Hot-air balloon festivals

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segunda-feira, 29 de março de 2010

@ Tecnologia da informação (TI)

A educação compromete

Ensino deficiente derruba Brasil na corrida por avanço em tecnologia

A baixa qualidade do sistema educacional brasileiro, em especial quanto ao ensino de ciências e matemática, está comprometendo todo o esforço que o país tem feito para avançar em infraestrutura e em uso da tecnologia da informação (TI). Fator de competitividade no mundo moderno, a TI é medida atualmente como indicador de potencial de desenvolvimento e de atração de investimentos em projetos industriais, de agropecuária avançada e de serviços que demandam tecnologia de ponta. Levantamento divulgado semana passada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), mostra que o Brasil perdeu, em 2009, duas posições no ranking mundial organizado pela entidade com base no Índice de Tecnologia da Informação (IPI), em relação ao levantamento de 2008. O Brasil caiu da 59ª para a 61ª, numa relação que envolve 133 países (ver ranking). O WEF analisou 68 itens e constatou que o Brasil fez progressos em aspectos como telefonia, rede elétrica e centros de pesquisa. Com isso, o país ganhou posições num dos pontos mais importantes da pesquisa, o da infraestrutura. Mas esses avanços são anulados pelas deficiências da educação e pela perda de pontos preciosos em mais dois setores: burocracia e impostos. Responsáveis pela pesquisa alertam para o efeito da elevada carga tributária sobre o s produtos de tecnologia e de comunicação no Brasil, o que torna mais difícil o acesso da maioria da população a esses recursos.

O resultado é que o Brasil está perdendo a corrida para os emergentes China (37ª), Índia (43ª) e Chile (37ª), além do pequeno Barbados (35ª), países que têm investido na criação de condições para o desenvolvimento da tecnologia da informação em suas escolas, empresas e instituições governamentais. Mesmo na comparação com os países da América Latina e do Caribe, o Brasil, além Barbados e Chile, está em posição inferior às de Porto Rico, Costa Rica, Uruguai, Panamá e Colômbia. Na região, somente o México (78ª) e a Argentina (91ª) têm perdido mais posições do que o Brasil. Os economistas do WEF reconhecem que a comparação com Barbados é deficiente, já que em países muito pequenos é mais fácil fazer uma política de desenvolvimento dar certo. O ITI é um indicador que não deve ser desprezado, pois revela o sucesso e o fracasso do esforço que os países estão fazendo para se manter atualizados e competitivos, pois mede a real implantação de novas tecnologias em cada país. Os pontos fracos detectados no Brasil, em especial o da preparação das pessoas para se interessar e para usar com eficácia os recursos da tecnologia, indicam frentes que o país deveria atacar com prioridade. Na verdade, a conclusão a que chegou o estudo do WEF já vem sendo denunciada por levantamentos realizados por instituições públicas e privadas brasileiras, que têm alertado para a proximidade de um apagão de mão de obra qualificada. Se é mais do que sabido que na área tecnológica essa deficiência na preparação do trabalhador é grave, torna-se incompreensível a falta de ação no sentido de acelerar a correção dessa falha. Privar as novas gerações de oportunidades de trabalho com a importação de técnicos ou, pior ainda, pela inviabilidade do crescimento econômico por falta de mãos e cérebros treinados será imperdoável.

Editorial publicado no jornal Estado de Minas, 29/03/2010 - Belo Horizonte MG

The Global Information Technology Report 2009-2010

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@ Consumo e felicidade

Relação criada entre consumo e felicidade mina o desenvolvimento infantil

“O mercado não vende felicidade”, disse Frei Betto ao iniciar sua palestra na mesa Refletir o Consumo, no segundo dia do 3º Fórum Internacional Criança e Consumo (17 de março), que teve a mediação da psicóloga Isleide Fontenelle, professora da Fundação Getúlio Vargas. O escritor e teólogo fez uma análise da publicidade e enfatizou a tentativa do marketing em convencer o consumidor que, para ser feliz, ele deve possuir determinados bens. Frei Betto classificou a erotização precoce como a mais grave estratégia das comunicações mercadológicas existentes hoje. A incorporação do vocabulário e até das atitudes de um adulto fazem com que a criança não viva a infância.

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Assista às palestras do Fórum

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@ PEC da Juventude

Conjuve lança campanha no Twitter pela aprovação da PEC da Juventude

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) lançou uma campanha no twitter pela aprovação da PEC da Juventude. O objetivo é que o maior número possível de twitteiros postem mensagens nos perfis dos senadores de seus estados em prol da PEC. Por meio do endereço www.twitter.com/senadoresbrasil, os internautas tem acesso ao perfil na rede social de todos os parlamentares que tem o hábito de twittar.

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Dicas para participar da campanha:

1. Poste esta notícia no site da sua instituição, organização, movimento ou mesmo no seu blog pessoal.
2. Procure o perfil dos Senadores do seu Estado em www.twitter.com/senadoresbrasil (veja link "following" ou "seguidos")
3. Se quiser envie mensagens para senadores de outros Estados também.
4. Envie uma mensagem solicitando a rápida votação da PEC 42/2008
5. Nesta mensagem informe sua cidade, estado e organização
6. Inclua no final da mensagem a tag: #pecdajuventude (é a forma para acompanharmos a repercussão da campanha)
7. Seja objetivo, o twitter não permite mensagens acima de 140 caracteres
8. Aproveite a campanha e passe a seguir o Conjuve no twitter www.twitter.com/conjuve

Exemplo: Caro @senadorjuca sou do Conselho Municipal de Juventude, Boa Vista-RR e peço seu apoio para rápida aprovação da PEC 42/2008 #pecdajuventude.

domingo, 28 de março de 2010

@ Inclusão

No Rio, inclusão é decisão dos pais

Política educacional coloca crianças com deficiência em escola regular após consulta à família; antes, elas eram avaliadas pela prefeitura

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Ideia de turma regular deixou mãe apavorada

A advogada Andrea Moquedace, de 41 anos, procurou três escolas particulares para o filho Gustavo, de 6 anos, que tem paralisia cerebral. Não recebeu recusa direta, mas avisos de que "não daria certo". Ouviu que a instituição tinha muitas escadas (o menino usa cadeira de rodas), que o colégio teria de preparar um profissional para acompanhá-lo e até que deveria contratar uma cuidadora para ficar ao lado da criança na sala de aula.

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matérias publicadas no jornal Estado de S.Paulo, edição do dia 28/03/10.

sábado, 27 de março de 2010

@ CONAE 2010

Começa domingo a maior conferência sobre educação já realizada no Brasil
Começa neste domingo, em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (Conae). Nas palavras da presidente da Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE), senadora Fátima Cleide (PT-RO), trata-se da maior conferência sobre o tema já realizada no Brasil.

A Conae segue até o dia 1º de abril, com 52 colóquios que vão abordar toda a educação brasileira, da creche à pós-graduação. A aula inaugural será ministrada pelo dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, e o encerramento será com show do músico, compositor, dançarino e ator Antônio Nóbrega. As conclusões do encontro serão utilizadas para a elaboração, pelo Congresso Nacional, do novo Plano Nacional de Educação, que vigorará de 2011 a 2020.

leia na íntegra

Áudio: Entrevista da senadora Fátima Cleide à Rádio Senado


Custo Aluno-Qualidade é um dos principiais temas da Conae

mais informações


Material de Divulgação - CONAE 2010

Folder
Folder em audio - MP3
Adesivo
Cartaz
Envelope
Marcador de livros

@ ANPED Centro-Oeste

X encontro de pesquisa em educação da ANPEd Centro-Oeste

Data do Evento: 05 a 08 de julho de 2010

Local do Evento: Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica

Informações, clique aqui.

O período para inscrição é de 22 de Dezembro de 2009 a 29 de Março de 2010, por este site.


CONTATO

Secretaria do Evento

Secretária: Camila Boaventura

Universidade Federal de Uberlândia
Faculdade de Educação
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica
Bloco "U", Sala 1U116 - Caixa Postal: 593
UBERLÂNDIA - MG - CEP: 38400-902
Telefax: (034) 3239-4455
email: anpedco10anos@faced.ufu.br

@ Manutenção do aluno

Aprovada na Câmara a manutenção do aluno em escola na falta de professor

A Câmara aprovou na quarta-feira (24) proposta que obriga as escolas públicas de ensino básico a manter os alunos em suas instalações mesmo em caso de falta de professor. O Projeto de Lei 2357/07, do deputado Ayrton Xerez (DEM-RJ), determina ainda que esses alunos deverão receber atividades complementares, organizadas de acordo com a faixa etária e a grade curricular de cada série.

leia na íntegra

PL-2357/2007

@ Exames de saúde

Estudantes poderão fazer exames de saúde anuais gratuitamente
Câmara analisa o Projeto de Lei 6868/10, do Senado, que autoriza o Poder Público a realizar, anualmente, exames de saúde nos estudantes dos ensinos médio e fundamental, de escolas públicas e privadas.

