

mais informações

inscrições, clique aqui.

download folder do evento

@ The Education Project 2010

Congresso internacional apresenta casos de sucesso na educação

No ultimo final de semana, de 8 a 10 de outubro, aconteceu no Bahrain, país localizado no Golfo Pérsico, Oriente Médio, a segunda edição do congresso “The Education Project”. Mais de 600 pessoas, vindas de aproximadamente 50 países, participaram do encontro.

leia na íntegra

@ Education at a Glance 2010


Brasil investe só 1/5 do aplicado em educação por países da OCDE
O Brasil investiu somente cerca de 1/5 do aplicado por países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) no ensino fundamental. A conclusão é do estudo Education At A Glance 2010.

@ Carta-compromisso

Candidatos à Presidência vão receber carta-compromisso com a educação

Documento assinado por 27 entidades apresenta propostas à Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB)

Nesta sexta-feira, 15, Dia do Professor, 27 entidades planejam entregar aos candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), uma carta-compromisso "pela garantia do direito à educação de qualidade". Segundo as organizações, o objetivo da iniciativa é assegurar o compromisso de ambas as candidaturas com políticas educacionais capazes de consagrar o direito à educação de qualidade para todos os brasileiros.

leia na íntegra

Carta-compromisso por Educação de qualidade é lançada

download carta-compromisso

Professores avaliam como genéricas as propostas dos presidenciáveis para educação

I Feira do Livro

Salão PROEX 2010

Matérias sobre o Salão PROEX, publicadas na mídia e redes sociais

FORPROEX - Regional Sudeste

DIRCO/UFU

UFUcomunicação Twitter

Página Educação blog

Página Educação Twitter

Portal Megaminas

ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias

Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas

Timer Salão PROEX

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

@ Investimento

País precisa investir na educação para crianças até 4 anos, diz professor da FGV
A proposta do professor é da criação de programas de educação precoce pelo governo nas suas mais diversas esferas - federal, estadual e municipal - capazes de propiciar às crianças mais pobres um acompanhamento de qualidade, reduzindo o fosso que separa os estudantes brasileiros ao ingressarem no ensino básico. "Isso vai garantir maior retorno para o crescimento econômico sustentado, com maior distribuição de renda, nos próximos 20 anos", disse Araújo ao Valor.

leia na íntegra

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

@ Piso salarial

Após 2 anos, lei do piso salarial para professores da rede pública não é aplicada, diz CNTE

Após dois anos e três meses da sanção da Lei nº 11.738, que regulamentou o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica, os professores ainda encontram resistência para o cumprimento da legislação em sua totalidade. De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, nenhum estado brasileiro cumpre a lei exatamente como foi aprovada.

leia na íntegra

Após mobilização organizada pelos educadores em favor da implementação do piso, em 16 de setembro, o ministro do STF, Joaquim Barbosa, liberou o relatório para que a ADI 4.167 seja incluída na pauta de julgamento do Supremo.

@ Foto do dia

@ Demografia

Pesquisa mostra redução da taxa de fecundidade no Brasil

Comunicado nº 64 também aponta que a população diminuirá a partir de 2030 após pico de 206,8 milhões de pessoas

leia na íntegra

PNAD 2009 – Primeiras Análises: Tendências Demográficas

download

A reinvenção da transição demográfica: envelhecer antes de enriquecer?

@ Novo governo

Novo governo deve melhorar educação e aumentar “mundo protegido”, aponta economista do Ipea

Jorge Abrahão insiste que para “quebrar o ciclo da pobreza, ampliar a renda e diminuir a desigualdade” é preciso melhorar a qualidade do ensino ampliar o acesso e a permanência das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na escola. Atualmente, só o acesso ao ensino fundamental (1º ao 9º ano, dos 6 aos 14 anos) está universalizado (98%).

leia na íntegra

@ Censo Escolar

Sistema de Consulta a Matrícula do Censo Escolar - 1997/2010

faça a consulta do seu município

@ Letramento digital

Blog sobre a pesquisa Letramento Digital

acessar

mais

@ Seletivo

Desemprego seletivo

O Estado de S. Paulo - 14/10/2010

"É educando a população, principalmente a mais jovem", que o Brasil conseguirá enfrentar esse problema, diz o economista José Márcio Camargo, da PUC do Rio de Janeiro. Para isso, o País precisa melhorar a qualidade das escolas públicas, principalmente a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio, reduzindo também as diferenças de qualidade do ensino.
Foi isso que fez a maioria dos países que conseguiram reduzir as desigualdades de renda e crescer com regularidade. "Mas o governo brasileiro gasta sete vezes mais por aluno do ensino superior do que por aluno do ensino fundamental e da pré-escola", observa Camargo."