Pela proposta, os exames serão feitos em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e deverão incluir, no mínimo, avaliações de saúde bucal e nutricional e de acuidade visual e auditiva.

O texto também institui a Semana Nacional da Saúde na Escola, que será comemorada na primeira semana de agosto de cada ano. O objetivo é incentivar a comunidade escolar a debater o tema e a adotar práticas de saúde preventiva. As atividades realizadas durante esse período poderão ser aproveitadas no currículo estudantil.

leia na íntegra

PL-6868/2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

@ Biomas brasileiros

Biomas brasileiros: o desafio da conservação

NOVA ESCOLA e Planeta Sustentável lançam uma série de oito sequências didáticas sobre os biomas brasileiros, com foco na sustentabilidade. Confira o primeiro roteiro.

leia na íntegra

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quarta-feira, 24 de março de 2010

@ Vivaleitura 2010

Inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2010 estão abertas
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2010, iniciativa que tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer experiências relacionadas à leitura. Esta é a quinta edição do Vivaleitura, que tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil. Durante as quatro edições anteriores, cerca de 8,5 mil projetos já foram inscritos.

O Vivaleitura é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), dos ministérios da Cultura e da Educação. O Prêmio tem execução e patrocínio da Fundação Santillana.

Trabalhos em prol da leitura desenvolvidos por instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil inteiro podem ser inscritos em três categorias distintas, concorrendo a um prêmio de R$ 30 mil por categoria. São elas: (1) Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) Escolas públicas e privadas; e (3) Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais.

Saiba mais sobre o Prêmio Vivaleitura.

fonte

terça-feira, 23 de março de 2010

@ Um “SUS” para a educação

Autor(es): # Renata Mariz
Correio Braziliense - 23/03/2010

Criação de um sistema nacional de gestão está entre as prioridades de conferência que tem início no sábado e definirá os rumos do ensino público brasileiro na próxima década

Tão antiga quanto controversa, a construção de um Sistema Nacional de Educação, nos moldes do Sistema Único de Saúde, para comparar com um arranjo institucional existente no país, volta à agenda de debates. Esse será o tema central da Conferência Nacional de Educação, que começa em Brasília no próximo sábado, de onde sairão as diretrizes para o ensino público no país nos próximos 10 anos. Para subsidiar a discussão, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lança hoje, com um debate a partir das 10h no auditório da TV Câmara, a publicação Educação e Federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade (ver abaixo). Sem se posicionar sobre uma eventual revisão das responsabilidades de cada ente federativo no que diz respeito à oferta educativa, o livro traz um estudo dos obstáculos do atual modelo e revela como 10 países se organizam na área.

leia na íntegra


Educação e Federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade
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segunda-feira, 22 de março de 2010

@ ENVIRONMENTAL PERFORMANCE

ENVIRONMENTAL PERFORMANCE INDEX 2010

The 2010 Environmental Performance Index (EPI) ranks 163 countries on 25performance indicators tracked across ten policy categories covering bothenvironmental public health and ecosystem vitality. These indicators provide agauge at a national government scale of how close countries are to establishedenvironmental policy goals.

acessar

Iceland Ranks at Top of 2010 Environmental Performance Index

mais

Brasil cai de 34º para 62º em ranking ambiental dos EUA (Folha Onlline)

O Brasil caiu para o 62º lugar em um índice de performance ambiental elaboradopelas universidades americanas Yale e Columbia.

O resultado coloca o Brasil atrás dos EUA, que ocupam o 61º lugar, com bomresultado em indicadores como qualidade de água potável, mas desempenho ruim naemissão de gases-estufa e poluentes.

Na última edição, há dois anos, o Brasil ocupava o34º lugar.

Ainda assim, países com crescimento econômico acelerado, como China e Índia,estão muito atrás no ranking, e ocupam respectivamente o 121º e o 123º lugares.

@ World Water Day 2010


leia as publicações lançadas neste dia:

@ Direitos humanos

Curso de educação não-formal em Direitos Humanos

"Educando em e para os direitos humanos o "Cuidador"

Destinação:

  • Lideranças comunirárias;
  • Defensores de direitos;
  • Sociedade civil organizada.
  • Curso gratuito.
  • Certificado de 40 horas.
  • Vagas limitadas.


Dia/local/horário:

Abertura oficial do curso:
09 de Abril (Sexta-feira) às 18h.
Anfiteatro 1b - Campus Santa Mônica / UFU
Uberlândia - MG

Cursos aos sábados, entre 8h e 17h.
sala Bloco 1B - Campus Santa Mônica / UFU

Inscrições e informações>

CEAMI: (34) 3225-3374
e-mail: edh.ocuidador@hotmail.com


apoio:

Pró-Reitoria de Ensino, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX) / UFU
OAB - Uberlândia
Secretaria Especial dos Direitos Humanos

@ História e Cultura

REVISTA EDUCAÇÃO - EDIÇÃO 155

Luta por legitimação

Quase sete anos depois da edição da lei que torna obrigatórios os conteúdos de história e cultura africanas e afro-brasileiras, os negros continuam lutando pelo reconhecimento de suas contribuições culturais e por aceitação no espaço escolar

leia na íntegra

LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

domingo, 21 de março de 2010

@ Aprender sem medo

Violência no Ambiente escolar

Pesquisa realizada com o objetivo de gerar informações que contribuam com a redução da violência no ambiente escolar. Consistiu em um levantamento de dados inédito, o qual permitiu conhecer as situações de maus tratos entre estudantes e bullying dentro do ambiente escolar nas cinco regiões do País. A pesquisa foi realizada junto a 5.168 alunos das redes pública e privada de Ensino Fundamental e contemplou a realização de 14 grupos focais. Seus resultados subsidiarão as ações da campanha “Aprender sem medo”, de iniciativa da Plan.

leia na íntegra

Para ler a pesquisa clique aqui


A escola do inferno

Por GILBERTO DIMENSTEIN

AS AGRESSÕES físicas e verbais entre alunos são generalizadas nas escolas públicas e privadas brasileiras, mas os adultos não sabem como reagir à violência, num jogo de empurra-empurra entre pais, gestores e professores. O resultado são estudantes inseguros e, muitas vezes, com dificuldade de aprendizagem.Essas são as principais conclusões de uma das mais completas investigações sobre o inferno escolar, conhecido em inglês como "bullying", concluída na semana passada. Está aí uma das razões, mais do que as questões salariais, por que a carreira do professor é tão desgastante, gerando seres estressados, física e mentalmente doentes.

Até janeiro deste ano, foram ouvidos 5.168 alunos de escolas das cinco regiões brasileiras. Além da pesquisa quantitativa, criaram-se 14 grupos de discussão para que se aprofundem as respostas ouvindo os pais, os professores e os gestores.Não há registro no Brasil de levantamento tão abrangente. O trabalho foi realizado pelo Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), ligado à Fundação Instituto de Administração da USP, com o apoio da Plan, uma instituição inglesa de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Quanto mais frágil, mais a vítima (um portador de uma deficiência, por exemplo) é atacada, o que se explica por uma combinação de passividade com baixa autoestima e, é claro, com impunidade.

O tamanho estimado do problema, segundo a pesquisa, é impressionante: 70% dos alunos afirmam que viram, pelo menos uma vez, um colega sofrer algum tipo de agressão dentro da escola; 9% viram alunos serem atacados várias vezes numa única semana; 10% garantem que testemunham diariamente esse tipo de cena. O mesmo se pode dizer do tamanho estimado da consequência: 43% dos alunos se sentem angustiados no ambiente escolar; 36% sentem medo com certa frequência; 10% estão sempre com medo. É possível dizer que existe uma espécie de epidemia e, certamente, esse é mais um entre tantos fatores que dificultam a aprendizagem, especialmente nas redes oficiais.

Nas discussões dos grupos, gestores e professores atribuem parte da responsabilidade à família, na qual ocorreria violência doméstica, negligência, falta de apoio emocional, ou seja, a criança já viria inoculada com o vírus da violência e descontaria nos colegas da escola os problemas familiares. Mas eles também reconhecem que não foram treinados para intermediar conflitos e não sabem como lidar com as famílias. Reclamam das salas superlotadas e da falta de espaço para que os alunos expressem suas emoções e problemas pessoais. Muitos pais até admitem a negligência, mas acham que a escola contribui para piorar o problema devido à omissão dos professores e dos gestores, incapazes ou sem vontade de impor limites.Entre pais e professores, também são comuns os ataques à mídia, cujos programas violentos estimulariam a agressividade dos estudantes.

Todos concordam, porém, em um ponto: esse ambiente atrapalha a aprendizagem e desenvolve distúrbios nas crianças e adolescentes -tanto nos agressores como nas vítimas- e vai mostrando até onde vai a raiz da violência brasileira. Já que os candidatos, em seus discursos de campanha, sempre acenam com a intenção de solucionar os graves problemas da segurança e da educação, a escola do inferno tem de necessariamente estar no topo das suas agendas. Daí que vale a pena prestar atenção a algumas experiências, como a disseminação, em bairros mais pobres e violentos, da figura do professor comunitário (ele faz o elo com a comunidade). Em dez anos, em escolas na zona leste de São Paulo, vem sendo testado -e com sucesso- o coordenador de pais, treinado para aproximar as famílias.

PS- A pesquisa fez uma interessante descoberta sobre as agressões digitais: pelo menos 17% dos alunos se dizem vítimas frequentes dos ataques pela internet. A consequência seria a mesma dos ataques presenciais: perda de concentração, dificuldade de aprendizagem e medo de ir à escola. Coloquei um resumo do trabalho em meu site.

publicado no jornal Folha de São Paulo, Cotidiano, 21/03/10.

sábado, 20 de março de 2010

@ Melhoria da educação

Uma plataforma para a melhoria da educação

por CLÁUDIA COSTIN (*)

O Brasil tem grandes desafios a vencer para melhorar a qualidade da educação, mas é importante constatar que inúmeras iniciativas em curso trazem a perspectiva de bons resultados. Universalizamos o acesso ao ensino fundamental, introduzimos uma cultura de avaliação que permitiu, entre outras coisas, clareza de algumas competências a serem desenvolvidas série a série, há livros didáticos para praticamente todos os cursos e o piso salarial para o professor, se não é o ideal, avançou bastante.

leia na íntegra

(*) SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, FOI MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO E SECRETÁRIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO

publicado no jornal Estado de S.Paulo, p. A2, 20/03/10

@ Computador em sala de aula

Unicamp estudará emprego de computador em sala de aula

Profissionais do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Unicamp vão acompanhar a instalação de computadores na Escola Municipal Padre Emílio Miotti e explicarão aos professores e alunos como manipular os equipamentos, mostrando as possibilidades didáticas de sua utilização. A previsão é que os estudantes utilizem os laptops em sala de aula no segundo semestre deste ano. Depois, a Unicamp verificará se houve mudança pedagógica na escola, localizada na periferia de Campinas, com o uso da tecnologia.

Os computadores portáteis, um lote de 520, foram cedidos em comodato à escola pelo OLPC (Um Computador por Criança, em português) graças à parceria que o núcleo fez com a instituição. A escola fará a reforma física e cuidará da instalação da estrutura necessária (rede elétrica e wireless) para o funcionamento dos computadores. O projeto de acompanhamento das possíveis alterações que o uso de laptops trará para as atividades pedagógicas é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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@ Alimentação escolar

A Rede Brasileira de Alimentação e Nutrição do Escolar (REBRAE) é o mais novo instrumento de integração e disseminação das ações de segurança alimentar desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras. Além de servir de apoio ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE/MEC, a Rede irá facilitar o acesso e o intercâmbio de informações sobre o programa de alimentação escolar do FNDE junto aos estados, prefeituras, sociedade civil, poder judiciário e órgãos fiscalizadores, além de articular-se com outras redes, fóruns e associações nacionais e internacionais desta área.

acessar website

@ Relógio de Sol

UFMG inaugura relógio de sol interativo

Em tempo de tantas máquinas digitais e parafernália de última geração para se saber simplesmente “que horas são”, um relógio se destaca no câmpus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Pampulha, em Belo Horizonte. Instalada num retângulo vermelho de 8m x 2,5m, a novidade tem como ponteiros a sombra e como engrenagem a luz solar. Ontem, fim do verão e dia do equinócio de outono – a estação começa hoje, às 14h32 –, o instrumento foi inaugurado, dando a chance a professores, alunos e curiosos de aprender a consultar o equipamento, que tem cunho científico, mas não deixa de entreter gente de todas as gerações.

O relógio de sol anatemático, palavra que nomeia a trajetória do astro, fica perto do campo de futebol da unidade, na Faculdade de Educação (FAE), e faz parte do projeto Pop Astronomia do Centro de Ensino de Ciências e Matemática (Cecimig/FAE). Na tarde de ontem, o professor de física aposentado e astrônomo amador Francisco de Borja Lopez de Prado, autor da ideia, mostrava como funciona a engenhoca interativa, que tem os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e uma escala para o interessado saber as horas com exatidão. “Hoje é um dia especial, pois estamos no equinócio do outono. Mas, nos outros dias, temos que consultar a tabela, pois há uma variação de alguns minutos. Esse relógio assinala as horas solares, diferentes daquelas que osnossos relógios marcam. Ele já existia em outros países, só fiz a adaptação”,explicou.

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links relacionados:

PontoCiência
Astrocultura

sexta-feira, 19 de março de 2010

@ Debate sobre Violência nas Escolas


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@ Carroça

Crianças vão para a aula de carroça em bairro de Uberlândia

Obra em escola começou há um ano e aulas foram transferidas.

Transporte parou de ser dado; secretaria disse que colocará vans.

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veja o vídeo

@ Wikimapps

Mapa localiza problemas em cidades de maneira colaborativa

A Universidade de Fortaleza (UniFor) criou uma ferramenta gratuita que gera mapas colaborativos online. A ideia é que a população aponte onde estão os problemas e que os governos identifiquem as demandas mais urgentes. Os mapas podem ser usados para apontar onde estão as ruas mais esburacadas, quais as zonas mais barulhentas ou até lugares legais para conhecer ou onde estão torcedores do seu time de futebol.

Os Wikimapps (*) começaram em janeiro de 2008, quando oprofessor de ciências da computação da UniFor, Vasco Furtado, teve a ideia decriar um mapa onde os internautas postassem regiões de Fortaleza com problemasde violência, o WikiCrimes. “No Brasil os dados sobre segurança pública são pouco transparentes e muitos crimes nem são registrados. A informação pode ser útil para prevenção”. O mapa tem 11 mil locais georreferenciados por mais de 5mil usuários.

A partir daí, ele reuniu um grupo de alunos da universidade e adaptaram a ferramenta para que qualquer internauta pudesse criar seu mapa, sobre o que desejar. Em menos de um ano, já foram criados mais de 300 mapas. “O mapa é um espaço de interação para as pessoas fazerem denúncias e para os governos verem as demandas. As redes sociais podem ajudar a formular políticas públicas”, avalia Furtado.

Entre os projetos criados estão: o DisasterMap, mapa criado por um pesquisador brasileiro que marca desastres naturais em qualquer parte do mundo; o Eleições 2010, que mapeia as intenções de voto no país; o WikiBarulho, para denúncias de poluição sonora; o WikiWaves, que mostra onde estão as melhores ondas para surf; o WikiCidades, que aponta problemas de infraestrutura em São Paulo e o Viva de Carona, que mostra percursos comuns entre os usuários.

fonte

(*) Wikimapps

Wikimapps é um site que permite a criação de mapas colaborativos para registro e consulta de eventos ocorridos em uma certa região geográfica. Trata-se de um neologismo que vem do inglês (Wiki Map Applications). Em um WikiMapp, o mapa digital trabalha como um quadro negro para receber descrições de eventos a serem compartilhados, tipicamente com membros de uma mesma rede social. Exemplos de WikiMapps são WikiCrimes e Barulho. Registre-se no site, crie seu próprio WikiMapp, publique-o e pronto. Basta então divulgar e criar mecanismos para que as pessoas usem e tornem seu WikiMapp um sucesso. Depende só de você !

fonte

@ Materiais educacionais

Material educacional sobre meio ambiente, ciências atmosféricas e mudanças ambientais globais.

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quinta-feira, 18 de março de 2010

@ Formação

Educadores contam como aprenderam com seus erros

Analisar equívocos é uma forma de se aprimorar. Lino de Macedo, Regina Scarpa, Maria do Pilar Lacerda e Mário Sérgio Cortella contam o que aprenderam com essa prática

leia na íntegra

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@ Google Livros

leia, gratuitamente, diversos livros, coleções e revistas

acessar

@ Ensino da Filosofia

ENSINO DA FILOSOFIA NO LIMIAR DA CONTEMPORANEIDADE

O QUE FAZ O FILÓSOFO QUANDO SEU OFÍCIO É SER PROFESSOR DE FILOSOFIA?

ASSUNTO: Educação
AUTOR(ES): GELAMO, RODRIGO PELLOSO
ISBN: 9788598605951
PÁGINAS: 182
ANO: 2010

Este livro analisa o tema do ensino da filosofia e discute o problema do ofício do filósofo quando sua tarefa é ensinar a filosofia. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da filosofia no Brasil e da leitura de autores clássicos (Kant e Hegel), o autor encontra certa ressonância do seu problema na literatura sobre o assunto, expressa em três indagações: a importância, o conteúdo e o método para se ensinar a filosofia. Para propor outra maneira de encaminhar o questionamento, ele recorre ainda a Gilles Deleuze, Michel Foucault, Walter Benjamin e Jacques Rancière. Trata-se de um tema de grande atualidade para as ciências humanas.

download gratuito

mais

@ Orçamento

Orçamento da educação é triplicado e governo investe no ensino básico

O governo triplicou o orçamento do Ministério da Educação nos últimos oito anos, passando de R$ 17,4 bilhões em 2003 para R$ 51 bilhões em 2010. Se forem incluídos nesta conta os recursos da transferência do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), do salário educação e da quarta parte do repasse estadual, o valor passa de R$ 19,1 bilhões em 2003 para R$ 59,1 bilhões em 2010.

leia na íntegra

Confira os números do investimento em educação

quarta-feira, 17 de março de 2010

@ Guia para programas

Museu da Vida lança guia para criar programas de rádio sobre ciências

Criar um programa de rádio não precisa ser difícil nem muito caro. É possível juntar um grupo de amigos e preparar um programa de ciência na escola ou comunidade

O Museu da Vida acaba de lançar a cartilha "Ciência em Sintonia - Guia para montar um programa de rádio sobre ciências", escrito por Catarina Chagas, Ana Cristina Figueira e Marzia Mazzonetto, sob coordenação de Luisa Massarani.