leia na íntegra

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

@ Não-sexista

Informe brasileiro sobre educação não-sexista e anti-discriminatória deve ser lançado em novembro

Um conjunto de organizações está produzindo um documento sobre a eqüidade de gênero na educação do Brasil

Um conjunto de organizações formado pelo Cladem (Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher), pela ONG Ação Educativa, pelo Instituto Ecos e pelo Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae/SP está produzindo um documento sobre a eqüidade de gênero na educação do Brasil. O informe brasileiro sobre ‘Educação Não Sexista e Anti-Discriminatória’ deverá estar pronto até o fim de novembro e trará um diagnóstico regional a respeito da educação e das relações de gênero.

leia na íntegra

As ações serão focadas em pontos específicos como a implementação das leis 10.639/2003 (ensino da história e da cultura afro-brasileira) e 11.738/2008 (piso salarial para profissionais do magistério público), a ampliação do acesso à educação infantil e a tramitação do novo PNE (Plano Nacional de Educação 2011-2020). Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site Educación No Sexista

@ Greenpeace


Brasil que te quero verde. A petição do Greenpeace

O que o próximo presidente da República fará para garantir um Brasil mais verde e mais limpo? Pergunte a eles e aproveite para avisá-los que o desmatamento zero e um plano para ampliar o uso de fontes de energia limpa terão peso na sua decisão de voto no 2º turno das eleições presidenciais em 31 de outubro. É o que sugere a organização ambientalista Greenpeace através da assinatura de uma petição.


Confira o kit da mobilização - clique aqui.

@ Foto do dia


@ Crenças

A invenção das crenças

Por Adauto Novaes

O tema das crenças leva-nos a uma infinidade de interrogações. De início, com o risco de simplificar, propomos duas modalidades delas, reconhecendo que muitas vezes a fronteira entre uma e outra é bastante tênue: as ativas e as passivas. Suas propriedades permitem “tanto construir uma ciência quanto uma religião”

leia na íntegra

Entrevista//Adauto Novaes: Um mundo mutante

Ouça – Ciclo Mutações: A Invenção das Crenças

Ciclo Mutações

...toda estrutura social é fundada sobre a crença ou sobre a confiança.Todo poder se estabelece sobre estas propriedades psicológicas. Pode-se dizer que o mundo social, o mundo jurídico, o mundo político são essencialmente mundos míticos, isto é, mundos dos quais as leis, as bases, as relações que os constituem não são dadas, propostas pela observação das coisas...

"Às vezes penso e às vezes existo".

Paul Valéry, poeta francês, A política do Espírito

terça-feira, 12 de outubro de 2010

@ Desigualdade



Brasil piora 4 posições no ranking de países com menor desigualdade de gênero

O Relatório Global de Desigualdade de Gênero 2010, apresentado nesta terça-feira em Nova York, indica que os países nórdicos seguem liderando o ranking dos Estados com menor desigualdade entre homens e mulheres, enquanto o Brasil está em 85º lugar, caindo portanto quatro posições em relação ao ano passado.

leia na íntegra

fonte

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

@ Fatalismo [!?]

De pequenino se torce o destino

Sobre o possível fatalismo da reprodução escolar e social

Mais uma boca no mundo, mais um trafica chorando, lá vem mais um quase nada, mais um para chorar de fome, mais um para levar tiro, mais um bandido no morro, mais um perdido na vida...

Por José Pacheco

leia na íntegra

"Será mesmo verdade que "quem nasce torto tarde ou nunca se endireita"? Aquilo que a psicologia chama de "profecia autorrealizada" agirá decisivamente na psique mais profunda dos professores? Sabemos que a escola não muda a sociedade, mas que muda com a sociedade, por isso, ouso perguntar: A reprodução escolar e social será um inevitável fatalismo? A escola nada poderá fazer para a contrariar? Ou poderá fazer a sua parte?"

@ Infância

É preciso ouvir as crianças

Sociólogo da infância aponta a necessidade de percebê-las com um grupo com ideias próprias, distinto dos demais, e diferenciado entre os indivíduos que o compõem

A sociologia da infância se propõe a construir a primeira fase da vida do ser humano livre de interpretações nas quais as crianças se desenvolvem independentemente da construção social, das suas condições de existência e das representações e imagens historicamente construídas sobre e para elas. Trata-se de uma área nova, recém-desbravada por pesquisadores de todo o mundo. Manuel Jacinto Sarmento, diretor do Centro de Educação da Universidade do Minho, em Portugal, é um deles. "Os estudos têm dito, há 20 anos, de maneira enfática, que os pequenos necessitam ser conhecidos em sua verdadeira realidade."

Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE)

Durante visita ao Brasil para uma série de encontros, eventos e visitas, Sarmento concedeu entrevista à repórter Cristiane Marangon logo após sua exposição em um congresso de educação infantil realizado em Maceió (AL). "Tenho aprendido muito com os brasileiros e com suas experiências concretas de vida. Há muita troca de conhecimento e esses intercâmbios também são de muita aprendizagem."

leia na íntegra

fonte: REVISTA EDUCAÇÃO - EDIÇÃO 161

mais: Imaginário e Culturas da Infância

@ Revistas

Revistas da área educacional (Brasil e Espanha)

acessar

Portal de Legislação, Documentos e Informações

Áreas: Educação, Agronegócio, Meio Ambiente e Controle Social

sábado, 9 de outubro de 2010

@ Foto do dia

@ Emprego na juventude

Tendências Globais de Emprego para a Juventude - 2010

Crise econômica mundial causou um aumento recorde do desemprego de jovens, diz a OIT

Mais de 80 milhões de jovens entre 15 e 24 anos estavam desempregados ao final de 2009, o maior número já registrado

entenda

Relatório da OIT - Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude - 2010

Veja a íntegra do documento (em inglês)

@ Bullying

Bullying é tema de debate no Conselho Nacional de Educação

Entidades e movimentos sociais reuniram-se hoje, no Conselho Nacional de Educação – CNE, para procurar soluções e pensar em como trabalhar, de forma articulada, uma questão que tem ganhando grande repercussão na mídia e preocupado educadores, pais e alunos: o bullying no ambiente escolar.

leia na íntegra

@ Homofobia

Escola: lugar igual para todos?

Escolas e colegas são hostis a homossexuais, aponta pesquisa

As escolas brasileiras são hostis aos homossexuais e o tema da sexualidade continua sendo pouco discutido nas salas de aula. Essas são as principais constatações da pesquisa Homofobia nas Escolas, realizada em 11 capitais brasileiras pela organização não governamental Reprolatina, com apoio do Ministério da Educação.

leia na íntegra

mais

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

@ Perigo: Crianças na pista

Mapa da PRF aponta 1.820 pontos onde há risco de exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, a Organização Internacional do Trabalho, e a Childhood Brasil, apresentou nesta quarta-feira (06), durante seminário realizado em São Paulo, a nova edição do Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais 2009/2010. A quarta edição do relatório traz novos critérios para a identificação dos locais de risco, garantindo consistência ao resultado final, e oferecendo maior eficiência no trabalho de enfrentamento desta prática criminosa.

leia na íntegra

mais I
mais II

Relatório analítico sobre o Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais 2009/2010.

Programa Na Mão Certa

@ Mídias sociais

Observatório da Equidade estabelece canais de comunicação com a sociedade

Em seu quarto ano de funcionamento, o Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) incluiu as mídias sociais como ferramentas de disseminação dos materiais concebidos pelo órgão.

Desde 2006, o Observatório da Equidade mantém-se firme na observação cuidadosa e crítica dos efeitos da política tributária e da política educacional na redução das gritantes desigualdades brasileiras.

Os meios de interação eletrônica com o órgão são:

Twitter:

Observatório da Equidade

CDES

Sites:

Observatório da Equidade

CDES

veja também:

As Desigualdades na Escolarização no Brasil

versão eletrônica

versão impressa

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

@ Leitura de livros

7 vezes acima da média nacional, pessoas com deficiência visual leem 9 livros por ano

Os frequentadores da Biblioteca Circulante de Livro Falado da Fundação Dorina Nowill para Cegos leem cerca de nove livros por ano. A marca é quase sete vezes maior do que a média nacional. Segundo a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, a população brasileira lê aproximadamente 1,3 livros anualmente. Se contabilizado o número de obras indicadas pela escola, a média sobe para 4,7 livros por habitante/ano.

leia na íntegra

@ Repetir ou progredir?

Repetência não melhora desempenho de aluno, diz pesquisa

Estudar a mesma série duas vezes seguidas não contribui em nada para a aprendizagem das crianças com dificuldades. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Três pesquisadoras analisaram o desempenho de 41 mil estudantes em dois anos seguidos. Elas garantem que os alunos que ficaram para trás continuaram sem aprender o que deveriam.

As pesquisadoras Vania Candida da Silva, doutoranda em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar), Juliana de Lucena Ruas Riani, da Faculdade de Itaúna, e Tufi Machado Soares, da Universidade Federal de Juiz de Fora, dizem que se não houver projetos específicos para ajudar essas crianças, a repetência só aumenta os traumas e a desmotivação.