Além de um passo a passo, com dez lições simples sobre como fazer um programa de rádio, "Ciência e Sintonia" dá informações sobre esse meio de comunicação, com dicas de como usá-lo em salas de aula e centros comunitários para levar temas de ciência ao público.

leia na íntegra

clique aqui para download da cartilha

mais informações

@ Longe de casa

Estudante consegue na Justiça direito de ir à escola pública longe de sua casa

A 2ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) rejeitou recurso especial do Estado do Paraná em que se pretendia obrigar um estudante da rede pública a frequentar uma escola próxima a sua casa, de acordo com critérios fixados pelo governo.

O recurso havia sido interposto contra mandado de segurança concedido pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) que garantiu ao aluno o direito à matrícula em estabelecimento no qual já estava ambientado e que, na avaliação dos pais, teria melhor nível de ensino.

A definição da escola a ser frequentada pelo aluno seguiu os critérios do Plano de Georreferenciamento da Secretaria de Educação do Paraná que, de acordo com os princípios do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), assegura aos estudantes o direito de frequentar estabelecimento público próximo a sua residência.

leia na íntegra

terça-feira, 16 de março de 2010

@ Piso salarial

6 Estados pagam abaixo do piso a professor

Autor(es): RICARDO WESTIN DA REPORTAGEM LOCAL
Folha de S. Paulo - 16/03/2010

Lei, que foi sancionada pelo presidente Lula em 2008, fixa valor mínimo a ser pago a professores em início de carreira

Mínimo atual da categoria é de R$ 1.024,67; GO, TO, RO, CE e PE pagam R$ 950 (o piso do ano passado), enquanto RS paga apenas R$ 862,80

leia na íntegra

LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008

Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

@ Convite

Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação

C O N V I D A

Dialogos.com

Convidado: Prof. Dr. João dos Reis da Silva Júnior (UFSCAR)

TEMA: “O trabalho do professor pesquisador universitário

DIA: 18/03/2010 (quinta-feira)

HORÁRIO: 09:00 h

LOCAL: Bloco G - Sala 145 / Campus Santa Mônica

Uberlândia - MG

@ Periódicos

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - MEC

PORTARIA No- 3, DE 12 DE MARÇO DE 2010

Art. 1º Divulgar o resultado da avaliação pedagógica realizada no âmbito do Programa Nacional Biblioteca da Escola, conforme Edital de Convocação para Inscrição no Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos para o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE Periódicos.

conheça os periódicos selecionados

publicado D.O.U. (Seção 1, em 16/03/10)

segunda-feira, 15 de março de 2010

@ Educação dos filhos

Acerta a Justiça de Timóteo (MG) ao condenar casal que tirou filhos da escola para educá-los em casa?
Jornal Folha de S.Paulo, 13/03/10
SIM
A saída não é o isolamento
RUDÁ RICCIO
CASO recente em que a Justiça de Timóteo (MG) condenou pais que retiraram seus dois filhos adolescentes da escola para ensinar-lhes em casa, prática que nos EUA é conhecida como "homeschooling", abre um importante debate sobre o papel da educação brasileira ("Juiz condena pais por educar filhos em casa", Cotidiano, 6/3).
O juiz apoiou-se no artigo 55 do Estatuto da Criança e Adolescente, que obriga pais a matricular seus filhos na escola. Mas a questão não se atém à interpretação da lei. Ela é mais complexa e merece maior reflexão. Destaco quatro pontos que merecem maior aprofundamento:
1) Nossa cultura privilegia a responsabilidade da comunidade. É o oposto da cultura anglo-saxônica, que imputa ao indivíduo em qualquer idade a responsabilidade e a punição de seus atos julgados improcedentes. Em países latinos como o nosso, compreende-se que os adultos e a comunidade são responsáveis pela passagem da criança à vida adulta. Daí que um ato infracional de uma criança é depositado como responsabilidade de seus pais ou responsáveis. No caso dos adolescentes, a situação é mais complexa: considera-se que são responsáveis por seus atos, mas não imputáveis, justamente porque ainda transitam para a vida adulta. As medidas socioeducativas são ações de reeducação e socialização.
2) Esse desconhecimento atinge mais fortemente a classe média brasileira. Estudo recente de Amaury de Souza e Bolívar Lamounier apresenta um quadro estarrecedor, em que a família aparece como o mais importante agrupamento social confiável (para 85% dos pesquisados), superando em muito o segundo, de amigos (confiável para apenas 43%). A participação em organizações sociais é praticamente desconsiderada. Esse é um elemento cultural que compõe a "ideologia da intimidade", em que se desconsidera a solidariedade societária, as instituições e os espaços públicos. O caso de Timóteo reforça, na prática, a resolução de problemas com as políticas públicas pela própria família. No limite, estaríamos nos desgarrando socialmente, esgarçando a sociedade em ações individualistas.
3) Há outros exemplos que poderiam ter gerado inspiração nos pais no caso de Timóteo e que também são originários dos EUA, como é o caso da Charter School, escolas administradas por pais que são avaliadas periodicamente pelo Estado e até mesmo recebem subvenção pública. Mas essa opção não faz parte da cultura da classe média brasileira porque ela desconfia de tudo o que não é família.
4) O mais grave, contudo, é a banalização da educação como prática ao alcance de não profissionais. Tão grave quanto a situação da educação pública é a saúde e a segurança públicas. Mas não houve nenhum movimento de cidadãos para operar os filhos em suas próprias residências ou para perseguir bandidos com armas privadas. O que faz uma família acreditar que sabe educar seus filhos em suas casas, desconsiderando a formação de tantos profissionais da área, sem que tenham habilitação, estudo e experiência? Por que não criamos uma articulação de pais para lutar pela melhoria da educação? Por que não se pensa o futuro dos outros filhos, dos brasileiros desconhecidos por nós?
A educação é um ato solidário e de socialização. Autores reconhecidos, como Lev Vygotsky, comprovaram o quanto estímulos de turmas heterogêneas criam situações de desenvolvimento de muitas áreas da inteligência humana, além de desenvolver a tolerância diante do diferente. A educação restrita ao seu próprio lar é pobre e meramente instrumental.Vivemos um período de banalização de tudo o que é público. Não percebemos o efeito bumerangue, que nos atinge em cheio, assim como atinge o futuro de nossos filhos. A saída isolada, de mero benefício aos membros de nossa família, a redução da educação ao sucesso individual é uma triste declaração de falência de nossa sociedade, da esperança de viver juntos, entre diferentes que se respeitam e que constroem soluções coletivas.Talvez esses pais de Timóteo não merecessem punição em virtude de sua boa vontade e intenção. Mas eles erraram e não podem ser exemplo para nenhuma criança ou adolescente.
RUDÁ RICCI, 47, doutor em ciências sociais, é consultor educacional do SindUTE-MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) e do Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).
NÃO
Pela liberdade de educar
LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA
NÃO HÁ espaço suficiente aqui para abordar os vários aspectos da decisão judicial que condenou Cleber Andrade Nunes. É perfeitamente possível, entretanto, argumentar a favor dos pais.
Tomemos dois pontos presentes nos discursos daqueles que, ao lado da autoridade judicial, condenam os pais: os alegados prejuízos à socialização das crianças e o laxismo fatalista que acompanha o reconhecimento do nível catastrófico da qualidade da instituição escolar em nosso país.
Quanto à questão da socialização, note-se que no Brasil não há pesquisa longitudinal, internacionalmente reconhecida, sobre os impactos dos cuidados infantis na trajetória de desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças e no comportamento juvenil. Enquanto isso, evidências oriundas de pesquisas longitudinais, cujos resultados são publicados em revistas líderes mundiais em fator de impacto no campo, negam suporte às teses defendidas pela maioria dos experts brasileiros nesse tema.Por outro lado, em países como França, Inglaterra e EUA, em que essa modalidade de educação não é interditada, ainda que seja regulada, não consta que haja epidemia de sociopatia entre as crianças cujos pais a praticam. Nos EUA, por exemplo, o Departamento de Educação diz que 1.508.000 crianças e adolescentes estudavam sob alguma modalidade de educação domiciliar em 2007.
Os que querem anular o direito dos pais de escolher o tipo de educação dada aos filhos negligenciam o fato de que a experiência escolar é hoje, muita vezes, ocasião de sofrimento, pois escolas e educadores são cada vez mais despojados dos instrumentos de mediação e controle dos conflitos. Ou de contenção de ações antissociais.
Eles se preocupam com a proteção dos "direitos da criança" contra o autoritarismo e a unilateralidade da visão de mundo dos pais. Mas as crianças precisam de mais proteção contra o grupo de iguais do que contra os pais, lembra Hannah Arendt.
O autoritarismo do grupo de iguais é muito mais cruel, implacável e devastador por um ser em processo de formação de personalidade. Hoje, na escola, crianças que não se enquadram no padrão médio são impiedosamente desdenhadas pelo grupo. E são cada vez mais numerosos os casos em que do desdém, e mesmo da troça, passa-se à agressão física.
Quanto à qualidade da instrução, a tolerância nacional diante do fracasso escolar tem crescido. Dados do MEC mostram que a probabilidade de uma criança brasileira encerrar os anos iniciais do ensino fundamental com desempenho em língua portuguesa e matemática abaixo do mínimo esperado é altíssima.
A lassidão ante o baixo padrão não se limita à instrução. Há o aspecto da formação. Nem aos leigos escapa a percepção da crise da autoridade na escola. Qualquer pessoa que encare o problema de perspectiva real e prática, despida dos cacoetes emancipacionistas impostos pelas abordagens teóricas hegemônicas no pensamento pedagógico dos últimos 30 anos, sabe das dificuldades para o exercício de atividade educativa nas escolas.
Professores são reféns de caprichos infanto-juvenis incontroláveis. A pedagogia "mainstream" ergueu um altar à espontaneidade criadora das crianças e jovens. As famílias entregaram-nas a babás, a creches ou ao trio DVD, videogame, computador.
Quando tudo sai de controle, apela-se a saídas extremas: decreta-se toque de recolher para adolescentes, como se fez recentemente em cidades do interior paulista.
Nessas condições, qual a capacidade instrucional e formativa da educação escolar? Não postulo a desescolarização. Afirmo, porém, em alto e bom som: os pais têm direito a escolher a educação que seus filhos receberão. A família Andrade Nunes foi apenada por não permanecer prostrada ante os prejuízos instrucionais e morais que a educação escolar poderia impor a seus filhos. Assumiu riscos. Agiu. E os resultados mostram que foi bem-sucedida. Merece apoio. Não recriminação.
LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA, 53, mestre em educação pela PUC-SP e doutor em educação pela Unicamp, é professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação na Universidade Estadual de Maringá (PR) e educa seus dois filhos em casa desde 2006.

@ Currículo mínimo

Ensino padronizado

Proposta uniformiza diretrizes de ensino para crianças e adolescentes nos EUA; apesar de críticas, plano tem adesão de 48 dos 50 Estados

As escolas americanas devem adotar, ainda neste ano, pela primeira vez, uma proposta que padroniza as diretrizes para a educação de crianças e adolescentes no país. Hoje, o controle do currículo escolar é exercido localmente.

Com a ajuda de representantes de 48 Estados, um painel de educadores elaborou o pacote, que define os conceitos básicos que os estudantes devem aprender, ano a ano, da educação infantil até o fim do ensino médio, em inglês e matemática.

O projeto fica aberto a consulta pública até o dia 2 e deve ser concluído até o fim de maio, para que possa ser adotado, voluntariamente, já no início do próximo ano letivo, entre agosto e setembro. Para Lindsey Burke, analista política do instituto Heritage Foundation, "voluntário" não é a melhor definição. "O problema é que, desde o começo, muito dinheiro federal está sendo usado como estímulo. São US$ 4,3 bilhões sobre os quais a Secretaria de Educação tem o controle. Então deixa de ser voluntário."

A verba federal, destinada à melhoria das escolas, é dividida entre os Estados segundo um sistema de pontos, e a adoção dos padrões nacionais pesará na média final.

Se adotado, o novo sistema representará importante vitória para o governo de Barack Obama, que vinha apelando para que os Estados agissem para diminuir a desigualdade do aprendizado público. Até agora, apenas Alasca e Texas se recusaram a participar.

Burke, como outros críticos à padronização, discorda que ela possa atenuar as desigualdades e argumenta que se trata de uma política "irrealista". "Os Estados é que deveriam determinar a educação", sentencia.

Já Kristen Amundson, que estuda políticas educacionais, acha que o sistema irá, sim, contribuir para a equalização do conhecimento. "Tratam-se de rigorosos padrões, com muito conteúdo. Eles podem ser catalisadores da melhora da educação nacionalmente. A tradição de controle local é forte nos EUA, mas faz sentido a troca para padrões comuns, já que as famílias estão se mudando cada vez mais."

Segundo entidades que lideraram a elaboração das novas diretrizes, elas procuram estar "alinhadas às expectativas do mercado e do ensino superior", além de terem sido orientadas pelos "países de melhor performance, para que todos os estudantes estejam preparados para ser bem-sucedidos na sociedade e na economia globais".

"Muitos Estados têm expectativas demais em seus padrões acadêmicos, que forçam professores a cobrir muitos assuntos de maneira superficial", disse Gene Wilhoit, diretor-executivo do Council of Chief State School Officers (conselho de diretores estaduais de educação), que assina a elaboração do projeto ao lado da National Governors Association (associação nacional de governadores).

"Pensamos, "vamos manter [as diretrizes] compreensíveis, em um número que seja gerenciável. Não vamos colocar mais exigências do que os professores consigam cumprir'", afirmou Wilhoit ao jornal "The New York Times".

A discussão sobre estabelecer um currículo escolar mínimo aconteceu no Brasil e se transformou, há 14 anos, na lei de diretrizes e bases para a educação nacional.

Segundo Regina de Assis, que participou desses debates no Conselho Nacional de Educação, as diretrizes estabelecidas garantem que alunos de diferentes regiões do país tenham o direito, garantido por lei, de ter um conhecimento básico semelhante. "Nenhum aluno brasileiro pode saber menos que o determinado ali", diz Regina.

O currículo mínimo, na opinião de Regina, não é uma amarra. "Existe um núcleo comum sobre o qual não se discute", diz a consultora, para quem as equipes pedagógicas têm autonomia e devem usar a criatividade para ir além do exigido.

Na França, reforma vai começar pelo ensino médio

A constatação de que o ensino francês está em crise e precisa ser reformulado é consenso entre governo e sindicato de professores. Apesar das divergências sobre a melhor maneira de solucionar o problema, para o Ministério da Educação, o caminho passa pela reforma do sistema de ensino médio, que começa no início do próximo ano letivo, em setembro.

Na grade escolar, será incluída uma série de "disciplinas de exploração", com uma carga horária de 54 horas por ano. O objetivo é abrir "novos horizontes intelectuais" para os estudantes e adaptar a escola à época atual. Outro ponto vai ser a obrigatoriedade do ensino de economia para todos os secundaristas -na França, o ensino médio é dividido entre científico, com ênfase em matemática, química e física, e literário (ciências humanas e sociais).

Outra medida vai tentar diminuir o índice de repetência, que hoje está em 12,2%.

Pesquisa divulgada pelo instituto CSA mostra que 77% dos pais são favoráveis à reforma. Já os sindicatos de professores, que fizeram greve na última sexta-feira, afirmam que o pacote da educação é incompatível com os cortes de pessoal anunciados pelo governo.

Cerca de 16 mil postos de trabalho no ensino deverão ser cortados em 2010, totalizando 50 mil em cinco anos.Os sindicatos também protestam contra as mudanças na formação e no recrutamento de professores. Hoje, os candidatos passam por um concurso e, se aprovados, durante um ano ficam sob a tutela de um profissional mais experiente. Sob o novo sistema, os futuros professores terão de completar um curso de dois anos de mestrado para poder concorrer. Os aprovados estarão aptos imediatamente para a sala de aula.

publicado no jornal Folha de S.Paulo, Saber, 15/03/10

@ Jornal da UFU

Jornal da UFU - Março de 2010

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@ Criatividade

Maioria das escolas sufoca criatividade, diz coordenadora da Febrace

A 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) terminou nesta quinta-feira (11/3) em São Paulo (SP), após expor 280 projetos desenvolvidos por alunos de ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas do país. Durante o evento, a coordenadora geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), alertou para o modelo de escola atual, que não tem estimulado os alunos à inovação.

Em entrevista ao Portal Aprendiz, Roseli ainda explicou que no Brasil houve um forte movimento de feiras de ciência nas décadas de 1960 e 70, o que propiciou trocas de informação e incentivo à criatividade, mas que não prosseguiu com intensidade.