A repetência por si só não é benéfica para o aluno que não consegue adquirir habilidades adequadas ao longo do ano. Se ele não tiver acompanhamento diferenciado, de nada adianta. A reprovação deve ser indicada apenas em casos extremos. Se o método não mudar, esse aluno que não aprendeu vai continuar sem aprender, com a auto-estima baixa e desmotivado”, afirma Juliana.

Durante a pesquisa “Repetir ou progredir? Uma análise da eficiência da repetência nas escolas públicas de Minas Gerais”, Vania, Juliana e Tufi avaliaram os resultados de 41 mil alunos que participaram do Programa de Avaliação do Ciclo Inicial de Alfabetização (Proalfa) de 2008 e 2009. Criado em 2005, o exame pretende medir o desempenho de alunos das séries iniciais das escolas públicas municipais e estaduais de Minas Gerais.

leia na íntegra

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

@ 5 de Outubro


Dia Mundial dos Professores - 5 de outubro

A Reconstrução começa pelos Professores” é o tema central das celebrações do Dia Mundial dos Professores, comemorado no dia 5 de outubro. Em 2010, a UNESCO destaca o papel crucial que os educadores desempenham em momentos de crises de todos os tipos – natural, humanitária, social ou econômica -, em pós-conflitos e situações de emergência.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

@ Waiting for "Superman"

A burisse americana

Os americanos não eram burros. A burrice começou na década de 70, culpa de políticos oportunistas e, maior ainda, dos sindicatos dos professores de escolas publicas que conseguiram proteções e vantagens extraordinárias como a estabilidade, uma espécie de cátedra. Depois de três anos de trabalho, é quase impossível demitir um professor de uma escola pública.

leia na íntegra

''Esperando pelo Super-Homem'': o filme que divide os EUA

O filme dirigido por Davis Guggenheim sobre o sistema educacional dos EUA causa polêmica. No centro, a implacável e absurda loteria para ter acesso à educação de qualidade. Só os extrarricos podem se permitir boas escolas. Uma acusação contra as escolas elementares, médias e superiores, nos últimos lugares nas classificações dos países industrializados.

A reportagem é de Federico Rampini, publicada no jornal La Repubblica, 04-10-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

leia na íntegra

Schools: The Disaster Movie

Estes são alguns dos fatos que você aprende num devastador documentário sobre a educação nos Estados Unidos dirigido por Davis Guggenheim. Seu filme anterior, Uma Verdade Inconveniente, sobre o envenenamento do planeta - ganhou o Oscar e seu inspirador, Al Gore, ganhou o Prêmio Nobel.

Depois do Oscar, ele recusou dezenas de propostas para focalizar outros problemas, mas, todas as manhãs, quando levava suas filhas para uma escola particular cara, em Venice, na Califórnia, passava na frente de três escolas públicas americanas e se sentia culpado.

Um dos principais personagens do filme e que deu origem ao título do documentário "Waiting for "Superman" é Geoffrey Canada, um líder comunitário que ficou conhecido no país pelo seu ambicioso projeto social “Harlem Children Zone”, que engloba 97 quarteirões decadentes do Harlem, inclusive suas escolas “charter”.

assista o trailer do documentário

@ Cadê a Ciência?

"Unesp Ciência" questiona base científica da alteração do Código Florestal

A edição de outubro da revista "Unesp Ciência" aborda o assunto mais importante da pauta ambiental hoje no Brasil: a revisão do Código Florestal. Depois da pausa para a campanha eleitoral, em breve o projeto de lei que altera o texto original de 1965 deverá ser votado no Congresso. A proposta flexibiliza instrumentos de proteção ambiental com a alegação, entre outras, de regularizar proprietários que infringiram a legislação vigente.

leia na íntegra

@ 1%

Conhecemos pouco mais de 1% dos oceanos, diz cientista brasileira

Lúcia Campos, professora da UFRJ, participou da apresentação do Centro da Vida Marinha, em Londres

De todos os lugares do nosso planeta, um dos mais desconhecidos é a região oceânica que, ironicamente, cobre a maior parte da superfície terrestre. Segundo a pesquisadora brasileira Lúcia Campos, bióloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nós conhecemos pouco mais de 1% do que existe nos nossos mares.

leia na íntegra

@ Chance de aprender

Artigo de Alexandre Schneider e Fernando José de Almeida

"A reprovação anual pode expulsar do sistema de ensino milhares de crianças e jovens que terão nas ruas a sua nova escola"

Alexandre Schneider é secretário municipal de Educação de São Paulo; Fernando José de Almeida é diretor de Educação da TV Cultura, professor de pós-graduação em Educação e ex-secretário municipal de Educação de São Paulo.

Artigo publicado em "O Globo"

leia na íntegra