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@ Juventude

A juventude brasileira no contexto atual e em cenário futuro

A publicação, apoiada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Caixa Seguros, a Secretaria Nacional de Juventude e a Universidade de Brasília, traz uma coletânea de cinco textos que traçam um panorama geral da juventude no Brasil hoje e em cenário prospectivo que cobre o período 2006-2030. A publicação traz duas grandes contribuições, entre outras: a apresentação de cenários futuros e a análise feita em nível de Região Metropolitana, com dados das nove maiores Regiões Metropolitanas e quatro municípios de capitais – Brasília, Goiânia, Manaus e Teresina.

Download da coletânea em PDF

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sexta-feira, 12 de março de 2010

@ Cadê o brincar?

“Brincar com crianças não é perder tempo,
é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola,
mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados
em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem
valor pra formação do homem.”

(Carlos Drummond de Andrade)


CADÊ O BRINCAR?

DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

ASSUNTO: Psicologia
AUTOR(ES): BARROS, FLÁVIA CRISTINA OLIVEIRA MURBACH DE
ISBN: 9788579830235
PÁGINAS: 218
ANO: 2010

Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro identifica as características do brincar das crianças nas idades de seis e sete anos, período de passagem da Educação infantil para o Ensino Fundamental. Analisa ainda em que circunstâncias os educadores criam espaços para as brincadeiras e como o fazem. Trata-se de um tema de grande atualidade num momento em que as instituições escolares, ao darem prioridade à alfabetização com o uso de materiais apostilados, cada vez mais reduzem os aspectos lúdicos nos processos educativos.

para download da obra, clique aqui.

Cultura Acadêmica

@ Gestão Escolar

Prêmio Gestão Escolar estimula a melhoria do desempenho escolar

Escolas públicas estaduais, municipais ou conveniadas que possuam mais de cem alunos matriculados na educação básica podem participar do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base/2009. O dossiê que evidencia os projetos e atividades desenvolvidas nas escolas e o processo de auto-avaliação escolar devem ser entregues até o dia 14 de maio de 2010. A entrega deve ser feita na Secretaria de Estado da Educação para registrar a candidatura aos comitês, estaduais / regionais de avaliação.

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@ Olímpiada Língua Portuguesa

Olimpíada de Língua Portuguesa 2010: inscrições até 14 de maio!

A Olimpíada de Língua Portuguesa está em sua 3ª edição e recebe inscrições até o dia 14 de maio de 2010. O objetivo é contribuir para a ampliação do conhecimento e o aprimoramento do ensino da escrita em língua portuguesa.

O tema da edição deste ano é “O Lugar Onde Vivo” e os concorrentes deverão produzir textos somente relacionados a este tema. Podem participar alunos e professores do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com a coordenação do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec e em parceria com a Undime e o Consed.

Para saber mais, clique aqui.

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@ Banco de colaboradores

Inep recebe inscrições de docentes e pesquisadores para colaboradores

No período de 8 a 15 de março, o Inep receberá inscrições de docentes e pesquisadores de instituições públicas de todo o Brasil interessados em compor o Banco de Colaboradores das avaliações do Instituto. A primeira convocação de 2010 selecionará especificamente três perfis: elaboradores, revisores técnicos e revisores de Língua Portuguesa. Entre os requisitos básicos, os interessados deverão ter diploma de graduação em Licenciatura e/ou Bacharelado e vínculo com instituições públicas de ensino ou pesquisa. O cadastramento do colaborador é o primeiro passo para a construção do Banco de Itens do Inep. As inscrições deverão ser feitas pelo site http://www.inep.gov.br/bni/.

Depois do cadastramento, os colaboradores serão analisados com base nos requisitos complementares de cada área, especificados no Edital de Credenciamento. Está prevista a seleção de 25 revisores de Língua Portuguesa e 500 elaboradores/revisores técnicos de itens. A remuneração dos itens elaborados e revisados será feita com base no Auxílio da Avaliação Educacional: o elaborador receberá R$ 100,00 por item aceito, após aprovação dos revisores técnicos do Inep; o revisor técnico, R$ 50,00 por item revisado; e o revisor de língua portuguesa, R$ 20,00.

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@ Escola Cidadã

CGU lança projeto Escola Cidadã

O projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” busca incentivar, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como da interação entre escola e comunidade, o desenvolvimento de uma cultura ética entre crianças e jovens. Os alunos terão oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e auto-estima, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas do Instituto Cultural Mauricio de Sousa, especificamente para essa finalidade.

As escolas participantes serão escolhidas, somente entre as inscritas por meio de formulário eletrônico, com base em critérios de antecedência, distribuição geográfica e número de alunos. Também será considerada no critério de seleção a participação prévia da escola em atividades desenvolvidas pela CGU, como Concursos Culturais e de Desenho e Redação. Os representantes das escolas deverão se comprometer a indicar um coordenador pedagógico para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania, por meio do qual será capacitado nos temas abordados pelo Projeto.

O coordenador indicado deverá concluir o Curso sob pena de suspensão da participação da escola no Projeto e deverá atuar como multiplicador, disseminando o conteúdo do Curso aos demais professores da escola que atuarão no Projeto. A escola deverá, também, assumir o compromisso de utilizar o material pedagógico e participar dos processos de avaliação respondendo a questionários e prestando informações a respeito do desenvolvimento do Projeto.

Material

A Controladoria-Geral da União fornecerá a cada escola participante pastas, a serem distribuídas a alunos e professores, contendo Manual do Professor (se for o caso), Caderno do Aluno, Revista de Atividades, histórias em quadrinhos, jogos, cartazes e carteirinha. Além disso, a CGU acompanhará a implementação do Projeto e manterá um canal de interação com as escolas parceiras. Os pedidos de inscrição serão recebidos até o dia 02 de abril de 2010.

A relação de escolas selecionadas para participação no projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” deverá ser divulgada até o final de abril. As escolas que formalizarem parceria com a CGU deverão utilizar o primeiro semestre para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania e capacitar os professores responsáveis pela aplicação do Projeto, avaliar o material e desenvolver atividades complementares. No segundo semestre, ocorrerá o efetivo contato dos alunos com o material pedagógico, de acordo com os planos de trabalho previamente definidos pelas escolas.

Clique e faça sua inscrição

Leia o fôlder com mais detalhes sobre o projeto

Tire suas dúvidas pelo e-mail umportodos@cgu.gov.br ou pelo telefone (61) 2020-6889

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quinta-feira, 11 de março de 2010

@ Plano Decenal

Plano Decenal está pronto para Plenário

O Plano Decenal de Educação está pronto para ser votado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 1º turno. Ontem, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática aprovou o parecer sobre as 45 emendas apresentadas ao plano durante sua discussão no plenário, em dezembro de 2009. O relator e presidente da comissão, deputado Ruy Muniz (DEM), destacou que o parecer é resultado de uma construção coletiva, citando a colaboração de parlamentares e da sociedade civil organizada na sua elaboração. Ele disse esperar que o projeto tenha a tramitação concluída na ALMG ainda em março.

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@ Livros digitais

Livros digitais da Unesp
Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) encontrou uma solução inovadora para oferecer acesso universal ao conhecimento produzido em sua pós-graduação: o Programa de Publicações Digitais, que lança nesta quinta-feira(11/3) sua primeira coleção, com 44 títulos inéditos.

O programa, decorrente de uma parceria entre a Fundação Editora Unesp (FEU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da universidade, publica em formato digital livros exclusivamente produzidos para esse fim, com foco nas áreas de ciências humanas, ciências sociais e aplicadas e linguística, letras e artes.

leia na íntegra

acessar Programa de Publicações Digitais

quarta-feira, 10 de março de 2010

@ Plano Nacional de Educação

Organização da Conae disponibiliza documento-base

A criação de um Sistema Nacional de Educação e o novo Plano Nacional de Educação (2011-2020) estão no centro dos debates da Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece em Brasília, de 28 de março a 1º de abril.

Para facilitar a dinâmica dos debates, a comissão nacional de organização da conferência disponibiliza publicamente o documento-base, dividido em dois volumes. O primeiro aborda os seis eixos temáticos da Conae, enriquecidos com as propostas encaminhadas pelas conferências preparatórias estaduais; o segundo, que é complementar, reúne as emendas aprovadas em menos de cinco estados, número insuficiente para sua incorporação ao primeiro volume. Neste caso, um ou mais delegados podem solicitar destaque nas plenárias das comissões durante a conferência.

Clique nos links para acessar as duas partes do documento-base, em pdf:

Parte I
Parte II

Sobre a Conae

A Conferência vai reunir 2.500 delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados. A mobilização para discutir os temas da Conae aconteceu em escolas, municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal em 2009. Os municípios realizaram 1.707 conferências e grupos de municípios fizeram outras 551. Nos estados e no Distrito Federal foram 27. No conjunto, cerca de 400 mil pessoas participaram das conferências preparatórias.

O programa oficial da conferência nacional se compõe de um painel de abertura sobre o tema central (Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação – suas diretrizes e estratégias de ação), 51 colóquios que detalham ponto por ponto os seis subtemas e duas sessões plenárias. O dia 1º de abril será dedicado à plenária final, com encerramento previsto para as 18h.

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@ Profissão: Docente

"As tecnologias são muito importantes e têm contribuído para algumas mudanças no ensino e na aprendizagem. Mas elas, por si só, não alterarão o nosso modelo de escola. Se perdermos o sentido humano da educação, perdemos tudo. Só um ser humano consegue educar outro ser humano. Por isso tenho insistido na importância das dimensões pessoais no exercício da profissão docente. Precisamos de professores interessantes e interessados. Precisamos de inspiradores, e não de repetidores. Pessoas que tenham vida, coisas para dizer, exemplos para dar. Educar é contar uma história, e inscrever cada criança, cada jovem, nessa história. É fazer uma viagem pela cultura, pelo conhecimento, pela criação. Uma viagem, para recorrer a Proust, na qual mais importante do que encontrar novas terras é alcançar novos olhares. É nesse sentido que apreendo, hoje, o contributo tão significativo de Paulo Freire para pensar a educação numa perspectiva crítica e progressista."

Profissão: docente

Reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, defende um novo olhar para o ofício de professor, assentado em quatro eixos: formação, cultura profissional, avaliação e intervenção pública

leia na íntegra

@ Dimensões Políticas


Temos a honra de convidá-los para o lançamento do livro "Dimensões Políticas da Educação Contemporânea", dia 14/03, próximo domingo, no saguão do Bloco 3 Q, às 21h. A sessão de lançamento de livros acontecerá apósa conferência de abertura do XV Seminário Regional sobre a Formação do Educador, com início às 18:30, quando também haverá solenidade de comemoração dos 50 anos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Será um prazer tê-los conosco nestas atividades.

Um abraço,

Profa. Maria Vieira Silva

María Vieira Silva, Maria Alejandra Corbalán (orgs.)

A coletânea intitulada Dimensões políticas da educação contemporânea, organizada pelas professoras Maria Vieira Silva e Maria Alejandra Corbalán, comporta, em seu conjunto, contribuições de diferentes autores que se debruçam sobre questões relevantes das Políticas Educacionais atuais. A obra traz, assim, diferentes olhares sobre a atualidade em mudança, reunindo em seu conjunto contribuições teóricas que abordam desde questões relativas a novos processos de regulação em âmbito global até as consequências dos mesmos sobre as realidades locais, tanto no que se refere às distintas realidades nacionais, quanto às políticas educacionais em seus diferentes níveis e modalidades, o que a torna uma leitura indispensável para os pesquisadores da área.

segunda-feira, 8 de março de 2010

@ Seminário

XV Seminário Regional sobre a Formação do Educador - FACED/UFU

14 a 17 de Março de 2010 - Uberlândia - MG

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@ Formação Continuada

As inscrições para o Programa de Formação Continuada com Profissionais do Ensino Básico já estão disponiveis na página da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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@ Estágio

Colégios não regulamentam estágio

Escolas de todo o país ainda não fizeram a tarefa de inserir o estágio em seu projeto político-pedagógico. Sem esse dever cumprido, cabe aos alunos voltar para casa depois da aula, pois não podem estagiar.

leia na íntegra

LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.

Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.

@ Inscrições para tutores

Educação e Saúde

Paideia Jurídica

@ 8 de Março

Dia Internacional da Mulher

Às mulheres, em especial, educadoras (professoras, supervisoras, orientadoras, diretoras, merendeiras, secretárias, entre outras): Parabéns!

International Women’s Day
International Women's Day 2010 Theme


uma música
fotos e vídeos

As mulheres estão em maior número na educação superior.
Com igualdade de sexo, pobreza cairia 20% no Brasil
Uma revolução nascida de uma prática da diferença
A revolução alemã. ''Amparemos os homens, o novo sexo frágil''



Um poema

d o i s s

jovens e um olhar,
uma química a orbitar,
e dois corações a conquistar.

juntos,
suas lágrimas se encontram.

densos,
suas temperaturas se completam.

ternos,
seus segundos se eternizam.

livres,
seus sonhos se aproximam.

dois corações e uma vida,
pulsando por travessias
e emoções,
conquistas e revelações.

prof. eduardo macedo de oliveira
primavera / 2009

domingo, 7 de março de 2010

@ eBooks gratuitos

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@ Conhecendo o Judiciário

Uberlândia: Conhecendo o Judiciário

Encontram-se abertas, para o 1º semestre de 2010, as inscrições para o programa "Conhecendo o Judiciário" na comarca de Uberlândia. O programa, que consiste em importante fonte de informação sobre o Judiciário, promove uma maior integração entre o Poder Judiciário e a sociedade.

Em formato de palestra, o programa tem como tema "Estrutura e funcionamento do Poder Judiciário", e é realizado por um juiz ou pessoa habilitada. Aborda também assuntos como o Estado, órgãos do poder do Estado, harmonia entre os três poderes, carreira do juiz, entre outros.

Em Uberlândia, o projeto já está em seu décimo ano de realização, e envolveu diversas escolas do ensino fundamental, médio e superior, bem como outros segmentos da sociedade, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Neste ano, visando um melhor aproveitamento do projeto, as palestras poderão ser realizadas no Fórum da comarca e também nas próprias escolas e instituições.

Interessados em participar do projeto podem procurar a Assessoria de Comunicação do Fórum Abelardo Penna, sala 48, ou fazer sua inscrição pelo telefone 3228-8318, no horário de 12 a 18h, ou pelo e-mail ulaascom@tjmg.jus.br

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sexta-feira, 5 de março de 2010

@ Discriminação

Estudo revela que adolescente é discriminado, mas não percebe

Em uma escola pública na Barra Funda frequentada por brasileiros e bolivianos uma cena se repetiu quase diariamente no ano passado: a cada aluno estrangeiro que chegava, um brasileiro cobrava um "pedágio". Caso não fosse pago, o boliviano inadimplente apanhava.

O relato foi feito à Folha por João Carlos Cardoso, 17, ex-aluno da escola e integrante do projeto Plataformas dos Centro Urbanos, do Unicef, que divulgou na quinta-feira (4) um levantamento inédito sobre a percepção de adolescentes e lideranças de comunidades populares sobre suas condições de vida.

Segundo ele, a maioria dos alunos não percebia a discriminação. Esse não é um caso isolado. Conforme o estudo, 32% dos adultos ouvidos avaliam o respeito à diversidade nas comunidades ruim ou péssimo.

Realizado a partir de uma metodologia participativa desenvolvida pelo Instituto Paulo Montenegro (braço social do Ibope) --que fez dos próprios integrantes das comunidades entrevistadores-- o estudo ouviu 2.148 pessoas de 55 comunidades (favelas, assentamentos, cortiços) de São Paulo e Itaquaquecetuba.

Foram aplicados dois questionários sobre os mesmos temas (um para lideranças e outro para os jovens) com questões afirmativas com as quais os entrevistados poderiam concordar ou discordar.

Quando deparados com a afirmação de que os episódios de racismo eram raros e combatidos, a maioria das lideranças discordou. Já a maioria dos adolescentes diz ser respeitada pelos jovens da comunidade.

"Os adolescentes mostram uma predisposição maior com o diferente. Mas isso não significa que eles não têm preconceito ou não excluem", observa Anna Penido, coordenadora do Unicef em São Paulo.

Cleber de Souza, 18, morador de Guaianazes, é um exemplo. Quando os colegas descobriram que sua família é espírita, virou alvo de chacotas. "Me chamaram de neguinho macumbeiro", diz o estudante.

A participação dos adolescentes nas decisões da comunidade também causa divergências. Os adultos reclamam que os jovens não participam; estes garantem que fazem sua parte.

Para 44% das lideranças, a participação dos jovens é ruim ou péssima. Já entre os adolescentes, a maioria afirma participar de ações para tornar melhor a comunidade e diz querer votar nas próximas eleições.

Violência

Dos seis temas abordados com as lideranças (sobrevivência, aprendizagem, proteção contra HIV/Aids, violência, respeito à diversidade e prioridade em políticas públicas, e participação), o que teve pior avaliação foi a violência. Para 58%, a segurança nas comunidades é ruim ou péssima; 32% acreditam que a situação piorou nos últimos dois ou três anos.

Matéria publicada no Jornal Folha de S.Paulo, 05/03/10

@ Mordaça

Professor de SP já pode denunciar problema em escola

Assembleia Legislativa revogou a “lei da mordaça” que impedia servidores de darem declarações públicas contra o governo.

Número insuficiente de vagas, falta de carteiras e necessidade de reformas. Os professores do estado de São Paulo que se depararem com problemas como esses já podem fazer denúncias a órgãos públicos, a sociedade e a mídia. Isso porque a Assembleia Legislativa de São Paulo revogou, no final de fevereiro, a apelidada “lei da mordaça” que impedia os servidores de darem declarações públicas contra o governo, sob pena de punições.

O texto sancionado alterou o artigo 242 da lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968, que delimitava proibições e deveres a que os servidores públicos e estaduais estavam submetidos. Foi revogado o inciso 1, que proibia os funcionários a se referirem de maneira depreciativa “em informação, parecer ou despacho, ou pela imprensa ou por qualquer meio de divulgação, às autoridades constituídas e aos atos da administração”.

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@ Paideia Jurídica

Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Edital - Processo Seletivo de tutoria a distância do Curso "Paideia Jurídica na Escola"

Polos de Corinto, Conceição do Mato Dentro, Uberaba e Uberlândia

Para ser Tutor Presencial, o/a candidato/a tem que ter experiência de 01 (um ano) em docência em qualquer nível de ensino, ou ter concluído curso de pós-graduação lato sensu (mínimo 360 horas) ou estar matriculado em curso de pós-graduação.

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Inscrições até 12 março de 2010 (exceto sábados, domingos e feriados)

Mais informações em Uberlândia (Polo UAB): tel. (34) 3212-4363 (ramal 37)

Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED (UFMG)

@ Leitura

Brasileiro gosta de ler, mas falta acesso

Os brasileiros letrados – 95 milhões – leem, em média, 1,3 livro por ano, revelou a última pesquisa do Instituto Pró-Livro, divulgada no final de 2009. Apesar disso, a coordenadora programática do Centro de Cultura Luiz Freire, Cida Fernandez, diz que é falsa a ideia de que o brasileiro não gosta de ler. Para ela, o problema é a falta de acesso à leitura. Ainda segundo a pesquisa, entre os leitores brasileiros, 75% disseram que sentem prazer em ler uma obra.

Com o objetivo de incentivar ações que promovam a leitura de livros de literatura, nasceu o Movimento por um Brasil Literário. “Ler este gênero é um direito de todos e que ainda não está escrito”, revela o manifesto do movimento, que recentemente recebeu a adesão da escritora premiada Ana Maria Machado, eleita secretária geral da Academia Brasileira de Letras, e já contava com autores como Frei Beto, Marina Colasanti e Marisa Lajolo.

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Para aderir ao Movimento por um Brasil Literário, acesse o site

@ Professor do futuro

Quem vai ser o professor do futuro?

Entrevista especial com Regina Maria Michelotto

“Um profissional sobrecarregado, obrigado a agregar atuação em três horários diários para poder conseguir um situação digna, nunca conseguirá se sair bem em seu trabalho”, aponta a educadora.

Confira a entrevista.

quinta-feira, 4 de março de 2010

@ PNE

Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010

As metas do atual Plano Nacional de Educação estão longe de ser cumpridas. Confira os resultados e o que esperar da nova versão, que nasce neste mês.

Um dos eventos mais importantes de 2010 para o futuro da Educação brasileira será realizado em Brasília de 28 de março a 1º de abril. Trata-se da Conferência Nacional de Educação (Conae), um espaço de discussão sobre os rumos que o país deve tomar em todos os níveis de ensino. Dessa conferência sairão as diretrizes que darão origem ao Plano Nacional de Educação (PNE) de 2011, documento que organiza prioridades e propõe metas a serem alcançadas nos dez anos seguintes. "O PNE traça os objetivos, mas sua implementação é responsabilidade dos diferentes níveis de governo, que precisam criar planos de ação", diz Francisco das Chagas Fernandes, secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) e coordenador geral da comissão organizadora da Conae.

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PNE 2001

Newsletter Nova Escola, leia!

@ Vacinação

Ministério vai avisar por e-mail data de vacinação contra gripe suína

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Mais sobre a vacinação Influenza H1N1, clique aqui.

@ Museus Brasileiros

Museus brasileiros poderão ser visitados pela Internet

A partir do dia 26 de março, cinco museus brasileiros poderão ser visitados pela Internet de forma gratuita. É o que promete o projeto ERA Virtual – Museus, que irá reproduzir as exposições dos museus da maneira como foram montadas.

Os museus virtuais brasileiros também serão gravados em CD e serão distribuídos para cinco mil escolas e bibliotecas de Minas Gerais. Para os interessados de outros estados, é possível fazer o pedido através de um link que estará disponível no site.

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@ Plano Decenal

Plano Decenal recebe novas modificações

Uma reunião que possibilitou avanços no debate sobre o Plano Decenal de Educação, com resultados positivos. Assim os deputados da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais avaliaram a audiência realizada ontem para debater o parecer sobre emendas apresentadas ao Plano, na sua discussão em 1º turno, no Plenário. A audiência e o encontro informal com movimentos sociais promovido na última segunda (1º) geraram alterações no parecer. Entre elas, a menção à vinculação de nutricionistas à administração pública; o acompanhamento social em escolas estaduais de ensino fundamental; o aumento do número de aulas de educação física para os ensinos fundamental e médio; e a ênfase na aquisição de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.

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@ Cartilhas nutricionais

Agência FAPESP – Apesar da elevada produção, no Brasil é baixo do consumo de frutas e hortaliças. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, frutas e verduras e legumes correspondem a apenas 2,3% das calorias totais ingeridas pela população, ou cerca de um terço das recomendações para o consumo diário desses alimentos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo diário de 400 gramas de frutas e legumes, correspondentes a cinco porções. O cenário parece estar piorando. Um estudo publicado em 2008 indicou que, nas últimas três décadas do século 20, houve um declínio no consumo de alimentos básicos (como cereais e derivados) e de frutas e hortaliças na cidade de São Paulo, ao passo que se verificou um aumento alarmante da participação de alimentos de baixo teor nutricional, como biscoitos e refrigerantes.

Diante desse cenário, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com outras instituições, vem desenvolvendo desde 2007 um projeto, no Rio de Janeiro, que pretende subsidiar ações em comunidades atendidas pelo Programa de Saúde na Família para promover o consumo de frutas, legumes e verduras.

Como resultado das ações – que se concentram em empresas, escolas, creches, pontos de venda de frutas e hortaliças e em famílias de bairros da zona oeste carioca (Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz) – a equipe do projeto elaborou uma série de livretos e cartilhas, disponíveis gratuitamente na internet, para incentivar o consumo de vegetais.

“Os livretos trazem recomendações nutricionais, quantidades a serem ingeridas e dicas de consumo, além de sugestões de como trabalhar o tema para estimular o aumento do consumo de frutas e hortaliças”, disse Virgínia Matta, pesquisadora da Embrapa e coordenadora do projeto, à Agência FAPESP

Já estão disponíveis no site da Embrapa os livretos 12 passos para uma alimentação saudável, Promover o consumo de frutas e verduras – estratégia de saúde da família, Promover o consumo de frutas, legumes e verduras – Programa de alimentação escolar, Promover o consumo de frutas, legumes e verduras – Escolas e creches.

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Clique aqui para acessar as publicações

@ Alimentação saudável

Escolas da rede estadual já têm orientações sobre a venda de alimentação saudável

Os estudantes de escolas de Minas Gerais terão garantida a alimentação saudável. Segundo a Lei estadual nº 18.372, publicada em 4 de setembro de 2009, lanches e bebidas comercializados nas cantinas deverão ser preparados conforme padrões de qualidade nutricionais que promovam a saúde dos alunos e previnam a obesidade infantil. E, na última sexta-feira (26), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou a Resolução nº 1.511/2010, que esclarece às superintendências de ensino e diretorias de escolas o que poderá e o que não poderá ser consumido.

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@ Educação e Saúde

SELEÇÃO PARA TUTOR PRESENCIAL UNIVERSIDADE ABERTA - UFMG
Aberta Seleção de Tutores - Educação e Saúde na Escola

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA

O Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais – CAED/UFMG – FAZ SABER que, no período de 19 de fevereiro a 06 de Março de 2010 (exceto sábados, domingos e feriados), estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de 10 (dez) Tutores Presenciais e no período de 19 de fevereiro a 05 de Março de 2010 (exceto sábados, domingos e feriados), para 10 (dez) Tutores a Distância, que realizarão o acompanhamento das disciplinas oferecidas no Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Saúde na Escola, na modalidade a distância, nos polos de Confins, Itabira, Juiz de Fora, Governador Valadares e Uberlândia, que integram o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade Federal de Minas Gerais. As inscrições serão realizadas nas Secretarias dos referidos polos.

Entregar nas secretarias dos pólos os documentos listados no polo para o qual deseja se candidatar, conforme indicado no ANEXO II, até o dia 06 de Março de 2010.

Mais informações em Uberlândia (Polo UAB): tel. (34) 3212-4363 (ramal 37)


Edital de Seleção para Tutores presenciais do Curso Educação e Saúde na Escola

Formulário de inscrição para o curso Educação e Saúde na Escola (Tutor presencial)


Edital de Seleção para Tutores a distância do Curso Educação e Saúde na Escola

Formulário de inscrição para o curso Educação e Saúde na Escola (Tutor a distância)


Centro de Apoio a Educação à Distância - UFMG
Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha - Minas Gerais - Brasil
cep: 31270-901
E-mail: educacaoadistancia@ufmg.br
website
Telefone: +55 (31) 3409-4638
Fax: +55 (31) 3409-5526